O derradeiro manual do TMN a1

592 Comentários

 

Instalar ROMs modificadas

A quantidade de ROMs disponíveis não é muito vasta. Infelizmente os developers migraram para outros modelos e não chegou sequer a ser lançada uma versão 2.3 (gingerbread) usável, para já.

Vou referir aqui apenas as melhores ROMs que já usei, uma delas baseada na versão 2.1 (ecláir) e outra baseada na versão 2.2 (froyo), nomeadamente na CyanogenMod 6.

Note-se que não é possível fazer uma actualização à ROM oficial da TMN de modo a guardar tudo o que já tem, ou seja, para usar uma destas ROMs modificadas será necessário perder todas as configurações, bookmarks, widgets, SMS, MMS, dicionário, etc. Recomendo, caso assim o entenda, o AppBrain App Market para fazer backup das aplicações instaladas ou, alternativamente, as aplicações Titanium Backup ou MyBackup para fazer backup do conjunto de informação que mencionei anteriormente.

Particionamento do cartão SD

Infelizmente, dada a baixa quantidade de memória interna disponível no TMN a1, é necessário recorrer ao espaço do cartão SD pois, aqui, este torna-se num “bem essencial” como expansão de memória útil ao sistema.

É recomendado um cartão rápido, no mínimo de “class 6”. A “class” é normalmente determinada pelo valor mais baixo entre a leitura e escrita no cartão. Eu uso um cartão Sandisk 8GB Class 4 com velocidades de escrita de 5MB/s e leitura de 14MB/s e estou bastante satisfeito com o seu desempenho. A velocidade do cartão pode ser testada com recurso à aplicação SD Card Speed Tester.

Para tirar maior partido do cartão, será necessário particioná-lo com 3 partições: uma partição EXT3 (para as aplicações), outra Swap e outra FAT32. Para isso basta recorrer ao ROM Manager:

  1. Toda a informação do cartão vai ser eliminada!! Guarde o que achar necessário;
  2. Abrir o ROM Manager e escolher a opção “Partition SD Card”;
  3. Escolher o tamanho para a partição EXT3 na qual serão armazenadas as aplicações. Esta escolha dependerá, obviamente, do espaço total do cartão. O tamanho de 512MB será mais que suficiente, no entanto, se desejar um valor superior, deverá usar o PC para o particionar (Paragon Partition Magic no Windows ou GParted no  Ubuntu). No meu caso particionei com 1GB.
  4. Escolher o tamanho para a partição Swap. O tamanho de 64MB será um bom valor, recomendado na maioria dos casos;
  5. Confirmar a vontade de particionar e dar permissão “root” para o ROM Manager efectuar a alteração. O smartphone reiniciará na recovery e após concluir as alterações iniciará normalmente o sistema;
  6. Feito.

Após este particionamento não será mais necessário apagar qualquer informação do cartão.

Download: SD Card Speed Tester v1.2 [21.8 KB]

Método de instalação

Os updates são todos instalados a partir do ficheiro .zip correspondente. Para os instalar o procedimento é:

  1. Fazer o download de todos os ficheiros .zip necessários à instalação e copiá-los para uma pasta no cartão SD;
  2. Iniciar o smartphone na recovery. Para tal basta abrir o ROM Manager e escolher a opção “Reboot into Recovery” ou, alternativamente, ligar o smartphone com a combinação de teclas MENU + DESLIGAR CHAMADA + POWER;
  3. Fazer o restauro de fábrica. Para isso basta seleccionar a opção “wipe data/factory reset”, recorrendo à trackball, e confirmar escolhendo a opção “Yes …”;
  4. Para instalar um update contido num ficheiro .zip basta usar a opção “install zip from sdcard” seguida de “choose zip from sdcard”. Depois é apenas necessário navegar pelas pastas do cartão e instalar o ficheiro pretendido;
  5. Feito.

FLB-Mod 1 v1.7

Existem bastantes versões desta ROM. Houve quem ficasse estagnado na versão 1.5, outros foram sempre acompanhando o seu desenvolvimento, até à versão 1.7.

Confesso que migrei há muito para a ROM CyanogenMod 6 e não estou já bem recordado das características desta ROM FLB-Mod 1. No entanto, deixo aqui referência à thread correspondente no fórum modaco onde estão todos os changelogs e versões disponíveis: [ROM] FLB-Mod 1 (Based on Android 2.1)

Material necessário:

Extras:

Antes de instalar é necessário fazer o restauro de fábrica na recovery. Deve instalar apenas uma das ROMs (normal ou com overclock) e de seguida instalar as correcções. O dicionário Touchpal PT-PT é um package e deve ser instalado como um programa normal.

O CPU do TMN a1 funciona a 528MHz mas a todos os modelos aguentam frequências até pelo menos 691MHz, sem grandes problemas. Se pretender experimentar instale a versão FLB-Mod v1.7 oc, sem medos. Existe, ainda assim, a possibilidade de alguma instabilidade ou reboots espontâneos.

Para escolher a frequência máxima (e mínima) “a gosto”, de modo a tornar o sistema mais estável e económico, pode usar a aplicação SetCPU (€1.42), onde pode ser adquirida gratuitamente nesta thread do xda-developers, após registo no fórum.

CyanogenMod 6 port v0.40 – ROM cm6 AIO v5

É a ROM que uso actualmente e estou muito satisfeito. É baseada no Android 2.2 (froyo) e é bastante estável, rápida e cheia de funcionalidades interessantes inerentes ao projecto CyanogenMod.

Actualmente, o desenvolvimento desta ROM está parado. A thread correspondente no modaco é esta: ROM cm6 AIO v7 (based on beta 0.40). Existe outra thread destinada a fazer correcções na mesma ROM base: Basic CM61-Pulse0.40 ROM installation with fixes.

Esta ROM tem ainda alguns problemas, mas a meu ver desprezáveis:

  • Problema na reconexão da rede WiFi após entrar no estado sleep. Fica corrigido com a aplicação Blade Wifi Fix;
  • A câmara default do Android crasha se forem tiradas fotos de 3MP (ou várias de tamanho inferior). Para corrigir basta instalar um programa alternativo, como o Camera360, ou usar o Camera.apk disponível abaixo em “Extras”, que é uma correcção da aplicação standard (explicação de instalação mais abaixo);
  • MAC Address incorrecto. Para corrigir basta usar a aplicação Set MAC Address. Para saber qual o MAC Address original basta consultá-lo por baixo da bateria;
  • Câmara frontal não funciona (ainda sem correcção);
  • Iluminação dos botões não funciona (ainda sem correcção);

Material necessário:

Extras:

Antes de instalar é necessário fazer o restauro de fábrica na recovery. Deve instalar todos os updates descritos em “material necessário”, por aquela ordem.

O primeiro arranque é um pouco demorado.

Na ROM default o kernel é de 710MHz (daí referenciar a instalação do kernel de 691MHz para salvaguardar um bootloop no 1º arranque) e o ecrã tem uma densidade inferior (160 para 140) que faz com que as letras e ícones estejam mais pequenos, dando a sensação de o ecrã ter mais resolução. Para voltar ao normal, se assim preferir, deve ser instalado o update “Densidade LCD default”.

Para escolher a frequência máxima (e mínima) “a gosto”, de modo a tornar o sistema mais estável e económico, pode usar a aplicação SetCPU (€1.42), onde pode ser adquirida gratuitamente nesta thread do xda-developers, após registo no fórum.

Para corrigir o problema da câmara basta substituir a aplicação Camera.apk em /system/app pelo Camera.apk disponibilizado acima, em “Extras”. Para tal será necessário usar um gestor de ficheiros avançado como o Root Explorer (€2.90) ou simplesmente o Terminal. No final do Camera.apk ser substituído pela versão corrigida, devem-se ser dadas as permissões correctas: rw-r--r-- (644).

Pode instalar e experimentar os extras que entender. Os kernels com frequências superiores podem originar bootloops (reinícios consecutivos no arranque). Se isso acontecer deve entrar na recovery (combinação de teclas MENU + DESLIGAR CHAMADA + POWER) e instalar um kernel de frequência inferior.

Estão também pré-instaladas transições “radicais” entre menus e o layout é da versão 2.3 (gingerbread). Se não gostar existem as seguintes opções:

É também possível modificar o Launcher default, embora possam ser todos instalados via Android Market. Ainda assim deixo aqui os updates:

De modo a verificar se a flag para gravação das aplicações no cartão SD está activa, isto é, se as aplicações vão ser correctamente instaladas no cartão SD, é possível verificá-lo recorrendo ao terminal. Para tal basta, primeiro, introduzir o comando su e depois a2sd check. É então mostrada toda a informação relativa ao a2sd (applications to SD). No screenshot abaixo estão assinalados os pontos relevantes. Quando existe um espaço entre os parêntesis rectos significa que é esse o parâmetro activo.

O comando a2sd diskspace poderá também ser útil para conhecer o espaço ocupado na partição EXT. Para mais informações usar o comando a2sd help.

Reverter toda e qualquer alteração ao sistema

Tal como referi neste artigo, o desbloqueio do acesso “root” e instalação de ROMs não oficiais quebra a garantia do equipamento. Caso haja alguma avaria que seja necessário levar o equipamento para reparação, devem ser revertidas todas as alterações. O procedimento é simples:

  1. Fazer o download do update oficial da TMN, descompactar e copiar os ficheiros UPDATA.APP e userdata.hwcfg para uma pasta no cartão SD com o nome dload;
  2. Desligar o smartphone;
  3. Ligar usando a combinação de teclas DESLIGAR CHAMADA + VOLUME UP + POWER;
  4. Caso a instalação não inicie, repita o processo;
  5. Esperar que a instalação conclua. Após concluído, para reiniciar o smartphone será necessário retirar a bateria;
  6. Feito.

 


 

Espero que com este tutorial possa tirar melhor partido deste modesto smartphone. Recomendo que siga regularmente a secção do T-Mobile Pulse (nome do modelo inglês) no fórum Modaco pois ainda existe algum trabalho em curso. A acrescentar a isso, foi recentemente submetida para aprovação o suporte ao Huawei U8220/U8230 por parte do projecto CyanogenMod. Esperemos que o projecto siga em frente.

Para qualquer dúvida ou esclarecimento, a discussão estará aberta nos comentários. Boas modificações!

Artigos relacionados:

Homepage: Android @ MoDaCo – T-Mobile Pulse
 

O Pplware e o autor deste artigo, Hugo Cura, não se responsabilizam por
quaisquer danos causados por instruções, inerentes ao artigo ou aos
comentários, que possam resultar na perda da garantia do equipamento.

 


« página anterior      pág. 2      página seguinte »

Partilhar:
Tags:

Comentários

592

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alexandre Rodrigues
    Alexandre Rodrigues

    muito bom, também gostava de fazer isso no meu x10mini. mas não sei como fazer.

    1. Avatar de Miguel Ribeiro

      Um bocado mais simples…
      Com root feito, basta usar a aplicação “Uninstaller for root” em vez dos passos todos descritos em “Remover aplicações inúteis na versão oficial da TMN”

      1. Avatar de Hugo Cura

        Não sabes ao que ele se referia com “isso”…

  2. Avatar de M.Manuelito

    Lido muito por alto, parece-me que o título do post é mesmo o indicado. Muito Bom

  3. Avatar de Blackwave
    Blackwave

    Já tinha feito estas operações em Janeiro. Perdi bastantes horas à procura do que está aqui descrito. Excelente tópico.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Também “perdi” bastantes horas… mas agora fica eterno, no Pplware 🙂

  4. Avatar de JayZ
    JayZ

    Venha agora o do A5…

    1. Avatar de Hugo Cura

      Grande parte do que aqui foi descrito é aplicável a outros modelos, são métodos standard.

      Para o Sapo a5, pelo menos eu, não irei fazer algo como fiz para o TMN a1. No entanto, o ZTE Blade tem já suporte por parte da Cyanogenmod: http://www.cyanogenmod.com/devices/zte-blade

      1. Avatar de Miguel Almeida
        Miguel Almeida

        Talvez apareça alguma coisa por aqui relacionado com o A5…

  5. Avatar de KOizo
    KOizo

    # Câmara frontal não funciona (ainda sem correcção);
    # Iluminação dos botões não funciona (ainda sem correcção);

    ….Se arranjarem correcção para isto dava jeito k as vezes para usar o fring/skype com videochamada e a noite da sempre jeito luzinhas acesas

    1. Avatar de Hugo Cura

      As vantagens adquiridas com estas ROMs são “de largo” superiores às pequenas desvantagens existentes. Experimenta, não te irás arrepender!

      De qualquer forma é tudo reversível, basta seguir à risca o que descrevi 🙂

      1. Avatar de Zé Maria

        Hugo,
        Muito obrigado por esta compilação de informação. A única coisa que não percebi é a forma de recuperar na totalidade o que tenho instalado hoje, no caso de alguma coisa correr mal.
        Suponho que, em primeiro lugar, tenha que guardar no computador todo o conteúdo do cartão sd após ter feito o backup com o Rom Manager, mas não entendi bem como poderia recuperar a situação actual.
        Se limpar todo o conteúdo do cartão, bastará posteriormente instalar as aplicações e repor o conteúdo do cartão? No caso do Ndrive, fica tudo a funcionar? Obrigado.
        Obrigado.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Li algumas misturas nos conceitos.
          Consideremos o armazenamento interno (sistema e configurações) e o externo (cartão). No backup feito com o ROM Manager, é tudo passado do armazenamento interno para o externo, para poder então guardar num local seguro e restaurar sempre que necessário. Esse tipo de backup é total, de todo o sistema. Fica tudo na pasta clockworkmod no cartão microSD.
          Mas esse backup não dispensa o backup do armazenamento externo… fotos, algumas preferências e conteúdos de aplicações etc, estão no cartão.

          Quanto ao NDrive, é apenas necessário guardar a pasta NDrive existente no cartão. Caso deixe de funcionar correctamente, basta apagá-la e fazer novamente os downloads a partir da aplicação.

  6. Avatar de Andre
    Andre

    Epa andava a compilar toda a informação para actualizar o meu A1 no próximo fds 😀

    Muito Obrigado

  7. Avatar de João
    João

    Estou com um problema que não sei resolver. De vez em quando (quando estou uma hora com o navigation) o telemóvel faz um reboot. Depois, sempre que religa.. fica uns minutos e faz outro reboot. Tenho de deixar o screen desligado algum tempo para ele aguentar mais tempo sem reiniciar. Estou com a AIO v7 (acontecia isto na v5, também). Instalei o 2.1 do Sapo e reiniciou à mesma passado um bocado. Será conflito das aplicações? Será que reduzindo a frequência para os 528Mhz ficará bom? Sugestões????

    1. Avatar de Hugo Cura

      No meu, não posso fazer grande actividade a 691MHz que volta e meia faz reboot. A 672MHz já fica estável mas uso sempre a 652MHz.

      Mas se dizes que com a ROM 2.1 (do Sapo? ou TMN?) aconteceu o mesmo, partindo do princípio que o clock estava default, isso parece-me algo estranho, provavelmente relativo a hardware. Experimenta usar um perfil mais “soft” no SetCPU de modo a que ele aqueça menos…

      1. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        Boa tarde gostaria de saber se esta rom da no TMN modelo Silverbelt obrigado

        1. Avatar de Hugo Cura

          Não, dá apenas para os Huawei U8220 e U8230.

    2. Avatar de PM
      PM

      Tive o mesmo problema com o meu a1 e isto sem grandes alterações de software e passado pouco tempo de utilização. Deixei andar e passado uns tempos para além de reboot bloqueiava e tinha que tirar a bateria para o desligar. Fui à TMN reclamar e usar a garantia. Da 1ª vez voltou com indicação de actualização de software (diga-se de passagem que já tava tudo actualizado quando foi para lá) e resultado estava na mesma. Da 2ª vez fui um pouco mais chateado e quando voltou deram-me um novo mas sem indicação de qual seria o problema. E até agora sem problema.

      1. Avatar de Hugo Cura

        Bom testemunho! Está visto que podem ser mesmo problemas de hardware.

  8. Avatar de Paulo Ribeiro
  9. Avatar de Rui Serra

    Excelente. Agora só falta para o A5

  10. Avatar de Miguel Almeida
    Miguel Almeida

    Muito bom. 🙂

  11. Avatar de diogo costa

    Boas!!! Muito obrigado pelo tutorial!!muito bom, apesar de já o ter feito antes deste tutorial, mas concerteza que vai ser bastante util, para quem gosta de brincar com estas coisas, e no fundo tem medo ou não sabe!!

    A questão que coloco aqui é a seguinte!!! gostava tanto de ter uma ROM 2.2 instalada no meu a1! ou pelo menos uma que permitisse, instalar as apps no cartão SD (como é o caso das 2.2)

    Alguém já testou alguma rom destas? pode-me dizer onde a encontrou e o comportamento do telemóvel a essa rom!?

    cumpz!

    1. Avatar de Hugo Cura

      Não te percebo… O post trata exactamente daquilo que pedes. Já o leste ou viste o seu conteúdo?

    2. Avatar de Luís Sousa

      Podes ter as aplicaçoes a serem instaladas no cartao em qualquer rom, mesmo nas de origem, desde que tenhas root.

  12. Avatar de Nandoman
    Nandoman

    Precisava assim de um PASSO a PASSO detalhado para colocar o meu Magig da TMN com o Android 2.2 (Froyo)!! Algusm arranja isso mas de forma clara, sequencial e com os links directos ao que for necessário. Obrigado!!!

    Ah….grande artigo, até tive pena de não ter um A1!!!

    Obrigado!

      1. Avatar de Joel
        Joel

        Boas Hugo Cura.
        Desinstalei o google talk sem querer. Como faço para o voltar a instalar?
        Cumps

        1. Avatar de Hugo Cura

          Estranho teres desinstalado o Google Talk. Essa é uma aplicação do sistema e faz parte do pacote Google Apps Android, portanto não existe na Play Store.
          Instala novamente o Gapps a partir da recovery: http://goo.gl/GlIco

  13. Avatar de RCS
    RCS

    O titanium backup é sem dúvida o programa a utilizar para fazer backup das aplicações e o estado destas.
    Vale bem a pena pagar pela versão pro, porque permite restaurar todas as aplicações sem interacção do utilizador, entre outras coisas, como cópias de segurança automáticas para a dropbox por exemplo. O tempo e trabalho que isto poupa!

  14. Avatar de Zeze
    Zeze

    Boas
    Alguem conhece algum programa tipo o Student dog organizer, para androod
    ?
    bom manual

  15. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Óptimo artigo! Ando a ver se me decido a comprar um Android, assim até pode ajudar na escolha…

    Já agora, entre o A1 e o A5, qual recomendariam?
    Se tiverem outras sugestões, agradeço!

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Boas.

      Tenho um A5 e tenho a dizer que não estou nada arrependido da compra, também tive algumas dúvidas por qual optar mas fui para o A5 e na minha opinião, bem.
      Tem um resolução de ecrã melhor que a do A1 e o CPU também é mais rápido. Há pessoal que se queixa que nas chamadas ouve o volume não é muito alto, é verdade que não é muito alto mas não estava a espera de ter um som HD ouve-se perfeitamente, a quem ligo nunca ninguém se queixou e eu também não. Por isso a minha opinião é A5. 🙂

  16. Avatar de Fapfapping

    Fogo é sempre a mesca coisa, sempre lisboa lisboa e nada de norte

    (A1 = Porto -> Lisboa)

    🙂

    BTW Bom post

  17. Avatar de Alex
    Alex

    Metam o Cyanogen Mod no Tmn A1, até vai parecer outro smartphone 😀

  18. Avatar de Scal
    Scal

    Boas!!!

    Ao colocar uma ROM nova tipo “Cyanogen” ainda conseguimos utilizar a licença vitalícia no NDRIVE que acompanha este telémovel? Ou essa licença só é válida enquanto utilizamos a ROM de origem?

    Já agora fixe fixe, era fazerem um post destes para o Galaxy S.
    Tenho andado a tentar aventurar-me neste mundo com o meu mas tenho medo de fazer asneira, e depois não ser capaz de repor a ROM de origem caso necessário.

    Cumprimentos

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Tens licença Ndrive na mesma desde que não apagues a pasta “Ndrive” do cartão de memória, pois esta tem a licença e os mapas da mesma. A maior parte das rom’s por defeito não trazem o Ndrive, para isso basta ires ao market e fazer download da aplicação. A primeira vez que a executares ela vai-te detectar a licença e os mapas, logo não perdes nada do Ndrive.

      Cumps

      1. Avatar de Hugo Cura

        Não é verdade. Podes apagar a pasta “NDrive” à vontade. Aliás, alguns problemas que já têm ocorrido na aplicação devem-se a parâmetros incorrectos nessa mesma pasta. A recomendação é apagar a pasta e fazer novamente o download de todo o material.

        1. Avatar de Miguel Almeida
          Miguel Almeida

          🙁
          Pensei que não se podia apagar a pasta, tenho que testar.

    2. Avatar de Hugo Cura

      Sim, é utilizável na mesma. Os parâmetros usados para determinar a validade da licença não são alterados com o uso de outras ROMs.

      1. Avatar de Scal
        Scal

        Então perdoe-me a ignorância essa licença é fornecida em papel é isso?
        Caso eu tenha de apagar tudo do cartão como referiu, onde posso ter acesso aos dados para fazer novo download.

        Desculpe todas estas perguntas mas estou bastante interessado em adquirir um destes equipamentos a1 ou a5, e a principal razão prende-se com o facto de ambas trazerem o NDRIVE incluído.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Eu explico.
          A licença NDrive é determinada e activada (possivelmente) assim que é detectada a rede TMN conjugada com um smartphone com um IMEI ao qual foi atribuído a licença.

          Depois de instalar o NDrive via Android Market, independentemente do que está gravado no cartão SD, assim que se abre a aplicação o utilizador é encaminhado para a “loja online” e lá o mapa de Portugal já se encontra desbloqueado. Todos os downloads necessários são feitos automaticamente pela aplicação.

          Resumindo, o utilizador só se tem de preocupar em instalar o Ndrive, abri-lo, prosseguir o wizard e esperar que todos os downloads sejam feitos. A partir daí está pronto a usar.

          1. Avatar de João
            João

            e se eu desbloquear para outras redes, quando usar o cartão vodafone deixo de ter ndrive?

          2. Avatar de Hugo Cura

            Isso não sei. Acima, no que expliquei, disse “(possivelmente)” porque não tenho fonte dessa informação, mas deve ser IMEI+rede ou só IMEI.

          3. Avatar de Luis M
            Luis M

            No meu spica tambem instalei outra rom modificada e desbloquei da tmn. Agora é Zon (vodafone) e descarreguei os mapas PT Ndrive sem problema. Conclusão- julgo que a activação seja só pelo IMEI. JULGO que a rede não interessa.

          4. Avatar de Hugo Cura

            @Luis M, obrigado por essa referência.

          5. Avatar de joao relvao

            Boas!
            Eu comprei esta semana o tmn A1 w tenho uma dúvida sobre o ndrive. Eu não encontro a aplicaçao no droid market!
            Será que alguem me pode ajudar?
            Obrigado

  19. Avatar de Diogo Costa

    corrigir o install-boot_huawei_u8230.bat para:

    fastboot-windows.exe flash boot boot_huawei_u8230.img

    1. Avatar de Hugo Cura

      Para quê? É mais simples executar o ficheiro batch, que contém o que aí colaste, do que escrever esses parâmetros todos.

  20. Avatar de Carlos
    Carlos

    off topic

    Alguem conhece um toturial completo para eu configurar disco externo no router asus WL-500gp v2

    1. Avatar de Diogo Costa

      houve uma vez que configurei um!
      na realidade como o router corre linux, o disco tem de ser formatado com o formato ext3 ou se for até 512MB (pen) talvez funcione em FAT, mas nunca em ntfs. depois lembro-me que acedia via ftp ao disco… mas tem de se configurar! tbem há umas confgs no server samba a ser feitas! mas nao me lembro como fiz, já nao tnho o router pa te explicar passo a passo!

  21. Avatar de Miguel Dias
    Miguel Dias

    Boas, grande post sim senhor.

    Tenho uma duvida na qual queria que me explicassem, eu já tinha posto no meu a1 “Cyanogen Mod 0.40 beta” no entanto começei a instalar aplicações do Android Market, só que alguma ele instalava outras nem por isso nem mesmo com App2SD ele ia lá, agora resta saber se foi alguma coisa que fiz para isso não dar ou então é mesmo da Rom que está em fase de beta, Como tal tive que por outra vez a Rom de origem.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Instala a versão que refiro, v5, e da forma que descrevo.
      Confirma depois, também como descrevo, se as flags do app2sd estão definidas correctamente.

      1. Avatar de Miguel Dias
        Miguel Dias

        E depois não vou ter problemas em relação à licença do Ndrive?? Ou mesmo outro problemas em relação à cãmara ou mesmo do próprio equipamento?? É que eu já alterei uma vez roms de um outro equipamento que foi o TMN Silverbelt, e tem a Rom kitchen que está no site da XDA Developers e depois comecei a ter problemas por causa da licença Ndrive e mesmo em relação ao GPS. Apesar de que no Silverbelt consigo desbloquear e tenho um cartão da Optimus dentro a funcionar muito bem.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Podes fazer backup de tudo e é tudo reversível. Basta seguires os passos.

  22. Avatar de Mateus Lopes

    Instalei a ROM cm6 AIO v5 e alguns setings e widgets não ficam gravados, tenho de voltar a instala-los cada vez que ligo o telemovel, alguem sabe porque?

    1. Avatar de João
      João

      Tens de passar as widgets para o telemóvel em vez de ficarem no cartão SD. Vais às definições->aplicações e para cada aplicação que queres que apareça no desktop mudas a localização para o telefone.

  23. Avatar de boston_user
    boston_user

    Será que dá para fazer um destes para o boston?? ^^
    é que estou “preso” na 2.1… pk nao sei muito bem como fazer para ter uma custom rom 😛
    Obrigado

  24. Avatar de Mendão
    Mendão

    Só para deixar um comentário de agradecimento a este excelente post… Vai ajudar muita gente, em outubro quando comecei a mexer no meu A1 tive que procurar e desfolhar muito site para saber algumas destas coisas…ehehehe :p E para alguém que estava completamente a iniciar os conhecimentos em Linux..ui ui
    PARABÉNS PELO POST

  25. Avatar de afonso
    afonso

    Os vossos patrões (PT) deixam-vos fazer isso ?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Está a ser cometida alguma ilegalidade?

    2. Avatar de Muttley
      Muttley

      Que comentário mais absurdo, para nºao dizer outra coisa…

  26. Avatar de PGR
    PGR

    Altamente este post. Grande compilação de dicas.
    A ver se é desta que me resolvo a desencravar o meu marcianito…
    Tks e um abraço

  27. Avatar de Mateus
    Mateus

    Como se muda o comportamento da tecla terminar chamada, pois sempre que carrego nela bloqueio o telemóvel em vez de voltar para o homescren

    1. Avatar de Hugo Cura

      Aplicações > Spare Parts > End button behavior.

      1. Avatar de João
        João

        Acho que é mesmo por uma questão de segurança que vai para o bloqueio. Se for uma chamada para outra pessoa (Amigo, colega, familiar), quando ela desligar tem de saber desbloquear. Se for para o desktop pode ver-te os mails, mensagens, etc.

      2. Avatar de Poaxer
        Poaxer

        Estou com o mesmo problema que o Mateus, mas não encontro o sitio especificado (Aplicações > Spare Parts > End button behavior). As “Aplicaçoes” é o menu que se encontram nas definiçoes?

        Tks e um abraço

        1. Avatar de Hugo Cura

          Não, não me refiro ao menu Aplicações nas Definições.
          O Spare Parts é uma aplicação normal, como todas as outras… Encontra-se no App drawer (listagem de aplicações).

  28. Avatar de Ptgomes
    Ptgomes

    Acabo de instalar o Cyanogen. O português foi-se, bem como aplicações como o market que está a fazer falta. Por outro lado, o PC Suite da A1, que uso para sincronizar contactos, parece n reconhecer o telemóvel. Como superar isto?

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Tens que instalar um pack com as aplicações da google, acontece isso na maioria das roms.

      http://www.mediafire.com/?dblirlmv9oyrlro

      1. Avatar de Ptgomes
        Ptgomes

        Obg, por acaso tinha chegado lá, mas qdo vim aqui avisar… 🙂
        Falta-me agora conseguir sincronizar os contactos do Outlook com o telefone (sem ter de passar pelo Google). Eu usava a Suite da TMN, mas agora n reconhece o telefone…

        1. Avatar de Hugo Cura

          Era só teres seguido o guia…

          Quanto ao PC Suite, acho-o tão antiquado que nem o mencionei.
          Já agora, qual o motivo de não quereres passar os contactos pela conta Google?

          Mas eu arranjo-te solução: MyPhoneExplorer

          Um dia destes faço um artigo para essa aplicação.

          1. Avatar de Ptgomes
            Ptgomes

            Obg!

  29. Avatar de Ivo Menezes
    Ivo Menezes

    “Correr o ficheiro batch install-boot_huawei_u8230.bat” podem de dizzer como fasso isto…..
    Obrigado

    1. Avatar de Hugo Cura

      É tão simples como abri-lo.
      Mas podes usar o z4root à vontade…

      1. Avatar de Ivo Menezes
        Ivo Menezes

        usando o z4root o que tenho de fazer depois de fazer o root temporario???

        1. Avatar de Hugo Cura

          Segue o guia. Tens que tomar decisões quanto à execução ou não de determinadas que descrevo. Tudo vai depender do que pretendes fazer.

  30. Avatar de andre a1
    andre a1

    eu tambem nao consigo fiz o root com o z4root mas nao consigo instalar a rom 2.2

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Experimenta o UniversalAndroot

    2. Avatar de Hugo Cura

      Em que ponto estás? Especifica…

    3. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Ups, li mal a questão. O UniversalAndroot era para fazeres root 😀

  31. Avatar de Mateus
    Mateus

    Há alguma maneira de mudar o tema, esta demasiado escuro

    1. Avatar de Hugo Cura

      Este é o default do CyanogenMod 6. Mas querias mudar onde? Menus? Barra de notificações?

      1. Avatar de Hugo Cura

        Aliás, até nem é… A framework na ROM é do gingerbread… Já experimentaste as frameworks em “Extras”?

      2. Avatar de Mateus
        Mateus

        Eu andei a procura de algo que me muda-se o tema, pois esta demasiado escuro, mas a única coisa que consegui mudar foi a cor da barra de notificações.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Há alguns temas disponíveis. Vê nesta pesquisa.

  32. Avatar de Joao Vicente
    Joao Vicente

    Boas,

    Fiz o update da versao do android para a 2.1 e quando tento adicionar widgets ou widgets emotivos aparece-me este erro
    A aplicaçao Home (processo android.process.launcher) parou de forma inesperada. tente novamente

    Sabe como é possivel resolver? Já vi que tenho que alterar a ROM, nao sei qual tem, é a de origem. Ja tive a investigar o topico de alteração de ROM mãs nao consegui. Fiz o backup e depois tentei instalar o FLB mas ele repos as definiçoes de fabrica. E voltei à estaca zero.

    Pode-me ajudar por favor? Obrigado

    1. Avatar de Hugo Cura

      Se vais alterar a ROM não precisas de resolver isso 😛
      De qualquer modo, mesmo sem acesso “root”, podes entrar na recovery (com a combinação de teclas), fazer o “wipe” completo, depois instalas novamente a ROM 2.1 (com a outra combinação de teclas).

      Quanto à alteração de ROM, não percebi o problema que te aconteceu. E já agora, optaste pela FLB porquê? Essa é eclair ainda…

      1. Avatar de Joao Vicente
        Joao Vicente

        Eu só queria mesmo meter conseguir por os widgets. A alteração da ROM seria só uma consequência disso.. há outra forma de o resolver?

        1. Avatar de Joao Vicente
          Joao Vicente

          Só mais uma questão, agora ele está constantemente a aceder à internet e a consumir dados. Já usei o advanced task killer para matar as aplicações a correr mas ele continua a gastar dados.. alguem sabe como resolver? Thanks

          1. Avatar de Hugo Cura

            Instala uma aplicação que controle o APN: APN OnOff ou APN Portugal.

        2. Avatar de Hugo Cura

          Como te disse acima, o restauro de fábrica, da forma que descrevi, resolverá esse problema.

  33. Avatar de Gonzalo
    Gonzalo

    Olá pessoal, tenho um problema no meu A1, segui todos os passos deste blog e agora o meu A1 reinicia-se após o download da aplicação do market… isto acontece me com todas as aplicaçoes que tentei instalar.

    Será que alguem me poderia ajudar ?

    tenho dois A1 neste momento e num instalei CM6 kernel OC 691MHz e no outro o CM6 kernel OC 710MHz … acontece-me igual nos dois.

    Obrigado

    1. Avatar de Hugo Cura

      Para já, isso pode estar acontecer devido a uma possível instabilidade na frequência, por estar demasiado alta.
      Usa o SetCPU para a baixar.

      Depois, pode-se dever ao que escrevi neste comentário.

  34. Avatar de David Machado
    David Machado

    Não consigo instalar o setCPU, ele faz reboot durante a instalação

    1. Avatar de Hugo Cura

      Abre o ROM Manager e escolhe “Fix Permissions”. Deixa o processo correr e depois tenta instalar outra vez.

      Isso também se pode dever ao a2sd não estar a funcionar correctamente. Verifica o estado das flags na linha de comandos (tal como descrevo no guia).

      1. Avatar de David Machado
        David Machado

        ver as flags na linha de comandos não consigo porque não deixa instalar nenhuma aplicação, logo não consigo instalar o terminal, vou experimentar o “Fix Permissions”

        1. Avatar de Hugo Cura

          Podes usar o adb via consola do Windows com o a1 ligado por cabo usb.

          1. Avatar de David Machado
            David Machado

            o “Fix Permissions” não resolveu

          2. Avatar de Hugo Cura

            Estás com a ROM cyanogenmod?
            Particionaste o cartão antes de instalares a ROM?

            Se o procedimento for feito como descrevo, esses problemas não ocorrem.

            Se quiseres evitar de fazer todo o procedimento de novo, faz o download do SDK do Android, instala estes drivers, depois abre a linha de comandos, na pasta onde está o ficheiro adb.exe, e corre os seguintes comandos:
            – adb remount
            – adb shell
            – a2sd check

            Dependendo do que te aparecer, faz “a2sd help” e vê qual o comando que te poderá ser útil para corrigir as flags.

          3. Avatar de Hugo Cura

            Bem… afinal isso provavelmente não funcionará já que os drivers são para a versão 2.1. Mas já agora tenta.

  35. Avatar de chicao
    chicao

    olá HUGO CURA estou a pensar comprar um smartphone
    qual é a tua opiniao sobre este telemovel:
    falha de rede, boa resulucao, rápido e fácil acesso nos menus,boa agenda e lembretes, skype funciona sem problemas, gps .

    obrigado

    1. Avatar de Hugo Cura

      “falha de rede, boa resulucao, rápido e fácil acesso nos menus,boa agenda e lembretes, skype funciona sem problemas, gps”

      não, razoável, com rom 2.2 é rápido, é um android, sim, óptimo.

      Aponto-lhe como pontos negativos a fraca bateria (embora seja assim na generalidade) e os botões de clique mecânico ao invés de táctil.
      De resto gosto bastante.

  36. Avatar de Soma
    Soma

    Muito obrigado Hugo!

    Após realizar a instalação do cyangenMod fiquei muito mais satisfeito com o meu A1 e, mais do que isso… com um grande sorriso!

  37. Avatar de BrunoG.
    BrunoG.

    Fabuloso trabalho Hugo Cura, nunca chegaria lá sozinho.

    Coloca o teu paypal e envio-te uma gorjeta pelo útil trabalho!

    -já agora, o NDrive foi à vida, agora só está disponível no market a versão 11, que exige que se pague para instalar em vez de ser gratuita e serem os mapas pagos. Já comuniquei com a NDrive e estou à espera de resposta.

    1. Avatar de Paulo Ribeiro

      Caricato…
      Eu tinha a 10 com os mapas da peninsula e tive problemas, um amigo meu com um Galaxy S com o Nrive 10 pirata fez update no market para o 11 e aquilo sacou os mapas e tudo.
      Esta V11 deve estar a precisar de tomar umas pastilhas para a cabeça

    2. Avatar de Hugo Cura

      Ora essa BrunoG. Ainda bem que te serviu e que estás satisfeito, só tens é que aproveitar 🙂

      Para poderes instalar o NDrive 10 deves desinstalar a aplicação NDRive que tens instalada, eliminar a pasta NDrive no cartão SD (podes fazer backup pelo menos da pasta maps que tem um tamanho considerável) e voltar a instalar o NDrive 10.

      Aqui está o .apk: NDrive 10.1.15

  38. Avatar de agora_enrascado
    agora_enrascado

    Olá, depois de seguir o tutorial, consegui fazer acesso root e até ai tudo bem.
    Mas ao apagar as aplicações que vem agarradas a rom oficial que não servem para nada o meu A1 congelou, para tentar resolver retirei a bateria e reiniciei o A1. O problema é q ele agora não passa da imagem da tmn e não arranca, fiz o recovery mas axo a imagem q guardei não esta a funcionar e ao fazer o reset de fabrica fica tudo na mesma.Será q alguem tem uma imagem para fazer recovery q possa colocar no rapidshare ou algo assim para q eu possa usar no meu A1 para ver se o consigo colocar a funcionar novamente.Usei a ROM Manager e consigo aceder a esta aplicação atraves das teclas menu + desligar chamada.
    Obrigado

    1. Avatar de Hugo Cura

      Claramente, apagaste o que não devias! 😀
      No artigo, há um parágrafo em que digo:
      A remoção deve ser feita com cautela pois, caso seja removido algum pacote essencial ao funcionamento do sistema, este poderá até nem iniciar mais, sendo necessária a sua reinstalação.

      hehe… mas sem alarmismos.
      Se queres mesmo instalar a 2.1 oficial (não sei muito bem porquê), faz o que está descrito na parte “Reverter toda e qualquer alteração ao sistema”, ao fundo da página 2.

      1. Avatar de agora_enrascado
        agora_enrascado

        Obrigado, pela ajuda.
        O update já esta a correr, e assim que terminar vou recomeçar todo o tutorial.
        😉

        1. Avatar de agora_enrascado
          agora_enrascado

          Consegui instalar as roms, e são sem dúvida mais rápidas.
          Mas bastante instáveis aliás a da Cyanogen reinicia sempre que tento instalar alguma aplicação, independente da velocidade do processador.

          1. Avatar de Hugo Cura

            Não tenho instabilidade alguma no meu. É estranho isso acontecer-te, isso se tiveres seguido o guia à risca.

            Vai ao ROM Manager e faz “Fix Permissions”. Depois vai ao terminal e verifica as flags do a2sd.

          2. Avatar de agora_enrascado
            agora_enrascado

            Ainda não pude verificar os passos q sugeres para por a rom a funcionar.
            Mas vim fazer uma das coisas mais importantes q é agradecer este excelente tutorial.
            É sem duvida agradecer este sem duvida de longe mas muito longe o melhor tutorial para o A1 q eu vi.Obrigado

  39. Avatar de Christian
    Christian

    No meu A1 está a rodar o 2.2 e para isso segui este tutorial, muito fácil e simples e para já estou a gostar do que vejo.
    A sincronização de contactos fiz através do outlook sincronizado com gmail, pois que eu saiba o software de Sync da TMN não detecta o telefone.
    5 *****. Obrigado

    1. Avatar de Hugo Cura

      Se estavas habituado a essa suite, a que referi neste comentário substitui a da TMN a traz mais funcionalidades novas. Funciona por WiFi.

  40. Avatar de André Luz
    André Luz

    Já azedei o telemóvel.

    Carrego no botão para ligar e aparece o logótipo da TMN e dps desliga… Passada uns segundos faz o mesmo!

    Nem consigo ligar o telemóvel ao pc para meter a rom da tmn…

    1. Avatar de Hugo Cura

      Isso não “azeda” assim 😛

      Não sei o que fizeste antes… Diz-me o que fizeste para isso ter ficado assim.

      1. Avatar de André Luz
        André Luz

        Já consegui meter de novo a rom da TMN.

        Não sei o que falhou… Consegui instalar a Cyanogen com o ficheiros essenciais … Ficou a funcionar bem!

        O problema é que depois de instalar os extras (linguagem PT, densidade do lcd etc etc..) o telemóvel já não arrancava!

        Ligava e aparecia o logotipo da TMN, depois desligava… E ficava assim sucessivamente!

        Vou tentar de novo e depois deixo o feedback!

        1. Avatar de Hugo Cura

          Tens de ver qual é o extra que pode estar a provocar isso. Aliás, deves escolher os extras que pretendes e instalá-los logo na 1ª instalação, aquando da ROM.

        2. Avatar de Zé Maria
          Zé Maria

          André,
          Estou com este problema. Podes-me dizer como é que resolveste?
          Obrigado
          ZM

  41. Avatar de João
    João

    Este post tem uma falha bastante grave mas que não deixa de ser uma lacuna comum neste tipo de coisa.

    Na minha (humilde) opinião, falta um botão para APLAUDIR.

    Excelente!

    faz-me arrepender de ter ficado com o GT540

  42. Avatar de h
    h

    Poderei manter o cpu do tmn a1 a 528Mhz com a ROM cm6 AIO v5? Se estou a dizer alguma asneira ou a perguntar algo que já está explicito no post peço desculpa.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Não estás a dizer asneira alguma. Que eu tenha conhecimento, não há kernel com velocidade default para a CM6, isto porque o overclock neste smartphone se revelou bastante vantajoso.
      De qualquer forma, para fazeres o que pretendes, deves instalar o kernel de 691MHz, instalar o SetCPU e corrê-lo, definir a frequência máxima para 528MHz (ou outro valor) e certificar que a opção “Set on Boot” está activa.
      Sempre que o sistema iniciar a velocidade será automaticamente colocada no valor escolhido. Convém ter o SetCPU como uma aplicação sempre permitida com acesso “root” para se ajustar automaticamente, no arranque, sem intervenção do utilizador.

  43. Avatar de André Santos
    André Santos

    Estive a actualizar um A1 com este guia, que está excelente, mas reparei que na barra superior não aparecem as horas.
    Pensei que o extra indicado como “Relógio da versão 3” fosse corrigir isso, mas não.

    Não há maneira de colocar as horas no lado direito da barra superior?

    Obrigado

    1. Avatar de Hugo Cura

      As horas estão lá, devem estar é com cor preta.
      Vai a definições > CyanogenMod settings > User interface > Status bar > Clock.

      _______

      O menu de opções “CyanogenMod settings” é a grande vantagem dessa ROM!! Explorem-no!

      1. Avatar de André Santos
        André Santos

        Era isso mesmo 🙂

        Muito obrigado

  44. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Tenho um A1 e depois de ponderar bastante ontem decidi-me a experimentar uma nova ROM, no caso a Cyanogen, e ainda bem que o fiz, o telemóvel parece outro. É genial.

    Ao Hugo Cura tenho-lhe a dizer que o que ele escreveu é realmente excelente, um tutorial como deve ser, completo, fácil de perceber e bem escrito. Deve ter dado muito trabalho, e da minha parte agradeço, se não fosse o artigo não teria instalado a nova ROM.

  45. Avatar de Paulo
    Paulo

    Viva!
    parabéns pelo excelente trabalho!
    já segui os passos e correu tudo bem, com excepção do swype, que agora só tenho a língua espanhol e inglês… alguém já reinstalou isto e continuou com a língua PT?
    obrigado

  46. Avatar de Rui N.
    Rui N.

    Consegui instalar o CyanogenMod e gosto bastante, mas infelizmente o Wifi não funciona. Instalei o Blade Wifi fix, mas nada. Nem sequer aparecia na lista de aplicações…

    Como posso resolver isto?

    Obrigado pelo óptimo tutorial (grande ajuda!!!), e por mais esta ajuda!

    1. Avatar de Hugo Cura

      Isso é estranho, nunca li que alguém tivesse esse problema… e olha que li muito! 😀
      É muito estranho isso…

      O Blade Wifi fix apenas corrige o problema de, após o wifi entrar em modo “sleep” por inactividade e activarmos novamente o ecrã, o Wifi não era automaticamente activado, teria de ser manualmente. Portanto, isso não terá a ver com o que te queixas.

      Certifica-te das restrições que tens escolhidas quando inseres o widget de Controlo de Energia. Ao fundo tens um local de “Configurações de energia”. É possível que estejas nalgum estado que impeça o uso de Wifi.

      1. Avatar de Rui N.
        Rui N.

        Ainda nada. Tentei as configurações de energia,instalei também o Set Mac Address, e continua a não encontrar a rede wifi…

        alguma ideia?

        Obrigado!

        1. Avatar de Hugo Cura

          Já tentaste ligar-te a outras redes?

      2. Avatar de M. Castro
        M. Castro

        Estou com o mesmo problema.Só istalei as aplicações que estão em cima. activo a wifi diz “não é possível encontrar rede” e a wifi desactiva-se.
        Está tudo 5 estrelas e agradeço desde já o fantastico manual.
        se me puderem ajudar neste promenor, era exelente.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Não conheço um “método” para resolver essa situação. Tanto quanto sei, não acontece a todos e alguma insistência consegue resolver e acabar por pesquisar e encontrar redes wi-fi.

          Experimenta activar o wi-fi, depois antes de se desactivar sozinho, seres tu a desactivá-lo para o tornar a activar.

          1. Avatar de M. Castro
            M. Castro

            Voltei a repetir o processo todo e resolvi o problema.Mas fiquei com outro nas mensagens no campo paranão aparece o mais para adicionar contacto?!?!
            Tenho numeros nos contactos do telemovél e já reiniciei várias vezes o telemovél e nada. A solução é ir aos contactos e escolher enviar sms e depois como fica o histórico menos mas, mas se não fosse isso estava perfeito por isso se alguém souber como resolver agradecia.

  47. Avatar de PM
    PM

    Olá!
    Antes de mais parabéns pelo manual.
    Como sou um pouco leigo nesta materia e não quero fazer asneira (mas mesmo assim vou arriscar visto o manual estar tão pormenorizado) gostaria de saber quais as aplicações ditas inuteis da tmn e sapo que posso remover sem correr o risco de remover aplicações importantes para o funcionamento do a1.
    Obrigado.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Eu a ti faria isso apenas se estivesse com escassez de espaço visto que, depois de removidas, o rendimento e rapidez do a1 vão ser os mesmos.
      Bem… não tenho a ROM oficial instalada neste momento, mas tudo o que seja relacionado com sapo, tmn, meo, internet_no_telemóvel e afins podes remover. Mesmo assim, se pretendes ficar com essa ROM, aconselho-te a fazer um backup com recurso à recovery.

  48. Avatar de ricmam
    ricmam

    Este manual está muito bom.

    Tenho uma pergunta para o fórum. Instalei a CyanogenMod 6 port v0.40 e tenho o seguinte problema. Sempre que tento instalar uma aplicação o meu A1 faz um reboot e não instala nada, alguém sabe como corrigir este problema?

    Obrigado,

    1. Avatar de Hugo Cura

      Isso são indícios de um particionamento do cartão SD mal feito.

      Dá uma olhadela nestes comentários. Se isso não resolver e continuares com problemas, diz.

      1. Avatar de ricmam
        ricmam

        Não resulta, o que me parece é que é devido à frequência do CPU estar acima do normal, ele bloqueia sempre que instalao aplicações. Por vezes bloqueia também a fazer outras coisas e faz loop no arranque. O problema é que não consigo instalar nada (por exemplo o setcpu) para lhe baixar a frequência, pois faz logo boot antes de instalar. Há alguma possibilidade de lhe colocar logo uma rom já com o setcpu ou outro equivalente lá metido? Há outra solução? Obrigado.

  49. Avatar de ricmam
    ricmam

    Já consegui, finalmente lá consegui uma vez que instalou o setcpu, baixei a frequência e nunca mais aconteceu. Tenho uma outra pergunta. Onde posso encontrar temas para esta ROm e como os instalo? pois não gosto muito das cores da barra de tarefas e assim.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Ainda bem que sim. De facto, os processadores não são todos iguais e nem todos aguentam de forma estável os 691MHz, o meu é um deles. Contudo parece-me que não há um kernel para a CM6 com a frequência default.

      Quanto a temas… ao fundo da página 2 deste artigo tens 4 layouts disponíveis. O default tem a cor da barra branca e é o original da versão 2.2. Em relação a outros temas, procura no modaco, há lá várias barras disponíveis num zip instalável pela recovery.

      1. Avatar de ricmam
        ricmam

        Obrigado 🙂

        1. Avatar de Gonzalo
          Gonzalo

          Ola pessoal, ricmam podes dizer me como fisseste para instalar a setcpu? estou com o mesmo problema mas o meu a1 reinicia sempre…

          Agradecido

          1. Avatar de ricmam
            ricmam

            Não fiz nada de extraordinário, uma das vezes que tentei instalar funcionou…e a partir daí consegui baixar a frequência do CPU e nunca mais reiniciou. ACho que neste momento tenho a cerca de 600MHz.

            Tentem uma coisa. Depois de ligar o telemóvel deixem-no “repousar” por vários minutos para o CPU arrefecer. Se possível coloquem-no num local fresco, e depois tentem instalar novamente.

  50. Avatar de hldr
    hldr

    não consigo executar o ficheiro bat preciso de ajuda

    1. Avatar de Hugo Cura

      Qual é a dificuldade que tens? Especifica…

      1. Avatar de hldr
        hldr

        depois de aceder ao fastboot no a1 ligo o cabo o windows faz a actualização e quand vou para o 4ºpasso
        Correr o ficheiro batch install-boot_huawei_u8230.bat (ou os shell script disponíveis para linux …
        nao me aparece nada

        1. Avatar de Hugo Cura

          Supondo que estás a usar Windows e que apenas estás a executar esse ficheiro via explorador do windows, então o processo foi feito com sucesso. A janela simplesmente abre, executa, e fecha logo. No ecrã do a1 nada se altera.

          Para comprovares, abre a pasta onde estão esses ficheiros, carrega shift+botão direito do rato, escolhe “Abrir janela de comando aqui”, depois escreve a letra i seguida da tecla TAB e prime enter. Aí já verás a mensagem de sucesso na operação.

          1. Avatar de hldr
            hldr

            isto tá complicado agora deu me este erro

            cannot load ‘boot_huawei_u82x0.img’

          2. Avatar de Hugo Cura

            Foi um erro da minha parte no nome do ficheiro, lamento.

            Para não entrar em mais pormenores, basta fazer novamente o download do .rar e já funcionará. Link: http://goo.gl/axLUg

          3. Avatar de hldr
            hldr

            é isso já deu obrigado
            agora só falto o resto, já agora nao ha nenhum rom com o sistema 3.0

          4. Avatar de Hugo Cura

            Essa versão é para tablets, embora já tivessem feito ports para smartphones..

            Para o a1, estável, apenas há a 2.2. Espera-se uma 2.3 para breve.

  51. Avatar de hldr
    hldr

    isto é mais complicado do que parece
    não consigo fazer a verificação escrevo “su” e o ecrã fica todo preto

    1. Avatar de Hugo Cura

      Estranho. Instala esta aplicação e tenta novamente.

      1. Avatar de hldr
        hldr

        o avg detectou como vírus

        1. Avatar de hldr
          hldr

          já consegui fazer tudo thanks

  52. Avatar de Ana
    Ana

    Uma duvida, com a Rom cm6 AIO v5 é preciso fazer a partição do sd card? as apps tão a ser gravadas no telem 🙁

    1. Avatar de Hugo Cura

      Sim, o particionamento do cartão SD faz parte do procedimento.

      Existem formas alternativas como a criação de uma partição virtual que se serve de um ficheiro (em vez de partição). Essa forma não é recomendável e só há a ganhar em fazer o particionamento do cartão.
      Deves então fazer o backup dos dados que tens no cartão (para o PC), particionas com o ROM Manager, fazes o “wipe all” e instalas novamente a ROM. Não é mesmo necessário instalar a ROM, podia ser feito com recurso a alguns comandos, mas para facilitar é mais fácil instalar de novo.

      1. Avatar de Ana
        Ana

        xii n me apetece nada instalar outra vez a rom e as aplicações todas… formatar o sd card ainda fazia pq basta copiar as pastas para o pc mas configurar tudo de novo.. acho que por enquanto fica como está.

        obrigado 🙂

        1. Avatar de Ana
          Ana

          até porque fiz a partição do disco antes de instalar a rom só que quando tava a iniciar o telem não passava do boneco da cyanogen. tive de tirar a bateria e voltar a ligar, fui verificar se tinha ficado feito o a2sd mas não ficou :S

          1. Avatar de Hugo Cura

            Fizeste a partição do disco? Com isso queres dizer que particionaste o cartão?
            Se sim, usa o comando “a2sd help” e vê os comandos que podes usar.

            Algo como “a2sd cachesd” pode resolver-te o problema.
            Se não, vê quais as flags que tens e escolhe o comando que te parece que as mudará.

          2. Avatar de Ana
            Ana

            no terminal emulator qd faço a2sd chech da uma data de permission denied

          3. Avatar de Hugo Cura

            Tens de escrever “su” primeiro, já que esse comando requer permissões elevadas. Eu refiro isso no artigo.

  53. Avatar de Ana
    Ana

    pode-se passar da flb 1.7 para a cm6 certo? eu também já tinha feito partição do sd qd instalei a 1.7 há um tempo atrás, será por causa disso q n ta a dar?

    desculpe a chatice

    1. Avatar de Hugo Cura

      Sim pode, mas é necessário fazer “wipe data/factory reset” para não ocorrerem problemas. O melhor mesmo é ir ao ROM Manager, particionar novamente, e instalar a CM6. É tipo lusco fusco, 5~7 minutos e está feito 😀

      1. Avatar de Ana
        Ana

        lol ok vou fazer isso:´
        1º partição sd através do rom manager
        2ºwipe factory reset
        3º passar rom para sd e instalar no recovery

        certo?

        mt obrigado!

        1. Avatar de Hugo Cura

          Correcto. Não te esqueças que há mais para instalar além da ROM…

          1. Avatar de Ana
            Ana

            Já fiz tudo de novo e até agora tá 5*, para a proxima vai a cm plus, já agora, para instalar a plus, basta instalar por cima desta? ou é necessario configurar novamente a2sd e fazer factory reset?

            Obrigado mais uma vez 🙂

          2. Avatar de Hugo Cura

            Sim, pode ser por cima.
            Caso surja algum problema, basta fazer um “full wipe” e instalar o .zip de novo.

  54. Avatar de Nuno GOnçalves
    Nuno GOnçalves

    Boas. Fiz como o Tutorial indica e está tudo porreiro.
    No entanto não consigo que o sinal 3g fique fixo. Pisca 3 ou 4 vezes e volta a desaparecer…

    O mesmo acontece caso tenha a 2.1 oficial da tmn.
    Já tentei o apoio técnico onde reconfigurei todos os pontos de acesso (tmn internet e mms) e NADA.
    Continuo com este problema. Já instalei e reinstalei vezes sem conta o CYAN do link lá de cima. Set MAC Adress e tudo o que lá vem tirando os extras que não me interessam e continuo sem 3g…

    Por favor alguém que me ajude que isto está a dar comigo em maluco.
    É que nem na versão original do 2.1 da TMN funciona!

    Que se passará=???

    Obrigado de antemão pela ajuda

    1. Avatar de Hugo Cura

      Das duas, uma:
      – problemas de hardware com o smartphone
      – cartão SIM desactualizado… ainda é dos amarelos ou é azul?

      1. Avatar de Nuno GOnçalves
        Nuno GOnçalves

        Azul… No inicio era amarelo e deu problemas e depois tive de o ir trocar por um dos azuis…

        Como sei se é de hardware o problema?
        Há algum teste que possa fazer?

        Será que terei de mandar fazer outro cartão dos azuis?

        Abraço

      2. Avatar de Hugo Cura

        Li mal 🙂
        Se funciona com a original da TMN, não é nenhum dos problemas que disse.

        Bem, faz o download da aplicação APN Portugal, instala os APNs, certifica-te que a opção “Dados activados” está activa em “Definições da rede móvel”, e activa a internet na aplicação APN Portugal. Existem outras aplicações alternativas a essa como a APN OnOff.

        1. Avatar de Nuno GOnçalves
          Nuno GOnçalves

          Pois. Já o fiz!
          Tenho isso tudo bem configurado!

          E com o original da TMN tb n funciona!

          Jà agora, onde posso arranjar o firmware original? Julgo que o meu vinha com o 1.5

          Não sei mais o que fazer a isto.
          N entendo a razão para não ter 3G, mesmo depois de ter APN correctamente configurada e o APN portugal instalado e todos os parametros nas definições do tlf (dados, etc) ligados

          1. Avatar de Hugo Cura

            Li mal foi à 2ª vez, desculpa.
            Faz o seguinte: reverte tudo para a ROM original 2.1, como indicado em “Reverter toda e qualquer alteração ao sistema”, e vai a uma loja TMN expor o problema.
            É provável que eles te dêem imediatamente um cartão novo para verificar se o problema é ou não do cartão. Se não for, será mesmo problema de hardware e então precisará de ir à garantia (onde não convém ser detectada nenhuma modificação aqui explicada).

          2. Avatar de Nuno GOnçalves
            Nuno GOnçalves

            Pois… lá terá de ser.

            Que situação esta.

            Obrigado pela ajuda. Vou tentar ver isso na loja.

            Depois posto aqui feedback caso mais alguém tenha ou venha a ter a o mm problema.

          3. Avatar de Hugo Cura

            Sim, faz isso.
            Obrigado.

  55. Avatar de ricmam
    ricmam

    Nova questão.

    Tenho a Rom a funcionar porreirinha, o tema como gosto, tudo fantástico, excepto um pequeno promenor. Quando ligo o GPS o icon aparece na barra superior e depois desligo o GPS, mas o icon mantém-se. Já experimentei diversas vezes, ligar, desligar, arrancar o google maps, sair, e nada. Aparentemente nas configurações de localização o GPS está inactivo, mas o icon não sai da barra superior. A única forma de o fazer desaparecer é fazer um reboot ao telemóvel.

    Alguma sugestão?

    É que eu nem tenho a certeza se o GPS está mesmo desactivado e apenas o icon se mantém, ou se continua activado (e a consumir bateria), apesar de me aparecer em todo o lado desactivado.

    1. Avatar de ricmam
      ricmam

      Já agora, só como informação, eu tenho o LauncherPro.

    2. Avatar de Hugo Cura

      Esse é um problema conhecido e ainda não corrigido. Quando desligas o GPS e o ícone se mantém lá, o GPS fica mesmo desligado, tu próprio podes testar, por exemplo com a aplicação GPS Status .

      1. Avatar de ricmam
        ricmam

        Ok, obrigado, como não o tinha visto na lista de limitações pensava que era um problema meu, e não comum.

        Já agora, esta ROM ainda está a ser melhorada ou já pararam de desenvolver sobre ela?

        Onde é que posso encontrar updates?

        Para instalar uma nova actualização da ROM é necessário reinstalar tudo de novo ou há forma de instalar apenas as alterações, ou seja, um pequeno updat e não toda a rom?

        Obrigado, este artigo deu-me um ajuda fantástica.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Na altura que preparei este artigo ainda não havia outra ROM melhor. Actualmente há já uma versão, curiosamente com modificações feitas por um português, que apresenta ligeiras melhorias e algumas correcções: [ROM] CyanogenMod Plus.

          No entanto o desenvolvimento dessa ROM está também parado pois as atenções estão todas viradas para a CyanogenMod 7 (baseada no android 2.3 gingerbread) que, segundo dizem, já está pronta e está apenas a aguardar aprovação oficial por parte da comunidade CyanogenMod. Caso não seja aprovada é disponibilizada de forma não oficial como todas as outras. É também sabido que a CM7 está mais lenta que todas as anteriores.

  56. Avatar de hldr
    hldr

    não há como instalar o flash 10.1?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Não, o processador ARMv6 não suporta, só a partir do ARMv7 (Cortex-A8).

      Mesmo assim há uma óptima solução para ver vídeos em flash: Skyfire browser.
      Merecerá um artigo assim que tiver tempo.

  57. Avatar de hldr
    hldr

    é por isso que o fundo do meteor blitz fica branco?

  58. Avatar de Miguel Dias
    Miguel Dias

    Boas, já tenho a ROM a funcionar e muito bem até. Por seu lado consegui recuperar todas as minhas aplicações que tinha no 2.1 e que agora estão no 2.2, graças a uma aplicação que se chama titanium backup onde posso fazer restauro e backup. Mas como não formatei o cartão de memória, todo o restauro foi feito deste programa. Ou seja a minha licença do NDRIVE manteve-se sem alterações. Como tal ainda estou a testar e ainda sem nenhum problema. Já removi aplicações, já instalei tudo para o cartão de memória. O telemóvel nunca foi abaixo ou sofreu nenhum reboot. Mesmo com o cpu a 691MHz. O sinal de GPS está mais rápido com esta ROM do que a que tinha. Como tal estou rendido a esta ROM. Obrigado a todos e continuem o excelente trabalho

  59. Avatar de Gonzalo
    Gonzalo

    Ola Hugo Cura, parece que estou com o mesmo problema que tinha o nosso amigo ricmam, de facto continuo sem poder instalar aplicaçoes que reinicia… como posso baixar a frequência sem instalar o setcpu?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Que eu saiba não existe um kernel para essa versão que tenha frequência inferior a 691MHz. Não encontrei também forma de o instalar a partir da recovery.

      Experimenta desligar o a1 e deixá-lo arrefecer bem, sem possível num local bem fresco. Depois inicia-o e vai imediatamente instalar o setcpu.

      Se mesmo assim não der, experimenta usar a aplicação root explorer e copia o .apk do setcpu para a pasta /system/app e dá-lhe permissões rw-r–r– (644). Depois reinicia e verifica se já aparece na lista das aplicações. Nunca testei o que acabei de dizer, não faço a mínima ideia se funciona ou não.

  60. Avatar de Nuno GOnçalves
    Nuno GOnçalves

    Já tenho tudo a funcionar. Não dava porque… tinha ultrapassado o meu plafond de internet mensal, e estava a ser taxado ao dia e tinha a rede 3g bloqueada pela tmn!
    Agora tenho tudo mas tudo a funcionar impecávelmente.

    GRaças a este tutorial.

    Obrigado pela ajuda

    1. Avatar de Hugo Cura

      Eheh, afinal o problema era bem simples, diferente de tudo o que se pensou…

  61. Avatar de ricmam
    ricmam

    Tema: teclados.

    Boas, gostaria de lançar este tema muito rapidamente:

    1) Qual o teclado que preferem para Android?
    2) Alguém conhece algum programa que crie um cursor para movimentação no texto que se está a escrever para o Android 2.2 (Froyo) à semelhança do que tem por exemplo no 2.3 ou no 3.0 dos tabs?

    Obrigado,

    1. Avatar de Hugo Cura

      1) TouchPal ou SmartKeyboard (a vantagem é trocar entre os vários tipos e ter os símbolos acessíveis rapidamente)
      2) Não, mas precisas disso com a trackball?

      1. Avatar de ricmam
        ricmam

        1) O Swiftkey não vale a pena?

        2) Não sabia que a trackball fazia isso! Dá muito jeito. Obrigado 🙂

  62. Avatar de Jlourenco
    Jlourenco

    boas!!

    tenho uma duvida! tenho um SGS e queria apenas apagar as apps da sapo e tmn. mas antes queria fazer um backup da rom original para, caso aconteca algo, instalar novamente a rom original no terminal.
    para fazer o backup tenho utilizado o Rom manager mas na parte em que reinicia em recovery mode ele fica la parado a espera que eu escolha a opção de fazer reboot.

    Alguem pode dar uma ajudinha?

    cumps

  63. Avatar de CMota
    CMota

    Gostaria de saber se este tutorial serve para desbloquear o TMN A1 para por exemplo, a rede VODAFONE?

    Estou interessado em comprar um, mas queria saber se este metodo permite desbloquea-lo.

    Aguardo resposta.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Não permite, este método nada tem a ver com o bloqueio de rede.

      1. Avatar de CMota
        CMota

        Conheces alguma forma de o desbloquear, sem ser pela TMN porque fica caro.

        Tipo, por algum software ou assim..

        1. Avatar de Hugo Cura

          Isso não é propriamente algo legal para se falar aqui.
          Existe algures online a um custo de $20 e tens sempre a hipótese de usar um x-sim, smartsim ou whatever.

  64. Avatar de Joao Gomes
    Joao Gomes

    Estou com um pequeno problema quando fiz as partições do cartão de memória a partir daí o cartão deixou de ser reconhecido, tanto no pc como no telemóvel, e tentei isto duas vezes com um cartão de 2GB e com outro de 8GB, sendo que ficaram os dois com o mesmo problema. Gostaria de saber se existe alguma solução para este problema ou se vou ter de comprar outro cartão de memória

    1. Avatar de Hugo Cura

      As partições foram feitas com recurso ao ROM Manager, tal como explicado?
      Já tentaste usar um adaptador USB para o microSD e abrir o cartão no PC? No Windows abre o compmgmt.msc, ou então o Gparted no linux, e verifica que partições lá estão.

      1. Avatar de Joao Gomes
        Joao Gomes

        Particionei com o Rom Manager tal como indicado no tutorial. O a1 afinal reconhece o cartão e está bom, mas ainda não consegui ler este cartão no pc, seja pelo telemóvel ou com adaptador. É que nem consigo arranjar maneira de passar o cyanogen mod para o cartão para que o possa instalar. Se me pudesse dar uma ajuda agradecia

        1. Avatar de Hugo Cura

          Daria essa ajuda com todo o gosto mas não estou a ver o que poderá ser. Experimenta particionar novamente, ou mesmo ir aos gestores de partições que mencionei no comentário anterior, eliminar todas as partições, criar uma partição FAT32 com todo o espaço disponível no cartão e experimentar novamente.

        2. Avatar de Ana
          Ana

          Não consegue passar a cyanogen por bluetooth? Experimente a aplicação dropbox, é como faço com o meu, o meu portátil n tem bluetooth

          1. Avatar de Hugo Cura

            Boa sugestão. Há também aplicações do género que usam wi-fi, como esta.

          2. Avatar de Joao Gomes
            Joao Gomes

            Obrigado a todos pela ajuda não tenho bluetooth no pc mas já resolvi essa questão ao meter o cartão sd num Nokia 5800 e aí ele reconheceu-o. Penso que será um problema de não ter drivers do telemóvel. De qualquer maneira já consegui instalar e está 5 estrelas muito obrigado a todos pela ajuda e parabéns pelo excelente tutorial

  65. Avatar de d@Costa
    d@Costa

    Boas Hugo, estive ontem a seguir este teu tutorial à risca, mas algo de mal ocorreu, pois agora nem sequer consigo instalar a versão base. Pois quando faço a combinação das teclas DESLIGAR CHAMADA + VOLUME UP + POWER aparece a mensagem “Update failed” com os botões todos a piscarem. Já iniciei esta tarefa mais de 10 vezes e é sempre a mesma coisa. Será que tens alguma ideia e que me possas ajudar?
    Abraço, fico aguardar a tua resposta.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Certifica-te que o ficheiro está gravado na pasta correcta no SD.
      Não vejo que mais possa ser… Fizeste o backup na recovery antes de fazeres qualquer alteração? Se sim, basta restituíres o backup.

      1. Avatar de d@Costa
        d@Costa

        A pasta “dload” com os 2 ficheiros está na raiz do cartão. Outro problema é que nao consigo aceder às definições (settings)ao tentar da-me o seguinte erro: “The application Canvas (process android.process.launcher) has stopped unexpecteddly. Please try again.”
        Tinha a ROM da RedBull, tentei repor a Rom oficial mas deu erro ao concluir. Agora tenho icons da RedBull e da TMN. Outrs coisa que tentei fazer hoje é o que no Terminal Emulator ao fazer “su” diz-me que o acesso é negado. E ontem consegui…

        1. Avatar de Hugo Cura

          Faz o restauro de fábrica. Liga o telem com DESLIGAR CHAMADA + MENU + POWER e escolhe “wipe data/factory reset”.
          Quanto ao outro problema, parece-me que perdeste o acesso root. Tens de repetir o processo.

          1. Avatar de d@Costa
            d@Costa

            e depois reinicio normalmente ou faço o update da rom?

          2. Avatar de Hugo Cura

            Como queiras. Os 2 devem funcionar.

  66. Avatar de d@Costa
    d@Costa

    Nada!!! Update failed.
    Já não sei mais o que fazer.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Faz o download de novo, talvez o ficheiro esteja corrompido. Ou, caso tenhas particionado o cartão, pode ser que algo não esteje bem. Usa outro cartão se tiveres.

  67. Avatar de d@Costa
    d@Costa

    Tenho outro mas é só de 256mb, acho que não é suficiente, pois não?

  68. Avatar de ricmam
    ricmam

    Boas pessoas,

    Estive a fazer uns testes e parece-me que encontrei um procediemnto para instalar estas ROMs com velocidades de CPU superiores nos telemóveis que, como o meu, ficam sempre a fazer reboot e não permitem a instalação de nenhum progrema. Então é assim:

    1) Coloquem no cartão SD os ficheiros .ZIP enunciados neste fórum, mais o instalador (.apk) do SetCPU mais o instalador (.apk) do Rom Manager.

    2) Instalem, conforme foi explicado o .ZIP base da ROM e apenas este. Nada de instalar as aplicações google.

    3) Arraquem apenas com a rom base instalada, pois desta forma o CPU é muito menos usado e não tem o problema dos reboots constantes ao tentar instalar aplicações.

    4) Instalem o SetCPU e configurem para uma velocidade mais baixa do que os 691Mhz da ROM. O programa tem um Autodetect. No meu caso detectou 612MHz e funciona na perfeição, nunca fez qualquer reboot.

    5) Instalem o Rom Manager (para usar a opção reboot in recovery mode). Em alternativa têm a combinação de teclas já falada neste artigo, mas isso comigo nem sempre resulta, por isso aconselho o Rom Manager.

    6) Arranquem em Recovery MOde e instalem o 2º ZIP (com as aplicações google).

    7) Reboot e voilá, devem ter tudo a funcionar com uma velocidade de CPU que o vosso sistema suporta.

    Instalem tudo o que quiserem a partir daqui.

    1. Avatar de d@Costa
      d@Costa

      Os ficheiros do .ZIP ficam na raiz do cartão ou em alguma pasta? E os ficheiros .apk, também na raiz ou em alguma pasta?

    2. Avatar de Hugo Cura

      Bom truque, por acaso nunca instalei uma ROM sem instalar logo as google apps… o meu telem também nunca se queixou muito com os 691MHz 😛

  69. Avatar de PM
    PM

    Olá Hugo, quando tento descarregar a aplicação z4root o meu antivirus detecta logo um virus trojan pelo que obviamente não posso utilizar o ficheiro. Onde posso ir buscá-lo.
    Obrigado

    1. Avatar de Hugo Cura

      Se o queres usar e descarregar a partir do PC, terás obviamente que desligar o antivírus. O que esse ficheiro faz não é propriamente seguro para quem não o quer ou não sabe o que vai fazer. Como sabes realmente a sua função, deixa de ser uma ameaça para ti.

      Mas tens melhor solução: faz o download a partir do smartphone 😉

  70. Avatar de Joao Gomes
    Joao Gomes

    O meu telemóvel também me estava a dar o problema de reiniciar quando instalava uma aplicação. Depois de alguma pesquisa descobri que não se devia à frequência do cpu estar demasiado alta, mas às google apps que estão incluídas neste pacote criarem erros forçando-o a reiniciar. Deixo aqui o link das gapps “fixed”: http://dl.dropbox.com/u/19036985/M0D4C0%20-%20PuLs3/Gapps%20FIXED%20(Hopefully)%20(copied%20from%20Richard).zip

    Não se esqueçam que para instalar isto é necessário fazer o reset de fábrica outra vez e só depois seguir os passos da instalação do cyanogen mod, substituindo as gapps que lá estão por estas.

    Espero que ajude e continuação de bom trabalho

  71. Avatar de Begincaos
    Begincaos

    Sr. Hugo Cura.
    Parabéns por este guia.
    Sou um utilizador que comprou este equipamento há 2 meses.
    Sou novo nisto.
    Tem aqui um tuturial que mete inveja a muitos por ai, ques e dizem ajudar.
    Pergunto se tudo isto falhar é tudo reversível?
    Acha que vale a pena neste momento ou espero mais um tempo? uma vez que o smartphone tem 2 meses?
    Para colocar as app no SD é memso necessário colocar essa rom ?

    Muito obrigado

    1. Avatar de Hugo Cura

      “Pergunto se tudo isto falhar é tudo reversível?”

      É, está na última parte do artigo.

      “Acha que vale a pena neste momento ou espero mais um tempo? uma vez que o smartphone tem 2 meses?”

      Quando o comprei, não tive com a ROM original mais que 2/3 dias.

      “Para colocar as app no SD é memso necessário colocar essa rom ?”

      Essa? Estão aqui referidas duas, tal como digo, existem outras. Se fores um “craque” em linux pode ser que consigas por isso a funcionar na ROM de origem.

  72. Avatar de Begincaos
    Begincaos

    OK, como não sou craque em Linux, nem tao pouco +/- 🙂
    Que ROM estável aconselha a colocar no A1?
    Obrigado

    1. Avatar de Hugo Cura

      Dá uma olhadela no artigo.

      1. Avatar de Begincaos
        Begincaos

        Apenas mais uma pergunta. posso faer isto com o root temporário?

        1. Avatar de Hugo Cura

          Podes. Só precisas de root para flashar a recovery com o ROM Manager e para alterar a frequência do CPU.

          Mas não vejo o porquê dessa questão…

          1. Avatar de Begincaos
            Begincaos

            como referi sou muito nabo nisto . OK vou tentar fazer o que esta aqui no tuto. Obrigado

          2. Avatar de Hugo Cura

            Sim, compreendo. Mas se vais alterar a ROM, estás com receio de fazer root “permanente”?

            Escrevi a palavra permanente entre aspas porque é reversível… basta fazer o restauro como indicado na última parte do artigo e tudo volta exactamente como estava de origem.

          3. Avatar de Begincaos
            Begincaos

            pois… ralmente não faz muito sentido. se vou alterar a ROM…

          4. Avatar de Begincaos
            Begincaos

            instalei isto
            * FLB-Mod v1.7 [62.3 MB]
            * Fix for Android Terminal crash [57 KB]
            * Espresso framework text fix & APN fix [1.89 MB]

            faco reboot agora?

          5. Avatar de Begincaos
            Begincaos

            Bem, não está a correr la muito bem. sempre que tento instalar alguma coisa reinicia

  73. Avatar de Begincaos
    Begincaos

    Boas noites
    instalei esta RO

    * CM_AIO_v5
    * Aplicações Google
    * CM6 kernel OC 691MHz

    por esta sequência. tudo bem inicia etc.
    o problema é que agora nao consigo instalar nada
    quando tento instalar uma aplicação bloqueia e reinicia.
    Alguma ajuda sff?

  74. Avatar de Begincaos
    Begincaos

    Fiz o fix que indicou mas aconteceu o mesmo. ;(
    poxa, eu que estava ja rendido

      1. Avatar de Begincaos
        Begincaos

        Ok fiz isso e resultou.
        esta tudo bem até ao momento, mas tenho uma dúvida. quando executei no terminal para ver se estava tudo bem no espaço do cartão aparece-me esta informação, que não condiz com a imagem.
        “___ _____
        | \ |
        | | |
        |__/ | Darktremor Apps2SD

        [ ] GetProp Command = /system/bin/toolbox getprop
        [ ] SetProp Command = /system/bin/toolbox setprop
        [ ] Mount Point = /system/sd
        [ ] Creating /cache/dc
        [ ] Symlinking /cache/dalvik-cache to /data/dalvik-cac
        [ ] Starting Apps2SD Check Program.
        [ ] Searching for Mount Point…[*] Mount point /system/sd located.
        [ ] Checking for ext partition
        [X] Ext partition found, but not mounted.
        Your rom may not be setup to run Apps2SD.
        Check with your rom developer if the boot image
        is programmed to run Apps2SD.

        Your partition may be using an EXT4 partition,
        but your rom may not support EXT4. Repartition
        your SD card to use EXT2 or EXT3.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Isso talvez se deva à nova versão do Rom Manager que formate em EXT4. Escolheste o tipo de partição no ROM Manager (EXT2/3/4)?

  75. Avatar de PM
    PM

    Tentei instalar a rom cyanogen mas quando vou a instalar aparece “installation aborted”. Alguém pode ajudar
    obrigado

    1. Avatar de PM
      PM

      Não consegue abrir o ficheiro zip CM_AIO_v5. E por isso aborta.

      1. Avatar de Hugo Cura

        É provável que esteja corrompido. Faz o download de novo e volta a experimentar.

    2. Avatar de Hugo Cura

      Seguiste o tutorial à risca?
      Fizeste o “wipe data/factory reset”?

      1. Avatar de PM
        PM

        E agora não consigo fazer restauro do backup que criei, não me aparece no “manage and restore backups”. E agora melhor ainda o pc não lê o cartão com o cabo de dados ligado. devo ter feito alguma coisa mal. Só não sei o que

        1. Avatar de Hugo Cura

          Talvez seja o cartão com algum problema…

          1. Avatar de PM
            PM

            Consegui fazer o restauro do sistema. Passa-se o seguinte:
            tenho 2 cartões o de origem (2gb) e um novo de (8gb)que partitionei como indicado no tutorial. Queria instalar a nova rom com o cartão novo mas tinha feito o backup no cartão de origem e não copiei com o nome de pasta correcto para o cartão novo. Corrigi isso e consegui fazer o restauro. Mas mantenho sem conseguir aceder ao ao telemovel no meu pc. Desisntalei o controlador mas quando ligo o a1 ao pc, não volta a reinstalar?

            Será que não consigo abrir o zip da cyanogen por ser um cartão diferente ou tenho que copiar na integra o que tenho no cartão de origem para este de 8gb?

            Desculpem estas duvidas, se calhar estou-me a esquecer de alguma coisa muito simples e não estou a ver.
            Obrigado

          2. Avatar de Hugo Cura

            Se te referes ao controlador para o ADB, então pelo menos no Windows 7 não consigo por isso a funcionar.

            Se ter referes ao modo de armazenamento USB, então aqui não tenho qualquer problema. É só ligar, escolher “montar” no android, e aparece logo a unidade do cartão SD. Isto com a ROM da cyanogenmod.

  76. Avatar de PM
    PM

    Já consegui finalmente instalar a rom cyanogenMod 6. E para já está impecável. Precisava de uma ajudinha era na questão da câmara:
    depois de substituir o ficheiro antigo pelo fornecido aqui como faço para dar permissão?
    Como disse anteriormente sou um leigo nesta matéria.
    Obrigado a todos e sobretudo ao Hugo Cura pelo excelente tutorial ajuda disponibilizada

    1. Avatar de Hugo Cura

      Não tens de quê 😉

      Se o tiveres feito pela consola, adb, terminal, whatever, podes usar o comando “chmod 655 camera.apk”. Se estiveres a usar o Root Explorer, clicas em Mount R/W, clique longo no ficheiro, escolhe permissions, e depois selecciona:
      – User: read, write
      – Group: read
      – Others: read

  77. Avatar de Begincaos
    Begincaos

    Boas estou com probemas na camera, dá sempre aquele erro.
    Mas o problema é que eu não sei fazer pelo terminal, e pelo root explorer dá erro tambem e não arranca

    Soluções?

    1. Avatar de Begincaos
      Begincaos

      Ok, Hugo, já arranjei uma versão do root que não crasha nem dá erro.
      mas agora não consigo copiar o ficheiro, diz que a pasta não tem espaço para copiar. devo ter feito algo de errado.
      uma coisa que reparei, é que as permissões que dou ao ficheiro desaparecem assim que saio do menu “permissões”

    2. Avatar de Hugo Cura

      Tens só que fazer o que descrevo, nada mais.
      Para fazer qualquer alteração em ficheiros com o root explorer tens de premir em “Mount R/W” para mudar para o modo de escrita.

  78. Avatar de Begincaos
    Begincaos

    Hugo, ou eu não estou afazer correctamente, ou algo está mal.
    Estou a fazer o seguinte. A aplicação com o fix, está guardada no SDcard. Supostamente é esse ficheiro que tenho de fazer o CHMOD certo?.
    Supondo que sim, eis o que não consigo fazer.
    *Não consigo copia-lo para a pasta /system/app/
    *Não consigo alterar as permissões, pois, depois de alterar, as permissões retornam ao que estavam antes.
    *Na pasta /system/app/, a aolicação camera.apk já tentei apagar (e consegui), mas assim que saio da pasta e entro novamente, a aplicação retorna a aparecer.
    Que fiz de mal?

    à, e na questão do “Mount R/W” está activada.

    1. Avatar de Hugo Cura

      És tu que não estás a fazer correctamente.
      Vamos lá ver “se nos entendemos”.
      – abre o root explorer
      – vai à pasta /sdcard e procura aí o camera.apk que fizeste download a partir do artigo
      – faz um clique longo sobre o camera.apk e escolhe copy
      – assim que fazes isso aparecem 2 botões em baixo: Paste e Cancel. Nunca canceles pois perderás o caminho que copiaste
      – vai à pasta /system/app e carrega em “Mount R/W”
      – de seguida carrega em Paste. Se perguntar se queres substituir diz que sim
      – clique longo sobre o camera.apk, após substituir, e escolhe permissions
      – as permissões devem ser:
      * user – read + write
      * group – read
      * others – read
      – confirma e está feito.

  79. Avatar de ricmam
    ricmam

    Alguém sabe como é que, depois de instalar a ROM Cyanogenmod 6 no TMN A1, é possível continuar a usá-lo como modem de acesso á Internet do PC ligado por USB? É que o meu TMN A1 PC Suite deixou de detectar qualquer dispositivo. Há alguma solução?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Não é possível pois os drivers do Windows para o ADB deixaram de ser compatíveis com essa versão.
      Mas tens uma solução melhor e mais prática: Barnacle Wifi Tether

      1. Avatar de ricmam
        ricmam

        Boas, não conhecia esse programa. Experimentei, funcionou, mas o acesso wifi fica muito lento. Entretanto e graças a esta dica encontrei este que usa a ligação USB (testei e funciona muito bem) e tb Bluetooth (ainda não consegui colocar a funcionar.

        https://market.android.com/details?id=com.pdanet

        1. Avatar de Hugo Cura

          Boa sugestão. Talvez até mereça um artigo, principalmente pelo suporte de bluetooth.
          Obrigado.

          1. Avatar de ricmam
            ricmam

            Depois de alguns problemas a emparelhar o telemóvel com o PC, já consegui também ter net no portátil usando a ligação 3G do telemóvel, através de Bluetooth. É um pouco mais lento do que com cabo USB, mas bem mais rápido do que criando um hot-spot wifi 🙂

          2. Avatar de Hugo Cura

            Já usei o barnacle várias vezes e funcionou sempre bastante bem, sem lentidão.

  80. Avatar de ricmam
    ricmam

    Mais uma pergunta para a comunidade: Já alguém tem o Android 2.3 (Gingerbbread) neste TMN A1? Há alguma ROM a ser preparada?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Há esta Cyanogenmod 7 ainda com alguns problemas. Espera-se aprovação oficial por parte do projecto cyanogenmod, aqui.

  81. Avatar de Begincaos
    Begincaos

    Olá Hugo, obrigado pela tentativa d ajuda. no entanto não consegui fazer o que diz.
    alias agora até nem tenho a aplicação.
    Apaguei a camera.apk de lá e por mais que cole o ficheiro novo para lá, (supostamente cola lá), ele nunca aparece na pasta.
    uso a aplicação do camera360, que vai dando para os gastos. não resolve, mas substitui.
    Vou também esperar pela outra versão Cyo7.
    abraços e obrigado pelo esforço.

  82. Avatar de Foxe
    Foxe

    Não consigo permitir o SU request, depois do download, aparecere-me fecho forçado ou esperar, não posso instalar outras ROM’s sem o SU Request? Ou fazer o backup de outra forma?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Desculpa mas não percebi bem ao que te referes ou em que ponto estás. Dá-me mais detalhes sff para que te possa ajudar.

  83. Avatar de Gonzalo
    Gonzalo

    Tenho um problema com o meu A1, tento reverter todo o software e dá sempre update failed… tentei varias vezes e nada… até com cartoes diferentes.

    Agradecido

    1. Avatar de Hugo Cura

      Faz o download novamente, é possível que o ficheiro esteja corrompido.

      1. Avatar de Gonzalo
        Gonzalo

        Já experimentei fazer o download novamente mas nada me resolve o problema… será que alguma coisa me correu mal durante a instalaçao da rom ?

        1. Avatar de Hugo Cura

          Acho isso estranhíssimo. Já instalei ROMs experimentais, que nem sequer iniciaram, e consegui repor o estado original sempre que precisei, usando esse método.
          Experimenta ir à recovery, escolhe “wipe data/factory reset”, e tenta novamente instalar o update 2.1 da tmn.

  84. Avatar de Rui
    Rui

    Ultimamente o meu A1 reinicia quando uso aplicações mais pesadas, como o Ndrive (nos piores momentos), ou a aplicação Meo, ou ainda quando faço tethering. Estou a usar a rom tmn 2.1, e faço root com o z4 unicamente qd preciso. Alguma ideia para resolver isto?

    Obrigado pela ajuda

    r.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Sim: um upgrade para uma ROM das faladas aqui neste artigo 😉

  85. Avatar de João
    João

    Desde já obrigado pelo guia 😉

    Depois de fazer a actualização deixei de poder usar o software para ligar à net via cabo USB que vinha com o telemóvel o que dava jeito.
    Tethering por Bluetooth é um pesadelo para por a funcionar e por wireless para além de ser inseguro consume muita bateria e aquece-a.
    Há alguma maneira de usar novamente ligar à net via cabo usb sem o sdk do android?

    Obrigado

    1. Avatar de Hugo Cura

      Esse é um problema conhecido na ROM da CyanogenMod. Por acaso não necessito dessa funcionalidade mas compreendo a tua preferência.
      Não sei se adiantará usar um programa para que isso funcione, mas experimenta o Easy Tether Lite ou PdaNet. Depois dá feedback.

      1. Avatar de João
        João

        Tenho usado o PdaNet e tem funcionado porreiro, tem até uma funcionalidade adicional que não me exige desligar a ligação de dados do telemóvel quando uso a net no portátil. (Fazia isso porque notava a ligação mais lenta e caía mais vezes se tivesse a ligação de dados ligada no telemóvel ao mesmo que usava a net no portátil.)
        Tem é dois contras:
        É preciso pagar ao fim de X dias e não consigo fazer uma ligação VPN com a net assim não sei porquê.

  86. Avatar de Miguel Mota
    Miguel Mota

    Tenho o meu A1 há 4 dias e já está com a CM 6.1.0-RC2 Pulse. Apenas fazem falta 2 coisas que ainda não consegui: Atribuir uma música mp3 a um contacto e colocar uma tecla a fazer bloqueio do teclado.
    Por falar em teclas….as teclas em baixo iluminam-se se “mexerem” no icon da luminosidade. Ficam acesas até o tel bloquear o teclado. De momento estou bem satisfeito. A próxima etapa vai ser tentar instalar o prog “Link2sd” na rom da tmn (com root e Superuser)vi um vídeo no youtube e parece que resultou. Neste momento o Setcpu está com Max de 672M e min de 245M (scalling onde demand). Não tem reiniciado e a bateria tem-se aguentado mais de 1 dia.Ndrive também está ok. INstalei também o Superbox que tem também a opção de copiar para o SD.
    Só noto uma coisa neste tel. o som nas chamadas não é grande coisa, ás vezes nem se percebe o que as pessoas dizem e é muito baixo…há alguma maneira de alterar isto?

  87. Avatar de kincaid
    kincaid

    quando vou ao rom manager e escolho a opçao: “Flash ClockworkMod Recovery”, diz que tenho de estar ligado a net…tenho mesmo?como faço?
    aguardo respostas

    1. Avatar de ricmam
      ricmam

      Tens mesmo, pois ele faz download de um pedaço de software.

      1. Avatar de kincaid
        kincaid

        pois…eu tive aqui um topico que dava pa ligar a net pelo pc, mas o tal ficheiro “usb tunnel” nao o consigo arranjar. alguem o tem? pa o ter é preciso ir pelo market, mas se nao tenho net no a1 nao posso ir por ai busca lo.

  88. Avatar de ricmam
    ricmam

    Já agora, tenho 2 questões relativamente ao TMN A1:

    1) Alguém sabe se já está disponível uma ROM com o Gingerbread (Android 2.3.x)?

    2) Nos contactos é possível de alguma forma configurar a pesquisa para que vá também procurar os contactos na GAL (Global Address List) do Exchnage?

    Obrigado.

  89. Avatar de Miguel
    Miguel

    Bem parece que já há maneira de colocar as aplicações no cartão micro sd em versões 2.1 e 1.6, com o “link2sd”. Parece que é necessário root, rom manager e fazer 2 partições…Ainda não consegui :(..Fica sempre a tentar criar a 2 partição…Alguém já testou isto?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Quando tens aqui uma ROM 2.1 optimizada ao máximo e já com essa funcionalidade e uma 2.2, muito mais rápida, com isso e muuuito mais… para quê estares a perder tempo com isso?? Não percebo.

      1. Avatar de Miguel Mota
        Miguel Mota

        Não é uma questão de perder tempo, mas sim de explorar a ROM original até onde conseguir. A ROM 2.2 que utilizei (CM 6.1.0-RC2 Pulse), por exemplo não tem opção de atribuir um toque diferente daqueles que já estão incluídos nela, pelo menos eu não consegui. Concordo que é mais rápida, sem dúvida, então com o Set cpu configurado…consegui que a bateria do meu A1 fosse até 3 dias. WI-fi quase sempre ligado e 1 vez com GPS.A CM 7 que testei ainda deixou mt a desejar, embora acho que estão no bom caminho, mais uns “toques” e fica boa.
        Mas isto para dizer que consegui colocar o link2sd a funcionar na ROM original. Mas vou voltar à CM 6.1.0-RC2 Pulse, apenas pela velocidade….

        1. Avatar de Hugo Cura

          Para toques utilizo o Ringo Pro (que também tem versão Lite

  90. Avatar de micael
    micael

    uma ajuda, fiz os passos ne, so que agora a camara volta e meia deixa de funcionar…tiro prai duas fotos e deixa de funcionar.
    alguma sugestao?
    agradeço

    1. Avatar de Hugo Cura

      A câmara default do Android crasha se forem tiradas fotos de 3MP (ou várias de tamanho inferior). Para corrigir basta instalar um programa alternativo, como o Camera360, ou usar o Camera.apk disponível abaixo em “Extras”, que é uma correcção da aplicação standard (explicação de instalação mais abaixo);

      1. Avatar de micael
        micael

        vou experimentar esse “camara360”.
        ja tinha instalado o camara.apk mas mesmo assim da erro, de qualquer maneira vou experimentar o camara360.
        obrigado;)

        1. Avatar de Hugo Cura

          Se dá erro é porque não deves ter feito bem o procedimento. Verifica isso porque aqui funciona às mil maravilhas.

          1. Avatar de micael
            micael

            e so intalar nao é? pelo room manager?

          2. Avatar de Hugo Cura

            Aquilo não é uma instalação. Segue à risca a descrição no artigo e funcionará.

        2. Avatar de BrunoG
          BrunoG

          Comigo por alguma razão não funcionou e acabei por desistir na altura e esquecer, tenta e diz qualquer coisa

        3. Avatar de Hugo Cura

          Se houver dificuldade nalgum passo é só pedir que eu esclareço. Garanto que funciona 😉

          1. Avatar de micael
            micael

            agora ja parece estar a dar, antes nao tinha feito aquela parte de “Mount R/W”. e pronto ta feito. obrigado;)

  91. Avatar de Padinha
    Padinha

    boas, um ponto importante, se nao o mais importante que me levou a comprar o meu A1 foi poder programar para ele, mas ao instalar o cyanogenMod o eclipse nao me detecta o telemovel, e eu queria testar directamente nele! como posso corriguir isto :S

    1. Avatar de Hugo Cura

      É verdade. Os drivers ADB simplemenste não instalam. Tentei vários: T-Mobile, CyanogenMod, Google, etc… Nenhum deles ficou a funcionar correctamente.
      Se gostas mesmo da ROM CyanogenMod o ideal talvez seja fazer um backup completo e instalares a FLB durante os períodos de testes que fazes. Depois voltas a repor a CyanogenMod.
      Não sei se a versão CyanogenMod7 já tem isso corrigido.

      Outra coisa que podes tentar é pedir a um modder no Modaco para tentar identificar e corrigir o problema. Para quem percebe disso, não deve ser complicado por o devido controlador no Android. O utilizador twrock ainda está activo no Huawei u8230.

      1. Avatar de Padinha
        Padinha

        eu primeiro tinha o FLB que sugeres aqui e msm assim nao dava :S ou era preciso alguma configuração? se o FLB der para testar diz me como se nao é pedir mt :S

          1. Avatar de Padinha
            Padinha

            estou com problemas a instalar o drivers :S não sabes de nenhum tutorial que ajude a fazer isso?

          2. Avatar de Padinha
            Padinha

            ja nao é preciso, tava a instalar os drivers de 64 ( meu pc é 64) e nao dava, testei com os de 32 e ta prefeito. obrigado na mesma

  92. Avatar de Padinha
    Padinha

    toua tentar instalar o FLB mas nao tou a conseguir!!! diz sempre que a instalaçao invalida!!! ja fiz o download varias vezes e dá sempre o msm e se instalo o CyanogenMod da prefeitamente :S

    eu preciso msm do FLB pk o eclipse nao detecta o CyanogenMod :S

    1. Avatar de Hugo Cura

      Não deves estar a fazer o procedimento correctamente. Deves instalar a ROM original novamente e depois a FLB. Se tiveres dúvidas quanto à fiabilidade do download que disponibilizo, não seja por isso: http://android.modaco.com/…/rom-flb-mod-1-based-on-android-2-1/

      1. Avatar de Padinha
        Padinha

        nao é questao de duvidas de fiabilidade pois o pplware nunca me falho, vou tentar mais uma vez fazer as coisa direitinhas

        1. Avatar de Padinha
          Padinha

          so uma perhunta basta seguir os passos desdo topido “Instalar ROMs modificadas” ou tbm é preciso fazer alguns do outros?

          1. Avatar de Hugo Cura

            Tal como acabei de dizer, “Deves instalar a ROM original novamente e depois a FLB”, usando essa parte do guia.

          2. Avatar de Hugo Cura

            Obviamente que para instalares a ROM original deves seguir a parte “Reverter toda e qualquer alteração ao sistema”.

          3. Avatar de Padinha
            Padinha

            estava me a referir para instalar a FLB tendo ja a original instalada

        2. Avatar de Padinha
          Padinha

          “Finding update package…
          Opening update package…
          installing update package…

          amend scripting(update-script) is no longer supported.
          amend scripting was deprecated by google in android 1.5.
          it was necessary to remove it when upgrading to the clockworkMod 3.0 gingerbread besed recovery.
          please switch to edify scripting to create working update zip packages.
          installation aborted”

          esse é o erro k me da :S qual o problema afinal?

          1. Avatar de Hugo Cura

            Na parte “Fazer backup e restauro do sistema” eu digo:
            Abrir o ROM Manager. Escolher “Flash ClockworkMod Recovery” e depois “Huawei Pulse”;

            Preferiste escolher “Huawei U8220/U8230” e depois deu nisso.

        3. Avatar de Padinha
          Padinha

          pois, peço desculpa pelo incomodo já está resolvido… agora falta instalar o drivers para o eclipse a ver se nao tenho problemas de novo :S

  93. Avatar de mika
    mika

    boas amigo.
    instalei a FLB (oc) e esta sempre a bloquear e acaba por reiniciar, o que sera que se passa?

      1. Avatar de mika
        mika

        mas como? eu so instalei aquela rom, nao aumentei nada…:S

        1. Avatar de Hugo Cura

          Tens é diminuir. O meu a1 também não é 100% estável a 691MHz, tenho de por a 672MHz.
          Usa o SetCPU.

  94. Avatar de Snid
    Snid

    Instalei tudo mas não consigo por o lockscreen a dar, assim o telemovel liga-se no bolso a toda a hora pois basta qualquer botão para o ligar e como não tem lockscreen por gesto não se desliga.. alguma solução ?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Ambas as ROM têm o lockscreen a funcionar devidamente, quer seja o simples, gesture ou pin.

      1. Avatar de Snid
        Snid

        não vejo mesmo como por isso a dar.. mais um problema agora é não conseguir receber chamadas, mas receber dá, e a hora de rede está atrasada uma hora T_T

        não me devia ter metido nisto.. tens msn ?

        se poderes ajudar agradecia imenso 🙂

        1. Avatar de Snid
          Snid

          *mas fazer dá.

        2. Avatar de Hugo Cura

          Estás a relatar problemas que nunca tive nem nunca ninguém aqui se queixou deles.
          Quanto à hora, sim, tem a ver com a hora de verão que não é admitida (problema da rede, não do smartphone). Define-a manualmente.

          1. Avatar de Snid
            Snid

            pois.. por isso mesmo estou a perguntar aqui segui os passos todos e tudo funciona até os leds do menu.. só estes problemas é que me aparecem.

            instalei a versao com os fixes CM61-Pulse0.40-f0.3.3.zip depois tive que por a fix do google apps pois não conseguia instalar aplicações.. não sei mais o que fazer, mandar isto para o lixo T_T

  95. Avatar de Snid
    Snid

    ok já resolvi o problema, aparentemente devia ter instalado o gapps-pulse-f0.3.3.zip com a rom CM61-Pulse0.40-f0.3.3.zip, em vez da que anda por aqui nos comentários para poder instalar as aplicações..

    estas instruções não estão lá grande coisa, não é pop acaso que há uma quantidade ridicula de dúvidas por aqui, agradeço o trabalho feito mas podia estar menos confuso <_<

    1. Avatar de Hugo Cura

      Confuso? Querias algo como o update da operadora? Copiar um ficheiro, carregar em 3 teclas e está feito? hehe… estás “out” deste mundo se pensas que deveria ser assim.

      Já agora, se encontrares um guia tão completo como este e “menos confuso”… dou-te um brinde!

  96. Avatar de Begincaos
    Begincaos

    subscrevo as palavras de Hugo Cura.
    De facto existe muitas dúvidas, mas de maracicos como tu e eu.
    As instruções estão lá todas. é natural que falhe alguma coisa, mas é para isso que existe estes comentários. Ora,
    perguntas-te e ainda reclamas. para a próxima procura primeiro antes de meteres “MAIS UM RIDÍCULO COMENTÁRIO POR AQUI”

  97. Avatar de rAoM
    rAoM

    Estou com um problema!
    Fiz as partições no cartão, mas não tenho o a2sd!!!
    O a2sd é um programa à parte? Se sim alquém tem link?
    Já agora, tb não encontrei o Paragon Partition Magic!!!
    Obrigado!

    1. Avatar de Hugo Cura

      Isso está incluído nas ROMs que disponibilizo. De modo a verificares o estado do A2SD, na página 2 deste artigo, junto às imagens azuis ao fundo, está a explicar como deves fazer.

      1. Avatar de rAoM
        rAoM

        Obrigado! Falei hoje com uns amigos e tb me disseram que poderia estar na ROM.
        Mais uma vez, Obrigado!

  98. Avatar de Carlos
    Carlos

    Boas,
    Tenho instalado a ROM CyanogenMod 6 praticamente desde que saíu e estou muito satisfeito. Praticamente não tive problemas (um bug ou outro.. mas nada de especial).

    Desde a semana passada não consigo fazer alguns updates do Market(tipo Angry Birds, Google Authenticator, mVideoPlayer…)

    Faz bem o download, e depois na instalação dá unsucesseful instalation.

    Flashei novamente as Gapps, corri o Market, fiz o Download do Google Authenticator e novamente … erro na instalação. Desta vez deu a informação “unknown reason-18”.

    Alguém pode ajudar?
    Obrigado

    1. Avatar de Hugo Cura

      Olá. Em vez de fazeres update experimenta desinstalar e voltar a instalar. No caso do Angry Birds é provável que percas os níveis já passados.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Obrigado, Hugo. Em algumas aplicações resultou, mas no Google Authenticator dá sempre erro.

        Há forma de eu recuperar dados das aplicações depois de uma nova instalação (Handcent)?

        Thanka

        1. Avatar de Hugo Cura

          Depende das aplicações. Há algumas que guardam toda a informação no cartão SD.
          No caso do Handcent, se te estiveres a referir às SMS/MMS, tudo isso é mantido pois é usado por omissão pela aplicação Mensagens.
          Agora as configurações és capaz de perder sempre. Devem estar algures numa pasta.

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Ok, vou experimentar. thanks

  99. Avatar de Miguel Mota
    Miguel Mota

    Vou comprar um cartão maior para o meu A1. Já alguém testou um MICRO SDHC de 8G class 6 ou 10? Será uma boa compra?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Eu uso um SanDisk class 6 de 8GB. É uma excelente compra, class 10 ainda melhor, o “charuto” não se queixa na velocidade de escrita 😛

      1. Avatar de Miguel Mota
        Miguel Mota

        Mas é micro sd ou micro SDHC?

        1. Avatar de Hugo Cura

          Ao que sei, os cartões com tamanho maior ou igual a 4GB (e até 32GB) são todos SDHC.

          1. Avatar de Miguel Mota
            Miguel Mota

            Obrigado:).

  100. Avatar de Vitor Hugo
    Vitor Hugo

    Boas,

    Antes de mais os meus agradecimentos Hugo Cura. O tópico está brilhante e muito completo. Graças a ele consegui instalar sem qualquer percalço a ROM CyanogenMod. Neste momento o comportamento do meu TMN A1 está muito mais fluido e estável do que com a anterior ROM da TMN.

    Apesar de ainda estar longe de ter testado todas as funções e potencialidades da ROM CyanogenMod e até do próprio equipamento, surgiram-me duas questões iniciais que talvez alguém aqui possa esclarecer:

    1. Não consigo configurar a tecla Home para mostrar as “Aplicações Recentes” com “long-press”. Configurei no Launcher e no CyanogenMod. Verifiquei a opção em “Spare Parts” e no proprio CyanogenMod como indicado atrás noutras respostas, mas até agora não consegui que esta tivesse o comportamento pretendido. Alguém conseguiu com sucesso ter as “Aplicações Recentes” com alguma das teclas do A1 ou com outro tipo de solução? Ou essa função é impossivel com o Cyanogenmod?
    2.Alguém sabe se o TMN A1 permite o multitouch através de software, ou é completamente impossivel devido às limitações de hardware?

    Obrigado.

    TMN A1, CyanogenMod 6.1 0.40 Plus by AntonioPT

    1. Avatar de Hugo Cura

      1- Que eu saiba não. No meu caso, como uso o LauncherPro, tenho um Swipe gesture na dock que me abre o popup das aplicações recentes.
      2- O multitouch não está limitado pelo hardware pois este suporta-o. Falta apenas implementar correctamente o driver para permitir a comunicação do sistema com o hardware. Ao que parece isso ficou “em águas de bacalhau”…

  101. Avatar de JMarques
    JMarques

    Reinstalei a ROM e agora não consigo pôr o dicionário pt no touchPal.
    Já flashei o touchpal com o rom manager. Já instalei a aplicação PortuguesePtPack. Nas línguas disponíveis continuo sempre sem conseguir seleccionar o pt.
    Obrigado a quem conseguir dar uma ajuda.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Experimenta carregar na tecla que diz EN (na linha de baixo, 2ª a contar da esquerda).

      1. Avatar de JMarques
        JMarques

        obrigado pela resposta. Foi das primeiras coisas que fiz. Não sou assim tão básico.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Não precisas falar assim, já ajudei várias pessoas com essa mesma dúvida.
          Então se não és básico, chegarás facilmente à solução 😉

          1. Avatar de JMarques
            JMarques

            Não pretendia ser “ingrato” com a resposta, mas acho que alguém que consegue flashar uma rom consegue saber onde é que se muda o dicionário de uma aplicação. (ou se calhar não)
            Fica aqui a ajuda para o caso de alguém passar pelo mesmo: Escolhi como método de entrada predefinido o teclado base do android e só depois reinstalei o TouchPal e o portuguese-pt.apk Devia ter ali qualquer processo a bloquear na altura da primeira instalação.
            Hugo:
            Obrigado pela compilação do tutorial e pela partilha dos ficheiros necessários.
            Como comentário às ROM’s, estive alguns meses satisfeito com a AIO v5 recomendada no teu post, mas decidi experimentar a cm61-pulse0.40 e posso dizer que ficou mais rápido e com menor consumo de bateria.
            Instalei a aplicação dtapps2sd e o sistema ficou bastante mais fluído.

  102. Avatar de Vitor Hugo
    Vitor Hugo

    Caro Hugo Cura,

    Mais uma vez obrigado pelo rápido esclarecimento.
    Vou então experimentar a sugestão do LaucherPro.

    P.S. É bom ver que ainda existem pessoas interessadas em contribuir para o bem comum. Muito obrigado.

  103. Avatar de woot
    woot

    Boas, tenho aqui umas dúvidas:

    1- Instalei a versão CM61 pulse e não consigo encontrar maneira de ativar a câmara da frente.. ainda não há fix para isto ?

    2- Isto vêm com o A2SDgui instalado mas na aplicação diz: Apps are on internal storage!, Zipalign on boot is off!, Swap is desactivated! e não consigo por nada disso ligado.. também não dá para ligar a dalki cache on sd-ext, só dá para escolher “dalvik cache on Internal memory.
    Alguma solução para isto ? eu vejo no system info que tenho a partição sd-ext com 457/457 mb’s livres..
    Eu consigo instalar as apps para o cartão de memória mas não está ir a para esta partição

    3- Se mandar vir esta bateria de 1700mah ( http://cgi.ebay.co.uk/1700MAH-HB4F1-Battery-Huawei-U8220-E5838-E5-/170664181569?pt=US_Batteries&hash=item27bc60bf41 ) o telemóvel explode ?

    Obrigado 🙂

    1. Avatar de Hugo Cura

      1- não
      2- tens de verificar as flags. Usa o a2sd no terminal. As instruções estão na 2ª página deste guia, ao fundo, junto aos screenshots azuis.
      3- se lhe fizeres curto-circuito, provavelmente sim 🙂 Mas atenção, o modelo do TMN a1 é U8230, não sei se essa bateria é igual.

      1. Avatar de woot
        woot

        É o modelo HB4F1 que dá para vários telemoveis: http://shop.ebay.co.uk/i.html?_from=R40&_trksid=m570.l2736&_nkw=hb4f1

        mandei vir, quando testar logo digo se valeu a pena, ou a minha casa pegou fogo :p

        já tentei usar os comandos para o a2sd mas não funciona.. na volta tenho uma versão diferente do programa

        1. Avatar de Hugo Cura

          Ah ok, não tinha reparado no modelo.

          Quando ao a2sd, é estranhíssimo não dar. Não te esqueças que é preciso primeiro o comando “su”.
          Se continuar a não dar experimenta flashar o DT Apps2SD.

          1. Avatar de JMarques
            JMarques

            Tenho uma bateria suplementar exatamente igual a essa e uso-a em situações de emergência quando a outra acaba. O meu A1 ainda não explodiu 😀
            Gasta-se um pouco mais depressa que a original, mas ainda aguenta umas horas com GPS sempre ligado.

        2. Avatar de BrunoG.
          BrunoG.

          Por falar em baterias comprei este canhão (ainda não experimentei)

          https://www.amazon.co.uk/New-Trent-iCruiser-IMP1000-Blackberry/dp/B004CHMP50/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1310481291&sr=8-1

          Será desta que me chega a bateria até ao fim do dia? 😀

  104. Avatar de Lipe
    Lipe

    Boa Tarde.
    Depois de instalar a CyanogenMod 6 port v0.40 – ROM cm6 AIO v5 o wi-fi nao funciona. Como resolvo o problema?
    Outra questão é como é que faço para ver os itens que tenho dentro do cartao SD.

    ps: o meu tlm é o TMN A1

    Cumps.

    1. Avatar de Hugo Cura

      1- Nunca tive qualquer tipo de problema com a utilização do Wi-Fi, não faço ideia do que se possa tratar. Existe uma aplicação que corrige o restauro automático da ligação Wi-Fi após um estado “Sleep” (ecrã bloqueado).

      2- Usa um gestor de ficheiros. Há imensos no market. o Astro é um bom exemplo.

      1. Avatar de Lipe
        Lipe

        Pois. eu instalei á pouco a ROM e quando ligo o wi-fi ele começa a procurar redes e passados uns segundos aparece um aviso a dizer “Não é possivel procurar redes”.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Experimenta ligar e desligar várias vezes até encontrar.

          1. Avatar de Lipe
            Lipe

            Terá a ver com o “bug” do MAC ADRESS que fala no tópico acima?

          2. Avatar de Hugo Cura

            Hmm… se tivesse, o problema que encontrarias talvez fosse do teu router não estabelecer a ligação. Mas aí, em princípio, a rede seria encontrada.
            É mesmo estranho o que te está a acontecer.

            Experimenta a ROM FLB 1.7 para ver se dá bem.

  105. Avatar de Marco
    Marco

    Qual é a combinação de teclas no tmn A1 para iniciar na recovery?

  106. Avatar de Nuno
    Nuno

    boas
    sempre que carrego no botao de desligar chamadas, o tmn a1 bloqueia o ecra. como posso mudar para quando carrego ir para o homescreen?

  107. Avatar de Lipe
    Lipe

    Instalei a ROM FLB 1.7 mas depois de meter o pin começa a dar erros qualquer coisa como “tal tal deixou de funcionar” isto sempre a acontecer.

    1. Avatar de Lipe
      Lipe

      já funciona a 100%.
      Obrigado

  108. Avatar de Carlos
    Carlos

    Olá!

    Agradecia ajuda para repor a recovery-clockwork 2.5 em vez da 3.1. que instalei por engano. Obrigado

    1. Avatar de Hugo Cura

      Abres o ROM Manger > Flash ClockworkMod Recovery > Huawei Pulse.

  109. Avatar de Carlos
    Carlos

    Obrigado!!! As voltas que eu dei… e era tão simples!!! 🙂

  110. Avatar de Carlos
    Carlos

    Agora, cada vez que tento fazer a instalação de aplicações ele reinicia e não instala. O que poderá ser?

    Mais uma vez obrigado.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Está em overclock? 691MHz? Se sim, reduz para 652MHz que pode resolver. Usa o SetCPU.
      Se não for disso, experimenta fazer “Fix Permissions” no ROM Manager.

  111. Avatar de Carlos
    Carlos

    Através das ferramentas do winsdows, tentei verificar se o cartão tinha as partições correctas, o que não acontecia.

    Tentei com uma Tool criar as partições e o resultado foi o mesmo (looping). Desconfio que o cartão esteja “desalinhado” com o A1!

    Vou comprar outro cartão e refazer tudo de novo.

    Obrigado pela dica

    1. Avatar de Hugo Cura

      Por acaso o meu cartão tem 1GB na partição EXT2, para instalar os programas, e usei o GParted no Ubuntu.
      Se quiseres apenas 512MB então não há melhor software para o formatar que o ROM Manager.

      btw, uso um cartão de 8GB e o cartão de origem de 2GB era claramente fraco e lento. Por isso, recomenda-se um bom cartão (se não servir para já, serve de outra vez).

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Hugo, comprei um cartão Samsung 8 GB class 6 e está a funcionar bem.

      A diferença de velocidade Class 4 e 6 nota-se na transferência de ficheiros PC-Micro SD, mas ainda não a notei no funcionamento do telemóvel.

      Cumps. e obrigado

      1. Avatar de Hugo Cura

        Ainda bem que sim. É provável que se note mais no arranque do sistema, já que ele vai verificar todo o conteúdo das aplicações.
        Se quiseres “evoluir” mais, é possível escolher a localização do swap e o modo como funciona, cache, etc. Mas isso fica por tua conta 😉

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Podes aconselhar algum tópico que fale sobre estes assuntos de forma simples e para nabos? Obrigado

  112. Avatar de Carlos
    Carlos

    Uso um cartão Kingston de 8Gb class 4 e da 1.ª vez que instalei… estava 5*****, super rápido e a Rom a funcionar muito fluída e sem erro ou bugs.

    Fiz o Backup desta instalação e agora também não a consigo remontar!! Por isso acho que tem a ver com o Cartão.

  113. Avatar de maykuss santos
    maykuss santos

    boas o meu tmn a1 deu um problema de uma hora para a outra ele parece que ficou sem sistema operativo ou sem rom nao sei, eu ligo ele e aparece o simbolo da tmn e depois ele logo desliga e volta a vibrar e aperece o simbolo da tmn dinovo e so fica desse geito ligando e deligando. vc poderia me ajudar oque devo fazer?

    1. Avatar de Hugo Cura

      A ROM que tens é a original?

      1. Avatar de MAYKUSS SANTOS
        MAYKUSS SANTOS

        SIM É A ROM 2.1 DA ANDROID. NAO SEI QUE POSSO TER ACONTECIDO SE PUDER ME AJUDAR EU AGRADE-ÇO DE CORAÇAO. ESTOU DESESPERADO NAO SEI OQUE FAZER!

        1. Avatar de Hugo Cura

          Não é preciso escrever em letras maiúsculas!

          Se isso acontece com tudo de origem… pois então terá de ir “à origem” -> garantia.

          1. Avatar de MAYKUSS SANTOS
            MAYKUSS SANTOS

            me desculpe a intençao nao era chamar a atençao foi um descuido meu digitar com o caps lock ligado, mais é que eu nao sei se ainda consigo usar a garantia dele. vc nunca viu isso para poder me dar uma dica qualquer coisa que eu possa tentar fazer ja me ajuda! obrigado

          2. Avatar de Hugo Cura

            Não… se isso me acontecesse, a única coisa que ia fazer era um restauro da ROM.
            Na página 2 deste artigo, faz o procedimento descrito no ponto “Reverter toda e qualquer alteração ao sistema” e vê se resolve alguma coisa.

          3. Avatar de MAYKUSS SANTOS
            MAYKUSS SANTOS

            muito obrigado vou ver se da!

          4. Avatar de MAYKUSS SANTOS
            MAYKUSS SANTOS

            eu fiz e a primeira vez começou a fazer uma intalaçao e a instalaçao terminou e eu esperei um pouco e depois tirei a bateria e liguei mais nao deu nada ficou do mesmo jeito e quando tento fazer de novo aparece update failed pelo jeito vou ter que tentar levar na garantia. mais obrigado na mesma. valeu

  114. Avatar de Catarina
    Catarina

    Olá, li o artigo e grande parte dos comentários, e deixa-me, desde já, elogiar a tua disponibilidade (e paciência) pelas respostas e explicações…

    Agora, pergunta de iniciada: como passar/instalar a app z4root do pc para o a1, visto que já não está disponível pela market? Sem root não consigo fazer backup do sistema caso depois queira recuperar, assim como apagar as aplicações sapo e tmn que vêm de origem ou a custom ROM.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Obrigado 😉

      Bem, há variadíssimas formas de o fazer:
      – tirar o cartão e ligar ao PC com um adaptador e copiar para lá
      – ligar o telemóvel por USB, montar o cartão e copiar para lá (para abrir basta usar um gestor de ficheiros como o Astro, disponível no market)
      – copiar para o dropbox e usar a aplicação Dropbox no Android para ir lá buscar o ficheiro e abrir directamente
      – abrir este artigo no Android e fazer o download directamente
      – abrir o link directamente introduzindo o endereço
      – etc etc etc

      1. Avatar de Catarina
        Catarina

        Obrigado! já tenho o telemovel há 1 ano e nem sei como só agora é que resolvi fazer isto! segui os passos todos e correu tudo bem! Só houve um pequeno stress: as horas da barra de notificações desapareceram… não sei se isto aconteceu a mais alguém. Instalei a custom rom que sugeriste e entretanto tb o launcherpro. Há alguma maneira de repor aquele relógio?
        Obrigada!!

  115. Avatar de MAYKUSS SANTOS
    MAYKUSS SANTOS

    POR FAVOR AJUDE-ME!

    1. Avatar de Nuno GOnçalves
      Nuno GOnçalves

      O meu está igual. De um momento para o outro, sempre que o ecrã fica bloqueado (tecla power) ele desliga-se sozinho. Seja com qualquer ROM.
      Amanhã vou para a garantia com ele. 🙁

  116. Avatar de Nuno GOnçalves
    Nuno GOnçalves

    Já está assistencia técnica. Passadas 3 horas já me disseram que irá para ser reparado…ou seja, não é problema de Software, mas sim de hardware.

  117. Avatar de Valente
    Valente

    Olá Hugo Cura
    Devido ao artigo do PPLWare comprei um IDEOS X5. Desbloqueio o acesso à root com z4root temporário. Funciona pois que lancei o AdFree e não há mais pub.
    O Titanium Backup faz backups e fiz unistal a 3 appl. mas tudo o que é PT não se consegue, diz que são ficheiros de system.
    Explorei e vi que as coisas da PT estão em:

    /cust/tmn/pt/app havendo também uma /cust_backup/.

    Segui o método deste artigo do A1 até ao ponto em que faço “mount etc”. Aqui recebo a resposta de:
    mount: invalid argument. Isto com o Terminal Emulator a partir do PC..etc.

    Repeti tudo com o “Root System Tool Free” aqui aceita o “mount” e com o cmd l vejo que aparenta já haver direitos de write. Em app estão bem lá todas as appl da PT. Tento fazer o rm da 1820.apk por exemplo, mas não me remove nada. Será por ser free o Titanium?

    Será que este método do A1 também se aplica ao Ideos X5?

    Com o Titanium backup apaguei bem tudo no galaxy 7″, num galaxy mini e num LG. Aqui são ficheiros de systema e não se conseguirá?

    Grato pela sua opinião.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Olá.

      Em princípio sim, o processo servirá para todos os Androids. Não esquecer o comando “su” (e as devidas permissões) antes de qualquer outro.
      Nunca tentei fazer isso nesse modelo. Pode também experimentar com o Root Explorer (não esquecer premir o botão “Mount Rw” antes de remover algo).
      Pode também experimentar fazer o “Freeze” da aplicação com o Titanium Backup. Ela fica lá mas completamente “congelada”, não causa qualquer transtorno nem usa quaisquer recursos.

      1. Avatar de Valente
        Valente

        O “su” primeiro, não esquece. E o “Freeze” só em Titanium Donate …
        Vou explorar o “Root Explorer”.

        E para já como é pago baixei o “Explorer”, o free. Com este vejo já haver direitos de write em /cust/tmn…etc. Mas a “root” não. Ela é “Mounted as r/o”, diz no cimo (rwx……). Se calhar também se tem que dar direitos de escrita à root!!!

        As appl. já estão como rwxrwxrwx.
        Vou continuar nisto… Obrigado

      2. Avatar de Valente
        Valente

        Já está Hugo
        Com o Root Explorer foi uma limpeza. Nem deu goso nenhum. Benditos 2,85€.
        Foram as .apk da pasta /cust… assim como da /cust_backup… onde estava tudo salvaguardado/duplicado.

        Só deixei 3 .apk que devem ser importantes:
        – IME Huawei V2.0.0 (HwIME.apk)
        – IT.apk – menos importante mas ficou
        – Swype_U8800_euro.apk

        Obrigado pelo apoio.

  118. Avatar de Ivo Barbosa
    Ivo Barbosa

    Depois de fazer o fastboot o tlmv fica com as palavras redbull no ecrâ mas n passa dai, como resolver isso amigos?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Hmm isso é estranho. Experimenta fazer o processo novamente. Se continuar, faz um restauro completo do sistema pois, lamentavelmente, algo falhou.

  119. Avatar de Ivo Barbosa
    Ivo Barbosa

    Visto que não passava e precisava de actualizar o telemóvel, actualizei para a versão 2.1 original da Tmn e ele já arranca, tenho medo de fazer o mesmo processo e correr mal.
    Precisava de o libertar para outras redes, alguém sabe me dizer como fazer isso?
    Agradeço a ajuda de todos.
    Obrigado
    Abraços

  120. Avatar de Luis Mendonça
    Luis Mendonça

    Boas,

    será possível colocar os links do fastboot novamente on porque estão em baixo?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Lamento que os links não funcionem. Estamos a tratar de uma solução para este tipo de conteúdos.

      Enquanto isso, aqui fica o link do que pediste: http://db.tt/PVSbFQu

  121. Avatar de Valente
    Valente

    Olá Hugo

    Tenho estado a mastigar bem o guia sobre o Gingerbread no Galaxy 7″. No ponto 4 fala na instalação do ClockworkMod Recovery e vim aqui ver melhor como se faz. Tenho um Galaxy Mini onde ia experimentar. Instalei o Rom Manager lancei-o e toquei em Flash ClockworkMode Recovery. Mas dos modelos existentes não constam nenhum Samsung. Como se faz para outros modelos?
    E no novo Huawei Ideos X5 U8800, poderá ser utilizada uma opção Huawei existente?
    É que face ao que me aconteceu com o 7″ conclui que devia já ter um Backup do sistema guardado para agora fazer o restore.

    Obrigado

    1. Avatar de Hugo Cura

      Olá.
      Para o Samsung, ao que sei, será necessário usar o Odin (há outros métodos).
      Para esse Huawei não sei, mas eu não arriscaria fazê-lo sem ter a certeza. Não estou a par desses detalhes em modelos que não aprofundei. Mas, pelo menos, brevemente escreverei algo para o Galaxy Tab.

      1. Avatar de Valente
        Valente

        Viva
        Curioso. No Galaxy Mini o Flash ClockworkMod Recovery do Rom Manager indica-me só 8 modelos de phones. No Ideos X5 indica-me 86 modelos 86, entre os quais muitos Samsungs e, curioso, também lá consta o Motorola Xoom e o Galaxy Tab 10,1″ como se já fosse possível fazer root no Honeycomb.
        No entanto o Rom Manager é o mesmo versão 4.3.2.4. e o Froyo é o mesmo 2.2.1.
        No Mini é que eu precisava dos Samsungs.
        O Ideos X5 U8800 não consta da lista (por muito recente?).

        Haverá algum erro nisto tudo?

        Os Galaxy Tab também lá estão mas de 3 operadoras.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Actualmente é possível desbloquear o acesso root a todos os tablets Honeycomb.

          A utilização do ROM Manager pressupõe que haja acesso root previamente.

          Provavelmente, o ROM Manager identifica o dispositivo, de forma a listar a correcta recovery, e na lista devem aparecer todos os modelos que usam a mesma recovery. Não garanto a veracidade do que acabei de escrever, mas é o que me parece.

          1. Avatar de Valente
            Valente

            E o tipo de appl. com que se desbloqueou o acesso root, não terá tido influência?
            No Mini eu usei o SuperOneClick e no X5 usei o z4root…

          2. Avatar de Hugo Cura

            Não, são coisas que não se relacionam. Só o ROM Manager estará relacionado com isso.

          3. Avatar de Valente
            Valente

            Deve ser isso, deve. No local onde está a pasta Backup também está uma Download que tem um ficheiro chamado -2110140792. Vendo-o como texto verificamos que estão lá descritos os 86 modelos que referi antes, com os mais diversos dados, parâmetros e versões de recovery para cada um deles.
            Daí o facto de, com o Rom Manager no Galaxy Mini só aparecerem 8, no Tab aparecem 14 e no Ideos X5 os 86.

  122. Avatar de PJFM
    PJFM

    Já uso a cyanogen mod 6 à já alguns meses (instalada graças a este fantástico manual) mas tenho-me deparado com alguns bugs que não sei corrigir e se isso é possível.
    1- a lista telefonica não dá para escolher a ordem pela qual aparecem os nomes (apelido ou nome proprio); apesar dessa opção existir não funciona o que me baralhou um bocado na procura de contactos porque ordena sempre pelo apelido.
    2- fora de casa (ou seja sem wifi grátis) não consigo aceder à internet nem mail mesmo activando a opção roaming de dados na opções de ligação de rede.

    Agradeço desde já a quem tenha esse tipo de problema e tenha conseguido resolvê-lo e que me possa ajudar.
    Obrigado

  123. Avatar de Hugo Cura

    1- No meu funciona sem qualquer problema, em Contactos > menu > Opções de visualização > Ordenar lista por nome próprio. Nota que nos campos do contacto, na conta Google, há um campo “Fonética”, que tem prioridade na listagem.
    2- referes-te ligar à rede de dados móvel? Se sim, instala o APN Portugal, prime “Configurar APNs” e depois “Activar Internet”. Certifica-te que a opção em Definições > Sem fios e redes > Redes móveis > Dados activados, está marcada como activa.

  124. Avatar de Valente
    Valente

    Bom, como tinha curiosidade em fazer um backup de system fiz no Galaxy Tab 7″. Aqui o Rom Manager também refere mais phones e 3 Galaxy Tab da Verizon, da Att e da T-Mobile. Escolhi esta ultima para experimentar e lancei o backup, e correu bem. Lá ficou na pasta indicada no artigo, o backup da T-Mobile (digo eu, a referência é só a data e hora).
    Se eu lançasse um restore ficaria com uma APN desta operadora, não? Ou o backup é do que está no meu tablet TMN neste momento, na realidade?

    Pelo menos já vi como se faz.

    1. Avatar de Hugo Cura

      É a 2ª hipótese, o backup é apenas conteúdo que existe no tablet e é um backup completo. Pode agora instalar outras ROMs à vontade que esse backup restaurará sempre para a Stock ROM.

      1. Avatar de Valente
        Valente

        Ah Ah Agora já posso instalar o Gingerbread à vontade e se der mal ou eu não gostar posso fazer um restore e o Tab. fica como está agora.
        E posso concluir que a escolha do tipo de phone no início deverá ser para outras opções do Rom Manager. Para um simples backup/restore não serve de nada, certo?

        1. Avatar de Valente
          Valente

          Errado. É pelo modelo de phone que é definida a versão da Recovery para instalar a ClockworkMod recovery e assim poderem ser efectuadas as outras funções.!!!!

          1. Avatar de Valente
            Valente

            Vou entrando aos poucos nas entranhas do Android, que é o que dá prazer a um técnico.
            Tenho pena de não ter um TMN a1 !!!

          2. Avatar de Valente
            Valente

            E segundo o indicado no link:
            http://www.thegalaxytabforum.com/index.php?/topic/112-samsung-galaxy-tab-firmware-list/

            O firmware TMN é Europeu-P1000 logo XWJJ3 e o da T-Mobile é dum Provider-P1000 (americano?) logo o BOJJ3 ou JJ2.
            A versão da recovery terá sido alterada? Já que o firmware não é bem igual.

          3. Avatar de Hugo Cura

            A recovery, por norma, depende do dispositivo e não do firmware. Talvez possa haver uma recovery diferente para GSM e CDMA, mas não confirmo.

  125. Avatar de Zé Maria

    Hugo,
    Parece haver um problema com os downloads sugeridos neste post. Será possível verificarem? Comprei de propósito um cartão de 8GB para seguir com o procedimento e agora não consigo fazer o download dos diversos links.
    Obrigado.
    ZM

    1. Avatar de Hugo Cura

      Sim, há realmente um problema… Na altura alojei no Dropbox para “desenrascar” e agora o volume de downloads tem sido alto que volta e meia bloqueiam os links públicos na conta.
      Amanhã vou tratar de arranjar outra solução e actualizar todos os links.

  126. Avatar de Zé Maria

    Obrigado. Aguardo então pelos novos links.
    Já agora, há apenas um detalhe que não compreendi na prática (porque ainda não avancei verdadeiramente): o programa de backups já vem instalado na versão Android 2.1 ou tenho que voltar a instalá-lo para poder recuperar os contactos, por exemplo? O Android 2.2 sugerido já está rooted? O ROM Manager fica igualmente instaldo por defeito? Obrigado.

  127. Avatar de Rui N.
    Rui N.

    Já estou a usar a Cyanogen há algum tempo sem problemas de maior, mas ultimamente faz reboot sempre que uso o GPS (ja me deixou pendurado e à beira de um ataque de nervos…) ou uso a internet, ou qualquer outra aplicação mais exigente. Noto também que o smartphone aquece imenso, e faz reboots se insisto em usar as aplicações. Tenho que o desligar e deixar arrefecer para voltar a usá-lo.

    Alguma sugestão? Será problema de hardware ou será possível corrigir isto de modo mais fácil?

    Obrigado pela ajuda

    1. Avatar de Hugo Cura

      Nos últimos dias tenho usado intensivamente o meu para GPS. Sempre no suporte com ventosa no vidro do carro, com o sol a incidir directamente e a 652 MHz. Atinge de facto temperaturas muito altas (extremamente prejudicial para a bateria) mas, até agora, nem um único reboot.

      Talvez tenhas a frequência do processador muito elevada…

      Os reboots do teu são completos (desde o ecrã TMN) ou é apenas a partir do banner animado do cyanogenmod?

      1. Avatar de Rui N.
        Rui N.

        Olá hugo (depois de muitos dias…)
        O reboot é completo. eu nao alterei a velocidade do processador, portanto deveria estar a 691
        Entretanto voltei a instalar a rom original tmn, e o problema persiste, embora com muito menos frequência, talvez devido à velocidade do processador. A bateria também dura muito mais tempo agora, e nao aquece tão rápido.
        O que aconselhas, limpar tudo, e activar a garantia?

        Obrigado pela ajuda

        1. Avatar de Hugo Cura

          Sim, era o que eu faria.

  128. Avatar de Zé Maria
    Zé Maria

    Acabo de efectuar o update para a Cyanogen, mas há uma parte do tutorial que não estou certo de saber como se faz:
    Deve instalar todos os updates descritos em “material necessário”, por aquela ordem
    Isto faz-se na mesma no ROM Manager, seleccionando “Install ROM from SDCard”?
    Agradeço a resposta, porque estou a meio do processo.
    Obrigado.
    ZM

  129. Avatar de Zé Maria
    Zé Maria

    Help!!!
    Fiquei sem telemóvel.
    Fica em loop e nunca passa do primeiro TMN que aparece.
    Alguém me pode dar uma dia urgente?
    Obrigado

  130. Avatar de Zé Maria
    Zé Maria

    Já resolvi o loop, instalando a versão original da TMN, cujo link se encontra no final do artigo. Agora não consigo fazer mais nada, porque não consigo instalar o z4root. Da primeira vez, instalei o z4root sem qualquer problema, agora dá um erro de versão, pede para fazer reboot em recovery mode para actualizar o binário su-2.3.1-bin-signed.zip. O problema é que eu não consigo fazer reboot em recovery mode com esta versão. Nada parece funcionar 🙁
    Agradeço qualquer ajuda.
    Obrigado.

  131. Avatar de Hugo Cura

    Zé Maria, só tiveste esses problemas porque não seguiste à risca os passos nas várias partes.

    Para instalares os “updates”, os ficheiros .zip com conteúdos a “flashar”, é necessário iniciar o smartphone na recovery.

    Precisas de ler com mais calma, se o fizeres “na diagonal” não vais conseguir.
    “Iniciar o smartphone na recovery. Para tal basta abrir o ROM Manager e escolher a opção “Reboot into Recovery” ou, alternativamente, ligar o smartphone com a combinação de teclas MENU + DESLIGAR CHAMADA + POWER;”

    1. Avatar de Zé Maria
      Zé Maria

      Voltei a fazer tudo passo a passo e consegui instalar a Cyanogen, mas depois não conseguia instalar apps no Market. Todas elas davam reboot. A única coisa muito estranha que me aconteceu foi que quando fiz a partição do cartão, a partição FAT32 não foi apagada. Mas eu não sei como fazer de outra forma. Segui os passos, mas não deu certo.
      Obrigado, em todo o caso.

  132. Avatar de Zé Maria
    Zé Maria

    Acabei por conseguir solucionar o problema e instalei a Cyanogen, mas alguma coisa não funcionou porque ficou altamente instável e deixei de conseguir instalar aplicações do Market, todas elas provocavam reboot.
    Depois de um dia inteiro de volta disto, desisto.
    Vou voltar à velha ROM da TMN, rootá-la e retirar tudo o que não me interessa, agora a versão 2.2 não funciona no meu A1.
    🙁

  133. Avatar de Zé Maria
    Zé Maria

    Hugo,
    Finalmente! Consegui instalar o 2.2.
    O problema estava na forma de fazer a partição do cartão SD. Enquanto o fiz no Partition Manager, nunca consegui que funcionasse. Quando finalmente experimentei com o ROM Manager, funcionou direitinho.
    Obrigado pelo tutorial.
    O My Backup permitiu recuperar todas as aplicações e dados.
    O telemóvel está muito mais rápido e divertido.
    Muito obrigado.

  134. Avatar de Zé Maria
    Zé Maria

    Quando tento copiar o Camera.apk para /system/app, aparece uma mensagem: Read-only file system, embora eu estivesse no Terminal como su. Qual é a melhor forma de conseguir fazer esta substituição sem ter que comprar apps?
    Obrigado.

    1. Avatar de Zé Maria
      Zé Maria

      Desculpem, já percebi como faço. Uso o mesmo método que usei para remover as apk do 2.1.
      Obrigado.

  135. Avatar de André Narciso
    André Narciso

    Boa tarde.

    Pedia ajuda a si, Zé Maria. Pois n consigo instalar apps do market nem do sd. Poderia explicar-me um pouco mais detalhadamente como o resolveu?

    Obrigado pela atenção.

  136. Avatar de Carlos
    Carlos

    Caro Hugo,

    Sou dos que segui à risca o tutorial e correu tudo normal. Corre normalmente a 651MHz.
    Só tenho uma questão sobre uma app que funcionava no 2.1 e agora no 2.2 não consigo. Estou a falar do Mobo player.
    Faço download do market do Mobo Player que depois de instalado solicita o Mobo Player Codec que faço download do market e instala.
    Quando vou iniciar a app do Mobo volta ao menu de instalação e solicita novamente que faça download do codec e daqui não sai. Já aconteceu com alguém este problema?
    Obrigado. CB

    1. Avatar de Hugo Cura

      Experimentei agora instalar o Mobo Player e deparo-me com o mesmo problema. Experimente usar o Titanium Backup para passar a aplicação para a memória interna (a ferramenta do sistema para isso, no gestor de aplicações, não me parece de confiança nessa mudança) e suspeito que já funcionará.

  137. Avatar de Carlos
    Carlos

    Obrigado Hugo.

    A app Mobo é instalada directamente na memória interna, a do codec é instalada no SD. Corri o batch do Titanium para mover a app do codec do SD para a mem. interna, mas continua igual.

    Penso que deve existir alguma incompatibilidade com esta rom.

  138. Avatar de Paulo Guerreiro
    Paulo Guerreiro

    Boas, Pessoal.

    Estou a tentar efetuar o upgrade do meu ZTE Soft Stone e não sei qual o “Phone Model” escolher para aplicar “Flash ClockworkMod” do Rom Manager.

    thx. 🙂

    1. Avatar de Valente
      Valente

      ZTE U X850 ou Zte Link ou Zte Racer (By Google)

      http://www.gsmarena.com/zte_u_x850-3391.php

      1. Avatar de Paulo Guerreiro
        Paulo Guerreiro

        Obrigado Valente, vou experimentar.

  139. Avatar de Nelson
    Nelson

    Olá a todos, eu não sei se o que vou perguntar ja foi respondido aqui porque nao estive a ler os comentarios todos, mas tenho tido dificuldades emm fazer o dwonload da ROM Cyanogenica para o A1, o servidor onde está hospedada ta semp a rejeitar-me e nunca acabo por fazer o download completo…
    Pergunto se era possível hospeda-la noutro servidor, queria mesmo fazer este upgrade ao meu A1.

    Cumpts.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Ok, suspeito que o servidor tem um timeout de 10 minutos para a ligação. Se o download não for feito nesse tempo, é simplesmente interrompido. Como deverás ter uma ligação lenta, não o consegues terminar.

      Vou tratar.

  140. Avatar de Muttley
    Muttley

    Olá,

    Estou com um problema estranho. Depois de fazer a instalação da CyanogenMod 6, nºao consigo ligar o WiFi… Será a questºao do MAC address ? Se sim, como instalo a aplicação não tendo WiFi ? Pior, quando vou ao Market ele diz-me que essa aplicação não é compatível com o meu aparelho… é um A1…
    Obrigado pela ajuda

    1. Avatar de Muttley
      Muttley

      Só um dado adicional…
      Estou no estrangeiro e aqui nºao tenho dados por 3G…

    2. Avatar de Hugo Cura

      Deixo aqui a aplicação Set MAC Address para que possas experimentar:
      Set MAC Address

      É estranho esse problema. Dá algum tipo de erro?

      1. Avatar de Muttley
        Muttley

        Olá,
        Agora sim, com teclado Português 🙂
        Obrigado pela resposta.
        Consegui resolver o problema… fazendo novamente o processo desde o inicio. Não percebi a razão. Não conseguia fazer a pesquisa de redes WiFi e logo a seguir desligava. Muito estranho…
        Mas está resolvido, e agora parece que tenho um A1 novo 😀

        Obrigado por este excelente guía.
        Um abraço

  141. Avatar de Muttley
    Muttley

    Olá,

    No Market, a grande maioria das aplicações aparecem como não sendo compatíveis. O Facebook, Skype, etc… Alguém tem, ou teve este problema ?

    Obrigado

  142. Avatar de Muttley
    Muttley

    Olá,

    É a CyanogenMod 6 port v0.40 – ROM cm6 AIO v5 tal qual como está aqui descrita.
    Será que só aconteceu isto comigo ?
    No Market, o telefone aparece como TMN Huawei U8220.

    Obrigado,
    Fernando

    1. Avatar de Hugo Cura

      Eu nunca tive esse problema… A incompatibilidade aparece na aplicação Market ou no Android Market no browser? Ou em ambos?

      Se persistir sem razão aparente, experimenta usar uma aplicação como o Root Explorer ou ES File Explorer para editar o ficheiro build.prop localizado em /system.
      Podes mudar as variáveis que identificam o dispositivo para algo como Google Nexus S:
      – ro.product.model=Nexus S
      – ro.product.brand=Google
      – ro.product.name=Nexus
      – ro.product.device=Nexus S
      – ro.product.board=Nexus S
      – ro.product.manufacturer=Samsung

      Quem diz o Nexus S, diz outro. É à escolha.
      Mas continuo a estranhar a incompatibilidade que referes.

  143. Avatar de Muttley
    Muttley

    Aparece em ambos… Pois, eu também acho estranho, porque não encontro nada onde este problema esteja descrito. Se fosse normal, já alguém aqui o tinha reportado com certeza. Obrigado pela dica, mas ambas as aplicações dizem que são incompatíveis com este modelo e não as consigo instalar…
    O ES File Explorer, como é gratuito, poderá ser descarregado de outro local ?
    Será que tenho de refazer todo o processo ? Tenho receio daquela maluquice do WiFi voltar a acontecer…

  144. Avatar de Muttley
    Muttley

    O Astro deixa-me editar o ficheiro mas não grava as alterações… Tenho de fazer algum procedimento para alterar as permissões ?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Essas alterações precisam de permissões root e o Astro não está preparado para isso.

  145. Avatar de Muttley
    Muttley

    Estou a tentar instalar novamente o Terminal via USB…

  146. Avatar de Muttley
    Muttley

    Consegui alterar o ficheiro mas não produziu efeitos. A descrição no Market continua a mesma e as aplicações aparecem-me como incompatíveis.
    Entretanto consegui ir buscar o Skype fora do market e instalei sem problemas via USB.
    Isto é realmente estranho… Vou ver se me aguento assim, caso contrário, terei de refazer o processo novamente.
    Obrigado pela ajuda

  147. Avatar de José Carvalho
    José Carvalho

    Caros amigos,

    Estou desesperado! Isto correu muito mal! O meu A1 reinicia permanentemente. Não consigo instalar ROM nenhuma. Nada! Não consigo aceder ao cartão. Não consigo selecionar nenhuma ROM. Nada! Como saio disto? Qual a solução? Help!!!

    1. Avatar de Hugo Cura

      Seja o que for que se tenha passado aí, segue o ponto “Reverter toda e qualquer alteração ao sistema” para recomeçar. Se não funcionar, nota que pode ser o cartão SD danificado.

      Mas antes de fazeres o restauro, tira a bateria, espera 3 segundos, volta a colocá-la, liga o telem na recovery (MENU + DESLIGAR CHAMADA + POWER, mantém-os premidos mesmo enquanto aparece “tmn” no fundo azul) e escolhe “wipe data/factory reset”. Isso deve corrigir o boot loop.

    2. Avatar de Hugo Cura

      E já agora, para algo de errado ter acontecido foi porque as instruções não foram seguidas à risca. Portanto, sugiro que seja tudo lido com atenção.

  148. Avatar de Ivo Menezes
    Ivo Menezes

    Bom dia,

    Eu instalei a rom equivalente ao 2.2 froyo, mas nao consigo instalar apps, porque nem tenho market, nem explorador de ficheiros.
    Como posso resolver isto???
    Obrigado

    1. Avatar de Hugo Cura

      Provavelmente não instalaste tudo o que devias:
      Aplicações Google [17.4 MB]

      É tão fácil como seguir todos os passos do guia… 😉

      1. Avatar de Ivo Menezes
        Ivo Menezes

        Hugo és grande Homem!!!! Obrigado!!!!!!!

  149. Avatar de kshot
    kshot

    CM7 a funcionar no A1 – http://www.mediafire.com/?kp3rf4beaclrsl1
    Mais info aqui – http://wiki.cyanogenmod.com/wiki/Huawei

    Atenção: só nao funciona a camera fotografica (nem outras do Market).
    Depois da ROM, instalar (facultativo, mas quase obrigatorio) ultima versao das Google Apps: http://wiki.cyanogenmod.com/index.php?title=Latest_Version#Google_Apps

    NOTA: Se ao instalar GAPPS o telefone nao passar do ecrã “Welcome”, é porque precisa de ser feito um “factory reset” (partindo do principio que a ROM foi instalada com o ROM MANAGER.

    Para entrar em modo recovery em caso de nao passar do “welcome, tirar bateriam iniciar premindo botao Menu e botao de terminar chamada (vermelho).

  150. Avatar de bruno
    bruno

    ola. quando tento reverter tudo, não dá. aparece no ecrã “update failed” e já tentei várias vezes. como faço?
    comprimentos

    1. Avatar de Hugo Cura

      Se isso acontece podem haver 2 motivos:
      1 – download corrompido – solução: fazer novamente o download
      2 – problemas com o cartão SD – solução: experimentar outro cartão

  151. Avatar de gamer06
    gamer06

    “kshot “, ainda nao arranjas te soluçao para a camera?

  152. Avatar de gamer06
    gamer06

    ve se copias bem os ficheiros para o SD. e repara se tens “dload” no nome da pasta.

  153. Avatar de P
    P

    Onde posso arranjar a cyanogen mod mais recente e estável para o a1?
    obrigado

  154. Avatar de bruno
    bruno

    Já tentei várias vezes e nunca consigo reverter tudo. queria levar o telemovel para a garantia e agora nao posso. sempre que tento reverter aparece “update failed”

    1. Avatar de Hugo Cura

      Experimenta formatar o cartão na recovery… Depois copia para lá a ROM original, na pasta correcta.
      Já fiz esse procedimento N vezes e nunca tive um único problema.

  155. Avatar de vip
    vip

    ñ consigo instalar nehum tipo de thema no meu silverbelt alguem pode me ajudar

  156. Avatar de fred
    fred

    ola. eu instalei o CyanogenMod 6 e sempre que tento fazer um download no market ou instalar alguma aplicação do cartão o telemóvel reinicia. o que posso fazer para resolver isto?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Utilizar um cartão mais rápido, class 6 ou 10.

    2. Avatar de Hugo Cura

      Ou experimenta esta nova versão do market:
      Android Market v3.4.4

  157. Avatar de fred
    fred

    o que acontece é que nao instala nada, no market faz o download e quando acaba de fazer o download e comeca a instalar o telemovel reinicia.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Eu conheço o sintoma. Está com overclock?
      No meu, a 691MHz arranca mas não chega a fazer o boot completo. A 672MHz tem esse sintoma que referes. A 652MHz está super-estável e só tem sintomas parecidos ao que referes se o cartão for lento.

  158. Avatar de fred
    fred

    o meu esta a 710MHz

    1. Avatar de Hugo Cura

      Então já sabes o que tens a fazer 😉

  159. Avatar de fred
    fred

    mas a 691MHZ acontece o mesmo, mas com a ROM FLB-Mod 1 v1.7 já n acontece nada disto.

  160. Avatar de Mr.P
    Mr.P

    Alguém já instalou o CM7 e conseguiu resolver o problema do wifi? No me caso nem consigo ligar o wifi so mesmo a internet móvel.

    Ligo o Wifi e ele desliga automaticamente nem sequer procura por redes. Passo bem sem a cam da frente mas sem Wifi não vale a pena.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Insiste para ligar o Wifi. Ate na CM6 isso acontece as vezes.

  161. Avatar de Mr.P
    Mr.P

    Obrigado Hugo, muito obrigado pela atenção.
    De facto ainda não tinha instalado o CM6 e acabei de instalar e na verdade estou a ter o mesmo problema, já tentei varias coisas mas ainda não consegui descobrir onde esta de facto o problema.

    Já experimentei as correcções recomendadas em vários posts mas sem resultado, liga e desliga logo nem me da tempo de configurar, ou sequer adicionar a rede manualmente.

    Estou desconfiado que possa ser por não ter feito previamente o “wipe data/factory reset”. Ate já estou a pensar que o problema pode estar no resolve.conf e na configuração do nameservers.

    Ainda vou tentar meter manualmente os ns da cabovisao “o me provider” pelo terminal pois se isto funciona nos vossos A1 tem que funcionar no meu, so pode ser algo que me esta a escapar.

    Gostei bastante do CM7 e ate acho que é mais estável e corre mais rápido que o CM6, o problema do wifi pelos vistos parece identico. Preciso arranjar é forma de o resolver se conseguir vou preferir o CM7.

    Obrigado pelo teu artigo todo e pela ajuda.

  162. Avatar de Tiago Tomás
    Tiago Tomás

    Boas pessoal!
    Estive a ler quase tudo o que aqui foi escrito e tenho que dizer que aqui se tiram muitas dúvidas, parabéns aos administradores desta página. Eu comprei hoje um sapo a5b e tou mto contente com ele, mas já estou a pensar em tirar o maior proveito dele, mas inicialmente estou com um problema, o cd de sincronização do joinme, não o consigo instalar, o computador lê o cd, mas no fim da instalação dá:
    numero de erro 0x80041013 Descrição: falha ao carregar fornecedor. O que devo fazer para ter o sincronizador instalado no pc? E depois disso qual a primeira coisa que devo fazer para melhorar o meu sapo a5? Obrigado e continuem com o bom trabalho! Forte abraço

    1. Avatar de Hugo Cura

      Para que precisas de um sincronizador para um Android? A conta Google faz tudo isso!

      Para o Sapo a5 vê aqui: https://pplware.sitedev.pt/smartphones/android/smartphone-sapo-a5-vamos-dar-lhe-uma-nova-vida/

  163. Avatar de michel
    michel

    ola, é o seguinte eu adequiri um TMN A1, mas tenho um dificuldade!
    nao consigo passar os programas que saco para o cartao de memoria, fica-me tudo na parte de armazenamento interno do telefone, o que nao me permite sacar muitos dos programas desejados, pois com dois ou tres novos programas ela fica cheia e nao me deixa instalar mais nada.
    como devo proceder para resolver esse problema

    1. Avatar de Hugo Cura

      É solução é seguir este guia. Com uma das ROMs referidas esse problema fica resolvido.

      1. Avatar de michel
        michel

        ou seja a ROM MANAGER resolveria-me o problema?
        ou seria necessário o Z4route, é q a minha versão ja é a 2.1

        1. Avatar de Hugo Cura

          Está tudo no guia. Basta ler, compreender e fazer 😉

  164. Avatar de Eloisa Casals
    Eloisa Casals

    Olá! Posso fazer uma pergunta muito parva?

    Como faço para instalar as aplicações que especificas no post? Por exemplo o Z4root n encontro no android market…

    Eu não percebo nada disto, mas gostava de tirar mais partido do meu A1.

    É melhor ficar quieta ou mesmo n percebendo nada achas que me consigo safar?? Tenho medo de fazer asneira…

    Obrigada.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Olá.
      Bem, a pergunta não é muito parva… mas também não tenho uma resposta.

      Penso que o guia está completo e de fácil compreensão, basta seguir todo o procedimento à risca. Tudo é que é preciso está disponível para download, por isso não é preciso recorrer ao market.

      Acho que se não experimentares nunca saberás se és ou não capaz de o fazer 😉

      1. Avatar de Eloisa Casals
        Eloisa Casals

        Está disponível para download, mas faço o download para o pc? E depois? Ponho no cartão sd? e daí consigo instalar no telemovel?

        1. Avatar de Hugo Cura

          Essa é uma hipótese. Além desse programa vão ser necessários todos os outros conteúdos (ROM e aplicações, etc), mas só depois do cartão formatado.
          Outra forma é abrir o link http://goo.gl/c58nj (ou o artigo no browser) no smartphone e fazer o download por lá.
          Ou usar um adaptador USB para o cartão microSD.
          Ou colocar tudo no dropbox e usar a aplicação dropbox no android.
          Entre outras formas…

          1. Avatar de Eloisa Casals
            Eloisa Casals

            Há, ok! percebi!

            E consigo ir fazendo o download das aplicações ao mesmo tempo que vou seguindo o teu tutorial? Ou é melhor fazer antes e depois já as ter todas no telemovel?

          2. Avatar de Hugo Cura

            Acho que deve ser cada coisa a seu tempo, à medida que seja preciso, até porque há downloads opcionais.
            Além disso, em certo ponto será necessário reparticionar e formatar o cartão SD… logo perde-se o que lá esteja gravado.

          3. Avatar de Eloisa Casals
            Eloisa Casals

            Ok, Acho que me vou aventurar, então.

            Se me vir à rasca das-me uma ajuda, n é?? 🙂

            Obrigada!

            bjs

          4. Avatar de Eloisa Casals
            Eloisa Casals

            O Rom Manager diz que n é compatível com o meu telemovel…..

          5. Avatar de Eloisa Casals
            Eloisa Casals

            Quando tento instalar o rot manager diz que ocorreu um problema ao analisar o pacote…

            Aquele passo do Android Terminal Emulator tambem é para quem usa o Z4root? É que eu escrevo “su” e ele diz que não tenho permissão.

            Desculpa estar a ser tão chata… 🙁

          6. Avatar de Hugo Cura

            O z4root “abre” o acesso so superuser ou ‘su’. É essencial (ou alternativamente flashar a imagem via fastboot).

            Experimenta este rommanager: http://www.4shared.com/file/VgN7Ga-_/comkoushikduttarommanager-1.htm

          7. Avatar de Eloisa Casals
            Eloisa Casals

            Não sei o que é isso do fastboot… mas então, usando o z4root não tenho que depois correr o android terminal Emulator para verificar se na prática o acesso “root” está mesmo desbloqueado? é isso?

            Quando corro o temporary root no z4root ele no fim diz temporary root aplied, you are now rooted until your next reboot, como seria de esperar. passo logo depois para o backup, n é?

          8. Avatar de Hugo Cura

            Porquê um root temporário? Não percebi…

            O terminal é só uma forma de verificar o sucesso da operação, não é “mesmo necessário” fazê-lo.

            Como disse é só seguir o guia à risca, com bastante atenção.

          9. Avatar de Eloisa Casals
            Eloisa Casals

            Esquece o post anterior.. Acho que agora já deu…. Vamos lá ver se agora corre bem…

          10. Avatar de Eloisa Casals
            Eloisa Casals

            Já consegui!!

            obrigada!!! 😀

            Beijinhos

  165. Avatar de Eloisa Casals
    Eloisa Casals

    Olá!

    sei que não tem muito a ver, mas estou com um problema no teclado touchpal (Cooteck), depois de instalar o dicionário português, ele funciona, mas se por algum motivo reiniciar o telemovel, já não me deixa selecciona-lo… Passo a ficar só com o inglês..

    Alguém sabe resolver isto?

    obrigada

    1. Avatar de Hugo Cura

      Suponho que te refiras ao que está disponibilizado no Market. Se sim, é bug e será melhor (caso gostes dele) utilizar o que está disponibilizado no artigo.

      1. Avatar de Eloisa Casals
        Eloisa Casals

        Olá!

        Fiz o que disseste e usei o que está disponibilizado no artigo, o problema é que também me desaparece o pack de português quando reinicio… 🙁

        Também estou com outro problema, tem-me acontecido de vez em quando quando me ligam, eu atendo e não ouço ninguém, mas as pessoas ouvem-me.. depois de reiniciar o telemóvel fica tudo bem, até nova história…

        Obrigada!

        1. Avatar de Hugo Cura

          Nunca passei por nenhum desses sintomas…

  166. Avatar de João Marques
    João Marques

    Experimenta forçar o teclado a ficar instalado no telemóvel e não no cartão.

  167. Avatar de Eloisa Casals
    Eloisa Casals

    Olá!

    De repente fiquei com outro problema.. o meu Wifi n estava a funcionar, então decidi reiniciar o telemóvel.. mas agora ele não passa do ecrâ inicial do Cyanogen, nem mesmo quando tento reiniciar para recovery, com as teclas MENU, DESLIGAR CHAMADA E POWER!!! O que aconteceu?? O que faço agora?? Estava tudo tão bem.. não apaguei nada.. hoje de manha o telemovel queixou-se que a su não estava actualizada, ou qq coisa assim, mas como n consegui ligar o wifi n consegui actualizar.. Agora não consigo ligar o telemovel de maneira nenhuma!! 🙁 Ajuda, por favor!!!

    1. Avatar de Eloisa Casals
      Eloisa Casals

      Bem, consegui voltar ao 2.2… vou começar tudo de novo…

  168. Avatar de Ana
    Ana

    Bom dia,
    estou aqui com um problema que me está a matar a cabeça e não consigo resolver, que é o seguinte: estava a tentar instalar a cm plus, entro em recovery, mas n consigo instalar o kernel, da um erro em relacao á nova versao do clockworkmod 3 n ser compativel com ficheiros amend e para passar para edify etc, alguma solucao? ja tentei voltar ao amon ra mas no amon ra da-me outro problema, n consegue montar o cache e n encontra MISC, uma grande trapalhada. Ajudem-me por favor

    1. Avatar de Hugo Cura

      Olá Ana. Isso revela que o guia não foi seguido à risca!
      Em certa altura, escrevi isto:
      Abrir o ROM Manager. Escolher “Flash ClockworkMod Recovery” e depois “Huawei Pulse”;

      Portanto é mesmo para escolher “Huawei Pulse” (Pulse Mini também dá) e não “Huawei U8220/U8230” ou outro qualquer.

  169. Avatar de Ana
    Ana

    pois foi exactamente esse o meu problema, seleccionei huawei u8230 para a proxima ja sei. obrigado

  170. Avatar de gamer06
    gamer06

    voltei a rom original para instalar outra rom, so que desta vez ao carregar em “flach clockwork recovery” e escolher “huaei Pulse”, ele não saca nada. acaba muito rapido e aparece logo a dizer sucesso! depois tentei fazer um backup e nada, aparece um ecra azul com umas letras. o mesmo aparece quando tento ir a orecovery. alguma sugestao?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Se acabar rapidamente com sucesso é porque essa recorvery já está instalada.
      Se vai para o ecrã azul com letrinhas é porque estás a usar a combinação de teclas errada.
      Além disso, no ROM Manager tens uma opção para “Reboot into recovery”.

  171. Avatar de gamer06
    gamer06

    pois, pode estar instalada ou não, não sei. mas é que nem por ai consigo ir para a recovery, vai é para o ecra azul. Não sei o que sera. deixo aqui uma imagem, nao se percebe e praticamente nda.

    img593.imageshack.us/img593/2430/img000002d.jpg

    1. Avatar de Hugo Cura

      Esse é o ecrã do fastboot que é acessível com a combinação de teclas DESLIGAR CHAMADA + VOLUME DOWN + POWER.

  172. Avatar de gamer06
    gamer06

    desligo o telemovel, carrego depois nas 3 teclas( power, desligar chamada, menu) e resultado ecra azul. nao faço a minima. nao fiz nada, so voltei a rom original. sera que com algum restauro de um backup podera me ajudar?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Algo aí está errado.
      Experimenta carregar primeiro em Menu + Desligar chamada e só depois em Power.
      Se voltar ao mesmo, faz novamente o download da ROM de origem da TMN (não vá algo estar corrompido) e faz o restauro completo novamente.

  173. Avatar de gamer06
    gamer06

    não sei se irá resolver o problema. penso que seje mesmo na parte de ele nao sacar aquilo do flash clockwork recovery.
    pq antes voltava a original escolhia esta opçao e saca qq coisa. demora um pouco. sacava uns 3mb +/- ainda me lembro e agora nda. penso que venha dai nao sei

  174. Avatar de gamer06
    gamer06

    restauro feito. agora sem mexer em nada, ligando o com as 3teclas, inicia o recovery, mas só tem 3 opçoes ( reboot system now, wipe data/factoryreset, wipe cache partition)

    agora se for a intalar o rom manager e ir ao “Flash ClockworkMod Recovery” depois se tentar ir ao recovery aparece o ecra azul outea vez!

    1. Avatar de Hugo Cura

      Então deve ser a recovery que instalas que tem algum problema.
      Tens aqui o link dessa recovery:
      http://download.clockworkmod.com/recoveries/recovery-clockwork-2.5.0.7-pulse.img

      Tanto quanto sei (nunca o fiz) podes flashar essa recovery tal como eu explico no ponto “Desbloquear o acesso “root” com o Fastboot”.
      Basta fazeres o download do .zip dessa secção, descompactar para uma pasta, copiar para lá a recovery tirada do link acima, abrir a linha de comandos nessa pasta e escrever:
      fastboot-windows.exe flash recovery recovery-clockwork-2.5.0.7-pulse.img

  175. Avatar de gamer06
    gamer06

    Hugo Cura, muito obrigado. resolveste o meu problema. fazendo um flash a recovery resultou. ja consegui entrar na recovery e instalar outra rom.
    Obrugado;)

  176. Avatar de M. Castro
    M. Castro

    Há já alguma rom baseada no gingerhead ou superior, ou seja, versão 2.3 ou superior?

  177. Avatar de Ghost13
    Ghost13

    Procuro o manual do ZTE Soft Stone, alguém pode ajudar ?

  178. Avatar de Ghost13
    Ghost13

    Obrigado Hugo, é mesmo isto!…

  179. Avatar de Rui
    Rui

    Após uma 2ª reparação do meu A1, a tmn deu-me um aparelho novo que vinha com o android 1.5.
    Ao tentar fazer o update do 1.5 para o 2.1, o update falhou, e agora nem sequer arranca. O ecrã fica preto com as luzes ora a piscar ora fixas. A combinação de teclas para voltar a instalar o update a partir do cartão SD também não funciona.
    Alguma sugestão?

    Muito obrigado

  180. Avatar de Eloisa Casals
    Eloisa Casals

    Olá!

    O meu A1 ultimamente tem ficado sem rede quando o ecrã se desliga.. É capaz de ficar sem rede horas se eu não tocar no telemóvel, acontece com muita frequência receber sms’s exactamente no momento em que toco no botão de activar o telemóvel, no início achei que era coincidência, mas tem sido demasiado frequente para isso.. alguém sabe solucionar este problema?

    Obrigada

    1. Avatar de Bruno G.
      Bruno G.

      Eloisa no meu antigo A1 isso acontecia quando deixava o wifi ligado com o ecrã desligado. Experimenta desligar o wifi. No meu caso não me podia esquecer de desligar o wifi antes de dormir

      1. Avatar de Eloisa Casals
        Eloisa Casals

        Obrigada, Bruno.

        Mas eu raramente tenho o Wifi Ligado, por isso penso que não seja disso..

        Mais sugestões? 🙂

        Eloisa

  181. Avatar de Eloisa Casals
    Eloisa Casals

    Olá!

    Tive que por o meu A1 como estava inicialmente, com o 2.1 éclaire. Agora queria voltar a seguir este tutorial, mas não consigo instalar o Rom Manager, no market pelo telefone não me aparece, só me aparece a versão paga, e no computador diz que o meu telemovel não é compatível com a versão não paga…. Alguém me ajuda?

    Beijinhos

    Eloisa

    1. Avatar de Eloisa Casals
      Eloisa Casals

      Mais valia ter estado calada e ter lido os meus posts anteriores……. Dah…

      Já tá resolvido!!

      😀

  182. Avatar de Eloisa Casals
    Eloisa Casals

    Olá, outra vez…

    Pra variar tou com outro problema… Quando tento fazer “Flash ClockworkMod Recovery” depois de carregar em Huawei Pulse, aparece-me sempre este erro: “An error occurred while flashing your recovery”

    Ajuda????????

    Beijinhos

    1. Avatar de Hugo Cura

      Eloisa, primeiro que tudo não era necessário fazer todo esse procedimento trabalhoso de voltar a meter a ROM original e fazer tudo de novo…. bastava fazer um restauro de fábrico ou aceder à recovery e fazer um “Wipe full / factory reset”. Tudo iria voltar ao ponto que pretender agora chegar.

      Já não faço o procedimento há muito tempo, não sei se o ROM Manager ainda trabalha da mesma forma para esse modelo.

      Se não trabalhar, o procedimento será o seguinte:

      – Seguir as instruções na secção “Desbloquear o acesso “root” com o Fastboot” deste guia até ao ponto 3, inclusive.
      – Fazer o download da recovery e colocar esse ficheiro na mesma pasta onde foram descompactados os ficheiros acima: http://download2.clockworkmod.com/recoveries/recovery-clockwork-2.5.0.7-pulse.img
      – Novamente na pasta onde foram descompactados esses ficheiros, no Explorador do Windows e num espaço branco dessa janela, premir a tecla SHIFT, clicar no botão direito do rato e escolher a opção “Abrir janela de comando aqui”
      – Escrever o seguinte:
      fastboot-windows.exe flash recovery recovery-clockwork-2.5.0.7-pulse.img
      – O resultado esperado será o referido no ponto 4 da mesma secção e deves continuar depois os pontos seguintes.

      1. Avatar de Hugo Cura

        Atenção, tinha um erro no comando que deves escrever. Já corrigi.

        1. Avatar de Eloisa Casals
          Eloisa Casals

          Olá!

          Obrigada mais uma vez pela tua preciosa ajuda. Mas não funcionou… Fiz como disseste, mas depois ao verificar com o android terminal emulator, quando escrevo SU, o Superuser não aparece. diz SU unknown, ou qq coisa assim..

          Não sabia que bastava fazer “Wipe full/factory reset”, tinha sido muito mais simples…. 🙁

          1. Avatar de Hugo Cura

            Não fizeste o procedimento de desbloquear o acesso root? Na volta foi por isso que o ROM Manager falhou no flash da recovery…

            Utiliza o z4root ou segue as instruções na secção “Desbloquear o acesso “root” com o Fastboot”.

        2. Avatar de Eloisa Casals
          Eloisa Casals

          Fiz!

          Da primeira vez, antes de pedir ajuda fiz com o z4root, e ficava efectivamente com o root feito, mas o ROM Manager dava aquele erro, agora fiz com o fastboot, como disseste, e o root não fica..

          O que faço?

          1. Avatar de Hugo Cura

            Faz todo o procedimento de novo mas desta vez utiliza este ROM Manager.

        3. Avatar de Eloisa Casals
          Eloisa Casals

          Esse Rom Manager não consigo instalar, já me tinha acontecido isso da outra vez, quando tento instalar diz que ocorreu um erro ao analisar o pacote. Estava a usar o outro que me aconselhaste da outra vez: http://www.4shared.com/file/VgN7Ga-_/comkoushikduttarommanager-1.htm

          Mas com este é o tal que agora dá aquele erro…

          1. Avatar de Hugo Cura

            Passa-se aí algo de errado. Nunca passei por nenhum desses problemas.

            Experimenta este.

        4. Avatar de Eloisa Casals
          Eloisa Casals

          Parece-me que desta vez já deu.. Não sei o que se passava… Muito obrigada, mais uma Vez!!

          Vou seguir o resto do tutorial.

          1. Avatar de Hugo Cura

            Entretanto, se quiseres experimentar, no meu a1 tenho actualmente esta ROM.
            Está estável e só o WiFi é que às vezes não liga à primeira.
            Estou a utilizar o “data2ext” referido no final dessa thread.

            Entretanto continuam a sair novas versões nightly oficiais Cyanogenmod: http://download.cyanogenmod.com/?device=u8220&type=nightly

        5. Avatar de Eloisa Casals
          Eloisa Casals

          Acho que não me aventuro… Se não tenho um tutorial com os passinhos todos como o teu, já n sei fazer as coisas.. 😛

          Mas obrigada na mesma!

          Eloisa

  183. Avatar de Pedro Freitas
    Pedro Freitas

    Boas,

    fiz os passos todos que estão aqui. Mudei a rom e ficou perfeito. Excelente tutorial para iniciantes em mudanças de rom’s.

    Mesmo assim tenho duas questões, coloquei a versão mais recente da cyanogenMod, deste site http://download.cyanogenmod.com/?device=u8220&type=nightly, o ultimo que saiu.

    No entanto não sei colocar em Português o sistema, não sei se é possivel.

    E tambem não consigo colocar a câmara a funcionar, já tentei com a camera 360. e com o apk que disponibilizam mas não sei usar o terminal, o que tenho que escrever lá?

    Desde já muito obrigado e espero que não seja tarde demais para obter uma resposta 😀

    1. Avatar de Hugo Cura

      Aplico a mesma resposta que dei neste comentário.

      Não tenho experimentado as versões nightly que têm surgido, mas a CM7.2 do modaco tem funcionado bem.

      1. Avatar de Pedro Freitas
        Pedro Freitas

        Antes de fazerem alguma coisa leiam o meu post todo porque está meio confuso mas tambem não consigo organizar melhor.

        Já consegui resolver. Fiz assim e vou dizer como fiz:

        Fui aos forums da cyanogenmod e encontrei lá uma explicação.

        1ºfiz o que o Hugo Cura disse no tutorial, substituir o ficheiro .apk da camera mas depois desapareceu.

        2ºpeguei nos ficheiros que estão neste link: https://dl.dropbox.com/u/99010015/lib.zip
        São da minha dropbox, disponibilizo os mesmos do forum da cyanogenmod.

        3º substití os ficheiros em /system/lib

        4º para ter as permissões para substituir ficheiros no sistema, saquei o ES explorer do google play, depois nas settings na aplicação vamos a root setting e activa-se tudo, depois em principio o superuser vai perguntar se damos autorização e permitimos.

        5º como já disse, depois do passo 4, pegamos nos ficheiro que disponibilizei e substituímos onde já disse no passo 3.

        PS: A minha versão da Rom é cm-7-20120902-NIGHTLY-u8220.
        Penso que estou a dizer correcto mas é a ultima versão nightly que saiu. Não pensem que sou expert, apenas baseie-me no excelente tutorial do Hugo Cura para mudar o a1 e depois pesquisei sobre como resolver a camera.

        PS2: Ao fazer os passos todos a partir do 2º ponto, o apk da camara voltou a aparecer. Não sei se é obrigatório seguir o que fiz ou se simplesmente podemos começar no 2º ponto. Mas como disse não sou expert por isso não sei mas foi assim que voltou a funcionar.

        Os créditos desta forma de corrigir não são meus. No entanto Hugo Cura, se quiseres actualizar o artigo e colocar este método estás à vontade.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Obrigado por esse detalhe Pedro Freitas, está muito bem explicado.

  184. Avatar de Luís A.
    Luís A.

    Boa tarde.

    Só agora experimentei passar da minha velha versão 2.1 (fornecida pela TMN) para uma 2.2 “da concorrência”.
    Ao aceder ao market pelo a1 não me surge a “Rom Manager” gratuita, pelo que parei logo todo o processo neste ponto.

    Acontece, ou aconteceu, a mais alguém? Suponho que o problema é ser uma app para a versão android 2.2, pois mesmo descarregando pelo Google Paly não consegui instalá-la (“Ocorreu um problema ao analisar o pacote”).

    Aguardo os vossos comentários.

    Abraço!

    1. Avatar de Luís A.
      Luís A.

      Olá de novo.

      Pesquisei mais e encontrei, aqui – http://www.clockworkmod.com/rommanager – um “receovery”, versão 3.1.0.1 para U8220/U8230. Será a mesma app que aqui referem numa versão mais antiga?

      PS – Acima onde escrevi “Google paly” queria ter escrito “Google play”, como devem ter adivinhado:)

      Abraço!

      1. Avatar de Hugo Cura

        A recovery que deve ser instalada é a versão 2.5.0.7:
        http://download2.clockworkmod.com/recoveries/recovery-clockwork-2.5.0.7-pulse.img

        Experimenta esta recovery este Rom Manager:
        link

        Se não funcionar diz, que tenho por aqui outras versões antigas.

  185. Avatar de Luís A.
    Luís A.

    Hugo,

    Obrigado. Consegui instalar esta.

    Depois com mais tempo tento concluir o resto dos passos.

    Abraço!

    1. Avatar de Luís A.
      Luís A.

      Boa tarde.

      Isto está mau…

      Realmente consegui instalar a Rom Manager 3.0.1.3. mas quando carrego no “Flash ClocworkMod Recovery” e escolho o Hauwei Pulse dá-me o erro “An error ocurred while flashing your recovery”.

      Tenho “root permission” ligada (fiz pelo z4 e até já fiz 2 “re-root”) e até já tentei pela “All ClockworkMod Recoveries”, escolhendo a 2.5.0.7, mas nada.

      Quanto ao link que me deixou para a recovery, não consigo fazer download pelo IE, só pelo Chrome. Passei para o cartão sd do meu a1 por usb, para a pasta “download”, e ao abrir pergunta-me se o quero fazer como texto, música, vídeo ou imagem, não consigo instalar. Tentando o download pelo a1 não dá (uso o browser que veio na rom 2.1 da TMN).

      É necessário instalar uma “recovery” primeiro? (Não está no tutorial acima) Ou a Rom Manager fá-lo automaticamente? (Não faz nenhum download, dá logo o erro)? É que leio “You must have the ClocworkMod Recovery installed to flash and restore ROMs”.

      Enfim, não sendo muito básico nestas coisas da informática, estou a sentir-me um bocado “nabo” em todo este processo, pelo que se me puder(em) dar mais umas dicas agradeço.

      Abraço!

      1. Avatar de Luís A.
        Luís A.

        Olá mais uma vez.

        Respondo a mim próprio, depois de pesquisar ainda mais: usei uma versão ainda mais antiga da Rom Manager e lá consegui.

        Segui o tutorial mas usei a rom que disse estar a usar na resposta a Eloisa Casals acima exposta.

        Neste momento tenho a palavra “ANDROID” e um cursor a piscar no visor do meu a1 (depois de carregar no “menu” coemçou a piscar) e já assim está há bastante tempo (mais do que 10 minutos). Já me questionei se este não será mais um percalço nesta minha aventura… Já lhe retirei a bateria para recomeçar, mas continua “parado”.

        Só uma coisa que não vem neste tutorial e tive que me desenrascar (espero que não seja por isto que não funciona): depois de instalar tudo, pela ordem indicada não sabia como reiniciar o telemóvel. Recorri à tecla “voltar” e encontrei um “reboot” que selecionei para sair. Andará por aqui o meu erro?

        Abraço!

        1. Avatar de Hugo Cura

          Peço desculpa pela demora na resposta.
          O tutorial está completo, tem apenas o impasse da versão do Rom Manager que entretanto foi actualizada e deixou de ser compatível com o Android 2.1.

          Bem, ao abrir a recovery a primeira opção é “Reboot system”, não é assim não necessário escrever isso 🙂
          Retirar a bateria ia dar ao mesmo.

          Quanto ao actual sintoma, recomendo fazer um “wipe full/factory reset” e voltar a testar. Espero que não tenha esquecido de instalar o pack gapps: http://goo.im/gapps/gapps-gb-20110828-signed.zip

          1. Avatar de Luís A.
            Luís A.

            Hugo, não está ao meu serviço em exclusivo:), não é necessário o pedido de desculpas.

            Pedir ajuda ´revelou o meu lado “preguiçoso”, é mais fácil do que ir tentando e procurando soluções.

            Creio que o meu erro foi tentar a CM 7.2 em vez da 6 aqui disponibilizada. Quando desisti e optei por esta última correu tudo bem e já tenho tudo a funcionar.

            Já agora, porque é que não deu para, com estes passos, instalar a CM 7.2? Há outro método? Confesso que não estou a gostar muito da 6…

            Muito obrigado.

            Abraço!

          2. Avatar de Hugo Cura

            O procedimento é o mesmo.
            Tendo acesso root e uma recovery clockworkmod, instala-se qualquer ROM da mesma forma, desde que seja um .zip.

            O guia original da ROM que sugeri é este.
            Depois aqui há várias ROMs disponíveis (nada de muito recente, é um smartphone fraquito e não “investem” muito nele).

            Continuam a sair versões oficiais CyanogenMod, embora que pouco trabalhadas. O dispositivo é Huawei U8220, equivalente ao U8230.

  186. Avatar de cmendao
    cmendao

    Bom dia a todos,

    Gostaria de saber qual a room que na vossa opiniao acham mais estavel, consumidora de pouca bateria e que quase tudo esteja a funcionar dentro dos possiveis problemas que ja sabemos que existe com a camera.
    Abraço

  187. Avatar de aasc
    aasc

    obrigadeo pelas dicas ja ha muito k ando a estudar o assunto e ontem arriscaie e deu certo a ROM Manager tem k ser a v2.5.0.5 ou anterior a unica k aguenta o Android 2.1 uma pergunta:com a rom cyanogenmod 7.2 ou anderoid 2.3 agora instalada no A1 posso jogar todos jogos k google play desponiblisa ou tenho k instalar algum programa extra?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Basta instalar via Play Store. É claro que, dadas as limitações do aparelho, jogos que exigem mais poder gráfico não funcionarão.

  188. Avatar de aasc
    aasc

    boas amigo Hugo,tenho a rom cyanogenmod 7.2 instalei swapper2 para aumentar memoria ram precisso instalar tambem o busybox ou esta rom cyanogenmod 7.2 n precissa

  189. Avatar de joao
    joao

    depois de aparecer o ecra a dizer “Red Bull Mobile” como faço para voltar a arrancar o telemovel normalmente??

    1. Avatar de Hugo Cura

      Não é suposto fazer nada, deve funcionar normalmente. Mas o Z4root não funcionou para ganhar acesso root? O método pelo Fastboot é alternativo…

  190. Avatar de joao
    joao

    nao utilizei o z4root pk nao consigo aceder ao telemovel nem pelo pc consegue aceder pk nao deteta o telemovel.
    depois de fazer pelo metodo do fastboot agora nao consigo sair do ecra do red bull mobile mal coloco a bateria fica sempre nakele ecra.
    como posso resolver o problema?

    1. Avatar de Hugo Cura

      É muito simples. Na página 2 deste guia há uma secção “Reverter toda e qualquer alteração ao sistema”. Basta fazer esse procedimento e recomeçar tudo de novo.

  191. Avatar de Luís A.
    Luís A.

    Olá a todos.

    Agora com a CM 6.1 mais “afinada” estou a ficar mais agradado, mas não consigo resolver um problema que me tem dado voltas à cabeça: adquiri um tablet Alexis RX5DC com Android 4.0.1 e quero partilhar a minha ligação de internet do meu a1 com este. Já tentei várias apps, tanto por BT como por Wifi, mas não consigo.
    1. Não era suposto a versão 2.2 do Android, na qual se baseia a CM6.1 fazer tethering wifi?
    2. A CM 7.2 faz o tethering?
    3. Há alguma app que funcione com o a1?
    4. Há alguma app que permita a partilha do sinal de internet por cabo USB como é possível para os computadores?

    A quem me puder ajudar deixo desde já um obrigado!

    Abraço!

    1. Avatar de Hugo Cura

      1- no que depende da versão “crua”, sim, mas isso depende de drivers/bibliotecas disponíveis na ROM e que devem ser compatíveis com o hardware
      2- sim, mas aplicam-se as mesmas restrições da resposta anterior
      3- sim, estas duas eu próprio já usei:
      https://play.google.com/store/apps/details?id=net.szym.barnacle
      https://play.google.com/store/apps/details?id=com.googlecode.android.wifi.tether
      4- sim, mas nunca testei:
      https://pplware.sitedev.pt/portabilidade/proxoid-internet-no-pc-atravs-do-android/

      1. Avatar de Luís A.
        Luís A.

        Olá Hugo e mais um obrigado.

        Já testei o wifi tether e o Wireless Tether (dos mesmos criadores, o 1º é a versão 3.2 beta2 e o segundo é a 2.0.7) e não consegui partilhar a ligação do a1 com o meu tablet. Toco no ecrã para o ativar e ele liga-se. O problema é que o tablet não capta o sinal, faço uma busca e não aparece na lista de sinais disponíveis. Tentei como “auto” e “generic” no “device profile”. Fui mudando algumas opções e nada. Até já tentei esta solução “adaptada” à TMN (aparace nos comentários à app no google play):
        “… Dica: para users da TIM, vá em Menu>Config>Redes sem fio>Redes móveis>Nomes dos pontos de acesso>TIM internet , e modifique o [Nome} para “Internet” e o [TIPO APN] de default, basta apagar tudo…” Não resolveu!

        Quanto à ligação via USB é para ligar ao tablet e não ao PC. Há alguma? Com o PC consigo facilmente (pelo menos quando tinha a rom original da TMN, não experimentei ainda com a CM6.1) usando o software que vem no cd que acompanha o a1.

        De qualquer forma vou tentar as 2 de novo e mexer mais um bocado nas configurações (se o Hugo consegue usar esta app e tem a CM6.1 como eu deve-me estar a falhar algo).

        Grande abraço!

        1. Avatar de Hugo Cura

          Não, tenho a CM7.2.
          Esse problema deve dever-se à ligação criada pelo telemóvel: em vez de ser uma ligação WiFi normal, é uma ligação ad-hoc, que não é reconhecida pela maioria dos Androids.
          Existindo as bibliotecas correctas, será possível criar a ligação WiFi normal. É uma questão de pesquisar.
          As keywords “t-mobile pulse u8220” podem ajudar pois existe mais conteúdo para esse modelo, que é equivalente.

  192. Avatar de Luís A.
    Luís A.

    Hugo,

    Pesquisei segundo a sua sugestão de ser uma questão relacionada com o reconhecimento da rede ad-hoc e estou convencido que é isso.

    (Estou meio a “responder” e meio a “perguntar” para partilhar o que descobri e poder ajudar quem estiver com as mesmas dúvidas.)

    Descobri formas de fazer com que os aparelhos com a versão 4 do android reconheçam a rede ad-hoc quando se partilha o sinal a partir de um computador, mas a partir de um telemóvel não se encontra grande coisa.

    Descobri uma aplicação que poderá funcionar, mas não tenho acesso root no meu tablet (ainda é recente e não quero estar já a “inventar” muito por causa da garantia) o ZT-180 Adhoc Switcher (está no market). Alguém conhece e/ou já experimentou?

    Se eu quiser avançar com o “root” no tablet, se instalar o z4root consigo depois “apagar o rasto” para não ter influência na garantia do aparelho?

    Acredito que haja um método para fazer um backup tal como recomenda para o a1 antes de instalar outra rom, mas no clockwork não encontro o Ntech Alexis RX5 (ou mesmo o “PIPO M1” como encontro o “pulse” para o backup do a1). A que outros programas poderei recorrer?

    Sabendo que já estou a abusar da sua simpatia e atenção, ofereço-lhe os meus préstimos noutra área em que possa ajudá-lo para tranformar este “parasitismo” numa “simbiose” 🙂

    Grande abraço!

    1. Avatar de Hugo Cura

      – Nunca experimentei a app ZT-180 Adhoc Switcher
      – O exploit que o z4root utiliza é limitado a versões 2.1~2.3. Estando a ROM original disponível, o processo root é sempre reversível mas pelo que vejo, o tablet é um Ntech Alexis RX5. Ora, o mal de comprar esse tipo de tablets está com a falta de suporte da marca e da comunidade.
      – Talvez o SuperOneClick funcione.

    2. Avatar de Hugo Cura

      Entretanto vi que afinal até existe algum suporte. Parece que a versão Jelly Bean tem acesso root disponível:
      http://www.topnotchtablets.com/support

  193. Avatar de Luís A.
    Luís A.

    Boa tarde.

    Obrigado Hugo. Tenho feito o “trabalho de casa” e já tinha visto o site que indicou.

    Entretanto vi um método neste site http://androidtablethacks.com/android-tablet-hacks/how-to-enable-adhoc-wifi-on-android-tablets/ e talvez o tente. Creio que até o sugeriu noutro post aqui no pplware.

    Entretanto disseram-me que o Jelly Bean suportaria ligações a redes ad-hoc, mas, pelo menos no google nexus, não é possível.

    Sendo assim devo começar por atualizar o alexis para o 4.1 e ver se é ou não possível. Se não for devo tentar o método explicado no site que referi ou fazer o root e tentar o zt-180.

    O SuperOneClick é um programa do género clockworkmod?

    Mais um obrigado e um abraço!

  194. Avatar de Luís A.
    Luís A.

    Olá Hugo.

    Sempre a aprender, obrigado!

    Mais um grande abraço!

  195. Avatar de Junior Batista
    Junior Batista

    Olá Hugo, estou com um problema.
    tenho um Huawei u8230 fiz um procedimento da pg1 como vc mencionou, so que quando instalei ele reiniciou e não consigo mais liga-lo ele reinicia e fica na tela de ecra, com o nome android, não saindo mais fiz o procedimento da pag2 de reinicialização de sistema mais não tive exito pois não consigo liga-lo pelo outro procedimento. Agradeço dês de já.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Nessa caso há duas soluções:
      – iniciar na recovery e escolhe “Wipe full/factory reset”
      – fazer o último procedimento da página 2 – Reverter toda e qualquer alteração ao sistema

      Para ligar o smartphone no modo upgrade basta carregar nas teclas DESLIGAR CHAMADA + VOLUME UP e só depois POWER. Não deve largar nenhuma delas enquanto não surgir imagem no ecrã.

      1. Avatar de Junior Batista
        Junior Batista

        Desculpe Hugo esta te incomodando, só que não consegui realizar a ação recovery pois ainda sou leigo, e quando refiz o firmware update step 2/2 acontece um erro e aparece Update failed antes da conclusão. Fica ate um tempo ai eu tirei a bateria e ele não iniciou mais cara, estou com muitos problemas aqui não consigo fazer nada com ele, não inicia não liga so da erro! me ajuda ai por favor.

        1. Avatar de Hugo Cura

          O update falha porque não deve ter sido copiado correctamente para o cartão SD:
          – Fazer o download do update oficial da TMN, descompactar e copiar os ficheiros UPDATA.APP e userdata.hwcfg para uma pasta no cartão SD com o nome dload;

          Alternativamente, para iniciar na recovery deve ser utilizada a combinação de teclas MENU + DESLIGAR CHAMADA + POWER, e não devem ser largadas até que surja imagem. Depois escolher “Wipe data/factory reset”.

          Isto é tudo muito simples, não há que complicar, basta seguir o passo a passo com atenção.

          1. Avatar de Junior Batista
            Junior Batista

            cara não sei o que de errado estou fazendo fiz tudo direitinho como vc falou, o problema e que ele não esta atualizando e agora ele ta travando no tutorial inicial do android, será que eu danifiquei permanentemente o aparelho? tenho alguma outra opção fara isso?

  196. Avatar de Julien Fernandes
    Julien Fernandes

    Boas,

    Fiz o procedimento todo e está tudo bom excepto que tanto no market como pela google market algumas aplicações dizem que não são compatíveis com o meu telemóvel com o facebook, gesture search, vi ai em cima 2 comentários a falar sobre isso mas não vi soluções, alguma coisa que possa fazer ? A rom e a CM 6 já agora.

  197. Avatar de Edgar
    Edgar

    Boas, eu instatei. Mas quando fui ver a versão do android, mostrou-me na mesma o 2.1.
    É normal? Ou tinha de ficar 2.2 mesmo?

    1. Avatar de Hugo Cura

      No artigo estão disponíveis ambas as versões. Eventualmente instalaste a versão 2.1.

  198. Avatar de Edgar
    Edgar

    Ok, obrigado.

  199. Avatar de Paulo
    Paulo

    meu u8230 nao quer atualizar hugo isto fica parado a dizer o que devo fazer ?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Em que passo está?
      O que é que já foi feito? Quais os procedimentos que foram seguidos?

  200. Avatar de André
    André

    Viva!
    Antes de mais parabéns! O guia está mesmo muito bom e muito completo! Sendo eu um leigo nestes assuntos, consegui fazer tudo e bateu tudo certo, tenho o tlm a funcionar correctamente 🙂
    No entanto, gostaria de saber se é possível alterar isto:
    Dantes, quando se carregava no 1º botão do lado direito (o que tem o símbolo do telefone virado para baixo), este remetia-nos para o menu principal do tlm (para o desktop). Mas agora, com esta nova versão, esta tecla bloqueia o teclado em vez de ir para o desktop. Isto torna-se um pouco frustrante pois não temos maneira mais directa de voltar para o desktop. Existe maneira de alterar a função desta tecla para o que pretendo?
    Desde já obrigado e mais uma vez parabéns pelo excelente guia!

    1. Avatar de Hugo Cura

      Fico contente que quase 3 anos depois tudo esteja operacional!

      Essa questão já foi respondida neste mesmo artigo, neste comentário.

      1. Avatar de André
        André

        Obrigado, era mesmo isto!
        Confesso que não procurei nos comentários todos pois a lista já é extensa.

        Agora sim está tudo a funcionar na perfeição 🙂

        Mais uma vez obrigado!

  201. Avatar de Andre
    Andre

    Eu gostaria de saber as roms necessarias para um moche script 64, visto q utiliza sistema android e tem um processamento de 900Mhz a 1800Mhz..sou leigo nisto de telemoveis..ja brickei 2 e desta vez nao qeria xd o problema e q nao consigo calibrar o ecra porque o calibrador bugou e fica horas a ”mandar me tocar aqui e ali” dsd ja obrigado