Enna 0.4.0 – Transforme o seu Ubuntu num MediaCenter

19 Comentários

Os responsáveis pelo projecto GeeXboX anunciaram o primeiro lançamento estável do Enna (versão 0.4.0), uma aplicação de MediaCenter Open Source.  Com o Enna Media Center pode ouvir as suas músicas favoritas, rádio, ver os seus filmes gravados no PC, DVD’s, ver fotografias, etc etc.

O Enna é um interface moderno e robusto, baseado nas “Enlightenment Foundations Libraries” e bibliotecas GeeXboX para multimédia (libplayer).

Esta versão do Enna foi sujeita a rigorosos testes e considerada como estável sendo agora uma excelente opção para transformar qualquer PC num media Center.

Como Instalar no Ubuntu Karmic Koala

1º Editar o ficheiro  /etc/apt/sources.list através do comando

gksudo gedit /etc/apt/sources.list

2º Adicionar a seguinte linha

deb http://packages.geexbox.org/ karmic main

3º Actualizar

sudo apt-get update

4º Instalar enna Media Center

sudo apt-get install enna

Alguns Screenshots

Secção Musica

enna_1

Secção Fotografias

enna_conf

enna_foto

Mais Screenshots aqui

Homepage: Enna

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diego Castro
    Diego Castro

    Hummm isto num thin client (http://pt.wikipedia.org/wiki/Thin_client) é que era….
    Alguem por aqui sabe mais sobre os thin client??? Tipo disponibilidade em portugal e €€€??

    1. Avatar de Pedro A.
      Pedro A.

      Já viste o Acer Aspire Revo ou o ASRock ION330? Parecem ser bastante bons e suficientes para um mediacenter. E como a fonte é do estilo dos portáteis, muito pouco ou mesmo nenhum ruido terás.

  2. Avatar de Ryan
    Ryan

    Tenho de ver como isto funciona na minha maquina. Estava a precisar de uma coisa destas

  3. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    agr q consegui por o xbmc a funcionar a 100% com dual monitor n quero outra coisa(: antigamente ia me sempre parar ao monitor errado e coisas parecidas, mas cm a ajuda do devilspie tudo se faz:D
    tem tudo o q se pode pedir num software de media center, e com um visual espectacular na minha opiniao!

    cumps!

    1. Avatar de antxnix
      antxnix

      eu uso o xbmc em um dos meus pcs. mas confesso que é muito pesado. o geexbox poderia ter um visual mais agradavel. ainda nao testei o enna, mas acho dificil superar o xbmc

  4. Avatar de bruno
    bruno

    Como passo as músicas, filmes, fotos e todas as cenas que quiser do Windows 7 para o ubuntu na mesma máquina ?
    Queria começar a usar apenas Ubuntu, anda-me a agradar.
    Sei que é um pouco offtopic, mas desculpem lá.
    Precisava de saber isso, para evitar tar a passar tudo para pens ou dvds.

    Tks

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Instala o samba !

    2. Avatar de Alexsandro
      Alexsandro

      No ubuntu é possivel aceder ao disco do Win 7 nao precisas de pens nem dvd´s…basta ires ao computador no ambiente de trabalho do Ubuntu e entrares pelo disco que ficou instalado o seven…normalmente ele pede para autenticares com a palavra passe.

    3. Avatar de Emannxx
      Emannxx

      Simples, instalas o Ubuntu numa partição e podes aceder à partição do Windows na boa… Também podes instalar o Ubuntu dentro do Windows através do WUBI … também podes aceder a todas as coisas q tens no Windows =)

      1. Avatar de bruno
        bruno

        Ya, eu instalei com o wubi, mas não consigo achar as coisas para transferir po ubuntu.

      1. Avatar de bruno
        bruno

        Não percebi nada do Samba, não há outra forma mais simples ?
        Tenho o Ubuntu 9.10 instalado com o wubi em Windows 7.

        Obrigado.

  5. Avatar de Márcio Santos
    Márcio Santos

    Não conhecia este media center. De certeza que vai dar jeito.

  6. Avatar de Paulo Borges
    Paulo Borges

    o meu não arranca 🙁

  7. Avatar de glenio
    glenio

    comigo nao deu certo

    nao instala, diz que o repositorio nao existe

  8. Avatar de Felipe Rei
    Felipe Rei

    No meu linux mint não instala, alegando um monte de dependências, como se vê abaixo.Se alguém souber ajudar, agradeço.

    enna:
    Depende: libecore-evas-svn-05 mas não será instalado
    Depende: libecore-file-svn-05 mas não será instalado
    Depende: libecore-input-svn-05 mas não será instalado
    Depende: libecore-ipc-svn-05 mas não será instalado
    Depende: libecore-x-svn-05 mas não será instalado
    Depende: libedbus-svn-05 mas não será instalado
    Depende: libedje-svn-05 mas não será instalado
    Depende: libeet1 mas não será instalado
    Depende: libefreet-svn-05 mas não será instalado
    Depende: libelm-svn-05 mas não será instalado
    Depende: libevas-svn-05 mas não será instalado
    Depende: libvalhalla mas não será instalado
    Depende: libxml2 (>=2.7.4) mas 2.6.32.dfsg-5ubuntu4.2 será instalado
    Depende: libevas-engines mas não será instalado
    Depende: libevas-engines-extras mas não será instalado
    Depende: libecore-con-svn-05 mas não será instalado
    Depende: libecore-config-svn-05 mas não será instalado
    Depende: libecore-imf-svn-05 mas não será instalado

    1. Avatar de bruno
      bruno

      No Ubuntu 9.10 tá a funcionar bem.

  9. Avatar de bruno
    bruno

    Gostava de saber se há hipotese de colocar legendas dos filmes, tendo o ficheiro .srt (legendas) e o filme na mesma pasta e só me dá em alguns filmes.
    Há alguma opção ou alguma manha para colocar as legendas ?

    Obrigado.

  10. Avatar de Dudi_FC
    Dudi_FC

    muito show, deve ficar massa no PS3