Transforme o seu Ubuntu num XBMC Media Center

34 Comentários

Tem um PC mais antigo e não sabe o que lhe fazer…Porquê não o transforma num Media Center?

Um MediaCenter (ou HTPC) é hoje em muitas casas um elemento central na sala, e é por isso que vos trago o XBMC. Das várias soluções existentes no mercado, esta é para mim, a aplicação ideal para este tipo de função. O XBMC coloca a disposição do utilizador um conjunto de interessantes funcionalidades que vão desde a reprodução de vídeos e música até a visualização de imagens/fotografias num ambiente totalmente desenhado e intuitivo.

xbmc_01

O XBMC é um fantástico gestor de dados multimédia. Com ele podemos facilmente organizar, catalogar, reproduzir todo o tipo de dados multimédia (áudio e vídeo). Tudo acontece dentro do próprio XBMC que oferece ao utilizador um ambiente agradável e muito funcional.

Como instalar o XBMC Media Center no Ubuntu 10.04/10.10?

Para começar vamos adicionar os repositórios team-xbmc ao sistema. Para tal, podemos abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo apt-add-repository ppa:team-xbmc-svn/ppa

sudo apt-get update

Depois de adicionado o novo repositório e  abrimos o Ubuntu  Software Manager e procuramos por XBMC. Da lista de pacotes disponíveis, devem escolher o XBMC Media Center (full matapackage)

xbmc_00

Depois de instalado, o XBMC fica disponível em Applications—> Sound & Vídeo—> XBMC Media Center. O XBMC tem um interface bastante intuitivo e bem organizado. Do lado esquerdo apresenta o menu do qual fazem parte os items: weather, pictures, music, videos, programs, settings.

xbmc_02

Através do XBMC podemos proceder a mais diversas configurações que vão desde a personalização do próprio XBMC, Vídeo, configurações de rede, Skins, etc

xbmc_03

Considerações finais

O XBMC é sem dúvida o melhor media Center disponível nos dias de hoje. Disponibiliza um conjunto de funcionalidades que assentam num interface muito profissional e intuitivo. Fiquei fã.

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jpng81
    jpng81

    Não sei porquê, mas comparando este com o boxee, acabo sempre gostar mais do boxee… não sei porquê acho o boxee mais intuitivo e mais social. 😉

    1. Avatar de Transeunte
      Transeunte

      Estou na dúvida, já usava o XBMC e instalei o boxee agora para testar… realmente não sei qual usar >_<

      1. Avatar de jpng81
        jpng81

        Os dois são realmente bons… aqui o media center do windows é uma anedota… quer dizer se calhar nem chega a ser anedota. É que nem se enquadra em nada parecido.

    2. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      O boxee é baseado no xbmc.. portanto acabas sempre por tar a usar o xbmc:P

      Pessoalmente uso e abuso deste, e acho mesmo o melhor:)
      excelente interface, e nao é guloso

      cumps!

    3. Avatar de Lulz
      Lulz

      Boxee é realmente muito bom.
      Uso cá em casa no meu quarto.
      E na sala um Mac Mini mais plex ou lá o que é.

    4. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      também uso o boxee. como tenho tudo organizado, ele percebeu tudo muito direitinho. podiam era haver mais aplicações que dessem em portugal, e gostava muito de ter o conteúdo nacional disponível (rtp e sic, tvi não me importo muito de não estar disponivel).

  2. Avatar de Sight
    Sight

    tanto esse como o boxee funcionam mal devido as driver gráficas. Refiro me aos menus, não têm transições suaves como seria de esperar, e empancam com frequencia.

    1. Avatar de linux_fan
      linux_fan

      Depende de quem percebe e da gráfica… não sejas tão mauzinho 😛

    2. Avatar de Ricardo Amaral
      Ricardo Amaral

      Já pensaste que o problema pode ser teu e não do XBMC/Boxee? Uso o XBMC e não tenho qualquer tipo de problemas dessas. Os menus e as transições sempre foram suaves… E o meu HTPC é bem modesto, nada de especial.

      Mas já agora fica aqui a sugestão, principalmente para quem usa Windows, a experimentar a última beta. Já tira partido da aceleração por hardware, o que antes não era possível (usando só versões oficiais claro). Entre muitas outras novidades.

  3. Avatar de cyber_soul
    cyber_soul

    Este MediaCenter é muito bom, uso-o e acho-o bastante bom.
    No entanto, este torna-se ainda melhor usando-o no modo “LiveXBMC”,
    os seja numa instalação dedicada para o efeito. Fica muito mais leve e com essas “transições suaves” a que se referiam acima, no entanto deixa de correr sobre o ubuntu, o que o torna mais difícil de configurar. Vai sair uma nova versão final entretanto. Alguém conhece algum blog ou comunidade em Português sobre este MediaCenter?

  4. Avatar de Bruno Ricardo

    A Exame Informática deste mês também faz referencia ao XBMC, e tal como o jpng81 também faz umas criticas ao Media Center, mas de um forma mais suave.

    Eu pessoalmente neste assunto não posso deixar grandes comentários uma vez que não experimentei nenhum, mas deixo aqui o meu agradecimento ao pplware por mais um artigo fantástico.

  5. Avatar de Redhawk
    Redhawk

    Uso o XBMC desde a sua essência e nunca tive vontade de mudar ou testar outra solução, mas não em Ubuntu pois isso já é muito recente, mas sim na Xbox (1). Ainda hoje é o meu media center cá de casa.

  6. Avatar de Nasp

    Se vós disser que nem sempre fui fiel ao Windows e nem sempre foi utilizador de Linux então tenho que dizer que o XBMC é o software que uso e abuso há mais anos!!!

    Comecei a utiliza-lo ainda ele se chamava XBMP (Xbox),e ainda hoje o utilizo em duas Xbox1 que tenho aqui por casa….

    Só mais recentemente é que instalei-o numa PC/Ubuntu para poder visualizar ficheiros em HD. Coisa que na Xbox1 devido ao hardware antigo não é possível.

    Altamente recomendado, sei que acabo por ser suspeito em dizer que o XBMC é o melhor software media center do planeta!!!

    Para os novos utilizadores o Boxee talvez seja mais interessante, é mais social sim. Mas em interface o XBMC é bastante melhor, muitos skins, muitos addons, muitos scripts, muitos scrapers e muitos plugins de audio e vídeo que transformam completamente qualquer PC ou MAC onde se instale o XBMC.

  7. Avatar de Shadowk1ller
    Shadowk1ller

    Ora boas!

    Estou a pensar adquirir um Media Center/HTPC/Barbone agora no natal e como tenho MEO estou com receio de ter alguns problemas por causa das ligações e/ou compatibilidade…

    O que eu gostava de saber é se existe algum problema conhecido em ter os dois instalados, e como deve ser a ligação (tipo MEOBox->HTPC->TV ou MEOBox->TV<-HTPC eu pessoalmente se não houver problemas gostava de ter a primeira opção) agora como não sei nada sobre isto, gostava de pedir algumas opiniões, e se existe algum HTPC que mereça destaque…

    Notas:
    Pretendo um HTPC com Win7, sempre com WMC ligado, problemas de compatibilidade com MEO existe?

    Não sei se me fiz entender…:)

    Desde já o meu Obrigado, Cumprimentos!

  8. Avatar de Pedro Ribeiro
    Pedro Ribeiro

    Foram referidas várias alternativas, mas esqueceram-se das mais relevantes: MythTV http://www.mythtv.org/
    e Linux MCE http://linuxmce.com/

    Que tal um teste mais profundo, realçando os pontos fortes e fracos de cada um? 😉

  9. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Podiam fazer era agora um tutorial para windows 😛
    Era interessante para quem tem pcs antigos mas em base windows :d

    Desde já um bom artigo!!!

    1. Avatar de Pedro Ribeiro
      Pedro Ribeiro

      Sinceramente, creio que o “pc antigo” é uma má aposta (já nem falo no Windows :p). Num Media Center, vamos querer uma máquina competente, principalmente se quisermos ligar receptores DVB e correr video HD. 😉

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Discrdo Pedro Ribeiro.

        Para media center não precisas de um processador xpto. Precisas sim de uma gráfica que processe pelo GPU o x264.
        A não ser que queiras uma máquina para jogar na tv.

        1. Avatar de Pedro Ribeiro
          Pedro Ribeiro

          Eu tb discordo! :p

          Em primeiro lugar, dificilmente colocas esse GPU numa máquina antiga.

          Em segundo, nem tudo é x264. 😉

          Curioso que refiras “jogar na tv”.

          Quanto a mim, o ideal seria mesmo uma PS/3. Mas desde que a SONY se pôs a mexer no que não devia que deixou de ser alternativa.

          1. Avatar de Ricardo Amaral
            Ricardo Amaral

            O Tiago exprimiu-se mal, precisas de uma gráfica que processe faça aceleração por hardware, tá melhor?

            Vocês gostam mesmo de implicar com tudo…

            E “máquina antiga” é muito relativo. Acho que ninguém esta a falar de um 486.

            E reparaste bem em como começaste o teu último paragrafo? 😉 Há quem prefira jogar num PC do que numa consola, e porque não na grande TV da sala? Cada um sabe de si.

        2. Avatar de EacHTimE
          EacHTimE

          Mas um computador antigo processa pelo GPU o x264?

  10. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    “Tem um PC mais antigo e não sabe o que lhe fazer…Porquê não o transforma num Media Center?”
    porque faz muito barulho…

    1. Avatar de Nasp

      Isso do som sempre se pode depois resolver….

      Quanto a questão do CPU e GPU, nos foruns do XBMC existem relatos de que um Pentium 3 com uma gráfica nvidia 8200 ou 8400 roda -mkv 1080p sem soluços 🙂

      Isto tudo numa instalação mínima de Linux/Ubuntu + XBMC + VDPAU activado.

      http://en.wikipedia.org/wiki/VDPAU#Device_drivers_and_hardware_supporting_VDPAU

      A questão da memoria dependerá essencialmente do skin e das imagens que quiserem utilizar em background.

      1. Avatar de Pedro Ribeiro
        Pedro Ribeiro

        E tanto um caso como outro, exigem investimento, pelo que a opção pela máquina antiga deixa de fazer sentido (já viste o preço de uma boa caixa + alimentação, refrigeração para o efeito?).

  11. Avatar de Xico Bandito
    Xico Bandito

    XBMC em xbox1. Recomendo.

  12. Avatar de Alessandro Duarte
    Alessandro Duarte

    Também funciona em ambiente windows, verificar aqui:

    http://xbmc.org/download/

  13. Avatar de Rúben Lopes [Lopesmaio]
    Rúben Lopes [Lopesmaio]

    isto pode deitar o Windows Media Center abaixo…

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      Mas desde quando é que o windows media center foi alguma coisa de jeito?????

  14. Avatar de Pedro Campos
    Pedro Campos

    Caros amigos.
    Após ter instalado o Wubi, para ter dual boot entre o W7 e o Ubunto, o XBMC e até o Boxee, sempre que corre uma destas aplicações o consumo do CPU dispara para os 100%!!!
    Não sei se é pelo dual boot, eu acho que o Wubi cria uma drive virtual no W7 e é dai que corre o sistema operativo, ou então por só ter escolhido uma partição com 32mgs :S
    As características do PC até são “boas”:

    – Processador de 125mhz
    – Cento e oitenta mil e qualquer coisa de memória
    – Disco de 120mgs

    Como é que eu posso resolver este problema?! Instalando o Ubunto fresquinho sem o dual boot ou reinstalar o Wubi com maior espaço em disco???

    Depois venho com mais umas perguntinhas! de como ligar o Ubunto à rede Windows, com Samba, “Merengue”, “Salsa” ou outro tipo qualquer de dança!!!! LOLOL
    Obrigado pela vossa atenção

    1. Avatar de Pedro Campos
      Pedro Campos

      a placa é uma nvidia 6600

      1. Avatar de Pedro Campos
        Pedro Campos

        obrigado amigos mas eu consegui encontrar a solução!
        Com a instalação do Wubi este não instalou os drivers da placa gráfica. para solucionar um problema semelhante basta ir a System > Admin. > Hardware drivers. aqui o sistema vai acusar o que está em falta e é só escolher a opção para activar, ou fazendo um procura no Software Center pela nossa placa gráfica basta actualizar para a ultima drive “recomendada”.
        Espero que a minha experiência possa elucidar outros noobs como eu que tenham com vontade de experimentar este sistema operativo que oferece muito mais do que estamos há espera.
        P.S. preparar-me mentalmente para aprender samba para a seguir poder partilhar ficheiros entre estes 2 sistemas operativos

        1. Avatar de Rv
          Rv

          Nao precisas de aprender samba, cria uma partição compativel para os 2, dai é so encheres essa mesma partição.

          sem probs 😉

  15. Avatar de Wagner Gadêa Lorenz
    Wagner Gadêa Lorenz

    Muito bom programa, ele já existia no sabayon, ficou muito no ubuntu. Valeu pela dica.

  16. Avatar de Mrliquid
    Mrliquid

    Alguém sabe como configurar o xbmc para disponibilizar os filmes para a Rede??

    O pretendido é o seguinte: Tenho o vlc e acedo ao xbmc para ver um filme que tenha la guardado.

    Cumps