Skyfire 1.0

24 Comentários

Se a batalha dos web browsers pelo domínio da Internet está ao rubro, uma guerra idêntica está-se a desenhar nos dispositivos móveis. Até há relativamente pouco tempo, nestas plataformas apenas o IE e o Opera nas suas versões mobile, eram as duas únicas soluções com alguma qualidade.

O novato browser Skyfire promete intrometer-se nesta guerra, pretendendo fazer tudo o que os outros fazem, só que de uma forma mais eficaz e rápida (talvez tentando a mesma fórmula do Chrome no Desktop).

E que browser novo nós temos aqui, permite funcionalidades bastante interessantes das quais destaco:

  • Completo suporte para Adobe Flash Player 10 e Silverlight 2.0
  • Suporte completo de Ajax, Javascript de modo a que possa tirar partido destas tecnologias tão importantes em Web 2.0
  • Suporte avançado de iFrames
  • Interacção “Thumbnail”, pode clicar imediatamente num link sem que tenha de fazer zoom in.
  • Funcionalidade de partilha de links com suporte rss, nas plataformas Twitter e Facebook
  • Sistema inteligente que detecta quando o Skyfire não está a ser usado por períodos de tempo elevados e quebra a ligação para preservar a bateria. Assim que voltar a aceder ao Skyfire, a ligação será reestabelecida e a página será recarregada, mantendo mesmo estado de zoom em que estava.

De modo a podermos aferir a reputação e pergaminhos deste jovem browser, testámos o tempo de carregamento do site Google.com e pplware.com no Internet Explorer Mobile, Opera Mobile e Skyfire. Os resultados foram surpreendentes e pode encontrá-los na seguinte tabela.

Se é possuidor de um PDA/Smartphone com Windows Mobile ou Symbian, é obrigatório testar este browser. Quanto a suporte para outras plataformas, daquilo que temos conhecimento, está prevista para breve uma versão para Blackberry.

Deixamos-lhe de seguida um vídeo de apresentação do Skyfire e das suas funcionalidades.

Conclusão:
Depois de testados os sites nos vários browsers, o resultado divergiu, o IE não “pintou” o html do pplware.com em condições de visualização, o Opera renderizou com alguns (poucos) erros, sendo o Skyfire o único a renderizar ambos os sites em condições.

Em termos de velocidade também o Skyfire foi o mais equilibrado, tendo em conta o nível de estrutura montada de navegação. Aprovado com distinção.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Mobile / Symbian
Download: Skyfire 1.0
Homepage:Skyfire

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de N_Lite

    Pois é! A “Guerra” está aí!

    http://www.nyzux.net

  2. Avatar de Preto
    Preto

    Já uso desde a versão 0.8 e acho interessante, muito bom. Não tão fiavel como o opera mini mas tamebm esta em versões teste, penso que quando estiver estavel será a pagantes e não freeware.

  3. Avatar de Joao
    Joao

    De notar que não suporta (ainda) a versão S60v5, vulgo 5800XM e N97…

    1. Avatar de PT

      ya já se despachavam…

      E nessa lista (de symbian S60v5) falta ainda o Samsung Omnia HD e o SE Satio (Idou)

  4. Avatar de Alohomora
    Alohomora

    Porque é que tenho a sensação que ao usar este browser, ele descarrega ‘prints’ das páginas?

    1. Avatar de tintas
  5. Avatar de Paulo
    Paulo

    Realmente a guerra nos dispositivos móveis está ai e para durar, neste caso com muitos mais desafios do que para desktop. Costumo ver o pplware através do meu nokia, já experimentei vários browsers e em apenas 1 consigo ver o tópico “porque hoje é sexta feira”. O efeito do javascript é claro muito bonito mas nada prático e compatível com ecrãs 320*240. Que tal uma versão mais amigável para smartphones? Nesta versão do skyfire o problema mantêm-se, dá para ver a primeira imagem, depois não consigo carregar em next.

    1. Avatar de mmick
      mmick

      Eu tenho um TMN BLUEBELT e instalei o Skyfire 0.x e agora 1.0. O ecra é 320×240 e funciona perfeitamente TUDO. Muito superior (no geral e principalmente em compatíbilidade) que o Opera 9.5/Opera Mini (já nao falo do IE…).
      O melhor browser para telemóveis na minha opiniao. Ainda consegue ser superior ao do meu iPhone (falta-lhe suporte FLASH).

      1. Avatar de Muleta
        Muleta

        tb tenho um tmn blueblet, mas achei o skyfire um pouco mais lento e menos amigavel.
        apesar de tudo o ie foi mais rapido. o mini opera foi uma desilusão

      2. Avatar de nuno
        nuno

        ola olha podias me ajudar a ter skyfire no meu movel , eu tbm tenho um blubelt , mas noa tou a consiguir descargar o programa sra me podai ajudar eu conto contigo

  6. Avatar de A friend
    A friend

    Será que é desta que saiu um browser para symbian S60v3 com flash?

    1. Avatar de A friend
      A friend

      Testei num N80, instalação correu bem e a aplicação nota-se que é leve e rápida e muito bem arrumada.

      O que acontece é que pouco mais pude testar. Todas as tentativas de ligação à rede não foram possiveis… fica-se pela tentativa… Tanto em Wireless como 3G…

      A conclusão que cheguei após os testes é que deve haver algum bug no control das ligações no N80, já que a rede quando minimizava a aplicação nem estava em tentativa de ligação…esse indicação de tentativa só aparece no proprio Skyfire.

  7. Avatar de OmeuNOME
    OmeuNOME

    desconhecia, e pelo que experimentei agora parece-me porreiro 😉

  8. Avatar de zicx
    zicx

    Boas pessoal, o skyfire está bem porreiro, mas desde que instalei uma nova rom com wm 6.5 passei a usar mais o novo ie.
    quem tenha omnia actualize. basta navegar um pouco neste site.
    http://www.modaco.com/content/i900-general-omnia-rom-discussion/286120/shokka9-wm6-5-m2d-roms/

    1. Avatar de mmick
      mmick

      Nao acredito que algum IE, por muito jeitoso que seja consiga superar o Skyfire mas deixo espaço para ser provado do contrário 🙂 O WM7 esse sim deve ser uma “bomba” quando sair… 2010 🙁

  9. Avatar de R o B
    R o B

    O IE com alguma qualidade no WM? Existe alguma versão do IE para WM que eu não tenha visto? Sinceramente entre ter o IE e não ter nada qualidade é idêntica.

  10. Avatar de Ana Narciso

    Já o teunho no meu Symbian… veremos como se porta…

  11. Avatar de aospapeis.blogspot.com

    Num HTC P3300…

    1) É claramente mais lento a carregar do que o IE

    2) Está sempre a tentar fazer ligações à net no carregamento

    1. Avatar de mmick
      mmick

      Sempre que metes o Skyfire ele faz uma ligaçao á página “skyfire pessoal” no servidor web. É como se meteres uma app Hi5 ou Facebook e ele ligar-se á tua conta. É algo mais lento que o IE mas é óbvio já que é muito mais evoluído…
      No meu TMN Bluebelt (cpu a 528Mhz) ele é MUITO rápido.

  12. Avatar de keops

    muito interessante, vou experimentar de certeza pois ainda não encontrei um browser que me agrade para utilizar no htc touch 3g. o internet explorer dá cabo das paginas todas e o opera teima em não funcionar com flash por isso vou ver se instalo o skyfire.

  13. Avatar de kekes

    Eu tenho o HTC diamond e uso em necessidade, mas não com frequencia pois perfiro o opera mobile, devido ao facto de que usar resoluçao qvga, e o diamond tem VGA ou seja fica efeito imagem esticada, mas pode ser que melhore os seus servers e isso saia ai a bombar, agora fico é a espera que saia o novo opera 10 mobile… Promentem coisas boas

  14. Avatar de kekes

    So uma coisa engraçadissima, no suporte:

    # Apple iPhone: Nope. Still waiting for a call from Steve…

    Gostei de como ele falam ahahahahah, isto devido ao iphone não suportar flash e ele estarema fazerem-se de maus ehehehehehe, anyway eles que convertam as imagens para VGA que nao tem jeito nenhum ver aquilo de maneira invisualizavel.

  15. Avatar de ALL
    ALL

    Ate broadcast the radios dá xD mm precisando do plugin do WMP no PC dá no browser. Contudo a interface do Opera é melhor.

  16. Avatar de rosapalhinhas
    rosapalhinhas

    gosto muito e a maneira de ver um vidio e outras coisas etc meu HTC toucha não dá para nada obrigado