Connectify – O seu computador poder ser um Hotspot?

48 Comentários

O termo Virtual Wifi tem sido falado algumas vezes aqui no Pplware, mas sempre como uma promessa de futuro e nunca uma certeza!

Pois esse dia chegou. É hora de darem uso à vossa placa wireless e ao vosso Windows 7 e passarem a ser vocês fornecedores de Internet. E para isso só têm de usar o Connectify.

connectify

Fizemos noticia em Maio de 2009 de que o Windows 7 ia trazer de raiz a possibilidade de fazer uso da tecnologia Virtual Wifi que está em desenvolvimento na Microsoft há alguns anos.

Resumidamente, passámos a ter uma interface Wifi virtual para que possamos dar acesso à rede (Internet ou não) através do nosso PC. Diferente das redes Ad Hoc por permitir o acesso à Internet, esta tecnologia está presente no Windows 7 na versão final. No entanto está dependente a 100% da disponibilidade de drivers que a suportem. Ou seja, a Microsoft passou para o lado dos fabricantes essa responsabilidade.

Connectify – o Hotspot a partir do seu computador

Apesar de estar disponível no Windows 7 ainda ninguém sabia muito bem como fazer uso dessa opção. O Connectify é o primeiro software a fazer uso desta tecnologia.

Infelizmente ainda muito poucos fabricantes aderiram a esta tecnologia e por isso poucas placas de rede wireless podem ser usadas.

Segundo o site da Connectify as placas abaixo não apresentam qualquer problema na sua utilização:

  • Atheros AR5005GS
  • Atheros AR5007EG com o firmware 8.0.0.238
  • Broadcom 4310-series (usada na maioria dos portáteis Dell)
  • D-link AirPlus G DWL-G510 Wireless PCI Adapter (versão do driver 3.0.1.0)
  • Intel 5100/5300 (com os ultimos drivers do site da Intel, versão 13.0.0.107, sistemas 64bit apenas)
  • Ralink RT2870 (usada em muitas placas 802.11n USB)
  • Realtek RTL8187SE (com os drivers que vêm com o Windows 7)
  • Realtek RTL8192u com 1370(Beta)

São conhecidos problemas com as seguintes placas, não sendo estas suportadas para já:

  • Atheros AR9285
  • Belkin Wireless G MIMO
  • Broadcom 4320-series
  • D-Link AirPlus G DWL-G122
  • Gigabyte GA-WPKG 802.11g
  • Intel 5100/5300 em sistemas 32 bit
  • Intel 3945/4965,2200BG (e a maioria das placas Intel)
  • Mac Book Builtin Broadcom
  • Realtek RTL8187
  • Zydas ZD1211

Apesar de muitas placas não serem suportadas convêm realçar que este problema apenas se manifesta caso queiram usar esse hardware para permitir a partilha. Se forem clientes dessa rede qualquer placa é suportada.

Compatibilidade

Para perceber de forma simples se a sua placa é suportada aconselho que veja nas Ligações de Rede se tem, tal como é mostrado na imagem, uma Interface Virtual Microsoft.

connectify2

Ao nível do suporte do sistema operativo, este software como é natural, apenas é suportado pelo Windows 7 por estar dependente da existência do Virtual Wifi. No entanto qualquer SO pode ligar-se a essa rede sem fios.

Segurança

A segurança não foi descurada. Por isso o Connectify obriga os utilizadores a usar a cifra WPA2-Personal com encriptação AES. Desde que a sua placa suporte esta cifra está habilitado a ligar-se. Isso e conhecer a palavra-chave usada na rede sem fios!

Instalação

Após a instalação do Connectify, será mostrado na Taskbar um novo ícone referente ao software. Cliquem em cima dele e a janela que se abrir é o centro de controlo.

Aí definem os vários parametros a serem usados.

E são muito poucos:

  • Wifi Name – SSID a ser usado. Pena não ter a possibilidade de o esconder.
  • Passphrase – Palavra chave de ligação (com a possibilidade de a terem escondida ou visível). Deve ter no mínimo 8 caracteres alfanuméricos e no máximo 63.
  • Internet – Ligação activa a ser usada para fornecer acesso à Internet.

connectify3

Têm ainda uma caixa onde são mostrados os clientes que estão ligados e os que estiveram ligados.

No final o botão que liga ou desliga o vosso “Hotspot Virtual” e que pode ainda carregar novamente os parâmetros definidos caso mudem os mesmos durante uma sessão.

Devem apenas não se esquecer de configurar a vossa firewall para que permita a utilização desta ligação. O modo mais simples para testarem e ficarem fãs incondicionais é desabilitarem-na temporariamente e mais tarde “afinarem-na”.

É tão simples como isto a configuração do Connectify. Não tem segredos.

Utilização

Do lado dos clientes é tão simples como detectar a rede, indicar que se pretendem ligar a ela, colocar a palavra-chave definida e estão ligados.

connectify4

Nos testes que fiz com o meu eee PC 1000HE (fornecedor de acesso) e com o meu Toshiba A300 (cliente) não notei diferença entre essa ligação e a ligação normal à minha rede sem fios.

Não notei também qualquer perda de performance no eee por estar a servir de acesso à Internet. Curioso é que o driver do eee suporta a utilização do Connectify e o Toshiba não. Esperemos por melhores drivers por parte da Intel!

Na prática

Este tipo de partilha de sinal poderá ser interessante se uma máquina apenas tiver Internet. isto é, imagine que tem uma penUSB de Internet móvel e claro não tem um router como falamos aqui, pode usar este sistema para propagar sinal e criar uma rede de acesso à net. Simples verdade?

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7
Download: Connectify 0.1.0.13130 (Necessário registo simples e nada intrusivo para download)
Homepage: Connectify

Partilhar:
Tags:

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Pinto

    Bom artigo Simões.
    Eu ainda fiz o teste com a minha Intel 3945 mas o software não funcionou..ta na bad list 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Pinto fica o desafio: faz isso no teu Linux 😛

      Windows 7 rules 😀

        1. Avatar de André
          André

          Mas pelo que tive a ver isso não é bem o que está aqui proposto. Isso que tem aí tem de ser com hardware com suporte AP que faz o que aqui está mas por hardware enquanto que o que aqui está é por software em placas normais que só permitem uma só ligação de cada vez.

  2. Avatar de Nuno Jorge
    Nuno Jorge

    Não se fazia já isto com uma simples rede ad-hoc?

    Na altura em que tinha kanguru cá em casa o computador com pen tinha uma rede em ad-hoc com a internet partilhada…

    1. Avatar de Pedro Simões

      Sim podes, mas este processo é muito mais simples. Quer seja a configurar quer a iniciar/terminar a partilha de rede.

      Por outro lado, parece-me, se criares uma rede ad hoc deixas de poder usar a tua placa wireless para aceder à internet.

      E estás a usar uma tecnologia de ponta!

    2. Avatar de Lino Oliveira
      Lino Oliveira

      Alguém sugere um bom tutorial para configuração de uma rede ad-hoc?

  3. Avatar de Fernando Jorge
    Fernando Jorge

    Simões… 2 pontos a favor para ti… tens um 1000HE (também eu) e aposto que costumas ler o Raymond!!! ;O)

  4. Avatar de reimor
    reimor

    bom dia
    Quer dizer que com uma pen de net movel,windows 7 e a placa wirelesse integrada do meu portatil posso fornecer internet sem fios aos outros computadores de casa?

    1. Avatar de Tiago Pereira
      Tiago Pereira

      yes man!

    2. Avatar de Vítor M.

      Diz lá, é ou não interessante ler este site? 😀

      Mas temos mais… há tanta coisa interessante dentro deste assunto 😉

  5. Avatar de A friend
    A friend

    [offtopic]

    Acabei de ler na Wintech que a “famosa” empresa Sophos agora voltou-se para o Windows novamente.. depois de dizer que o Mac precisava de anti-virus…lol… agora diz que o Windows 7 deixa passaar 8 em cada 10 virus…

    Enfim, caso pra dizer, esta empresa não olha a meios para vender software e é importante que se descredibilize esta empresa já que tudo o que divulga mente claramente e tenta enganar os utilizadores com informações falsas. Embora o Windows ainda sofra com virus, esta informação é totalmente exagerada!

    1. Avatar de Fabio Palma

      Sempre foi uma empresa estranha….nunca se sabe qual a sua metodologia…ora dizem bem ora dizem mal…eu já tinha passado os olhos nesse artigo mas achei por bem não o referir, pois essa empresa não merece status.

    2. Avatar de Vítor M.

      Oxalá deixe passar 10 em 10, se fica com eles é muito pior. 😀

  6. Avatar de Daniel
    Daniel

    Boas exite alguma coisa parecida para Linux?

    Obrigado

    1. Avatar de fernando
      fernando

      vê lá se é isto que procuras?

      Of course there’s a lot of “fun” to be had here with the Wifi virtualization, something the linux people have had for a while. Simply have software which broadcasts as, say AT&T Hotspot, with no encryption and sit there waiting for usernames and passwords to flow …

      Hmm, where is the API for the WiFi virtualization, and can I call it from C#? *evil* – http://www.hanselman.com/blog/ConnectifyCreatesAndSharesVirtualWiFiHotspotsWithWindows7.aspx

      http://www.chillispot.info/

      http://www.cahilig.org/howto-build-wifi-hotspot-using-chillispot-and-debian-etch

      Espero ter ajudado, mas estou com um bocado de pressa, fiz só uma pesquisa rápida…

      1. Avatar de Vítor M.

        Era interessante fazer um post sobre este assunto mas em Linux. Algum candidato?

  7. Avatar de Douglas
    Douglas

    Muito simples para um Pc com internet 3g “Pen USB” é só você ter um roteador wirelles e ligar ele na placa de rede – está fara uma ponte de conexão com a sua internet e deste modo você terá uma internte não só via wirelles mais também por cabos para outros PC!

    Não sei pra que mais um software para fazer uma coisa simples!

    um abraço!

    1. Avatar de Pedro Simões

      Douglas,

      Repare numa coisa. Para fazer uma coisa que parece tão simples requer um router wireless e mais um hub/switch se quiser rede cablada.

      Com este software pode dar acesso via wireless e não precisa de equipamentos adicionais.

      É esta a razão para se usar mais um software.

      E pormenor engraçado, assim exista bateria nos portáteis nem precisam de estar ligados à corrente. Completamente independentes! Perfeito para uma partilha rápida e sem cabos ou outras confusões!

  8. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    Eu com o Wireless onBoard da minha “M2N32-SLI Deluxe/Wireless Edition”, já conseguia fazer isso, com o software da própria Asus, o “ASUS WiFi-AP Solo” 😉

    http://pt.asus.com/products.aspx?l1=3&l2=101&l3=300&l4=0&model=1163&modelmenu=1

    1. Avatar de Vítor M.

      E o que mais sabes? É que devias escrever umas coisas, guardar só para ti não ajuda em nada 😀

      Arranja-se uma conta para escreveres 😉

      1. Avatar de BlinZK
        BlinZK

        lol Não sei muito mais 🙂
        Sei algumas coisinhas, mas só porque sou curioso em algumas destas matérias.
        Mas não o suficiente para “esmioçar” um artigo 😛

  9. Avatar de João Ramiro
    João Ramiro

    da para usar tipo repetidor de sinal?

    por exemplo, tou ligado a uma rede wireless e a mesma placa receber e enviar sinal com este programa?

    1. Avatar de Vítor M.

      Podes receber e propagar sim.

  10. Avatar de Magno Campos

    oh a minha placa n da…. 🙁

    a ver se mais pra frente é suportada… 😀

  11. Avatar de Daniel P
    Daniel P

    Nossa que azar, nenhuma das placas que tenho aqui são suportadas.
    D-Link AirPlus G DWL-G122, Intel 3945/4965 e Realtek RTL8187.

  12. Avatar de Computed Life

    Muito util sem duvida.

    Cumps

  13. Avatar de Marcio
    Marcio

    Fica aqui o link, se não quiserem fazer o registo para o download da aplicação.
    http://connectify.me/a103dk/ConnectifyInstaller.exe

  14. Avatar de kekes
    kekes

    Tava ainda ontem a testar essa aplicação pois o router cá de casa é muito esquezito e apenas PC’s com placa n, conseguem apanhar a net, caso contrario temos de reiniciar o router de vez em quando, e pumba la tive a testar, mas só uma coisa, qual é a velocidade maxima usando este mecanismo? Só por curiosidade é que não consegui ouvir uma musica por streaming que tem no maximo 4mb, sem esperar 10minutos para carregar metade da musica…

    Anyway tem tudo para ser uma exelente ferramenta.

  15. Avatar de Ricardo

    alguem conhece uma aplicaçao similar para vista?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Tal como indicado no artigo este software necessita do Virtual Wifi e que apenas está disponível no Windows 7. Por isso parece-me pouco provável que exista algo para Vista

  16. Avatar de Alexandre Pinto
    Alexandre Pinto

    Testado e comprovado. Uma excelente ferramenta a ter no portatil.
    Nunca se sabe quando é que vai dar jeito!

  17. Avatar de Pedro Miguel Pinto
    Pedro Miguel Pinto

    Apenas em W7 ou existe similar para XP ?

    1. Avatar de kekes
      kekes

      ’tá mais que dito que isto apenas dá no W7, pois apenas o W7 fornece recursos para tal. Bem se pode dizer que foi um trabalho deixado a meio pela MS

      1. Avatar de Vítor M.

        o Windows 7 não é um Windows qualquer, como muitos querem fazer parecer.

        O Windows 7 traz consigo muita tecnologia, conhecida, mas que agora passou da teoria à prática e ainda não vimos tudo.

        1. Avatar de kekes
          kekes

          Já agora, Vitor para quando um postzito a falar sobre as novas capacidades do WMP sobre o W7 de streaming? Tive a ver no outro dia um colega meu a fazer isso e digo “SHOW DE BOLA”, como dizem os nossos caros companheiros de lingua :D, tenho que instalar o W7 la no desktop de casa para poder fazer uns streamings 😀

  18. Avatar de aver
    aver

    Alguém sabe qual é a Wireless Lan Driver (“a placa”) do Eee PC 1008HA e se dá para usar com o programa ?

    1. Avatar de kekes
      kekes

      Tipo tenho um 1000HE e tipo consegui criar a rede, no entanto é super lenta, nada como exprimentares 😉

  19. Avatar de Nunno
    Nunno

    Óptimo post 😀
    Já estou a usar como repetidor de sinal.. os computadores da sala ao lado já não têm cobertura, assim passam a ter 😀

    Um grande obrigado pplware 😉

  20. Avatar de canidger
    canidger

    Realmente só se for para a opção de repetidor porque a partilha de net da placa 3G para rede já eu tenho um portátil XP no sótão a partilhar por wireless para a casa toda, sem software nenhum…

    1. Avatar de Pedro Miguel Pinto
      Pedro Miguel Pinto

      E que tal umas dicas como fazer isso?

      1. Avatar de canidger
        canidger

        simplesmente criei uma rede no portátil e liguei fui as propriedades da ligação e permiti que outros computadores se ligassem a net através daquele pc simples e eficaz (pormenor o ip do portátil tem de ser obrigatoriamente 192.168.0.1) e funciona lindamente, não é a solução mais segura mas para a minha aldeiola cobre quase a aldeia toda e não tenho de me preocupar com segurança por isso deu assim

  21. Avatar de Bruno Rodrigues
    Bruno Rodrigues

    Alguém saberá me informar onde encontrar, para comprar, alguma das placas que funcionam.
    Obrigado

  22. Avatar de Ricardo Antunes
    Ricardo Antunes

    Já estou a ver que vou ter de esperar por drivers da Intel :/

  23. Avatar de Angelo Matos
    Angelo Matos

    muito bom software, pena a lista de placas compativeis ser ainda pequena. por acaso ninguem sabe de nenhum software semelhante mas com maior compatibilidade de placas?

  24. Avatar de Kkicks
    Kkicks

    Wisher é uma alternativa para o pessoal que usa Mac OS X

    “Use Whisher to share your WiFi with others and get free access wherever you find other Whisher members. Residential WiFi connections are everywhere. If only a small share of these connections would be shared…”