Como evitar a mudança para o Facebook Messenger

42 Comentários

A decisão do Facebook de retirar da sua aplicação móvel todas as funcionalidades de troca de mensagens não é um assunto novo. Mas apenas agora os utilizadores chegaram à realidade de terem de abandonar as funcionalidades integradas de uma aplicação e passarem a usar duas.

Com esta nova realidade chegaram também novas permissões no Android, algo que está a deixar muitos utilizadores desconfiados e com bastantes dúvidas das reais intenções do Facebook.

Existe uma forma simples de contornar a imposição feita pelo Facebook aos utilizadores do serviço de mensagens, evitando assim a utilização da aplicação dedicada.

fb_messenger_1

A decisão de retirar da aplicação Facebook a componente de mensagens não é nova e já há alguns meses que vem sendo falada e avançada.

As razões desta alteração, segundo o Facebook, prendem-se com a necessidade de dar aos utilizadores uma nova e melhorada experiência de utilização, algo que actualmente não estavam a conseguir ter, ao estarem presentes todas as funções na mesma aplicação.

A mudança e o fim do acesso a essas mensagens dentro da aplicação principal aconteceu no passado dia 29 de Julho, o que obrigou todos os que ainda não usavam o Facebook Messenger a instalarem essa aplicação.

O problema maior com este processo surgiu nos utilizadores Android ao depararem-se com a anormal quantidade de permissões que a aplicação pedia e também com as permissões propriamente ditas.

A maioria delas não são normais numa aplicação de mensagens, o que deixou muitos utilizadores desconfiados e com a decisão tomada de não instalar a aplicação.

fb_messenger_3

O Facebook tem informação detalhada sobre cada uma das permissões que é pedida aos utilizadores e com uma justificação para cada uma delas.

  • Tirar fotografias e gravar vídeos: Permite que capturem fotografias e vídeos dentro da aplicação, que pode depois enviar aos vossos contactos
  • Gravar áudio: Permite que enviem mensagens de voz, que façam chamadas gratuitas e que enviem vídeos dentro do Messenger
  • Ligar directamente para um número: Permite que liguem para um contacto do Messenger com um simples toque no número associado.
  • Receber mensagens de texto (SMS): Se adicionarem o vosso número à vossa conta do Messenger, isto vai permitir que seja feita a confirmação desse número de telefone através de um código enviado por uma mensagem de texto.
  • Ler os contactos: Possibilita que adicionem números de telefone aos vossos contactos do Messenger, se assim o decidirem.

Algumas destas permissões eram já conhecidas e estavam presentes no Facebook Messenger há já algum tempo, como o caso da leitura dos SMS, mas apenas agora a grande maioria dos utilizadores transitou para a aplicação e viram-se confrontados com a nova realidade.

Como contornar o Facebook Messenger

A boa notícia, para a maioria dos utilizadores que ficaram descontentes com esta mudança, é que existe uma forma de conseguir evitar a utilização da aplicação Facebook Messenger para trocarem mensagens com os seus contactos.

A solução passa pelo acesso à versão mobile do site do Facebook e aí dentro acederem de forma normal às mensagens. A experiência será muito similar à utilização da aplicação Facebook, por estes terem interfaces similares. Esta solução pode ser usada tanto no Android como no iOS.

Comecem então por aceder ao endereço do site móvel do Facebook em m.facebook.com e façam a autenticação com os vosso dados.

Uma vez dentro da página do Facebook devem carregar no canto superior esquerdo na opção de acesso ao menu lateral. Uma vez ai devem procurar a opção Mensagens.

fb_messenger_2

De imediato vão ter acesso a toda as vossas mensagens, podendo desde logo responder a qualquer uma que tenham pendente ou iniciar uma nova conversação.

Como referido antes esta solução não dá ao utilizador a experiência de utilização que pode ter na aplicação Messenger, mas garante que não precisam de ter mais uma aplicação a correr no vosso smartphone, com os consumos de energia que são bem conhecidos.

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    O facebook messenger é uma app de comunicações, tal como o whatsup, viber, skype, etc… Se permite fazer chamadas, mandar mensagens, fotos, etc, é normal precisar de aceder a essas permissões. Pode-se discutir a questão das SMS, mas na versão android eles poderão estar a pensar fazer uma integração ainda maior.

    Nunca percebi o celeuma com o messenger. As pessoas também não tem que usar uma app específica para o whatsup ou para o skype?

    Há já muitos meses que aqui me debato por causa do whatsup. As pessoas dizem que é por ser mais rápido, mas depois quando tem a alternativa mais rápida dizem que não querem ter duas apps.

    A pergunta que eu faço é: se não querem instalar apps para que raio querem um smartphone. Significa que para muitas outras coisas também são reticentes a instalar apps.

    1. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      Pelo menos, para mim, que ja tenho um smartphone com algum tempo (Single Core e 512MB), chateia-me um bocado instalar uma outra app, so porque sim, quando conseguia sem qualquer problema aceder as mensagens pela app do facebook.

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        um dia vais entender que é um conceito completamente diferente. Eu quase não uso o facebook. Sim vou lá às vezes, mas o mensenger serve para mensagens. Se houver alguem que me manda uma mensagem eu respondo. Se precisar de mandar uma mensagem não tenho de estar a entrar no facebook. São coisas bem separadas.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Ou então não.
          o comentário acima faz sentido.

          mas até posso perguntar outra coisa.

          Se achas que faz sentido separar invés de unificar, se calhar também és do grupo de pessoa que tem uma maquina fotográfica, uma calculadora, um telefone básico, um radio, um leitor mp3, etc.

          cada 1 com as suas crenças =)

          1. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            sim tenho uma app calculadora, outra para máquina fotografica, outra para telefone, uma para musica, etc.. As apps all in one prometem fazer tudo e depois não fazem nada.

            E sim eu sei que não me perguntaste exactamente isso. mas perceberás que te respondi na mesma.

            Pergunto-te se estás a fazer qq coisa e recebes uma mensagem, faz algum sentido ir ao facebook? Respondes exatamente como se fosse a um sms ou a uma mensagem no whatsup.

        2. Avatar de Luis Silva
          Luis Silva

          Também concordo, aliás já tenho a app no meu lumia 635 e dá-me muito jeito, não uso o facebook do lumia, só em muitos raros casos, e até tirei as opções de ntificaçao do facebook, porque não preciso elas, or esto deixei estar, estou contente com aplicação 🙂
          aliás sód epois já de ter a app o facebook do lumia recebeu actualização para face sem mensagens, apenas tem num cantinho o simbolo do messenger.

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        Quer dizer, e porque ainda há pessoas com telemóveis tão obsoletos (single core e 512MB seria mais que suficiente para usar isto, se fosse WP ou iOS), a maioria que tem telemóveis pelo menos dual core, e 1GB de RAM, ficam mal.

        Além disso, o teu telemóvel só corre uma aplicação de cada vez, qual é o problema? A App não corre bem com esse telemóvel?

        1. Avatar de pa lol
          pa lol

          Este possivelmente é o meu primeiro comentario no pplware, mas, és incrivel, ao tempo q leio o pplware e tas sempre a dar-lhe, Nelson a martelar no android, deve fazer-te uma comichao do caraças pra estares sempre a batalhar.

          1. Avatar de Vítor M.

            O Nelson deve é gostar mesmo de Android 😀 nem eu que gosto tanto do Mundo Apple tenho paciência para descascar tanto no Android, até porque vejo no Android um excelente sistema operativo e cada vez mais o motor de um segmento em forte expansão 🙂 mas ele lá tem aquela ideia!!!

        2. Avatar de Tito G.
          Tito G.

          Nelson deves ser provavelmente daqueles que diz que continua a ser uma incrível experiência usar um iPhone 4. Eu até há pouco ouvia um que tinha um iPhone 3G mas continuava a dizer que aquilo era fantástico e que não era lento. Santa paciência para estas iSheep. Dos maiores roubos que eu vejo actualmente no mundo dos smartphones é o iPhone 4s, 399€ por hardware obsoleto mas só porque tem uma maçã…

      3. Avatar de Tito G.
        Tito G.

        Um single core com 512mb de RAM… O problema está no teu tel e não na separação das apps. Com esse hardware isso já faz parte dos telefones essenciais e não dos smartphones. 🙂

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      +10000

      A App está muito bem desenhada, do género, é a melhor App que já vi para smartphone, muito bem feita, muito completa.

      Se não querem ter duas app’s, fine… instalem o messenger, para que é que querem a app do facebook depois? Pode-se ir pelo browser…

      Quanto ás permissões, que raio de permissão é tão má? As outras app’s com a mesma funcionalidade, também não têm permissões idênticas?

  2. Avatar de OneX
    OneX

    estas todo cego , mais um enganado pela nova ordem mundial
    acordem para a vida e para o mundo real, é pura espionagem e invasão de privacidada

    1. Avatar de Satai Kappa
      Satai Kappa

      Nossa… vamos todos correr com as mão pro alto e a gritar. Deves ser cá um paranóico do caraças.

    2. Avatar de Ricardo Ramos
      Ricardo Ramos

      Hahahaha!!! Não tens smartphone?? Não usas a net??? Pensas que ninguém sabe o que fazes!!! hahahaha…

      Tu és daqueles que tem um anti-virus no PC ou Smartphone e pensa que está seguro… Lol

      Tu é que tens que acordar para a vida!!!

  3. Avatar de Raul Simplício
    Raul Simplício

    Definições – Aplicações – Facebook – Apagar Cache e Dados.
    Puff, nunca mais me bloqueou as mensagens e continuo a usá-las na aplicação do Facebook como sempre. Nunca instalei o Facebook Messenger.

  4. Avatar de Ricardo Almeida
    Ricardo Almeida

    Realmente não é nada prático, mas se tivermos em conta que serve de certa forma para combater apps como Whatsapp, tem a sua lógica.

    Mal por mal, pelo menos meteram a opção de, se tivermos a app do facebook aberta, podermos clicar no topo do ecrã para trocar rapidamente para a app “principal”.

  5. Avatar de José CArlos

    Buuuuu…que medo! Essas permissões todas…é estranho!!!
    Mas tb é verdade que se não fossem essas permissões não poderia utilizar determinadas funções, como as referidas acima! Será que estas coisas são mesmo assim?! Para aceder a partes do Smartphone e a dispositivos externos logo na instalação tem de ser dada autorização?!
    Ora se eu não quero a aplicação, logo não a instalo! E uso o FaceBook directamente no navegador!
    Ter as duas é benéfico, responder aos contactos na aplicação e utilizar o resto das ferramentas disponíveis é muito mais fácil e rápido que no browser e deixamos de perder tempo com a visualização de posts que não interessam!
    Sem falar na redução da quantia de dados de download só por não abrir o FaceBook.

    1. Avatar de Mike
      Mike

      “Para aceder a partes do Smartphone e a dispositivos externos logo na instalação tem de ser dada autorização?!”

      Ora claro. Nos sistemas operativos modernos existe algo chamado “sandbox”, que força as aplicações a correrem isoladas do resto do sistema. A única forma de elas poderem comunicar com outras aplicações ou com dados da máquina, é se o utilizador as autorizar a tal, e mesmo aí, acedem não diretamente, mas através do sistema operativo da máquina, que controla o que é acedido e como.

  6. Avatar de One_Nuno
    One_Nuno

    No meu movel não há lugar para a app do facebook, desde que começei a utilizar o cyanogenmod passei a dar atenção ás permissões das apps e a desactivar as que não me interessavam nas opções de privacidade que o CM11 inclui. Desactivei todas, notem todas as permissões da aplicação do facebook. Qual o meu espanto quando vi que mesmo com o wi-fi desligado e com a ligação de dados desactivada, a app do facebook enviou (upload) 64mb durante o primeiro dia!! isto com o wi-fi e os dados desligados e ainda as permissões desactivadas, como é possivel?? 64mb de dados não sei para onde nem porque.. fiz um comentário acerca do sucedido na pagina da aplicação na playstore e o mesmo foi prontamente eliminado, voltei a colocar o comentário , 5 minutos depois novamente eliminado. porquê iriam eles eliminar um comentário que apenas pedia esclarecimento acerca dessa situação?? alguma coisa andam a esconder.

    Desde então nao existe app do facebook a correr no meu movel nem dos meus familiares mais próximos. Somos utilizadores do facebook mas apenas no pc e com muitos cuidados.

    1. Avatar de Ricardo Ramos
      Ricardo Ramos

      Já pensas-te que esses dados podem não ter sido recolhidos pelo Facebook mas sim pela Google…

  7. Avatar de Romeu
    Romeu

    Instalei a app há uns dias e já desinstalei. “Come” demasiada bateria. Terá de ser pelo browser, quando utilizar.
    Cumps

  8. Avatar de Alex
    Alex

    Eu não entendo o alarido que andam a fazer por causa disto, acho muito melhor essa separação.
    Eu já a muito tempo que uso as duas, pois mantenho a app de mensagens sempre activa, e a app principal só a uso quando preciso de ir ver lá alguma coisa.
    E a appp de mensagens esta muito melhor que a outra,
    E já agora usem o Greenify pois ajuda muito a manter as coisas bem comportadas.

  9. Avatar de Alexandre Badalo
    Alexandre Badalo

    houve uma altura que levava a vida no facebook, mas como cada vez esta pior tenho vindo a sair daquele inferno!! so uso mesmo para fazer login em alguns sites, de resto… nada

    No smartphone, o facebook nao e o meu forte, para mim smartphone que é smartphone é para jogos

  10. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    eu uso a app messenger e essim até em dá jeito, já que nem vou ao face no smartphone…..cada um tem aquilo que gosta, e gostos nãos e discutem 🙂

  11. Avatar de António
    António

    Eu acho que o Messenger é bastante bom. A aplicação do facebook é que é bastante má.
    Eu tenho o messenger instalado e não tenho a aplicação do facebook.

  12. Avatar de Miguel
    Miguel

    eh pá eu não fiz nada, e continuo a usar as mensagens normalmente como se nada tivesse acontecido. não tenho app de mensagens nenhuma

  13. Avatar de Sousa R
    Sousa R

    Como programador para dispositivos móveis posso responder o seguinte:
    Aceder a um recurso através do software, seja ele: camara, sms, contactos, etc… implica editar um ficheiro de propriedades no qual indicamos quais são esses recursos.

    Ora, se o Facebook na sua app “Messenger” utiliza todos os recursos sobre os quais pede permissões acho que não nos deviamos preocupar tanto com filmes do James Bond.

  14. Avatar de Sheldon
    Sheldon

    Pra quem tem jailbreak existe um tweak chamado fbnoneedmessenger……

  15. Avatar de nfu
    nfu

    Já agora, para quem quer atalhos diretos no telemóvel para várias partes do facebook, guarde os atalhos seguintes com nomes descritivos:

    Facebook ordenado pelos posts “Mais recentes”
    https://m.facebook.com/home.php?sk=h_chr

    Facebook ordenado pelos posts “Histórias Principais”
    https://m.facebook.com/home.php?sk=h_nor

    Facebook Messenger
    https://m.facebook.com/messages/

  16. Avatar de Paulo Barradas
    Paulo Barradas

    Uso um nexus s lentinho mas funcional e deixei mesmo de usar facebook nele depois disto. De qualquer maneira estava a ficar agarrado demasiado as redes sociais e aos tempos que passava agarrado ao telemóvel. Com isto passei a dar mais valor a vida real, vejo pessoas que são escravas das rede sociais e só vão aos locais para tirar fotos para o socialize e não curtem o local.

  17. Avatar de Carlos silva
    Carlos silva

    No meu iPhone 4 com ios 7.1.2 está sempre a aparecer aquela mensagem de ligação ao iTunes !! Alguém sabe com resolver ou será um bug ?

  18. Avatar de João Rodrigues
    João Rodrigues

    Acho uma paranóia isso de terem “medo” que acedam aos dados no Messenger…
    O Facebook já faz isso há anos e alguém se queixa? Queixa, mas continuam a usar.
    Existe um remédio para isto: saiam das redes. Resolvem logo o problema.
    Atadinhos de um raio. Queixam por isto, queixam-se por aquilo…
    Não querem que roubem dados/espiem, desinstalem tudo, vendam o telemóvel e fiquem dentro de casa o resto da vida -.-

  19. Avatar de Renato Paupério
    Renato Paupério

    No meu uso diário já utilizo as duas aplicações há muito tempo.
    As duas aplicações acabam por ser produtivas para mim e ainda me ajudam a poupar no meu plano de dados, pois sempre que recebo uma mensagem não sou obrigado a carregar o feed para as poder ler.
    Claro que é mais uma aplicação a correr, mas o background do IOS lida bem com este tipo de problema, algo que nos equipamentos android (principalmente os de baixa gama) já demonstram mais dificuldades e talvez ai eu compreenda o descontentamento, pois já possui um deste.

    Quanto à questão da privacidade no meu caso pessoal pouco me importa, quem tem facebook já dá informações demasiadas para que alguém já saiba bastante sobre nós e é uma opção de cada um ter ou não ter.

  20. Avatar de Outra dica
    Outra dica

    Eu ja nao deixo o facebook actualizar ha imenso tempo, e consigo enviar mensagens normalmente apartir de lá, nao sei se será considerada dica, ou existe a possibilidade de instalar uma apk mais antiga, mas tambem o meu uso ao facebook é muito limitado

  21. Avatar de luis
    luis

    Instalem o firefox para android e vejam a barbaridade de permissões….

  22. Avatar de PHRF
    PHRF

    Foi um assunto que já discuti por diversas vezes.
    O Facebook para mim é das apps correntes que consome mais recursos num sistema Android o outro é o Skype.
    Agora digam-me, se temos uma App dp Facebook a consumir p.e. 40Mb de RAM, sabendo que as notificações das mensagens até chegam através das duas, faz algum sentido usar mais uma app cheia de renhococós – sim porque as pessoas acham piada a todas as paneleirices engraçadas e depois dizem que é muita bom. É bem sabido que o Messenger é um “Battery Drain” do pioriu e lá consome mais uns 30Mb… É espectacular não é. Não existem assim Android’s tão antigos só com 512Mb de RAM e duas Apps com a mesma finalidade e que no meu ponto de vista o Messenger não acrescenta nada de extraordinário, é redundante e foi uma decisão completamente estúpida. Recebo as mensagens no app do Facebook normal, se quiser responder usa-se a versão mobile no browser e desenrasca mas não cumpre tanto. Para dizer a verdade até me deu vontade de desinstalar as duas com esta decisão.

  23. Avatar de mk.kanu
    mk.kanu

    Evitar?? como assim? Eu agora evito é instalar o Facebook app, já foi pastar, so uso o messenger.
    IMHO a unica coisa de jeito que o fbook fez até hoje.
    Leve, muito util e sem lixo / publicidade.

    E não é pela ram porque tenho 2Gb

  24. Avatar de João Simões
    João Simões

    FaceBook??? Isso é para ir às gajas… mas com cuidado para as namoradas não se aperceberem! 🙂
    A partir do momento que um smartphone liga à net, seja por wifi seja por dados móveis a privacidade deixa de existir, tenha conta do facebook associada, viber, skype, google, etc… Infelizmente há muito boa gente com más intenções e pode usar a nossa informação para más intenções, mas se formos a pensar assim deixaremos de ser sociaveis e seremos homens das cavernas sem contacto com o exterior. Hoje em dia quem não se der bem com novas tecnologias será um verdadeiro analfabeto. De qualquer forma é importante estar ciente de que a moderação nunca fez mal e deve estar sempre presente em todas as atitudes que tomamos. Devemos ir mas com cuidado …

  25. Avatar de ronivaldo
    ronivaldo

    Eu nao quero estalar o menssegem do face pois nao tem a privacidade que eu preciso as mnssagem caem quando conecta na rede de dados e isso não e conviniente pra mim !

    Grato.