Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

28 Comentários

No inicio de Março, escrevemos aqui um artigo sobre as possíveis e polémicas mudanças no Ubuntu, entre as quais estava a a adopção do MIR (uma nova geração do servidor gráfico).

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell, do projecto Kubuntu,  referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição (ver aqui); Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR.

ub_1310

Tal como anunciado aqui, o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do Wayland  – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical).

Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o Unity 8 (também conhecido como Unity Next), que apenas estará disponível no Ubuntu 14.10 segundo o roadmap divulgado por Olli Ries – Director dos subprojectos Mir e Unity na Canonical – ver aqui.

Para o Ubuntu 13.10, que virá com o Unity 7,  os planos definem que o Mir  estará presente por omissão no sistema, correndo em modo de compatibilidade através do XMir.

Segundo as informações divulgadas no mesmo artigo, o XMir apenas será suportado, aquando do lançamento do Ubuntu 13.10, por drivers open source (Intel, Nouveau e Radeon) .  Os drivers proprietários (Nvidia e ATI) não terão ainda suporte nessa altura, estando previsto que tal venha a acontecer apenas quando o Ubuntu 14.04 for lançado.

Aqui fica uma pequena demonstração do Unity 7, GNOME 3, KDE, Xfce e LXDE a correr sobre o XMir:

O Mir deverá chegar já em finais  Julho aos utilizadores que têm o Ubuntu 13.10 já instalado.

Qual a vossa opinião sobre estas alterações no projecto Ubuntu?

Homepage: Mir Plans In 13.10

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    Nunca consegui por a funcionar correctamente o ubuntu no portátil HP Pavilion dv6-6195sp AMD Radeon HD 6770M será que isto vai resolver o problema ?
    A ventoinha do processador está sempre a trabalhar, mesmo desactivando a placa gráfica na Bios o problema persiste.

    1. Avatar de sambas31
      sambas31

      Tenta actualizar a Bios…

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Já tenho a ultima actualização disponível mas sem resultado.

        Data de lançamento: 2011-10-31

    2. Avatar de Rosmaninho
      Rosmaninho

      Nada a ver. O problema que tu tens é com as drivers gráficas open-source da AMD que vêm instaladas por default. Correm a gráfica a uma velocidade constante e com a ventoinha sempre a trabalhar para manter o GPU arrefecido. Experimenta instalar as gráficas proprietárias a ver se melhora.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Também já experimentei essa opção, mas o resultado foi o mesmo.
        Obrigado.

    3. Avatar de lmx
      lmx

      boas…

      A AMD lançou um mega patch para corrigir situações, entre as quais essas das graficas mas apenas a pertir das ATI R600..

      Mas penso que so esteja disponivel para o kernel 3.11, ou superior…

      Existe a Opção PowerPlay, mas não é dinamica e não resolve todos os casos…pelo que o patch deve ser muito bom para quem ten hardware que seja sopurtado claro…

      cmps

  2. Avatar de doubilus
    doubilus

    adorei 😀

  3. Avatar de sakura
    sakura

    “””Using Mir as a X compatible system compositor in 14.04 which can host any “” <–??????""
    Desktop Environment that is running on X today, ""what????"" will allow all dependent
    Ubuntu derivatives to run on top of this stack in 13.10 and 14.04 without
    any changes needed on their side [1]. """

    Checkmate, e não é ironico, era o que fazia falta no linux.
    bem a liçenca e close surce but, quem se importa? espero pelo mir a anos se == a windows ou mac (hay o mac usa xorg. + 1 inovação appel)
    o linux vai ser o melhor so, mas sera pago?
    o wayland … old and ….está melhor mas….
    gtk da google. depois de limpo, 100%.
    que haja soft games…..

    1. Avatar de Joao
      Joao

      O que faz falta é um bom português

    2. Avatar de Hey
      Hey

      Na língua em que escreveres, tenta fazê-lo bem. Ou então, escolhe uma terceira língua.

    3. Avatar de Alfie
      Alfie

      Pronto, pronto, já vamos a correr comprar o que te falta, mas entretanto não toques em nada nem no computador…

  4. Avatar de joao
    joao

    o que eu desejava era que o ubuntu fosse mais eficiente energeticamente, no meu portatil com o jupiter chega a 65º, e com o windows dificilmente chega aos 55

  5. Avatar de Eddy
    Eddy

    “…O Mir deverá chegar já em finais  Julho aos utilizadores que têm o Ubuntu 13.10 já instalado..”

    O 13.10 nao sai só em deste ano?

    1. Avatar de Eddy
      Eddy

      Em Outubro deste ano..

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, mas é para as versões Alpha e beta. Por falar em alpha, saiu ontem a Alpha 1 🙂

  6. Avatar de Tio Istivi
    Tio Istivi

    Alguém conhece a música? Lembra algo de game da nintendo…

  7. Avatar de Alberto
    Alberto

    Eu infelizmente ou não só me posso dar ao luxo de usar versões lts. Aqui no trabalho é tudo linux, acho que em Windows deve ser o autoclismo do WC dos homens, pois quando aquilo não deita a água temos que saír e voltar a entrar na casa de banho! eheheheh!

    Relativamente á componente gráfica que abordam aqui, se for mais rápido, eficiente, sem problemas de bloqueio e consumir menos recursos… maravilha, venha ele.

  8. Avatar de Rafael
    Rafael

    Vamos ser prráticos PPLWare! Isto serve para quê e quais as diferenças?

  9. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    O kubuntu está a ser desenvolvido por outra empresa, além da comunidade claro, por isso não me espanta que não traga o mir…

  10. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    O novo google maps (webGL) não funciona com os drivers opensource da Nvidia e da ATI, pelo que por aí temos problemas.

  11. Avatar de Scheldon
    Scheldon

    Mais um da serie “se a canonical não faz ninguem faz”.

    Aproposito o artigo não esta bem escrito, quando falam do wayland dão a entender que foi uma briga entre os seus desmevolvedores e a canonical, sendo que foi a empresa Sul Áfricana que bancou o projeto por anos até que resolveu abandonar já o os desenvolvedores simplesmente não fizeram nada em 1 ano inteiro de trabalho

    1. Avatar de Danilo
      Danilo

      Houveram alguns desentendimentos: http://pastebin.com/KjRm3be1
      Muita gente não concorda, por causa que a atitude é “anti-opensource” e que deviam ter ido com o Wayland, porque agora vai custar mais para depois conseguirem que as gráficas dêem apoio, blablah. Eles que continuem, fazem eles bem. A Canonical é uma empresa, precisa de inovar para conseguir competir com SOs mainstream. A ver se o Linux deixa de ser usado só por “geeks”, pois é um SO com grande potencialidade, não só para informáticos, e é free.

  12. Avatar de sakura
    sakura

    “o que eu desejava era que o ubuntu fosse mais eficiente energeticamente, no meu portatil com o jupiter chega a 65º, e com o windows dificilmente chega aos 55”
    Isso em parte é pelo xorg. X Windows pq só o facto de mover o rato pelo display exige montes de trabalho ao cpu pq X tem mais de 20 anos ….. e estava obsoleto.
    O mir só, é nada mais que: passar de ver tv a preto e branco para um lcd 3D e este noticia muda o rumo do Linux……. E para bem melhor.

  13. Avatar de sakura
    sakura

    “”Pronto, pronto, já vamos a correr comprar o que te falta, mas entretanto não toques em nada nem no computador””

    http://cdimage.ubuntu.com/lubuntu/daily-live/current/

    parece o windows vista….

  14. Avatar de Deivid
    Deivid

    Alguem sabe me dizer que software esta sendo usado no video pra medir o desempenho?

    1. Avatar de Simão
      Simão

      Aquilo não é um “benchmark” é o htop que mede a ocupação de recursos CPU/RAM,etc e os processos que estão a correr.

      1. Avatar de Deivid
        Deivid

        Mt obrigado!