Como instalar o Windows 8.1 a partir do ISO

63 Comentários

A apresentação do Windows 8.1 era esperada por todos e ontem a Microsoft não defraudou as expectativas dos seus utilizadores e apresentou ao mundo a mais recente versão do seu sistema operativo.

Muitos acorreram a instalar esta versão da forma oficial, via Store, tal como apresentámos, mas infelizmente nem todos conseguiram essa instalação.

Agora que os ISO’s do Windows 8.1 estão já disponíveis, vamos mostrar com o instalar.

win8_1_desktop_1

Devem ter presente que esta forma de instalação vai ser completa e de raiz. Não é uma simples actualização. Isto significa que as aplicações que tenham instaladas vão ser removidas e devem por isso ser novamente adicionadas depois.

Os ficheiros e dados do utilizador vão ser mantidos, caso assim o decidam, e vão depois ser transportado de forma automática para a nova conta que será criada.

O primeiro passo para esta instalação do Windows 8.1 passa pelo download do ISO. Façam-no pelo site da Preview do Windows 8.1, na zona de downloads. Descarreguem esse ISO e coloquem-no num local do vosso disco.

Depois disso devem abrir o ficheiro que descarregaram e executar a aplicação Setup.

A instalação do Windows 8.1 vai ser iniciada e será depois disso mostrado um assistente de instalação.

Comecem por escolher a opção Go Online para que sejam obtidas as actualizações mais recentes do Windows 8.1

win_8_1_1

De seguida o Windows vai verificar essas actualizações e aplicá-las no vosso PC.

win_8_1_2

Após este passo será pedida a chave de registo do Windows 8.1. Coloquem-na na caixa e esta será validada junto da Microsoft.

win_8_1_3

O passo seguinte será a parte da licença de utilização do Windows 8.1. Devem lê-la e depois clicar para aceitar essa mesma licença.

win_8_1_4

Caso pretendam manter os vossos ficheiros e aplicações devem escolher nesta zona do assistente de isntalação do Windows 8.1.

Se pretenderem que a instalação seja completamente nova então escolham a opção Nothing.

win_8_1_5

Para terminar o processo de instalação é pedido que confirmem os dados recolhidos antes e a o que vai ser mantido após esta instalação.

Se pretendem mudar algo é aqui que devem fazê-lo. Após este passo a instalação é iniciada e não poderá ser interrompida.

win_8_1_6

Após darem andamento ao último passo a vossa máquina irá instalar o Windows 8.1.

Vão ser feitos vários reboots e o processo decorrerá de forma automática e sem qualquer necessidade de intervenção do utilizador.

win_8_1_7

Após estes passos, e quando a instalação terminar, vão ser convidados a configurarem a vossa conta de utilizador e a utilização do SkyDrive associado a essa conta.

Esta é sem dúvida a forma mais simples de instalar a mais recente versão do Windows 8. Ficam com uma instalação limpa e pronta a ser usada, com os vossos ficheiros de imediato disponíveis.

Homepage: Windows 8.1 Preview

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Esperem, não percebi, mas podemos manter os ficheiros que temos no PC? Não é preciso formatar? E também se aplica a quem tem o 8 em PT-PT?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Podes manter os ficheiros associados a esse utilizador. Tudo o que esteja fora é perdido (movido para a pasta Windows.old).

      Eu o que fiz foi simplesmente correr em cima do Windows 8 em EN que tinha.

      Apenas testei com EN para EN e por isso não te sei responder

    2. Avatar de Henrique Dias

      Olá Paulo!
      Este métedo destina-se a todos os que tenham o Windows 8 numa linguagem não suportada pelo método de atualização (Mais aqui: http://windows.microsoft.com/pt-pt/windows-8/preview-faq)ou que tenha a versão Enterprise. Todos os que tenham o Windows 8 RT/Pro numa linguagem suportada (ver no link mencionado acima) poderão fazer a atualização mantendo programas e definições e ficheiros. Relembro que é apenas uma versão de testes!

      Cumprimentos,

  2. Avatar de z33plin
    z33plin

    Ainda só versão preview certo?

  3. Avatar de KingD
    KingD

    Como sempre a versão português europeu, fica pra versão final

  4. Avatar de LM
    LM

    Quando sai a versão final?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Acho que nem a Microsoft sabe…

    2. Avatar de Tiago Dias
      Tiago Dias

      No Outono mas ainda sem data concreta.

    3. Avatar de Henrique Dias

      Rumores indicam versão final em Agosto/Outubro… Ainda nada é certo e concordo com o Pedro!

  5. Avatar de Charles Siqueira
    Charles Siqueira

    Muito bom, agora sim, estou baixando aqui, já tá em 25%, assim que instalar, deixo minhas opniões…
    Obrigado ppwalre

  6. Avatar de Fábio Fontana de Souza

    Tenho uma dúvida, se instalar essa versão com as chaves disponibilizadas pela Microsoft até quando poderei utilizar o Windows? Até sair a final? No site da MS não vi nada a esse respeito.

    1. Avatar de Jean
      Jean

      A key expira dia 15 de janeiro de 2014.

  7. Avatar de José Pedro Pinto
    José Pedro Pinto

    Não percebi se isto é só uma actualização, ou se qualquer pessoa sem o windows 8 no PC, o pode instalar de raiz.

    1. Avatar de Jean
      Jean

      Você pode instalar como uma atualização se já tiver o Windows 8 através da Windows Store mas também poderá instalar do zero usando a iso.

  8. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Para instalar essa preview tem de se ter um W8?
    Porque eu tenho um 7 e queria instalar o 8 aqui…

    1. Avatar de killwill
      killwill

      Pode SIM.Instalei pelo Windows7 e está rodando bem.O problema é o já citado como está na versão preview muitos aplicativos não são compatíveis e a única suite de segurança que consegui instalar foi a do Norton (beta)

      1. Avatar de Davide Viana
        Davide Viana

        Windows 8 nao precisa de anti-virus, já vem com o MSE dentro do Windows Defender. 🙂

  9. Avatar de Alex
    Alex

    Tem de ser instalado só dentro do windows 8 ou posso fazer a instalação por boot? Queria formatar o disco e fazer a instalação “limpa”… A instalação mais “complicada”… =)

  10. Avatar de anonimo
    anonimo

    espera então ele não formata o pc ? continua com todos os DADOS , instalação tudo etc e tallz

  11. Avatar de Luis Fonseca
    Luis Fonseca

    muito bom mesmo adoro 🙂

  12. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Pessoal acabei de instalar de raiz, ate agora 5 estrelas, o windows 8 ao lado do 8.1 parece uma versão beta, mesmo sendo uma versão preview noto muito mais completo que a versão final do 8 que tinha anteriormente.. O único se não que tenho a apontar, é o facto de algumas aplicações que vêm instaladas (ex meteorologia) não funcionam, abrem mas passado um bocado vão abaixo e não funcionam, alguém que já tenha experimentado o sistema também verifica este problema ou será só de mim? Bem mas fora isso, ate agora nada apontar, muito bom mesmo 🙂

  13. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    Por este andar a M$ vai passar há história, tudo por causa da borrice e teimosia de quererem inovar e evoluir, mas para pior. Estão a querer simplificar tudo, estão a aderir ás pragas das redes sociais, estão a migrar para a cloud, etc.

    1. Avatar de Miguel L.
      Miguel L.

      És mesmo panhonhas pá.Não sejas velho do restelo “there’s no way to stop evolution nor technology”

      1. Avatar de António B.
        António B.

        Viva,

        Concordo inteiramente com o amigo “panhonhas”.

        Microsoft é para trabalhar, a par de linux.

        Tudo o resto, que só serve para ocupar tempo e gastar unhas, está bem na treta do android, que não serve para produzir nada, mas que as operadoras agradecem que usem, dados os tarifários que os consumidores pagam…

        Misturar as duas coisas, é quanto a mim, uma desevolução, se calhar não há muito mais para a microsoft conseguir alterar e modernizar, mas isso é com eles.

        Quanto ao amigo “Miguel L.” não é uma questão de “velhos do restelo”, mas apenas e só, escolher o que se adequa a cada utilizador.

        Querer que, com android, se façam coisas que só se conseguia fazer com microsoft ou linux, é contraproducente e por vezes exasperante.

        É apenas a minha opinião, dado que apesar de apreciar sobremaneira as modernizações que aparecem todos os dias, uso o 8 pro, desde que surgiu no site da microsoft a 29,90€, sem stresses de botão “iniciar”
        e etc´s, mas não embarco em “novidades” desnecessárias e por vezes mais complicadas e contraproducentes, do que o que existia.

        Abraço!

  14. Avatar de João Franco
    João Franco

    Eu tenho uma licença da Microsoft do windows 8

    Quando a versão final do 8.1 sair tenho de adquirir uma nova licença ou a minha do 8 vai dar ?

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Vai dar. O windows 8.1 não é um “windows novo” mas sim uma actualização opcional para windows 8… Quem quiser actualizará para o 8.1 á semelhança do que está a ser feito agora, quem não quiser ficará com o 8.0

    2. Avatar de someone
      someone

      A principio houveram rumores que o update da v8 para a v8.1 seria paga, mas a um baixo preço, mas a microsoft mais tarde veio desmentir esses rumores e confirmar que o update do 8 pro 8.1 seria gratuito.

  15. Avatar de start
    start

    Esta actualização não é como um simple service pack. É como se fosse uma instalação tipo win xp para win 7. O site da microsoft diz que “Se iniciar o PC a partir de um suporte de dados removível que tenha criado ao fazer o download do ISO, não conseguirá manter as aplicações, as definições do Windows ou ficheiros pessoais quando atualizar.” http://windows.microsoft.com/pt-pt/windows-8/preview-faq

    Outra coisa que não percebo é se os programas que temos instalados tipo vlc, firewall ou antivirus ficam na mesma ou temos de instalar de novo, porque dizer aplicações é muito vago. Aplicações devia ser APP’s e o resto programas. Acho que muita gente vai ficar chateado por ter de instalar quase um windows novo do que um simples update.

  16. Avatar de start
    start

    AInda para mais a microsoft diz “Quando instalar as edições seguintes do Windows 8.1, poderá manter os seus ficheiros pessoais, mas terá de reinstalar as aplicações”.

    Mas que porcaria é esta sempre a instalar tudo de novo. Mais vale instalar para ano uma ISO final.

    Em nenhum outro windows tive de instalar seja o que fosse depois de um SP.

  17. Avatar de Jorge Cunha
    Jorge Cunha

    Eu tenho um computador onde tenho dois SO´s, o windows 7 e o windows 8 preview (com dual boot). A minha questão é a seguinte: Posso instalar (ou actualizar) o windows 8.1 no lugar do windows 8 preview? Não vai entrar em conflito com o windows 7? Vai ficar com o dual boot igual, como anteriormente?
    Desde já muito obrigado.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Sim podes fazer isso na boa, eu tinha o WINDOWS 7 e WINDOWS 8 em dual boot, tenho sempre utilizado o WIND. 8, e ontem instalei o 8.1 e pelo lado do WIND. 7 está tudo bem, sem conflitos nem nada..

      1. Avatar de Jorge Cunha
        Jorge Cunha

        Mas então faço “instalação nova” ou actualizar?
        Desde já muito obrigado.

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Eu tinha o WIND 8 ENTERPRISE a instalação tinha de ser feita com o ISO, e abri o ficheiro e simplesmente actualizou..
          Mas se soubesse o que sei agora.. tinha feito outra partição no disco para experimentar o 8.1.. tou um pouco arrependido de trocar o meu antigo WIND. 8 ENTERPRISE por este..

          1. Avatar de Jorge Cunha
            Jorge Cunha

            Obrigado, Rodrigo.

  18. Avatar de Joao
    Joao

    Uma pergunta parva: Queria experimentar na Virtual Machine, mas não tenho a chave, como faço?

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Já vi como…para quem não sabe, a chave é esta:
      NTTX3-RV7VB-T7X7F-WQYYY-9Y92F

  19. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Meter chave de licença?? Espero que realmente quando sair a versão final seja mesmo gratuito, se não é só para uns e os outros chupam no dedo….

  20. Avatar de jrgaugusto
    jrgaugusto

    oi!!! então eu se entrar no pplware através do site sapo vou parar a Jan2012!! com o tema do momento a ser “Dica – Experimente o Unity 5.0 no Ubuntu 11.10″….

    1. Avatar de Pedro Simões

      Podes explicar isso um pouco melhor?
      Em que página do Sapo acedes antes de ires parar a essa página de 2012?

      Obrigado

      1. Avatar de jrgaugusto
        jrgaugusto

        Ao clicar no nome do site na lista “fontes” em “tecnologia” era o que me acontecia até agora. Não sei se por ter um adblock novo ou algum problema pois cheguei a ter uma vez a mensagem “502 Bad Gateway”… ou então algum virozeco malandreco que anda aqui em casa!!! por agora ok novamente, Obrigado.

  21. Avatar de Wanderson
    Wanderson

    Olá eu tenho windows 8 ativado oficial da microsoft, se eu atualizar para 8.1 e a microsoft liberar versão final, segundo será de graça pra quem já tem o windows 8, eu perco minha licença oficial?

  22. Avatar de Joao
    Joao

    Qual o motivo dos meus comentários aguardarem moderação e os outros depois dos meus serem publicados??

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Sorry, esqueçam…..

  23. Avatar de eu mesmo
    eu mesmo

    pena é não estar a dar com a minha nvidia

  24. Avatar de Jorge Couto
    Jorge Couto

    Tenho instalado o windows 8×64 num Asus Eee PC e não consegui instalar o windows 8.1 Preview.
    Durante a instalação desta versão do Windows e quando a configuração se aproxima dos 75%, dá-se então a reinício e a recuperação do sistema anterior.
    Ainda tentei uma segunda vez e nada. Ficou tudo como dantes.

  25. Avatar de F.R
    F.R

    Com a actualização windows 8.1 já se pode ter o menu iniciar antigo ?

    1. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      não

      1. Avatar de F.R
        F.R

        ok, obrigado pela resposta.

  26. Avatar de Miguel
    Miguel

    Gosto das alterações mas, na minha perspetiva, ainda fuça aquém da simplicidade e “usabilidade” do OsX, sobretudo do que foi anunciado para o Mavericks.

  27. Avatar de Miguel
    Miguel

    “fica”

  28. Avatar de André Coral
    André Coral

    tenho um HD com duas partições.. selecionando a opção “Keep personal files only” ele preserva tudo que esta dentro das duas partições??

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      tudo! menos os programas (se tiveres dual boot um com WIND7 e outro com WIND8 e se atualizares o WIND8 para 8.1 e se seleccionares essa opção ficas com tudo menos os programas e tinhas instalado.. na partição do WIND7 nao aconteçe nada.)

      1. Avatar de André Coral
        André Coral

        no meu caso tenho só o Windows 8 instalado no disco (C:) e no disco (D:) tenho salvo minhas fotos, musicas, seriados e outros… fazendo isso ele instala o windows 8.1 no disco (C:) e nada acontece com o (D), certo?

        1. Avatar de Rodrigo
  29. Avatar de Jose Ferreira
    Jose Ferreira

    Não consigo instalar o avast premier nesta versao do Windows 8.1. Solicito a vossa ajuda

    1. Avatar de killwill
      killwill

      tentei instalar Avast – AVG – Comodo – Avira e não consegui.Somente o Norton 21 BETA que instalou.Mas somente por 15 dias,eu acho

      1. Avatar de Jose Ferreira
        Jose Ferreira

        Em complemento à minha exposição de 06/07/2013, a mensagem de erro que aparece é http://forum.avast.com/index.php?topic=129328.0

  30. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    ahh eu vou usar essa versão até sair no thepiratebay ou nas barraquinhas aí é só baixar um ativador e boa kkkk

  31. Avatar de Carlos Gabriel Lopes
    Carlos Gabriel Lopes

    Já o tive instalado e corria muito bem…

    Mas agora o meu N56VZ vai ter de regressar à garantia pois num mês já vai na 2ªmotherboard queimada…

  32. Avatar de jose lopes
    jose lopes

    Pedido de ajuda..

    Tinha o Windows Vista e decidi comprar o Windows 8 update. acontece que o HDD do portátil “foi há vida”, comprei outro HDD.

    Com o disco de recuperação instalei novamente o Vista, ora acontece que o surge um problema com as actualizações, e não as faz.

    Tentei instalar o Windows 8 , mas dá erro pois necessita das referidas actualizações, a minha pergunta é: existe alguma forma de instalar o W8 sendo update sem ter novamente o Vista instalado.??

  33. Avatar de leiliane
    leiliane

    Como insiro a chave do produto (product key) do windows 8?