Ekiga – O cliente open source VoIP

12 Comentários

Ekiga (anteriormente conhecido com GnomeMeeting) é um softphone opensouce para telefonia IP (VoIP) e, com suporte para Windows e Linux. Suporta áudio e vídeo de alta definição, sendo que uma das maiores características é a integração com serviços de VoIP baseados no protocolo SIP.

O Ekiga foi o primeiro cliente VoIP a suportar H.323 e SIP.

ekiga_00

Para quem não sabe o VoIP (Voice over Internet Protocol ou vulgarmente designado como Voz sobre IP) é uma das tecnologias de momento que permite aos utilizadores estabelecerem chamadas telefónicas através de uma rede de dados como por exemplo a Internet (convertendo um sinal de voz analógico num conjunto de sinais digitais).

O SIP (RFC 3261) foi o protocolo proposto pela IETF para controlar o estabelecimento de chamadas telefónicas, de videoconferências, e outras ligações multimédia. Ao contrário do protocolo H.323, o SIP é um protocolo escalável, simples e flexível, tal como a generalidade dos protocolos da Internet.

Algumas características do Ekiga?

  • Historial das chamadas, agenda telefónica
  • Forwarding de chamadas para os mais diversos estados (ocupa, sem sinal, etc)
  • Transferência de chamadas (SIP e H.323)
  • Instant Messaging básico (SIP)
  • Possibilidade de usar proxy outbound (SIP) ou um gateway (H.323)
  • Suporte para STUN (SIP e H323)
  • Suporte para DTMFs
  • Suporte para LDAP

ekiga

Como instalar o Ekiga 3.2.7 no Ubuntu 10.04?

Vamos aproveitar o trabalho feito pelo site WebUpd8, e vamos aproveitar instalar através do seu próprio PPA

sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8 && sudo apt-get update
sudo apt-get install ekiga

Esta é uma excelente aplicação para quem pretende ter um softphone gratuito. Desta forma não existe forçosamente a  necessidade de comprar telefones VoIP,para integrar com os serviços VoIP. Experimentem montar uma central telefónica (ver artigos relacionados) e estabelecer ligação com este cliente.

Artigos relacionados:

Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows e Linux
Download: [Windows] Ekiga 3.2.7 [17,42 MB]
Download: [Linux] Ekiga 3.2.7
Homepage: Ekiga

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zl
    Zl

    Prometo testar

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Gostava era de ver este software a funcionar com o SIP da Optimus TAG, mas não encontro informação suficiente…

    1. Avatar de dark
      dark

      ok, tens de conseguir mudar o agent info… compilas e já deve dar! 😛

      quando tiver tempo, faço isso 😛

      se fizeres isto:

      User Agent: Optimus-SoftPhone/7.0.1.4124

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Mas e’ possivel usar o SIP da optimus? Nao e’ necessario login/password? Qual e’ o tarifario?

        Thanks

      2. Avatar de Bruno Jacob
        Bruno Jacob

        Podes fazer isso?
        Gostava de usar no ubuntu o sip da optimus tag, mas não consigo….

  3. Avatar de JC
    JC

    Nunca usei este software porque simplesmente mais ninguém do meu grupo de amigos o utiliza.

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      yap, o mesmo comigo, desde que uso linux que conheço o ekiga é pena muita gente nem sequer saber o que é. Mas é uma boa alternativa.

  4. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    Já usei mas gosto mais do twinkle.

    O Ekiga torna-se um bocado chato se forem usados diversos serviços voip (por exemplo o serviço voip do isp e da universidade) pois a definição do proxy no ekiga (se me lembro bem) é global, enquanto que no twinkle é por perfil.

    No entanto o ekiga suporta video e o twinkle não, no meu caso não faz diferença pois só quero mesmo usar serviço de voz, para audio+video uso o skype.

    @Rui/dark
    Será mesmo necessário mudar o user agent? Se é assim é uma “jogada” muito má por parte da Optimus.

    Daquilo que vi até agora, por experiência própria, os problemas de ligação ao servidor sip (sapo e universidade) têm mais a haver com problemas de configuração do software e/ou router + firewall do que com restrições do lado do servidor, mas podem haver sempre excepções.

    1. Avatar de ms-pt
      ms-pt

      é para usar apenas o user agent e ser tipo webphone

  5. Avatar de César Oliveira

    Olá a todos, boa noite,

    Será difícil encontrar um programa tão bom como o Skype para esse efeito.

    Cumprimentos
    César Oliveira
    http://www.profissionalweb.net
    http://www.profissionalweb.net/blogue/

  6. Avatar de António Antunes
    António Antunes

    Não consigo configurar para utilizar o meu nº do voip.sapo.pt. Alguém me ajuda se faz favor?
    Obrigado

  7. Avatar de Antonio Antunes
    Antonio Antunes

    Acabei por utilizar o Ekiga no Ubuntu 11.04 onde funcionou perfeitamente. Na versão 12.04 não consegui configurá.lo e instalei o Twinkle. Gostei.

    Para configurar vão a este site quem necessitar

    http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=1693

    Os melhores cumprimentos