AutoHotkey – Como começar a desenvolver scripts?

11 Comentários

Nos dias que correm existem ferramentas que permitem a qualquer utilizador produzir ideias fantásticas. Em tempos, apresentamos no pplware um script criado no AutoHotkey que permite produzir efeitos de transparência nas janelas do Windows 7 (ver aqui) .

Para quem não conhece, o AutoHotkey scripts é uma ferramenta que permite desenvolver facilmente scripts para personalizar o nosso sistema.  Vamos ver como desenvolver os seus próprios scripts.

autohotkey_00

O AutoHotkey scripts é uma ferramenta bastante popular, no entanto a primeira abordagem nem sempre assim. Nesse sentido, vamos dar uma ajuda e ensinar como programar o seu primeiro script. Sigam os seguintes passos:

Passo 1 – Fazer download do AutoHotkey_L aqui. Durante a instalação será questionado ao utilizador ser pretende desenvolver scripts para sistemas de 32-bit ou 64-bit. Devem escolher a opção Unicode (32 bit)

autohotkey_01

Passo 2 – Agora que já temos o AutoHotkey instalado, vamos produzir o nosso primeiro script. Para isso, vamos aproveitar o script apresentado aqui, que permite dar novas funcionalidades ao nosso rato de 3 botões de acordo com a seguinte imagem.

autohotkey_03 Script

#IfWinNotActive Total Commander
 RButton::click right
 RButton & WheelDown::Send {Browser_Back}
 RButton & WheelUp::Send {Browser_Forward}
 #IfWinNotActive

Devem copiar o script, colocar no notepad (bloco de notas), gravar com a extensão .ahk e definir na codificação o parâmetro Unicode.

autohotkey_02

Depois basta dar dois cliques sobre o script e experimentar as novas funcionalidades.

No site do AutoHotkey existe informação de suporte e muitos scripts disponibilizados no forum/wiki. Alguém tem scripts que pretenda partilhar?

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows
Download: AutoHotKey [2,5 MB]
Homepage: Autohotkey

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Cura

    Esta aplicação tem uma versatilidade fantástica.
    Uso-a há mais de um ano, em conjunto com o WinLIRC, para fazer algumas tarefas e controlar o PC desktop a partir da sala com um comando IrDA.
    Impecável.

    1. Avatar de Rechau
      Rechau

      Alguém sabe como posso controlar o pc com um comando de PS2, dá para fazer isso com este programa? Tenho o adaptador para o pc, mas só dá para jogos, mas quando ponho alguns filmes gostava de utilizar o comando sem fios para colocar pausa, ou escolher o filme, as coisas básicas.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        o programa Xpadder é proprio para isso!!! eu aconselho!!!

        1. Avatar de Rechau
          Rechau

          OK obrigado pela dica. Vou experimentar

      2. Avatar de karlos
        karlos

        Eu utilizo o Xpadder dá para fazer isso e muito mais.

  2. Avatar de Rechau
    Rechau

    Já tinha ouvido falar do AutoHotKey, mas nunca pesquisei, nem sabia para que servia, mas pelo que vejo aqui, vai dar jeito para brincar um bocadinho com o meu windows 7 ou mesmo pregar umas partidinhas no dia 1 de Abril ehehe

  3. Avatar de S Pimenta

    O AutoIT é MUITO melhor, com ele ate dá para fazer um programa qualquer (jogo, leitor audio, agenda, etc) para Windows

    http://www.autoitscript.com/site/autoit/

    Exemplos: http://www.autoitscript.com/forum/topic/19370-autoit-wrappers/

  4. Avatar de Ulisses Oliveira
    Ulisses Oliveira

    pessoal me tira uma duvida:
    tenho uma maquina que esta instalada e bloqueia varios comandos porem tem um comando que eu preciso desabilitar e nao consigo que Alt+Ctrl+n que esta abrindo o bloco de notas.
    Como faço para tirar esse comando?

  5. Avatar de Pereira
    Pereira

    Galera tudo bem ?

    Me ajudem, preciso criar um scrip para executar um programa com permissão de adminstrador e não estou conseguindo usar o autohotkey, algém sabe como criar este script ?

    Runas, user, senhauser, run C:\Users\profile\Desktop\Release\software.exe

    1. Avatar de Dante Bueno
      Dante Bueno

      estou com mesmo problema ele da um erro na minha senha, mesmo ela estando correta.

      “error: this parameter contains a variable name missing its ending percent sign.”