Virtual Wifi nativo no Windows 7

20 Comentários

Provavelmente poucos de vós conhecem o termo Virtual Wifi, mas é um projecto que existe na Microsoft há alguns anos e que pretendia de uma forma fácil (recorrendo a software) virtualizar interfaces de rede sem fios.

Já foi falado há alguns anos aqui no Pplware neste artigo, mas era apenas e só uma ideia a crescer e a ser desenvolvida. Iniciada em 2002 e colocada em hibernação em 2006.

E eis que para espanto de muitos esta ideia foi introduzida no Windows 7.

vwifi_2

Uma analogia, pouco conseguida eventualmente mas que ilustra esta ideia, é a da virtualização de sistemas operativos num sistema operativo base. Temos um controlador de sistema (o sistema operativo base) que gere e afecta recursos para os seus “filhos” (os sistemas operativos virtualizados) sendo que são estes que prestam os serviços.

A ideia por detrás deste conceito tem como objectivo permitir que estejamos ligados a várias redes sem fios usando apenas uma placa, ou permitir-nos que possamos tornar-nos parte de uma mesh wireless, ao mesmo tempo que também nós acedemos à rede, pois podemos tornar a nossa placa como um acess point.

Uma rede mesh, para quem não sabe é um conjunto de acess points com um comportamento particular, que para além de fornecerem acesso à rede aos utilizadores ainda servem de repetidores e de gateway para os acess points próximos, permitindo esta forma estender a dimensão de uma rede wireless sem ter de se preocupar com cablagens. Podem ler mais informações sobre redes wireless mesh na wiki

O processo de virtualização das interfaces wireless vituais é feito recorrendo a uma camada de software que faz a ligação entre o hardware e as ligações virtuais, permitindo que cada uma tenha acesso ao seu slot de utilização de hardware.

vwifi_1_small

Tudo não passava de uma ideia que esteve a ser desenvolvida na Microsoft e que parou no tempo. Até que alguém resolveu dar-lhe vida e torna-la parte integrante do Windows 7.

Neste momento ainda não é possível ver nada em concreto no 7, mas de futuro (e num futuro bem próximo) vai ser possível ter acesso a ela. Estará tudo tratado do lado do Windows 7, o problema é apenas a falta de drivers que suportem esta nova funcionalidade.

E de que modo a Microsoft torna esta ideia acessível? Simples, torna obrigatório que os fabricantes de hardware forneçam drivers compatíveis de forma a poderem ter os seus drivers certificados e assinados pela Microsoft.

Pelo que foi para já avançado apenas será disponibilizado para já uma interface virtual, mas é um bom começo para que as redes sem fios possam começar a ter novas funcionalidades e novas capacidades.

Fonte: istartedsomething.com

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de hugo
    hugo

    Microsoft sempre á frente… Digam o que disserem é á custa da Microsoft que se tem evoluido. O .NET é disso um bom exemplo.

    1. Avatar de Bruno Bernardino

      Cuidado com os erros ortográficos. “à” e não “á” nas duas situações em que o usaste.

      Relativamente ao teu comentário, é uma mentira muito grande, se há coisas que a Microsoft fez bem foi a massificação do uso de PC’s (se bem que a meu ver a um custo muito grande, a perda de liberdade), de resto muita coisa já existe/existia, eles simplesmente como têm mais dinheiro a mostram com mais “abrangência”, o que não deixa de validar parte do teu comentário.

      Mas à custa da Microsoft não evoluímos tanto como poderíamos ter evoluído, e quem quiser e souber ver e analisar, verá que essa é a realidade.

      Neste tema, do Virtual Wi-Fi, realmente é um conceito super-interessante e ainda bem que introduziram algo novo e realmente útil! Parabéns.

      1. Avatar de hugo
        hugo

        …“à” e não “á” … sim eu sei, desculpa lá qualquer coisinha…

        “…Relativamente ao teu comentário, é uma mentira muito grande,…”, para muitos pode ser mas para a restante (e inteligente) MAIORIA não é!

        “…meu ver a um custo muito grande, a perda de liberdade…”, porque? Alguém te obriga a comprar Windows? Hoje em dia existem marcas que lançaram os seus produtos com Windows e Linux. Mas a verdade é que os que têm Windows apesar de mais caros são os mais vendidos com grande margem de diferença. Digam o que disserem mas a Microsoft é a maior responsável pelo avanço informático. E aqui não estou a falar apenas dos utilizadores, mas de todas as empresas informáticas que existem e que fazem disso o seu negócio. Microsoft não é só Windows e Office.

        1. Avatar de Bruno Bernardino

          Ok, não te insultei, mas se achas que os teus argumentos são fundamentados dessa forma, “be my guest”.

          Quanto ao Windows, sim. Obrigam-me a comprá-lo quando quero comprar um PC ou um Portátil, e (muito) raros são os casos em que posso escolher não ter o Windows.

          Os teus argumentos pecam pela falta de informação. Obviamente que a Microsoft é responsável pelo grande desenvolvimento tecnológico a nível “doméstico” actualmente, mas isso não quer dizer que não possam ter feito mais.

          Quando falo em liberdade não falo só em escolher comprar ou não, falo de toda a estretégia de marketing da Microsoft a nível de outros softwares como Visual Studio e Internet Explorer (se tiveres o vs2005 e instalares o ie8, deixa de funcionar o vs2005 e olá formatação), entre muitos outros que nem vale a pena enumerar porque vais passar pelo comentário sem o “ler”.

          Se é nisso que acreditas, que a Microsoft é a “boa da fita”, tenho pena, mas se és feliz com isso, parabéns e boa sorte.

          Eu felizmente consigo ver as coisas muito próximas do que elas são.

          1. Avatar de viperbruno
            viperbruno

            Convinha dizeres em que sistema operativo é que te acontece isso.

          2. Avatar de hugo
            hugo

            Tenho Vista Business, vs2005, vs2008, SQL Server 2005 professional,SQL Server 2008 professional, SDK para Windows Mobile 5 e 6, SQL Compact (Mobile), o Velhinho VB6, Crystal Reports (2 versões) e muito mais e tudo funciona lindamente mesmo depois do IE8 instalado! Desculpa qualquer coisinha. A Microsoft é a mais abrangente de todas, conta-se pelos dedos (se existir alguma), as empresas informáticas (software), que não trabalham com e para Windows.

            Quando compras um PC ou um Portátil, se este tem Windows é opção do fabricante e não da Microsoft.
            A Apple (que nem de perto está do mundo Microsoft) o que faz com os Mac? Tem um SO fechado que apenas corre no seu Hardware.

            Como já disse a Microsoft não é só Windows e Office, é muito mais que aquilo que muita gente pensa e desconhece.

            Desculpa lá qualquer erro ortográfico que tenha cometido.

          3. Avatar de Bruno Bernardino

            @viperbruno é no xp

            @hugo e tens tudo isso na mesma máquina, não é? 🙂

            atira areia para os olhos que eu desvio-me, essa desculpa de que é culpa dos fabricantes é boa… e por falares na Apple, eles ainda são piores do que a Microsoft no que toca a liberdade, e eu não disse o contrário.

          4. Avatar de ADAO
            ADAO

            Para o teu “problema” do VS2005 e IE8:

            http://dpotter.net/Technical/2009/05/upgrading-to-ie8-breaks-debugging-with-visual-studio-2005/

            aos teus comentários, não vou acrescentar nada, do que foi dito por outros, porque tu és dos tais que gosta imenso de falar mal da MS, e já chegam ao cumulo de inventar mitos.

            em resposta a tua pergunta feita ao Hugo, e só por uma questão de jogo, eu gostava de tentar acertar e dizer que ele é estudante e tem acesso MSDN.

            Quanto ao post, e parecendo estranho é o que tenho menos a dizer:

            Acho uma inovação espectacular, apesar de possivelmente não ser utilizada o utilizador ordinário diariamente, mas que por exemplo a mim que me acontece ter que sair da rede em que estou para entrar numa privada, depois voltar a sair… nem imaginam o jeito que me vai fazer.

          5. Avatar de Bruno Bernardino

            @ADAO

            Não sou dos tais que gosta de falar mal da Microsoft, não sou a favor de certas políticas praticadas pela Microsoft e não só.

            Não tentes fazer de mim o que não sou.

            Normalmente não comento este tipo de comentários, exagerados, quer para melhor ou para pior, exactamente porque depois querem fazê-los parecer que “dizem mal porque sim” ou “dizem bem porque sim”.

            Comentei para explicar que a Microsoft não é um “mar de rosas” como o hugo queria dar a entender.

            Tenho coisas mais importantes para fazer do que andar a tentar justificar o que tu no fundo sabes mas não queres admitir. 😉

  2. Avatar de maurycio
    maurycio

    Muito bom! 😀
    Todos agradecemos a grandes marcas que desenvolvam novas tecnologias, independente da sua marca (Microsoft, Apple, etc etc) desde que seja sempre o utilizador a ganhar! 😉

  3. Avatar de Tipsy
    Tipsy

    Muito bom mesmo 😉

  4. Avatar de tagravado.com

    redes wireless, se não tiverem sempre a falhar vão dar mto jeito.

    http://www.tagravado.com

  5. Avatar de João Rodrigues
    João Rodrigues

    Parece uma ideia muito interessante..

    Alguém já viu isto a funcionar?

    http://ultimasdofutebol.blogspot.com

  6. Avatar de Nuno Valdez
    Nuno Valdez

    A Pergunta que vou fazer não tem nada a haver com ligações wireless.

    Fui ontem fazer um trabalho num escritório.
    Havia uma calha com tomadas RJ45 fêmea que tinha as seguintes ligações (norma 568A):
    1-branco verde;
    2-verde;
    3-branco laranja;
    4-azul;
    5-branco azul;
    6-laranja;
    7-branco castanho e castanho.

    Do outro lado cravei fichas rj45 da mesma forma e liguei ao router.
    Vi que as máquinas conseguiam comunicar entre sim, mas como tinha mais máquinas, estas então liguei-as a um sutch.

    O problema é que as máquinas que estão ligadas ao router não comunicam com as do switch, e estas últimas não recebem IP do router.

    Liguei um cabo (directo) do uplink do router a uma entrada do switch e nada.

    Será que o cabo tem que ser cruzado.
    Ajudem-me

    1. Avatar de Pedro Simões

      Nuno,

      É um HUB ou um Swtich? Será que a porta do hub/switch percebe que tem de se cruzar e faz isso de forma automática?

      É boa ideia testares com um cabo cruzado e ver se funciona.

    2. Avatar de Rafael Oliveira
      Rafael Oliveira

      Norma 568A utiliza nomenclatura MARROM e não CASTANHO.
      E você disse que esta crimpando os cabos, é isso?
      Conheces a norma NBR 14465?

  7. Avatar de ALL
    ALL

    Se pudessem adicionar ao artigo um exemplo pratico da “Virtual Wifi” seria bom. Sem nomes, nem esquemas, apenas um simples exemplo na vida real para o comum dos mortais de como isso pode ser usado em nosso beneficio?

  8. Avatar de joao marques
    joao marques

    ja alguem experimentou o Wifi Metropolis? da para recuperar todas a password pre-defenidas de alguns routers, incluindo alguns da Meo.

    se sim, digam se vale a pena.
    http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=wifimetropolis&btnG=Pesquisa+do+Google&meta=&aq=f&oq=

  9. Avatar de Filipe Lourenço

    Será fantástico pode estar ligado à eduroam com acesso à net e a jogar age of empires em rede co pessoal numa ad-hoc virtual! 😀 ehehe

  10. Avatar de Walace Danny
    Walace Danny

    Microsoft é demais.
    Adorei esta nova função e será de muita utilidade na empresa onde trabalho.

    Parabens a todos e ao pplware!!
    bom fim de semana para todos.