Pandion – um cliente de XMPP open source

20 Comentários

Por Miguel Santos para o Pplware
Pandion é um programa de mensagens instantâneas, que usa o protocolo aberto, designado de XMPP, que é compatível com o Google Talk, Sapo Messenger, Facebook, entre outros serviços.

3691685963_08b16c3d0f_o

Este programa foi desenvolvido por Dries Staelens e Sebastiaan Deckers, e para o usar basta ter uma conta nos serviços acima mencionados, ou então criar uma nova conta no próprio Pandion.

Após a instalação, aparecerá um ecrã de boas-vindas (Welcome), onde o utilizador poderá fazer a instalação da barra de pesquisa no browser e colocar a página do motor de busca do Pandion como página inicial.

welcome

Em seguida clique em OK, e na próxima janela, introduza o seu e-mail, referente a uma conta dos serviços XMPP acima referidos.

É um programa bastante leve e simples. Tem dezenas de emoções e a conversação é realizada por separadores. Permite ainda que se instale temas adicionais.

emotions

Pandion é um software gratuito, por isso boas conversas!

ico_01 Licença: Gnu GPL 3
ico_02 Sistemas Operativos: Windows 2000/ XP/ Vista/ 7
ico_03 Download: Pandion 2.6.90 [1.7MB]
ico_04 Homepage: Pandion

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Melech
    Melech

    Tenho pena que o XMPP não seja utilizado pelo “comum dos mortais”… Se não já tinha deixado o WLM.

  2. Avatar de Jose
    Jose

    Se é obrigatório instalar a barra e etc.. esquece lá isso :3

    1. Avatar de neox
      neox

      se leres bem o que lá diz, consegues perceber que não é obrigatório, no entanto podes fazê-lo o seja, és tu quem escolhe se quer ou não.

  3. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    O protocolo XMPP suporta video e audio?

    1. Avatar de Khan
      Khan

      sim suporta video e audio..brevemente vai ser possivel tb comunicares-te com alguem k usa skype(voip)

  4. Avatar de Adão Pinto

    O que mais gostei foi da conversa entre o Vincent e a Mia, do melhor filme de Tarantino.

  5. Avatar de j.alegria

    Bem, eu já experimentei vários programas do género e a verdade é que apesar de não ser muito fã do MSN, este ainda é o melhorzinho de todos.

    Como este, o Meebo e o Sapo Messenger (só para citar dois) permitem-nos ter vários contactos do GTalk, Sapo, MSN, etc mas há sempre qualquer coisa que fica a léguas do MSN.

    Todos têm algumas vantagens e algumas desvantagens mas depois de as ter pesado várias vezes, a balança tomba sempre para o lado do MSN. Além disso, é o que toda a gente usa…

  6. Avatar de Miguel Santos

    Os programas de XMPP têm uma coisa que o MSN nunca terá: é um protocolo livre. Apesar de haver programas de terceiros compativeis com MSN, a Microsoft não os apoia e têm que recorrer a engenharia reversa.
    Com o XMPP é muito diferente.
    O utilizador tem uma maior escolha de aplicações.

  7. Avatar de Yuy
    Yuy

    Padion… encriptação entre o cliente e o servidor.

    Infelizmente ainda só encontrei o BitWiseIM que proporciona encriptação ponto a ponto com chave gerada no próprio computador.
    Só usa chave gerada pelo utilizador RSA 1024-bit e encriptação Blowfish 256-bit para quem adere ao plus (pagamento único de $25) mas para ter uma chave um pouco mais segura RSA 2048-bit tem de se pagar mensalmente.

    Tem texto e áudio, mas vídeo não porque não o autor não conhece nenhum sistema que funcione multi-plataforma… o que é pena.

    Alguém conhece um sistema IM que tenha texto, áudio e vídeo, com encriptação forte (AES-256, Serpent-256, Camellia-256, Twofish-256, Blowfish-256/ 448) e que crie chave RSA com pelo menos 2048-bit ou preferencialmente 4096-bit no computador? Se sim, digam-me que estou interessado.

  8. Avatar de Glauco
    Glauco

    Este sistema não envia arquivos ?

  9. Avatar de julio

    Galera XMPP é somente o nome da porta, a microsof usa outra porta, mas a ideia é a mesma. OK ???

  10. Avatar de julio

    Este sistema envia arquivos sim.

  11. Avatar de @biafuzzi
    @biafuzzi

    as conversas ficam salvas em algum lugar do computador ? , ou se eu apagar na pagina de conversação não irá ficar salva em nenhum lugar ?

  12. Avatar de Nanda
    Nanda

    Gostaria de saber como exclui um endereço de entrada, por exemplo, entrei com o meu endereço de entrada, blz, funcionou, ai fui testar para o meu colega ai entrou tb, só que agora toda vez que entro fica aparecendo o endereço dele, e se quiser entrar com o meu tenho que ir na setinha e selecionar. Então por isso quero saber como excluir da memória do pandion este endereço

  13. Avatar de MONICA
    MONICA

    como fazer para gravar as conversas do PANDION em pasta no computador?

  14. Avatar de Anderson
    Anderson

    Onde fica salvo o histórico do pandion no windows 7?

  15. Avatar de Leandro

    Estou com um problema no Pandion em um consultório que atendo. São 8 máquinas em rede e toda ela possui um pandion, só que duas delas utilizam o Win 7 Pro, e o restante XP Pro.
    As duas com Win7 funcionam normalmente entre si, para as máquinas com XP elas enviam a mensagem, mais não recebem a resposta. Alguém já enfrentou esse problema?

  16. Avatar de alexandre griebeler
    alexandre griebeler

    Gostaria de saber como instalo o pandion no meu smartphone.

  17. Avatar de paloma
    paloma

    Não consigo intalar,
    Meu computador é linux gostaria de saber como faço para instalar

    1. Avatar de JRR
      JRR

      Instala pelo wine.