Saiba como desactivar o botão de perfis do Google Chrome

29 Comentários

Desde a versão 38 do Google Chrome que existe um novo botão na barra de título na janela, destinado à mudança rápida entre os perfis de utilizador. Mas se é o único a utilizar o seu computador, por que razão tem aquele espaço ocupado com o que não precisa?

Com uma acção muito simples poderá remover o botão de perfis no Google Chrome e voltar ao aspecto que tinha antes.

chrome_profile


À primeira vista, o botão pode até nem incomodar e passar despercebido mas, com uma utilização mais intensiva, além de retirar algum espaço para o tipo de utilizadores que utiliza muitos separadores em simultâneo, também pode criar algum “estorvo” por estar numa posição muito próxima do botão de minimizar a janela, pelo menos em Windows.

É verdade que pode ter muita utilidade num computador partilhado, mas certamente esse não é o caso da maioria dos utilizadores.

A opção para desactivar o botão não é directa nem está disponível nas definições, no entanto é possível desactivar esse recurso utilizando as flags de configuração do executável do Chrome.

Para tal, basta abrir as propriedades do atalho que utiliza para abrir o Google Chrome, da seguinte forma:

  • Abra o menu de contexto (clique direito) do atalho que utiliza e clique em Propriedades. No caso de o atalho estar sobre a barra de tarefas, é necessário abrir 2 menus de contexto: o primeiro sobre o botão e o segundo sobre o “Google Chrome”, clicando em seguida em Propriedades;
  • No separador Atalho, na caixa Destino, adicione a seguinte flag após o caminho já lá existente, separado por um espaço: --disable-new-avatar-menu
  • Para finalizar basta clicar em OK e o processo está terminado.

chrome_config

Para que a alteração surta efeito, só tem que reiniciar o Google Chrome.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Antonio
    Antonio

    A mim desapareceu, mas depois apareceu um menu semelhante antes das tabs do lado esquerdo

    1. Avatar de Hugo Cura

      Para quem tem mais que um perfil no Chrome, é normal, é a forma de alternar entre perfis. Nesse caso, trata-se apenas de uma questão de preferência.

  2. Avatar de Valter
    Valter

    Não sei, mas sinto-me vigiado no Chrome, ainda não consegui largar o Firefox.

    1. Avatar de Mikron
      Mikron

      Grande ajuda… confesso que esse “avatar” ja me andava a chatear

    2. Avatar de Francisco
    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Eu finalmente dei o salto para o Chrome pois a minha instalação do Firefox estava lentíssima e com o Flash a crashar constantemente.
      Isto mesmo com quase todas as extensões e apps desactivadas.

      Custou um pouco a adaptar o Chrome ao meu gosto (leia-se o mais parecido possível ao Firefox) mas lá consegui e agora estou bastante contente.

      O que mais me chateava era a página de novos separadores e o horrível Download Manager de origem. Com algumas extensões está ao meu gosto (Foxtab Speed Dial, Download Manager).

      1. Avatar de Muller
        Muller

        eu fiz ao contrário. eu deixei o chrome. O chrome crashava constantemente e passei para o Firefox, que agora está bem melhor.

  3. Avatar de José
    José

    Obrigado pela dica.
    Aproveito para pedir ajuda, se faz favor.
    Porque é que ao fazer uma busca no google, mal estamos a escrever e ele passa o que estamos a escrever para a barra de cima?
    Obrigado

  4. Avatar de André Silva
    André Silva

    muito util

  5. Avatar de David
    David

    Eu conheço um Googleiano tuga e sei onde mora. Já lhe disse que no dia em que a Google praticar ciberterrorismo comigo ao abrigo da “lei do monitor”, ele e a família vão-se arrepender de ter aceitado trabalhar para tais sacanas sem lei. O curioso é que a meia-dúzia de amigos que sabe onde ele trabalha já o elucidou do mesmo ou pior… e na tropa também se paga pela culpa dos outros… o que não é desculpa, pois tanto é ladrão quem entra na horta para roubar como quem fica à porta a controlar…

    1. Avatar de Orlando
      Orlando

      ??? que raio de post foi este? O_O

  6. Avatar de Saúl
    Saúl

    Muito obrigado!!!
    Tinha de agradecer esta vossa dica, muito bom mesmo!!
    Cumprimentos

  7. Avatar de Luís Costa
    Luís Costa

    Muito bom 🙂 Obrigada

  8. Avatar de Daniel Gomes
    Daniel Gomes

    Interessante era uma GPO para forçar a desactivação 🙂

  9. Avatar de Pedro N
    Pedro N

    off topic.

    No Chrome, como é que se desliga a música de um dos separadores (apenas um deles).

      1. Avatar de Pedro N
        Pedro N

        É isso mesmo. Já tinha pesquisado e nunca tinha encontrado uma solução. Obrigado.

  10. Avatar de Fábio Nascimento
    Fábio Nascimento

    Com a última actualização do chrome, a opção para bloquear utilizador no menu dos perfis desapareceu.
    Sem esse botão, o chrome não pede autenticação para entrar nos perfis de outras pessoas.

    Há alguma forma de voltar a habilitar a opção para bloquear o utilizador?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Experimenta isto:
      chrome://flags/#enable-new-profile-management

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Essa flag está activa.
        Já à muito tempo que uso esta opção, e gostava muito que podia “bloquear” a conta de um perfil ao final do dia.
        Ou seja, quando não precisava mais de usar a conta, existia uma seta nesse utilizador para bloquear e para entrar novamente tinha de escrever a senha desse utilizador.
        Mas agora com a nova actualização já não é possível “bloquear” o perfil, só dá para alternar entre perfis.

        Esta opção de bloquear o perfil sem ter de o eliminar é que faz bastante falta.

        1. Avatar de Gonçalo Seabra
          Gonçalo Seabra

          +1

          Já há novidades acerca dessa opção!? Também a usava exaustivamente e agora desapareceu… Não faz sentido… :s

  11. Avatar de Jorge Oliveira
    Jorge Oliveira

    Excelente dica! Obrigado.

  12. Avatar de João Serra
    João Serra

    Nem sei o que vou fazer com todo o espaco extra que ganhei ao desactivar o botão.

  13. Avatar de TICS
    TICS

    Na altura funcionou, mas agora quando entro a actualização para a versão 44……. do Chrome, voltou a surgir e não dá para aplicar a sugestão aqui deixada, pois já nem sequer aparece listada a “Ativar o novo menu de avatar” na enorme listagem de opções.
    A única que se poderá assemelhar à anterior é “Ativar o novo sistema de gestão de perfis ” que desactivei, mas o nome continua lá no cimo “firme e hirto”.
    Alguém pode ajudar?
    Ficaria muito agradecido.

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      O artigo foi actualizado com um novo método, funcional.