MediaPortal – O Media Center gratuito!

50 Comentários

MediaPortal é uma aplicação Open Source ideal para converter o PC num centro Multimédia avançado. Com o MediaPortal pode ouvir as suas músicas, rádio, ver os seus filmes gravados no PC, DVD’s bem como ver, gravar e até agendar gravações de programas televisivos. Basta que para isso tenha uma placa Tv instalada.


Este software suporta ainda um sem número de plugins e skins que permitem estender as suas funcionalidades. Excelente alternativa aos Media Center do Windows XP Media Center Edition ou do Windows Vista, e que, na minha opinião, em muitos aspectos vai bem mais longe, quer a nível de funcionalidades, quer a nível de usabilidade e estabilidade.

Depois de efectuar o download e a instalação, este programa divide-se em duas categorias essenciais: a aplicação de “setup”, que é utilizada sempre que queremos modificar um parâmetro, acrescentar um plugin ou skin, nomear os directórios com musicas ou filmes, etc e por outro lado, temos a aplicação propriamente dita.

As opções de configuração são imensas, mas uma que achei bastante curiosa e útil, é a integração directa do Daemon Tools no programa, podendo assim definir aqui directamente discos virtuais.

O ecrã principal (bem como no fundo todo o programa) é bastante semelhante ao Media Center, quer do XP MCE ou do Vista. Assim, quem já os conhece, num minuto estará familiarizado com esta aplicação.

Existem também algumas opções de configuração dentro da aplicação principal, principalmente no que diz respeito ao ecrã em si, codecs a utilizar, etc.

Mesmo a partir da instalação de raíz, o Mediaportal já traz algumas utilidades, que podemos usufruir, como é o caso da previsão do tempo

ou até mesmo jogos.

Tetris

Soduko

Na interface, aparecem os ficheiros áudio / vídeo por listagem ou por ícones, mediante o que tivermos definido previamente a nível de directórios na aplicação de “setup”.

Uma curiosidade, que penso não ter visto ainda noutro programa de visionamento de vídeos (pelo menos nos que conheço, embora não sejam muitos) e certamente não existe no Media Center do Windows, é a capacidade de resumir um filme (avi, mpeg, etc) que previamente estamos a ver e paramos, mesmo que entretanto tenhamos fechado a aplicação ou até desligado o PC.

Normalmente, esta função era exclusiva dos DVD’s.

A partir do site, podemos fazer o download de vários módulos para “aprimorar” o Mediaportal, e muitos deles (pelo menos todos os que testei, não tendo sido exaustivo) incluem uma rotina de instalação,

evitando assim aqueles “truques” e “voltas” que é preciso dar para instalar um extra, comum a muitos outros programas.

Podia dizer muita coisa sobre esta aplicação, mas as opções e funcionalidades são tão vastas que só isso dava para um site dedicado.

Assim, se tiverem uma ligação do PC à vossa televisão, preferencialmente por DVI / HDMI, onde a imagem é muito melhor, não hesitem em experimentar este programa. Tenho o Vista instalado em casa e uso o MediaPortal, em detrimento do Media Center.

Obviamente, podem utilizar um comando multimédia, pelo que a experiência de centro multimédia ficará mais completa. Esta aplicação suporta vários tipos de comandos, pelo que a escolha não está assim condicionada.

Para terminar, só é pena que não haja uma versão para Linux. Vale bem a pena.

Autor: Eduardo Sousa
Licença: Open Source
Download: MediaPortal 0.2.2 [30.24MB]
Homepage: MediaPortal

Partilhar:
Tags:

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Carvalho
    Paulo Carvalho

    De tempos a tempos aparecem verdadeiros achados aqui no pplware. Este é um desses achados. Programa bastante completo que, quase que nem nos apetece sair dele porque tem tudo. Lazer, trabalho, “pausas de café”, etc. Excelente dita.
    Cumps.

  2. Avatar de Valter Schulz

    Sempre fico em dúvidas com estes Media Center… se for usar controle remoto, serve os controles das placas de captura da Prolink/Pixelview?.. no meu caso eu tenho uma PlayTV MPEG2, aguardo respostas 🙂

  3. Avatar de kendimen

    Bem, pelas características que o programa promete estava à espera de um ficheiro de instalação muito maior!!! Já estou a descarregar para experimentar 🙂

  4. Avatar de Mario

    Parece interessante mas deve consumir demasiada memoria virtual não?

  5. Avatar de Diogo
    Diogo

    Para quem não tem uma placa TV, vale a pena?

  6. Avatar de UKN
    UKN

    Bom tutorial.
    Já tinha lido qualquer coisa mas menos explicita.

    Já agora alguem usa isso com placas Pinnacle PCTV e PCTV Pro (1 de ’99 , a outra de 2003) ?!. Detecta logo ?! …

  7. Avatar de Paulo Carvalho
    Paulo Carvalho

    @Diogo
    Ainda não experimentei mas julgo que sim. Pelo que diz no post, além de captura de video, possui um leitor de dvds com uma funcionalidade muito util, jogos, e também é um organizador dos videos caseiros que podem muito bem não terem sido passados pela placa de tv que não se tem. Mas é claro que se tivesses uma placa de tv tirarias mais partido do programa.
    cumps.

  8. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    Este software é muito útil.

    Alguém conhece um hardware para ligar do PC à TV sem fios.
    Com este software era muito bom po-lo a dar na TV.

  9. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Vou já instalar para testar, parece muito interessante. Obrigado pela dica.

  10. Avatar de Jose Pereira
    Jose Pereira

    já conheço a mais de um ano e recomendo muito util.

  11. Avatar de Jonblue
    Jonblue

    Agora vejo de onde veio a inspiração p/ a criação da versão p/ PDAs no portal » http://www.pocketpt.net 😉

  12. Avatar de Fábio
    Fábio

    @Nuno Amaral

    Existe uns transmissores para isso. Ai a 3 anos custou 100€. Agora não sei porque valores encontra-se.

  13. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    @Fabio

    Sabe onde se vendem?

  14. Avatar de Tz
    Tz

    É Open source. É bem.
    È windows e open source. Tambem é bem =)

  15. Avatar de Paulo Carvalho
    Paulo Carvalho

    @Nuno Amaral
    Aqui vai um pequeno exemplo do que procura.
    http://www.mbit.pt/catalogo/detalhes.php?id=22203&cat=1470
    cumps.

  16. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    Não dá para ir mais longe?
    Por exemplo tar na televisão e ver internet, ver os videos que estão no PC, ouvir musica, etc?

    Ou seja em vez de estar no PC estava na TV a controlar o pc.

  17. Avatar de Ricardo G.
    Ricardo G.

    De momento uso o sesam tv,que tb é free. Vou experimentar.

  18. Avatar de Paulo Carvalho
    Paulo Carvalho

    Nuno, o aparelho que te aparece no link que te dei, dá para isso. Basta ligares o aparelho à tua placa gráfica e está a rolar.
    cumps.

  19. Avatar de Valter Schulz

    Muito interessante o programa, instalei e achei muito bom, mas a questão do controle remoto é que complica… tinha de ter suporte a controles de placas de captura (a minha é a Pixelview PlayTV MPEG2), se alguém souber avise-me por gentileza deixando um comentário em meu blog.

  20. Avatar de M. Machado
    M. Machado

    Ja alguém consegui meter legendas num filme .avi por exp?

  21. Avatar de M. Machado
    M. Machado

    Ja alguém consegui meter legendas num filme .avi por exp?

    Edit: Ja consegui:)

  22. Avatar de johnito
    johnito

    Boas
    Já instalei, só que não detecta a minha placa TV (Pixelview PlayTv pro), alguem tem alguma ideia para ultrapassar este problema?

  23. Avatar de LMF
    LMF

    Muito bom programa! Parabens pplware!

  24. Avatar de Paulo Carvalho
    Paulo Carvalho

    Já experimentei e ainda não coloquei a placa de tv a dar nem configurei a parte de rádio e já estou completamente rendido. Fabuloso!!
    Cumps.

  25. Avatar de aver
    aver

    @ Valter Schuz

    Parece que a tua placa é suportada Vê esta página do site MediaPortal (do link do post)

  26. Avatar de Paulo Carvalho
    Paulo Carvalho

    @johnito
    Quando instalaste o programa, apareceu-te dois icons. Um para correr o programa, outro para ir ao setup do programa. Abre este último, vai-te aparecer uma janela com várias opções do setup. Clica em “Television”, de seguida clica em “Capture Cards”. Ao lado aparece-te uma lista de placas de tv, se a tua não estiver lá clica em “Add” e vê se a encontras lá. Isto deve resolver o teu problema.
    Cumps.

  27. Avatar de Zethus

    Que maravilha de programa! Estava a pensar em migrar o meu pc para a sala. Obrigado.

  28. Avatar de Eduardo Sousa
    Eduardo Sousa

    Amigos do Kurumininformatica ou lá o que é:
    Este artigo foi escrito para o Pplware. Gostaria que ficasse por lá APENAS.
    Sejam um pouco mais criativos, s.f.f.
    A gerência agradece.

  29. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    @Eduardo Sousa
    Olha que esses nem são dos piores, ao menos põem a fonte, outros como tenho visto por aí nem isso.

  30. Avatar de johnito
    johnito

    Paulo Carvalho
    … quando clico em “Add” aparece esta msg: “no video capture cards were found, you won’t be able to configure a capture card”
    Cumps

  31. Avatar de Paxs
    Paxs

    Sim é realmente bom o programa mas estou a ter alguns problemas em acrescentar programas, plugins, e novas skins já dei uma volta pelo site oficial mas não ta fácil se alguém puder ajudar agradecia.
    E já agora parabéns Pplware, pelo excelente trabalho…

  32. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Para placas antigas deve ser um espectáculo. Mas por exemplo, actualmente se comprarem placas Pinnacle ja trás o Pinnacle Media Center que é muito bom e claro que não vai ter nenhum problema de compatibilidade com a placa.

    Experimentem pegar num PC com alguma memoria e um processador a partir de 1Ghz ( e disco para a gravações) compram uma placa Pinnacle (ja trás comando e custa á volta de 80/90 euros) e ficam com um computador para a sala (o TimeShifting é um espectáculo).

  33. Avatar de Pierre Lopes
    Pierre Lopes

    Acho má publicidade para o pplware terem uma imagem com referência a pirataria

  34. Avatar de xOK
    xOK

    Boas,

    Alguém sabe se dá para quando vamos pôr um filme a passar ele automaticamente mete as legendas, estando estas na mesma pasta?Como por exemplo no wmp, é só necessário pôr as legendas com o mesmo nome do video e dá logo automaticamente.

    Já andei ás voltas com isto e não consigo.
    Obrigado.

  35. Avatar de Pablo Sica
    Pablo Sica

    Muito bom, no vista funcionou muito bem.

  36. Avatar de Carlos Saraiva
    Carlos Saraiva

    Para quem realmente goste de media center’s ou realmente lhe queira dar uso aconselho vivamente.
    Eu próprio experimentei. Só peca pelo tempo que se perde com as configurações, mas dado que e freeware penso que está brilhante.

  37. Avatar de Fabio
    Fabio

    Nao funciona em placas pinnacle pctv, o programa nao reconhece assim como o media center do windows.

  38. Avatar de FELIPE
    FELIPE

    Pq esse programa sempre trava???Como faço para ligar a tv??Não consigo fazer pegar nenhum canal!!!

  39. Avatar de Humberto
    Humberto

    Bom seria se funcionasse com a placa de tv: Play TV Pro Ultra ,nem seguindo um tutorial,que tem acima nesta página consegui faze-la funcionar.Todavia se alguém tiver conseguido que poste dizendo como foi.
    grato.

  40. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    os comandos que vem com as placas de tv tipo “Avermedia” funcionam directamente com este software? ou temos que adqurir um comando multimedia á parte?

  41. Avatar de Tuxxis
    Tuxxis

    Boas a todos,
    Eu sei que este topico já é antigo, mas mesmo assim:

    Media Portal para Linux, há 2 excelentes hipoteses:

    MythTV : http://www.mythtv.org/
    Ubuntu Media Center : http://en.ubuntumediacenter.org/

    Abraços

  42. Avatar de Tuxxis
    Tuxxis

    Os utilizadores Ubuntu podem instalar ambos atraves do Synaptic Package Manager. Os utilizadores de outros “sabores” podem fazer o download e compilar para o seu proprio hardware.

    Acreditem que não ficam a dever nada ao $Windows$…..

  43. Avatar de Pedro Cunha

    Antes demais parabens ao PPLWARE!
    Alguém sabe como colocar SUBTITLES nos Divx?
    Obrigado

  44. Avatar de José Costa
    José Costa

    boas pexoal… o programa ta um espectaculo… só keria fazer uma perguntita… eu tenho um Pc com o windows Xp normal… eu keria instalar o windows media center, para poder utilizar dakeles komandos k existm pos PCs para controlar a Media… mas nas definições do comando, diz k ele só funcionaria com o Media center… será k kom este programa o comando funcionaria..????… abraços…

  45. Avatar de SILVIO ROBERTO MARTINS

    EU GOSTO PCTV MAS FALTA VISTA PCTV SEI NAO CONSEGUIR PCTV XP
    EU JA NOVO WINDOWS VISTA ULTIMATE ..PCTV VISTA OK

  46. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Olá a todos quero agradecervos este post sobre media center procurava uma solução para o meu problema de reconhecimento da placa de tv no xp media center, quando escorreguei com este debate e estou a acabar o download para esperimentar, se realmente é como se fala pensso que já gosto de ele antes de esperimentar.darei noticias e a minha opinião depois de testar.

  47. Avatar de Gabriel

    Já esperimentei muitos media center este tambem me parece muito porreiro mas não consigo que a minha placa de tv funcioneaverá alguma configuração especial?

  48. Avatar de Marcos Paz
    Marcos Paz

    Minha placa de TV é PLUS TV 7134 (driver Philips SAA713X Hybrid capture Device) minha placa não aparece na lista de jeito nenhum. Tem como configurar de alguma forma e faze-la funcionar?

  49. Avatar de Ver tv
    Ver tv

    Alguem sabe me dizer como faço para configurar a tv no Media Portal. Ja tentei de varias formas e nao obtive sucesso. Estou usando uma placa da encore TV/FM.
    qualquer que seja a informacao por favor enviar email para augusto@skalimplantes.com.br.

  50. Avatar de Will
    Will

    como fasso para gravar um filme criado no pinnacle studio ultimate12 e que passe no aparlho de dvd ded casa?