Facebook já consegue ler os SMS nos smartphones Android

76 Comentários

Tem um smartphone Android com o Facebook instalado?

Muitas pessoas, quando instalam uma aplicação no seu smartphone ou tablet com Android, nem lêem as permissões da aplicação. Fazem aceitar sem perceber que uma app é a porta para os dados, para a câmara ou até pode permitir (alguém estranho) ouvir o que se passa em volta do dispositivo.

O Facebook a crer nisso ou não, mas contamos sempre com um cenário de desconfiança, nesta última actualização da sua versão para Android colocou uma nova directiva: poder ler as suas SMS do smartphone!


Esta é apenas uma das permissões que o utilizador é sujeito, mas há muitas outras, contudo esta pareceu-me a mais alarmante, até pelo poder que confere aos senhores do Facebook.

A explicação “oficial” para esta nova permissão é a seguinte:

A permissão READ_SMS será usada para interceptar SMS de Logins de aprovação quando as pessoas utilizarem 2 factores de autenticação nas suas contas ou para a confirmação por número de telefone quando o utilizador tem um número de telefone na sua conta do Facebook.

Bem, tenho dificuldades em perceber uma explicação tão “técnica” quando está em causa uma função tão “pessoal”.

Atente às permissões que lhe são mostradas

Não podemos esquecer o que move o Facebook, como qualquer outra rede social, ganhar dinheiro com publicidade. A publicidade a uma câmara fotográfica é muito mais valiosa se for entregue nas páginas das pessoas que gostam de fotografia. Uma nova colecção de equipamentos desportivos será bem publicitado em quem pratica desporto e de facto sente alguma familiaridade com esse tipo de material. É nesse ponto que o Facebook quer o que conversamos, precisa do que está nas nossas mensagens do smartphone, nas palavras que escrevemos e enviamos ao nosso grupo de conversa via chat.

É óbvio que os senhores do Facebook já “olhavam” para o que colocávamos nos murais, para os comentários que eram “públicos” e para as mensagens do chat, mas agora vão mais além, filtram mesmo o que conversamos em particular no via SMS e MMS.

E como me posso proteger do Facebook?

Bom, agora tem duas hipóteses: não actualiza a app do Facebook ou actualiza e aceita que eles olhem para as suas SMS e MMS privadas. Se optar pela segunda permitem que tenham acesso às suas mensagens, conversas, contactos, nomes que refere, os seus hábitos, outras apps que usa, etc.!

Comentários

76

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Andre
    Andre

    Como podemos saber se a actual app facebook que temos no nosso android tem essa opção activa? Porque se formos removê-la e depois efectuar o download e instalar de novo já virá com essa permissão.

    1. Avatar de Vítor M.

      Vem de certeza. Essa é a versão actual existente na Google Play.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        E não existe maneira de bloquear? Estive a ler a permissões atribuidas ao Facebook e até me assustei…

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Android 4.3?

          2. Avatar de soso
            soso

            onde posso encontrar isso?

          3. Avatar de urtencio
            urtencio

            Não funciona no 4.4!! a google bloqueou a instalação de apps para esse efeito…

          4. Avatar de Rascas
            Rascas

            No 4.4 se tiveres root, tens no xposed frameworks o xprivacy. Senão tiveres root tens o App Ops for 4.4 no google play.

          5. Avatar de Rui
            Rui

            É daquelas vantagens de se ter Android. Fragmentação!

            Já percebi que na 4.2.2 é para esquecer. Já desinstalei o Face no droid.

            Obrigado 😉

  2. Avatar de kendimen

    E será que os técnicos do Facebook compreendem “pitês”??? 🙂

  3. Avatar de Paulo Alegria
    Paulo Alegria

    Ainda há uma terceira hipótese, não instalar a aplicação e acedam pelo browser que é o que eu faço 😉

    1. Avatar de ruben silva
      ruben silva

      Que é o que eu faço 😉

    2. Avatar de nfu
      nfu

      Foi o que eu fiz, cansei-me do Play a pedir para atualizar quando eu nao aceitava as novas condicoes, desinstalei a aplicação e estou a ver pelo browser. O único problema é que deixa de ser possível a partilha fácil a partir de outras aplicações porque não vai haver o típico “enviar para” o facebook.

  4. Avatar de gonpin
    gonpin

    nao tenho facebook.

      1. Avatar de Filipe YaBa Polido
        Filipe YaBa Polido

        +1

    1. Avatar de John Travolta
      John Travolta

      +1
      Parece que é essencial para a vida estar registado nesse site e usar as suas aplicações.
      Com tanta historia de abuso de ‘poder’ não sei como é que tanta gente ainda deposita tanta informação da vida pessoal nessa rede. enfim.

  5. Avatar de Nelson
    Nelson

    “O android é um sistema mais aberto”.

    1. Avatar de ricardo
      ricardo

      Vivemos numa época fantastica onde as pessoas se queixam de um sistema operativo “a la windows desktop tradicional” que da liberdade ao utlilizador para fazer mais.

      Oh por favor tirem-me a liberdade em vez de me educarem a ter cuidado com o que instalo no meu sistema! Lol

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Continua com a tua teoria, os resultados estão à mostra.

        No iOS, também podes instalar o que quiseres, tens é de ser developer, eu sou, e instalo o que quiser nos meus dispositivos.

    2. Avatar de ANDROID +1
      ANDROID +1

      Provavelmente no IOS acontece o mesmo… Só que tu não sabes.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Não.

        A Apple não permite isso no seu SDK.

    3. Avatar de int3
      int3

      nelson é o sistema OpenSource mais “fechado” que existe. Também nunca percebi porquê, visto que já descarreguei várias vezes o sourcecode x)

      1. Avatar de ANDROID +1
      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        Eu explico-te.

        1. O bootloader do teu telemóvel, mesmo que seja nexus, não é open source. Acessível, sim, mas não open source.

        2. O kernel, pode ser linux e open source, mas experimenta fazer isso, não funciona na esmagadora maioria dos telemóveis, porque têm drivers (blobs) proprietários, e outros pedaços de código proprietários podem também se encontrar na kernel, sem ser drivers (a samsung tem feito muito isso).

        3. Apesar do android “base” ser open source, faltam-te aplicações “essenciais” em qualquer telemóvel, por exemplo, todas as app’s da google são closed-source, nada demais, se não fosse o acesso a uma app que se calhar, é importante para o android: google play

  6. Avatar de Gilberto Pereira
    Gilberto Pereira

    Android pois claro. Tudo de mau tem o sistema aberto, flexível e inseguro como base.

    Sempre o Android.

    1. Avatar de arqueox
      arqueox

      lol. u must be joking…

    2. Avatar de Balmer
      Balmer

      É verdade. Realmente isto nunca iria acontecer num sistema fechado como… Oh! Espera! Se calhar a Apple andou a fazer pior e manteve-o bem escondido dos utilizadores até que o caso foi trazido a publico.

      Se calhar honestidade é preferivel do que andares a ser espreitado à socapa; ao menos assim podes dizer não.

      1. Avatar de Nuno Peixoto
        Nuno Peixoto

        Achas que os “fanboys” querem saber…

    3. Avatar de int3
      int3

      ao instalar o software diz que requere as seguintes permissões:
      (lista grande)
      As suas contas
      procurar contas no dispositivo
      criar contas e definir palavras-passe
      adicionar ou remover contas
      A sua localização
      localização exata (baseada no GPS e na rede)
      localização aproximada (baseada na rede)
      As suas mensagens
      ler as mensagens de texto (SMS ou MMS)
      Comunicação de rede
      ver ligações de rede
      receber dados da internet
      acesso total à rede
      mudar conectividade de rede
      transferir ficheiros sem notificação
      ver ligações Wi-Fi
      ligar e desligar de redes Wi-Fi
      Os seus dados pessoais
      ler eventos do calendário, para além de informações confidenciais
      adicionar ou modificar eventos do calendário e enviar e-mail a convidados sem o conhecimento dos proprietários
      ler o próprio cartão de contacto
      Chamadas telefónicas
      marcar números de telefone diretamente
      ler o estado e a identidade do telemóvel
      Armazenamento
      alterar ou eliminar o conteúdo da memória USB
      Ferramentas do sistema
      instalar atalhos
      testar o acesso a armazenamento protegido
      enviar difusão fixa
      ler estatísticas da bateria
      Informações das suas aplicações
      executar no arranque
      obter aplicações em execução
      reordenar aplicações em execução
      Câmara
      tirar fotografias e vídeos
      IU de Outras Aplicações
      mostrar sobre outras aplicações
      Microfone
      gravar áudio
      As suas informações sociais
      escrever registo de chamadas
      ler os contactos
      modificar os contactos
      ler registo de chamadas
      Afeta a bateria
      impedir que o dispositivo entre em inactividade
      controlar vibração
      Definições de áudio
      alterar as suas definições de áudio
      Barra de estado
      expandir/fechar barra de estado
      Definições de Sincronização
      ativar e desativar a sincronização
      ler definições de sincronização
      Imagem de fundo
      definir imagem de fundo
      ajustar o tamanho da imagem de fundo
      (end)
      Sempre apareceu esta menssagem de aviso, será que na store da apple acontece o mesmo? Se calhar nem se sabe que permissões estamos a dar.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Sabe-se sim.

        Todas as permissões que o SO permite, são apresentadas quando estás a correr a APP, e esta precisa de aceder ás permissões.

        E se mudares de opinião, podes desativar certa permissão para certo programa.

        1. Avatar de int3
          int3

          tenho que ver isso, é que há programas que abusam um pouco 🙂

  7. Avatar de sergio
    sergio

    por acaso não sabia, como tenho cyanogenmod em configuraçoes/privacidade dá para bloquear e por acaso o acesso às SMS/MMS dizia que o Facebook nunca tinha acedido às sms e mms

    1. Avatar de André Almeida
      André Almeida

      Por acaso podes dizer onde fica essa opção? Não estou a encontrar e gostaria de bloquear.

      Obrigado

      1. Avatar de sergio
        sergio

        não sei apartir de que versão está disponivel, eu uso CM11.

        http://i62.tinypic.com/1zfsqh4.png

        depois vais a proteção à privacidade.
        aconselho o modo avançado podes escolher apenas aquilo que queres bloquear

        1. Avatar de André Almeida
          André Almeida

          Sim também uso
          Já consegui. Fui às aplicações e mandei privar o acesso aos dados.

          Obrigado

  8. Avatar de Gajos da NSA
    Gajos da NSA

    Olha os ai!!

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    Basta ir a “app privacy”, escolher facebook e não permitir leitura de sms.

    1. Avatar de André
      André

      Não sei se é bem assim, eu tenho o CM 10.2 e activei a proteão de privacidade, com a app Permission Manager vi está tudo negado para o Facebook e mesmo assim sempre que tiro uma foto, e depois abro a app do facebook ele diz-me que tenho fotos novas, se as quero adicionar ao facebbor, e até me mostras a miniaturas…

      Sem dúvida que este é o grande mal do android, falta de controlo.

      Mas afinal é isso que a Google quer ….

      1. Avatar de André Caeiro
        André Caeiro

        Isso é porque tens o backup automático das fotos ligado nas opções do facebook. Basta ires lá e desactivares para resolveres essa chatice.

  10. Avatar de dwz
    dwz

    ou então, é para poder usar a app do facebook e fb messenger como app default de SMS, que dá para fazer, e para fazer isso é necesário essa permissão. Talvez, digo eu….

  11. Avatar de Xiko37
    Xiko37

    facebook… o que é isso? Não gasto.

  12. Avatar de Jose
    Jose

    As SMS estão a morrer.

    Muito provavelmente, os utilizadores do Facebook oferecem mais informações aos Facebook pelo respectivo messenger/chat do e até mesmo pela actividade (posts, gostos e comentários) do que propriamente pelas SMS.

  13. Avatar de André Caeiro
    André Caeiro

    Ainda bem que recentemente voltei a usar o Windows Phone! Ufffff!
    Que raio de mania que o facebook tem de querer controlar a vida de quem o utiliza! Nas ultimas versões beta, ainda no android, reparei nas novas permissões que ele passaria a controlar também as nossas sms mas nunca passou apenas da permissão, sem sabermos ao certo para que raio queria o Mark Zuckerberg ter acesso às ditas.
    Cada vez menos uso o Facebook por diversos motivos, e o nirvana dele já passou. Já começa aos poucos a perder utilizadores com a mesma velocidade com que o G+ os ganha. Pena que a concorrência ao FB não seja maior…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Facebook para Google? Sei que são 2 empresas distintas, mas não será a mesma coisa? Cada uma a tentar ter mais informações que a outra…

      1. Avatar de André Caeiro
        André Caeiro

        Sim, são QUASE fruta do mesmo saco, mas a Google sempre foi menos intrusiva que o Facebook. E falando do G+ em específico, a privacidade é infinitamente melhor que a do FB. Nem tem comparação possível.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Google, Facebook, Privacidade, não são sinónimos. Mas é apenas a minha opinião 😉

          1. Avatar de André Caeiro
            André Caeiro

            Tudo certo no que escreveste e concordo que a privacidade intercorporativa entre TODAS as redes sociais e as agências de espionagem norte-americanas é coisa que não existe, mas no caso do facebook nem privacidade entre “amigos” tens, ao contrário do G+.

            Mas no meu post original não queria lançar uma guerra entre o FB e o G+, mas sim frisar que o facebook é o cúmulo do descaramento da falta de privacidade não só em termos de relacionamentos pessoais (o que os nossos amigos vêm) como também o que é enviado para as ditas agências de espionagem. O exemplo das SMS é apenas só mais um…
            O problema maior é que uma enorme parte do povo do facebook é infoexcluído e não se interessa pelo tema da privacidade até que este lhe dê chatices. As únicas coisas que lhes interessa é se as galinhas e as vacas do farmville têm comida, e as partilhas de fotos de gatos e pores-do-sol com frases extremamente cultas para o seu QI na legenda.

    2. Avatar de Daniel Cavalcanti
      Daniel Cavalcanti

      G+ ganha?
      Olha que não… E além disso a google é igual ou até pior que o facebook no que toca a privacidade.

  14. Avatar de Sérgio V. V.
    Sérgio V. V.

    Estou uma actualização mais próximo de fechar a minha conta no FB.

    1. Avatar de Santos
      Santos

      Eu já fechei o meu. Leva 14 dias para eliminar de vez.
      Seja como for, eu não punha lá coisas pessoais.

  15. Avatar de Diogo
    Diogo

    Sei que a intenção (ou a desculpa) é que será usado para que as mensagens apareçam no Facebook Home, uma nova funcionalidade na aplicação.

    https://www.google.pt/search?q=Facebook+home&safe=off&espv=210&es_sm=93&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=NBroUoGmL-bH0AWe3IHgBA&ved=0CAkQ_AUoAQ&biw=1920&bih=955

  16. Avatar de rgj
    rgj

    É por essas e por outras que digo que Facebook nunca!! O que tiver de dier digo pessoalmente!

  17. Avatar de Teorias da conspiracao! lol
    Teorias da conspiracao! lol

    NSA! lol So’ quem e’ muito santo e’ que acredita que o Facebook foi criado assim do nada, exclusivamente, por um jovem universitario, sem a ajuda do governo americano! lol Isso e os produtos Apple! Apple antes de 2000, era apenas uma empresa cool, para uma minoria: Designers. Do nada, ficou uma empresa de todos (ou quase..lol) com gadgjets apelativos, que sao quase actualizados anualmente (e daqui a pouco tempo duas vezes por ano) com novas caracteristicas e settings suspeitos (a questao da impressao digital e’ clara!).

  18. Avatar de validfixed
    validfixed

    À semelhança do que já tinha feito a Google com o G+, o Facebook alterou a aplicação de forma a que funcione também como aplicação para gerir as SMS ao invés da nativa.
    Daí estar discriminada essa permissão.

    Se serve para espiar? Talvez…
    Coitados dos senhores da NSA. As unicas sms que ultimamente recebo são para lembrar que tenho de fazer o carregamento obrigatório… 🙂

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Concordo consigo. Penso que em breve a aplicação do Facebook servirá também para as SMS.
      Por outro lado acho este artigo desinteressante por ser erroneamente alarmante…isto não é nada que o Viber, WhatsApp e outras aplicações não façam já…

  19. Avatar de Ercilia Cabecinha
    Ercilia Cabecinha

    Pura e simplesmente não uso Android !

    1. Avatar de lm
      lm

      Bem ou mal, pelo menos eu sei que no android ficamos a saber que acessos permitem as aplicações antes de as instalar, ou mesmo depois bloquear as permissões que se queira… Já nos outros S.O não sei… não os uso!

  20. Avatar de Macaco
    Macaco

    E com isto acabei de desinstalar a aplicação. Obrigado pela informação.

  21. Avatar de JP

    E novidades?

    Já davam permissões para a aplicação do Facebook tirar fotografia e filmar sempre que lhes apetecia… Ouvir os telefonemas se não me engano também já acontecia… Agora é apenas mais ler as sms’s… Que mal tem? Lol

  22. Avatar de Miguel
    Miguel

    Não perco tempo a ler as permissões das aplicações que instalo no meu smartphone porque depois não instalava nenhuma. LOL

    1. Avatar de André Caeiro
      André Caeiro

      facepalm

  23. Avatar de Ricardo Luis
    Ricardo Luis

    https://play.google.com/store/apps/details?id=fr.slvn.appops

    Depois de instalar uma aplicaçao acabo sempre por remover as permissoes que acho que sao abusivas. Acho que ja nao funciona com o Android 4.4

  24. Avatar de int3
    int3

    sempre conseguiram. lol.

  25. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    Eu sou sincero, eu sou fã do android…..e a muito tempo que não gosto da apple…..mas as aplicações do market começam a pedir autorizações a mais. Até uma simples aplicação de alarme pede para tirar fotos, videos, sms, chamadas…..para que? Fico um pouco assustado para isso….mas as aplicações gratuitas do IOS estão a sofrer do mesmo esquema…..tenho pena de terem tirado a opção de bloqueio de partes ás aplicações que vinha no android 4.4.0 (metido por engano pela google?!)

  26. Avatar de Ricardo Gaio

    “Zuckerberg, o pseudómino do “pai” do Facebook é neto do famoso globalista David Rockefeller. Está tudo dito:

    http://philosophers-stone.co.uk/wordpress/2012/05/mark-zuckerberg-is-grandson-of-david-rockefeller-real-name-jacob-greenberg/

    Fonte: http://artedeomissao.wordpress.com/2013/11/30/prisioneiro-da-google/

    O vídeo do artigo é do “nosso” Nuno Agonia (See Mee). Parabéns Nuno! 😉

  27. Avatar de FSantos
    FSantos

    Li imensos comentários aqui e fiquei surpreendido!

    Pronto lêem sms por isso bloqueio esta permissão! Falsa ideia de segurança e privacidade.

    Como se fosse este bloqueio o suficiente para estar mais seguro. Acreditem que nada disso interessa pois se eles quiserem espiam-te a mesma e nem ficas a saber 🙂

    E desenganem-se os que dizem que compram um nokia 3310 dos antigos e já não há problemas. A NSA ouve a tua conversa na mesma.

    Já agora quero cumprimentar o indivíduo da NSA que acabou de ler esta mensagem.. Hello !!!

  28. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Tanta coisa com o ler as mensagens, parece que o facebook empregou uma data de pessoas para ler SMS do tipo: “sim amorzinho amo-te muito”

    Eles querem tem uma apps agregadora do mensagens (assim como o hangouts também já o faz). Ora qualquer app que funcione como app de sms tem de “ler” as mensagens. Eu gostava de saber se o pessoal também é assim paranóico quando entrega papelada num balcão???? Parece que são da terroristas. Querem privacidade? Vão para um mosteiro no Tibete. E permaneçam dentro do mosteiro por causa dos satélites!!! JEEZ

  29. Avatar de Android 4.4 KitKat
    Android 4.4 KitKat

    Desde a versão 4.0.0.xxxx (pelo menos) que conseguem, por isso não sei porque é que isto é notícia.

  30. Avatar de Helder Coelho
    Helder Coelho

    Também dei conta dessas actualizações intromissivas,não actualizei a versão. Mantenho a 3.8 até que a app volte a dizer que não se consegue conectar com o site… Nessa altura começarei a usar o browser.
    Desde então pus em causa todas as outras aplicações, e instalei uma que me relatasse os abusos que eu tinha permitido…
    Chama-se AppXplorer, e esta pequena aplicação informa de tudo a a que demos carta branca para acontecer no smartphone.
    Depois disto passei a crivar as aplicações pelas permissões pedidas. Até aqui tem havido quase sempre concorrência melhor.

  31. Avatar de Nuno Filipe Silva
    Nuno Filipe Silva

    … o que faz a web hoje em dia…

    Então mas uma parte ou se calhar quase todos usam gmail, facebook mesmo na web em que metem lá boa parte da vida, a google começou a usar o google hangouts para receber e enviar mensagens, logo também ficam com acesso ás mesmas, e fica tudo chocado por o face ler mensagens, que será provavelmente para o mesmo fim, de alternativa ao hangouts.
    Uma parte também deve andar com roms alternativas que sabe-se lá o que fazem ao certo por trás.
    É verdade que muita informação que metemos hoje em dia fica na web, mas já não é nada de novo é live with it ou desliguem-se da tecnologia e passa tudo a andar com dumbphones 🙂

  32. Avatar de José Gomes
    José Gomes

    Pessoalmente não tenho nada a esconder, mas acho uma falta de respeito esta invasão de privacidade. Quando é que o Android vai nos deixar instalar uma app e escolher individualmente aquilo que permitimos a cada aplicação?! Ja era sem tempo pra um OS que de diz tão personalisavel, conheço outros que dizer ser mais limitados que permitem este simples gesto…
    E nao me venham dizer que com o root ja da pra por uma app que nao sei quê, porque com o jailbreak tambem ate o IOS envia ficheiros por Bluetooth…