Cardapio Menu com Docky Helper e Minimode

3 Comentários

Já apresentamos no pplware algumas alternativas ao menu que vem por omissão no Ubuntu, como por exemplo o MintMenu ou o GnoMenu.

De há uns tempos para cá tenho vindo a experimentar o Cardapio Menu e na sua última actualização foram apresentadas duas grandes novidades: o Docky Helper e o Minimode. Vamos conhecer o Cardapio Menu e estas duas excelente novidades.

cardapio_00

O Cardapio Menu é uma alternativa ao Menu que vem com o Ubuntu, permitindo um conjunto de funcionalidades e personalizações.

A funcionalidade Minimode é uma opção interessante, pois permite-nos ajustar o Menu, de forma a que este ocupe pouco espaço. Essa opção pode ser definida carregando com o botão do lado direito do rato no Menu—>Properties e dentro do separador general escolher. “Reduce the size of Cardapio’s main Window

cardapio_01

A funcionalidade Docky Helper permite ao utilizador ter uma pequena dock (estilo MacOS) no seu Ubuntu. O utilizador tem à disposição um conjunto de temas, pode escolher o tamanho dos ícones, criar uma nova dock, apresentação em 3D, etc.

cardapio_02

Como instalar o Cardapio Menu?

Para instalar facilmente o Cardapio Menu, basta abrir o terminal e inserir o seguinte conjunto de comandos:

sudo add-apt-repository ppa:cardapio-team/unstable
sudo apt-get update
sudo apt-get install cardapio

A instalação do Cardapio Docky helper pode ser realizada através dos seguintes comandos.

sudo apt-get install cardapio-docky

Considerações finais

Dos menus que já experimentei para Ubuntu, arrisco-me a dizer que este é provavelmente o melhor pela sua simplicidade e funcionalidade. As novas funcionalidades são sem dúvida muito interessantes e dão um certo estilo ao sistema.

Nota: Nos caso dos sistemas que indiquem ao utilizador que têm de activar o compositing, este pode ser activo através do seguinte comando:

gconftool-2 -s --type bool /apps/metacity/general/compositing_manager true

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cristiano Ronaldo
    Cristiano Ronaldo

    Já se foi o tempo dos bons aplicativos para windows, além de demorar para surgir novidades para windows, ainda encontramos aplicativos do ubuntu onde deveria ser windows.

  2. Avatar de Mandrake

    Uso docky no pc e no note.
    Fica lindo e funcional, bem melhor que dar alt F1. 🙂

  3. Avatar de Paulo Santiago

    O Ubuntu, o Gnome, ou mesmo de forma mais generalizada o próprio Linux, precisam encontrar uma maneira própria de organizar o acesso aos recursos do computador.

    Tem que ser uma solução que concilie praticidade, intuitividade, beleza, e, porque não, identidade.

    Tudo o que tenho visto lembra muito ou o Windows, ou o MacOS, como bem mostrado nos posts mencionados logo no início.

    Alguém conhece uma alternativa assim?