Facebook vai desligar mensagens das suas aplicações móveis

62 Comentários

…e obrigar a usar a aplicação de mensagens!

O Facebook cresceu e ultrapassou há alguns anos a sua função inicial e principal. É agora também um hub de comunicação usado por todos os seus utilizadores, permitindo que estes troquem mensagens entre si não apenas através da sua interface web mas também dentro das suas aplicações desenhadas para dispositivos móveis.

O foco principal do Facebook nos últimos tempos tem sido as aplicações móveis e o que estas podem ser melhoradas, para dar aos utilizadores uma presença constante nesta rede e garantir a melhor experiência possível de utilização.

Pois agora as regras de utilização estão a mudar e os utilizadores vão ter de usar a aplicação móvel de mensagens do Facebook para poderem conversar com os seus contactos!

fb_1

A presença de uma aplicação dedicada à troca de mensagens do Facebook nos sistemas operativos móveis nunca foi bem compreendida pois a aplicação principal permitia a mesma função.

Mas segundo está a ser verificado, em alguns países europeus os utilizadores da aplicação do Facebook estão a receber notificações a indicar que têm duas semanas para instalarem a aplicação Facebook Messenger e que após esse tempo vão ser obrigados a usar a essa aplicação para troca de mensagens, ficando impedidos de usar a principal para este fim.

A decisão de remover as mensagens de dentro da aplicação do Facebook não é nova e a empresa tinha já mostrado essa intenção. A ideia é libertar a aplicação das mensagens pois estas estavam a tornar-se uma função secundária e com uma experiência de utilização pouco produtiva.

As palavras de Mark Zuckerberg mostravam já esta intenção em Novembro do ano passado, numa conferência organizada pelo site TechCrunch.

The other thing that we’re doing with Messenger is making it so once you have the standalone Messenger app, we are actually taking messaging out of the main Facebook app.

And the reason why we’re doing that is we found that having it as a second-class thing inside the Facebook app makes it so there’s more friction to replying to messages, so we would rather have people be using a more focused experience for that.

Com esta mudança passará a existir um link dentro da aplicação Facebook que levará os utilizadores directamente à aplicação Facebook Messenger, onde vão poder iniciar conversas ou responder aos seus contactos.

Mesmo com esta imposição vão existir duas excepções. O Facebook manterá as mensagens da sua aplicação em equipamentos Android com menos recursos e na aplicação Paper, lançada recentemente.

Os utilizadores que tinham já o Facebook Messenger instalado tinham até agora a possibilidade de responder nessa aplicação ou usar directamente a aplicação Facebook. Essa possibilidade vai deixar de existir e vão ter um link directo para o Facebook Messenger, sendo obrigados a usá-la.

Apesar de estar apenas a começar esta mudança em alguns países, o plano do Facebook é alargar esta alteração a todos os utilizadores, num futuro próximo.

Esta mudança não será pacifica para muitos utilizadores, já habituados a tratar de todas as suas interacções com o Facebook numa única aplicação, mas cria espaço para o Facebook criar aplicações com funcionalidades optimizadas e adequadas ao seu propósito, mais estáveis e sem estarem a colidir.

Pode ainda ser uma forma de potênciar uma das suas compras mais recentes, o WhatsApp, trazendo-o num futuro próximo para dentro do Facebook Messenger.

Concorda com a decisão do Facebook de separar as funções da sua aplicação pricipal em duas distintas?

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    No iphone já é assim a algum tempo. Só podemos enviar via messenger

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      bem, no paper é possivel enviar e receber mensagens, mas na app original há algum tempo que não

      1. Avatar de António
        António

        Eu é mais o contrário, tenho instalada a aplicação Messenger e não a app completa. Visto usar mais para mandar mensagens, e funciona muito bem. Se precisar de ver o facebook uso o browser.

        1. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          Eu tb uso mais o messenger. Uso muito o paper qd não tenho pc à frente, o que é muitas vezes

      2. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Se tivessem instalado a app de mensagens não conseguiam. Saltava para a app de mensagens
        Acreditem que o Facebook faz bem obrigar a que instalem a app de mensagens

      3. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Se tivessem instalado a app de mensagens não conseguiam. Saltava para a app de mensagens
        Acreditem que o Facebook faz bem obrigar a que instalem a app de mensagens

    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Há muito que digo aqui que o messenger do facebook é muito superior ao Whatsup, Viber, skype, etc

    3. Avatar de Vera
      Vera

      Nâo é verdade porque apenas uso a app normal e sempre enviei mensagens pelo facebook no iphone.

    4. Avatar de Filipe
      Filipe

      Se não tiveres a app das mensagens no iPhone consegues enviar pela própria app “normal” do Facebook.

    5. Avatar de Paulo Silva
      Paulo Silva

      Falso!
      Eu só tenho a app do Facebook instalada e mando mensagens.

      1. Avatar de João Reis
        João Reis

        eu também, não sei qual o problema ou a dificuldade.

        E irei continuar, no dia que impedirem, é o dia que ficam a perder, so irei ver as mensagens quando chegar ao PC.

        1. Avatar de Paulo Pires
          Paulo Pires

          É o dia que ficam a perder? Pelo que dizes tu é que ficas a perder.

        2. Avatar de NMF
          NMF

          quem é que fica a perder?
          tu é que deixas de ler as mensagens, para eles é igual

        3. Avatar de Paulo Jorge
          Paulo Jorge

          Não ficas nada a perder como ainda ganhas tempo, o tempo que passarias a olhar para um ecrã de telemovél para ver quem te manda uma messagem via Facebook. Acho mesmo que vamos ter de alterar o calendario romano, e passar a ter um AF e DF…

    6. Avatar de Luis
      Luis

      No iphone só utilizo a aplicação normal do Facebook para responder, não preciso de instalar a outra até agora.

    7. Avatar de Nelson
      Nelson

      É?

      Só se for na App para iPhone (uso Paper há um tempão), mas para iPad, ainda tem mensagens (Até porque não há FB Messenger para iPad)

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Era bom é que juntassem as 2 numa só… 😉

    1. Avatar de Paulo Pires
      Paulo Pires

      Mas isso iria dar ao mesmo.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Isso já era…

      E não tinha lógica nenhuma…

      1. Avatar de diogo
        diogo

        porque é que dizes que nao tinha lógica?

  3. Avatar de kizle
    kizle

    “Facebook vai desligar mensagens das suas aplicações móveis”
    Olhó titulo sensacionalista!

    IMO o app de mensagens é o unico que tem utilidade, agora até dá para fazer chamadas voip.

    Correntemente vou ao facebook usando o chrome no telemovel, bem mais eficiente, e claro, só tenho o app de messaging instalado, visto que o outro só estorva tanto em recursos como em permissões, espaço e zero utilidade.

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      se tivesses o paper não dizias isso. E o facebook por browser no telemovel está tão pouco optimizado em termos de layout

  4. Avatar de NewJ
    NewJ

    O facebook está claramente a perder atratividade como rede social, e a centrar-se como aplicação de Chat.

  5. Avatar de Rgrocha
    Rgrocha

    Faz sentido…

  6. Avatar de Jorge Silva
    Jorge Silva

    Concordo plenamente.

    Desta forma pode haver 2 equipas a lancar updates para ambas e podem evoluir por caminhos muito mais especificos.

  7. Avatar de Teresa
    Teresa

    Mais uma vez se confirma a máxima: sempre que o facebook muda é sempre, mas sempre, para pior.
    Que retirem as mensagens que eu deixo de usar, não vou instalar nada novo e qualquer dia deixo mesmo de usar o FB…

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      mIRC é que é bom.. bora nunca mudar nada

      1. Avatar de DoubleM
        DoubleM

        E é que era mesmo.. Longe vão esses tempos que deixaram saudades..

      2. Avatar de Sandra
        Sandra

        Não há problema em mudar mas uma empresa que tudo o que muda é para pior anda a habilitar-se.
        Em 2008 o Facebook atingiu o pico, nessa altura estava excelente, depois comecou a criar palhacadas sem nexo nenhum e está rapidamente a cair em desgraca.

        Eu quero o FB para manter o contacto com o pessoal, partilhar umas fotos, ler as noticias. Não quero cá whatapps ou messengers.
        Para isso existem outras apps bem melhores e de qualquer forma sou eu que decido, não o facebook.
        Dantes eu via as news que era uma beleza, agora é mais lixo que outra coisa e aquilo está sempre a baralhar as top stories com as mais recentes e perco mais tempo a orientar aquilo do que a ler…

        Basta aparecer uma alternativa que o pessoal sai todo dessa rede tal como sairam do orkut/hi5/myspace/etc…

        O IRC era um espanto! Não me admirava que voltasse a ser moda um dia destes.

        1. Avatar de Paulo Jorge
          Paulo Jorge

          O IRC era e ainda é. Se bem que metade deixou de lá ir pois os canais estão cheios de abutres…

          Velhos tempo eu que ligava o belo modem de 14.4k para ir dar um giro pelo mIRC.

    2. Avatar de weber
      weber

      creeeeeeedo quanto preconceito ao “novo” !

      1. Avatar de Helena
        Helena

        novo?? já existem messengers á anos e anos, muito antes do facebook existir.

        o problema do FB é que sempre que muda é para pior.
        nunca na historia empresarial existiu uma empresa que mudasse sempre para pior mas o FB consegue isso sempre. o valor das accoes reflecte bem isso.

        sempre existiram peticões para o FB não mudar isto ou aquilo mas eles sempre mudaram e os users têm de comer e calar. qql dia calam-se de vez porque mudam para alguma alternativa melhor.

        1. Avatar de Paulo Jorge
          Paulo Jorge

          Só vejo um problema, ainda não há alternativa, porque no dia em que ela chegar é como passar do HI5 para o FB… lá se vai o FB.

          1. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            o hi5 eram meia duzia. Podem dizer que conheciam muita gente. Mas era cá em Portugal, como o orkut no Brasil.
            A questão é que hoje o facebook é tão vulgar como ter um telemovel. É o ponto de contacto.
            A ideia do facebook é mesmo essa comunicar. É uma especie de second life. É uma transposição do no nosso quotidiano para o mundo digital. Eu sei que o second Life não é isso, mas dá para fazer a analogia (pelo menos com o nome)

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        Mesmo…

        Sempre que o FB muda, “antigamente é que era bom”…

  8. Avatar de miguel
    miguel

    Facebook, o que é isso?

    Não uso!

    1. Avatar de Paulo Neves
      Paulo Neves

      +1 🙂

    2. Avatar de Ricardo Gaio
    3. Avatar de NewJ
      NewJ

      + alguns aqui

  9. Avatar de Hugo Santos
    Hugo Santos

    Ao ter as 2 instaladas, quando queremos enviar uma mensagem, já vai para o Facebook Messenger.

  10. Avatar de Marcelo Silva
    Marcelo Silva

    Facebook, o que é isso?

  11. Avatar de sideshow
    sideshow

    O que noto é que é bem mais fluido o Messenger e até incentivava a malta a usar, pronto, o meu trb está feito!!! 😉

  12. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    No Windows Phone não é necessário nem Facebook, nem Facebook Messenger, nem Paper!

    1. Avatar de L620
      L620

      Apesar de ter o messenger do FB instalado raramente o uso.
      O centro de mensagens chega perfeitamente para tudo.

  13. Avatar de Valter
    Valter

    Então e para o iPad?? Não existe a app do messenger para o iPad, só a do iPhone adaptada!!

    1. Avatar de Jose
      Jose

      +1
      E aproveitavam a faziam o WhatsApp também.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Ou vem um Messenger, ou continua como está…

  14. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Apesar de viverem da publicidade, as grandes empresas tentam não ser intrusivas e fazer a pub de modo discreto. Mas a “sugestão” do facebook para instalar a app de mensagens já me começava a irritar. Parecia SPAM do pior. Nunca instalei porque o que fazia na app do face chegava. Afinal parece que vou ter mesmo de instalar mais uma app de chat. E vão 4: Viber, Whatsapp, Hangouts e facebook

    1. Avatar de Isabel
      Isabel

      Que não seja por isso, o whatsapp vai ser o facebook sempre de poucos meses, isto é apenas para habituar as pessoas.
      Porque iria o FB ter e manter duas apps para a mesma coisa?

      1. Avatar de bacalhau
        bacalhau

        porque quero poder trocar mensagens com as pessoas que tenho nos meus contactos sem ter que ser amigo no facebook.

  15. Avatar de BigLord
    BigLord

    Hmm… então e as aplicações orientadas para telemóveis com menos funcionalidades? É que o meu telemóvel não aguenta o Facebook Messenger…

    … se tirarem mesmo o messenger de lá, vou ficar bem lixado :\ Eu uso esta app: https://www.facebook.com/f4ep?fref=ts

    1. Avatar de peduxe
      peduxe

      isso é verdade, o que poderá acontecer é desenvolverem um “faceboook messenger for every phone” e retirarem a app de mensagens na app principal

  16. Avatar de peduxe
    peduxe

    não sei qual é o problema, no iOS temos a simplicidade de clicar no frame no topo do ecrã em azul e voltar a app do Facebook sem ter de alternar na janela das aplicações que estão a correr – um ou mais dois cliques e estámos a conversar.

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      e estás sempre no facebook quando estás no telemovel. Quando recebes uma mensagem o mais provável é teres o telemovel bloqueado. Queres tratar a mensagem como uma vulgar sms.

  17. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    No meu iPhone se não tiver o FBMessenger dá para enviar pela aplicação FB, mas o ponto “Os utilizadores que tinham já o Facebook Messenger instalado tinham até agora a possibilidade de responder nessa aplicação ou usar directamente a aplicação Facebook. Essa possibilidade vai deixar de existir e vão ter um link directo para o Facebook Messenger, sendo obrigados a usá-la.” já acontece no meu iPhone. Ao clicar nas mensagens na app do FB ele manda-me logo para o MessengerFB

  18. Avatar de João Campos
    João Campos

    Sinceramente não consigo entender a necessidade de obrigar as pessoas a terem duas aplicações com Facebook no nome carregadas na memória, a funcionarem de forma independente. Fazia muito mais sentido uma aplicação só com as duas funcionalidades integradas

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      E se queres mandar ou ler uma mensagem tens de abrir a app do facebook.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Isso é problema do Sistema Operativo Android…

      No Windows Phone e no iOS, as app’s que não estão a correr nunca atrapalham outras app’s…

  19. Avatar de Rui
    Rui

    Como já foi referido atrás por alguém, também tenho um Nokia Lumia, não instalei o facebook messenger, raramente utilizo a app do facebook e no entanto consigo utilizar o chat do facebook atraves do centro de messangens do windows phone. Portanto, por mim, o facebook até pode inventar 5 apps diferentes que não vou instalar nenhuma.

  20. Avatar de VRF
    VRF

    Uma coisa sem pés nem cabeça. O que podíamos fazer em apenas uma aplicação, vamos passar a fazer em 2.

  21. Avatar de PHRF
    PHRF

    E ter duas apps a correr ao mesmo tempo também é muita bom. Pudera que já haja Smartphones com Android com 3Gb de RAM. Que inutilidade e consumo de recursos por causa dumas pirosisses extras nas mensagens. Já agora também dá muita jeito para fazer “draining” à bateria. Parabéns facebook, é tão bom que me dá até vontade de desinstalar as 2.