WizMouse v1.6.0.1 – faça scroll em janelas inactivas

19 Comentários

Quantas são as vezes que, por exemplo, estamos simultaneamente a usar o browser e à conversa com alguém no IM e temos de reactivar constantemente a janela do browser para fazer scroll na página? Mesmo que se use o Aero Snap do Windows 7 ou se ajuste as janelas manualmente é sempre necessário activar a janela onde queremos fazer scroll, ou até mesmo enquanto usamos o explorador do Windows e queremos fazer scroll em ambas as sub-janelas (raíz de pastas e seu conteúdo).

É evitado tentar fazer scroll nativamente sem activar a janela, simplesmente não dá. Foi então que surgiu esta pérola de ferramenta, o WizMouse.

Com o WizMouse todo o processo é facilitado. É possível, a partir de agora, fazer deslizar o texto de uma janela que esteja inactiva ou atrás de uma activa, bastando para isso colocar o cursor sobre o local onde se pretende fazê-lo e então accionar a roda do rato.

O programa é bastante leve na carga do sistema (apenas 1.2 MB em Win7 64-bit) e bastante simples de usar.

São-nos disponibilizadas as seguintes opções:

  • WizMouse Enabled – activa o WizMouse;
  • Start with Windows – inicia o WizMouse no arranque do sistema;
  • Hide tray icon – esconde o ícone do WizMouse que se encontra na tray, junto ao relógio, sendo necessário abrir manualmente o programa para o poder reconfigurar;
  • Enable mouse wheel for applications without mouse wheel support – converte os comandos da roda do rato em comandos que accionam a barra de deslocamento para aplicações, normalmente antigas, que não suportam o scroll;
  • Bring scrolling windows to foreground – sempre que é feito scroll numa janela que esteja inactiva, esta fica automaticamente activa (à frente de todas as outras);
  • Left click tray icon to enable/disable – permite que um simples clique no ícone do WizMouse na tray active ou desactive as acções do programa. Se estiver inactivo, o ícone da tray fica de cor cinzenta;
  • Run as Adminitrator (Windows Vista/7 only) – o WizMouse irá iniciar com previlégios de administrador, necessários para operações que o exijam. Para activar esta funcionalidade são necessários, obviamente, permissões de administrador, podendo interferir com o UAC do Windows;
  • Re-hook WizMouse if mouse capture lost – reactiva automaticamente a funcionalidade do WizMouse quando é perdida. Esta opção foi criada devido a um conflito conhecido com a aplicação AutoHotkey.

 

Note-se que este programa poderá não funcionar correctamente com os touchpads devido à forma como funcionam. Mas não há problema, até porque para quem usa os drivers Synaptics, a funcionalidade principal do WizMouse já existe.

Alterações recentes

  • O WizMouse foi reescrito de forma a usar o mínimo de memória possível quando activo
  • Estabilidade melhorada no Windows 7 64-bit
  • Reactivação automática do controlo de janelas inactivas quando é perdido (Re-hook)
  • Problemas de compatibilidade com alguns modelos de ratos
  • Corre agora com o nível prioridade mais elevado para ter movimentos suaves em computadores mais lentos

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2000 / XP / Vista / 7 (32-bit e 64-bit)
Download: WizMouse 1.6.0.1 [586 KB]
Homepage: Antibody Software

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de okapi
    okapi

    Porreiro, já o tinha usado e como tive que formatar o PC há tempos esqueci-me completamente do nome e acabei por não instalar. Thanks!

  2. Avatar de RCS
    RCS

    Uso e recomendo. Aliás, isto devia ser uma opção nativa do SO.

    1. Avatar de nunes
      nunes

      pois, como no linux

    2. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      Em Linux tens : )

      1. Avatar de vinicius
        vinicius

        mac também!

    3. Avatar de dockme
      dockme

      Altamente! Ficava sempre irritado quando trabalhava com linux e windnows ao mesmo tempo. Linux scroll…:-) VM + windows (eishh scroll!!! 🙁 )

  3. Avatar de dajosova
    dajosova

    Porreiro pá! 😉 Bom FDS

  4. Avatar de Ghost Rider
    Ghost Rider

    Porreiro, vou já meter.

    1. Avatar de Ghost Rider
      Ghost Rider

      Acabei de testar e realmente, é bastante leve, simples, eficaz e vai directo ao assunto sem palermices! 😀

  5. Avatar de joao
    joao

    Pessoal troquem para mac e esqueçam essa aplicação….isso e nativo e já á muitos anos

    1. Avatar de Hugo Cura

      Sim, toda a gente aqui vai a correr trocar para Mac por causa deste pormenor DECISIVO!

      Se é para dizeres disso, então serás bem mais útil a comentar artigos na secção Mac 😉

  6. Avatar de odio
    odio

    tenho 2 monitores e as vezes estou olhando pra um e quando digito escrevo no outro. seria bom que a janela ativa fosse aquela que estivessemos simplesmente olhando pra ela..leitura dos olhos… quem sabe um dia..

    1. Avatar de Hugo Cura

      Hehe… é uma excelente ideia e não me parece nada descabida. Aliás, isso será possível com uma câmara e um bom algoritmo de reconhecimento de faces.

    2. Avatar de Gomes
      Gomes

      com jeitinho o kinect faz isso, se não faz é questão de tempo digo eu.

      Como já disseram o linux já faz isto do scroll há muito tempo na próxima versão do Windows quem sabe já vem por defeito

  7. Avatar de Rafael
    Rafael

    Muito bom esse programa!

    Já deveria vir nativo no windows essa função, ou pelo menos ter a opção para escolher.

  8. Avatar de João Cardoso
    João Cardoso

    já nem sei à qto tempo o kde tem isto. dá vontade de rir

    1. Avatar de RCS
      RCS

      O kde tem muita coisa que os outros nunca vão ter. Por exemplo as pastas no desktop.

  9. Avatar de Jorge Oliveira
    Jorge Oliveira

    impecável, algo que deveria ser obrigatório em qualquer S.O.

  10. Avatar de Net+

    Excelente ferramenta, recomenda-se!