Firefox – Active o preview para todas as tabs

22 Comentários

Com a introdução de todas as alterações que a barra de tarefas do Windows Vista e 7 trouxeram, as diferentes empresas de software tiveram de adaptar as suas criações para que fizessem pleno uso das mesmas.

Essa adaptação tem tem-se realizado a ritmos diferentes. Algumas mais depressa e outras a ritmo mais lento. Mas todas convergem nesse sentido. Exemplo disso é a Mozilla, que tem vindo a tornar o Firefox cada vez mais integrado com o Windows 7. Actualmente apenas é mostrada a pré-visualização de cada uma das instâncias dos programas abertos. Mas e se fosse possível mostrar no preview todas as tabs do Firefox?

Essa opção não vem activa mas facilmente podemos colocá-la em funcionamento. Fica assim mais fácil escolher qual a tab a que pretendemos aceder em vez de termos de escolher a janela e depois a tab.

Infelizmente esta dica apenas é aplicável na versão 3.6 do Firefox. As versões mais antigas não têm esta funcionalidade disponível.

E a forma de a activar é extremamente simples. Para o fazermos temos de abrir uma nova tab no Firefox e colocamos o endereço (conhecido) about:config.

Será apresentada a famosa mensagem de responsabilização que devem ler e entender. Para avançar devem carregar no botão “Serei cuidadoso, prometo!“.

E estamos então na zona de edição das configurações mais core do Firefox. Lembre-se que prometeu ser cuidadoso.

Na caixa do filtro devem colocar o texto taskbar. São então apresentados os resultados relativos a essa pesquisa. O que nos interessa é browser.taskbar.previews.enable.

Façam duplo clique em cima dessa chave e o valor deverá passar de false a true.

Agora para testarem a alteração (e a novidade) devem fechar todas as janelas do Firefox. Abram então novamente o Firefox e várias tabs, cada uma com uma página diferente.

Cliquem agora com o botão esquerdo do rato no ícone do Firefox e vejam a diferença. Existe uma pré-visualização por cada tab aberta.

Caso pretendam reverter este modo de visualização só têm de seguir os passos indicados e passar a false o valor de browser.taskbar.preview.enable.

Testem e vão ver que as vossas navegações ficam mais fáceis. Conhecem outras dicas interessantes para o Firefox? Deixem-nas nos comentários.

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de fire7
    fire7

    Eu não fiz nenhuma “activação” desse genero e já há uns bons 3 meses que tenho o 7 instalado, uso o firefox como browser padrão, e sempre me lembra ver o preview de todas as tabs.

    1. Avatar de Melech
      Melech

      Isso é estranho rapaz. Se calhar, estás equivocado. Ou isso, ou não tens o 3.6.

    2. Avatar de d05
      d05

      só se usas uma beta ou assim. Dá para ver o preview de todas as janelas e não tabs por defeito. Nas tabs não vejo utilidade nenhuma.

    3. Avatar de So7t
      So7t

      E curioso que eu tenho essa opcao activada por defeito!!
      Firefox 3.6 Eng – Uk

  2. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    excelente!
    não fazia ideia!!

  3. Avatar de (ninguém)
    (ninguém)

    Testei e funciona bem, está tal como as últimas versões do Opera.

  4. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Testado e aprovado.

    Obrigado pela dica.

    Bom Domingo pa todos

  5. Avatar de KarLOox
    KarLOox

    Muito boa a dica.. faz muito jeito 🙂

  6. Avatar de Gilberto Pereira
    Gilberto Pereira

    Óptima sugestão este pequeno truque facilita quando temos varias tabs. O acesso á tab pretendida fica mais facilitado. Thanks people 😀

  7. Avatar de João
    João

    Gostava era de saber como se activa isso no chrome?
    Alguém me pode ajudar?

    1. Avatar de Jose
      Jose

      O Chrome já tem isso a montes, pelo menos no meu mostra os vários separadores.

      1. Avatar de Emannxx
        Emannxx

        Nop… no meu também não aparece :S

  8. Avatar de (ninguém)
    (ninguém)

    Isto está a funcionar mal agora, acho que quando há alguma coisa em flash não há imagem na preview…

  9. Avatar de Redhawk
    Redhawk

    O meu só faz se fizer CTRL+TAB e as tabs aparecem no meio do ecrã… clicando com o botão esquerdo maximiza ou minimiza o FF.

  10. Avatar de Hugo Cura

    Bastante interessante, mas infelizmente complica-me a vida. Os meus separadores são sempre às dúzias ^^

  11. Avatar de bruno martins
    bruno martins

    agora uma pergunta, se funciona porque não esta automaticamente predefinido como activado, no Windows 7?

  12. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Não activei nem vou activar porque simplesmente prefiro assim. Mas não deixa de ser uma boa dica

  13. Avatar de Lipex

    é uma dica engraçada. mas sinceramente utilidade n vejo.
    eu q costumo ter + de 7 separadores activos, deve ficar engraçado XD.
    penso q haja um addon do FF q faça a visualização dos separadores na totalidade.. n sei até q ponto nos limita em recursos da maquina.

  14. Avatar de sergio mota
    sergio mota

    Essa é uma das funcionalidades que mais me irrita no internet explorer da microsoft e espero que não seja adoptada no Mozzila Firefox.
    Com 10 tabs abertos vais a outra aplicação tentas voltar ao tab em que estavas e simplesmente tens que andar a procura na lista toda.

  15. Avatar de Nuno S.
    Nuno S.

    Tive de desactivar no meu 3.7 Alpha, pois não dá jeito nenhum. A maior parte das vezes tenho mais de 6 tabs abertas, e por vezes janelas de popups, essa funcionalidade só traz confusão… Prefiro ter 1 preview por janela.

  16. Avatar de Kaizuky
    Kaizuky

    showww de bola, testado e aprovado, excelente dica !

  17. Avatar de Denker
    Denker

    Otimo. Fiz o inverso, pois o meu FF ja estava habilitado..rsrsrsrs