MintMenu – O menu do Mint no Ubuntu

17 Comentários

Quem nunca ouviu falar bem do Linux Mint?

O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu mas que apresenta de origem, um “look and feel” incomparável a outras distribuições.

Além do aspecto, o Mint encontra-se muito bem organizado, começando pelo Main Menu que é bastante simples mas que permite um acesso rápido a aplicações, documentos e outras ferramentas de configuração.

Hoje vamos aprender, como ter esse fantástico menu no Ubuntu.

menu_mint000

O Mint é normalmente uma das preferidas dos utilizadores devido à sua usabilidade e simplicidade, uma vez que há muitos pacotes que já vêm instalados por omissão: plugins do browser, codecs e players, entre outros. No entanto, os utilizadores do Ubuntu podem sempre adaptar ao seu sistema algumas funcionalidades/menus que fazem parte do Mint.

Como sabemos, muitas são as aplicações/funcionalidades disponíveis para o mundo Linux. No entanto, há algumas que fazem a diferença, como é o caso do menu do Mint que, pessoalmente, acho fantástico.

Para ter esse fabuloso Menu no seu Ubuntu basta abrir o terminal e, aproveitando o PPA disponibilizado pelo WebUpd8, inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/mintmenu && sudo apt-get update

sudo apt-get install mintmenu

Depois de instalado, basta carregarmos com o botão do lado direito do rato sobre a barra superior, e escolher a opção Add to Panel

menu_mint01

Em seguida procuramos por Menu ou mintMenu, seleccionamos o item mintMenu e depois carregamos em Add

menu_mint02

Quem preferir, pode ficar com o Menu que vem por omissão no Ubuntu e com o mintMenu. Pessoalmente removi o menu que vem por omissão (carregando sobre ele com o botão do lado direito do rato e escolhendo a opção Remove from panel), e apenas fiquei com o mintMenu.

menu_mint03

Fácil não é? Na minha opinião, o mintMenu é um Menu excelente pela forma como está organizada e pela rapidez que nos permite aceder a um determinado atalho para uma aplicação/funcionalidade/documento.

E vocês, usam o Menu por omissão do Ubuntu ou outro?

Últimos artigos Linux

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de antxnix
    antxnix

    não gosto do gnome, uso o kde.

    1. Avatar de Contra-Contra Dr.Estranho
      Contra-Contra Dr.Estranho

      Parabéns à prima.

  2. Avatar de Johnny
    Johnny

    Aew pessoal o código está errado, falta o “&&”….

    add-apt-repository ppa:webupd8team/mintmenu && sudo apt-get update && sudo apt-get install mintmenu

  3. Avatar de jm
    jm

    Melhor que usar o menu do Linux Mint no Ubuntu é usar o próprio Mint…

    1. Avatar de ZiLOG
      ZiLOG

      É o que eu faço.

    2. Avatar de Drakul
      Drakul

      Ora aí está uma coisa simples e funcional. Para quê mudar o ubuntu se o Linux Mint faz o mesmo e muito mais.
      Não se esqueçam que o linux mint não deixa de ter o ubuntu com outro ambiente grafico mais agradavel e limpo.
      Não venham dizer que é muito windows, desde que me faça as coisas e seja facil de utilizar por mim tudo bem.

    1. Avatar de grifo74
      grifo74

      gnomenu para mim o melhor

  4. Avatar de Marisa Pinto

    Parabéns pelo artigo nº 1000! 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Tchiiii, o tempo passa !!!! 🙂

  5. Avatar de José
    José

    Launchy é melhor e multiplataforma: http://www.launchy.net/

  6. Avatar de phixie
    phixie

    Hummm… já vi este menu noutro lado qualquer…
    No meu local de trabalho um dos computadores foi instalado por um colega meu com o opensuse com gnome e o menu usado é este, presumo que ele fez a instalação por defeito…
    Sinceramente sempre achei este menu confuso… como o menu é praticamente desnecessário para a utilização diária (deste computador) adicionei atalhos para o Firefox e para desligar o computador e removi o menu da barra…
    Acredito que este menu possa ser o melhor do mundo mas não gosto (ou não me habituei a ele). Em casa, com Ubuntu, uso o menu pré-definido e acho que estou bem assim… até já tentei instalar umas docks (estilo OsX) mas acabei por desistir…

  7. Avatar de Tiago Carvalho
    Tiago Carvalho

    Pequeno erro no artigo, onde tem

    “sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/mintmenu && sudo apt-get update sudo apt-get install mintmenu”

    deveria estar:

    “sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/mintmenu && sudo apt-get update && sudo apt-get install mintmenu”

    No entanto não me aparece o “mintMenu” na listagem de “Add to Panel”. Ainda tentei criar um “Custom Application Launcher” a lançar o comando “mintmenu”, mas o resultado não é o esperado uma vez que me aparece o mint menu numa janela e não na própria barra de menus.

    Alguém me pode ajudar?

    1. Avatar de Marcos Souza

      Beleza Tiago.
      Para resolver este problema que ocorre quando não aparece algo na opção add to panel, use o seguinte comando…
      ” sudo killall gnome-panel ”
      isto fará o painel resetar e a opção irá aparecer.
      Espero ter ajudado.
      Flwwwww.

  8. Avatar de Glauber
    Glauber

    Boa.

    Muito obrigado

  9. Avatar de ALLAN
    ALLAN

    RECOMENDO MARCAR ESSA PUBLICAÇÃO COMO OBSOLETA! NÃO HÁ ARQUIVOS NO REPOSITÓRIO. ALÉM DISSO, NA VERSÃO 14.04 DO UBUNTU A DEPENDÊNCIA DESKBAR-APPLET NÃO É SATISFEITA.

  10. Avatar de Isabella
    Isabella

    Esse PPA não serve no Ubuntu 14.04, dá erro na hora de baixar os arquivos do repositório!