Bits – O seu PC suporta SO de 64 Bits e Virtualização?

38 Comentários

Nos últimos tempos tem-se falado muito em virtualização e em sistemas de 64 bits. Parte da culpa veio do Windows 7 e do seu XP Mode. Mas a restante é resultado da evolução dos sistemas operativos que passaram a ser construídos com 64 bits em vez dos tradicionais 32.

Mas e faz ideia se o seu PC suporta qualquer uma dessas novas realidades? Existe uma forma fácil e rápida de saber, basta usar o BITS.

Esta ferramenta consegue verificar de forma fácil e rápida se o seu PC tem suporte para virtualização por hardware e se suporta ainda sistemas operativos de 64 bits.

A informação é apresentada de forma gráfica muito simples. Mostra-nos se o CPU suporta SO’s de 64 bits, qual a versão (32/64 bits) do Windows que estamos a usar e se o nosso CPU tem suporte para virtualização (Yes/No).

É ainda mostrada, no topo da aplicação, informação relativa ao CPU que temos na máquina.

Mais uma aplicação portátil que podemos usar para responder às perguntas dos nossos amigos/colegas. Será que o meu PC suporta SO’s de 64 bits e/ou Virtualização?

Deixamos de ter de percorrer a Internet à procura de informação relativa à máquina, temos toda a informação ao nosso alcance e de forma rápida com o BITS.

Artigos relacionados:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7
Download: Bits 1.1 [704.46KB]
Homepage: Moosoft

Partilhar:
Tags:

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de José Gaspar
      José Gaspar

      Offtopic.

      Nova versão do Opera

      http://www.opera.com/browser/

    2. Avatar de tugax
  1. Avatar de darkxp
    darkxp

    qdo compramos um PC/portatil já deviamos saber isto…

    1. Avatar de NazgulTuga
      NazgulTuga

      Concordo inteiramente contigo.
      Quando comprei o meu portátil, quis ter a certeza de que vinha com os 64bits. Ia gastar 700€ ou 800€, numa coisa que caía em “desuso”, ou que ficaria mais lento?

      Mas não censuro quem não perceba nada disto, mas como os miúdos de hoje até “nascem” com portáteis e fixos nas mãos, deveriam ao menos falar nisso como quem fala de futebol, digo eu! 🙂

      O único problema é o dos Drivers.
      Que podem existir para 32bits, mas não para os 64b devido à disponibilidade/venda desses SO’s.

  2. Avatar de chicosoft

    Quando é que aparecerá NO na virtualização?

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      Quando o processador não suportar virtualização, como é óbvio.

  3. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    O meu parece que suporta 64bits mas virtualização diz NO. Não fazia a menor ideia, mas um P4 3.2 era expectável que não suportasse virtualização. Boa aplicação

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Também já tive esse problema.

  4. Avatar de dajosova
    dajosova

    Em PRIMEIRO lugar quero agradecer ao autor esta sugestão.

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      Em QUINTO lugar quero expressar a gratidão pelos comentários anteriores… :d

  5. Avatar de Nuno O.
    Nuno O.

    Acho uma aplicação bastante útil, mas há formas simples de saber se o nosso computador suporta 64bits, ou não.
    É bastante simples, basta seguir estes passos:
    Iniciar> (clicar no botão direito)computador> propriedades> Índice de desempenho Windows> Ver e imprimir informações detalhadas sobre o sistema e o desempenho> Tipo de sistema: (no meu caso aparece “Sistema Operativo de 64 bits”, mas quem tem SO de 32bits deverá aparecer “Sistema Operativo de 32 bits (podendo ser melhorado para 64bits)”.

    dica: usem Windows 7 64bits… nunca tive 1 problema com a compatibilidade de 32bits para 64bits, o que já não aconteceu quando usei XP 64bits xD
    Espero ter ajudado… porque estamos sempre a aprender 🙂

  6. Avatar de NC
    NC

    Desculpa a ignorância, mas o que significa a virtualização, ou melhor, a falta de suporte para virtualização!?
    Cumps.
    Good work ppl!

    1. Avatar de ROFL
      ROFL

      trata-se de funcoes de virtualizacao dentro do proprio CPU em vez de depender a 100% do software como VMWare, VirtualBox, etc.
      Se nao tiveres um CPU com funcoes de virtualizacao, funciona mais devagarinho e deve haver combinacoes de host/guest OS que nao funcionam.

      Ve as seccoes sobre AMD-V e intel VT neste artigo:
      http://en.wikipedia.org/wiki/X86_virtualization

      1. Avatar de Lubarck
        Lubarck

        Perdoe-me a ignorância, apesar de tua resposta me parecer “clara e óbvia”, ainda não assimilei o resultado da execução do programa: CPU = 64, Windows = 32, Virtualization = No. Sist. Win.Vista.Home.Basic.
        Apesar de ser um Note da Dell (Inspiron 1545) que “achei” ser tão bom, ele não é capaz da “Virtualização”? É isso?
        Tem que ver com o Vista Home, ou por causa mesmo da CPU?
        Podeis dizer-me?
        Grato!

  7. Avatar de Frigo
    Frigo

    a virtualização não será o Intel VT http://www.intel.com/technology/virtualization/technology.htm

    que depende do processador?

    porque virtualização “normal” (?) quase todos dão penso eu.

    O meu portátil com 1 ano e pouco, tive o azar de, por não saber na altura, vir com processador sem Intel VT

    e a verificar-se o que estou a dizer, a diferença principal é que não consegue instalar o XP Mode do Windows 7 em CPUs sem Intel VT

  8. Avatar de Pedro Pinto

    Indo de encontro aos comentários aqui apresentado, para quem usa VMWARE: http://img265.imageshack.us/i/vmwaref.jpg/

    1. Avatar de maria
      maria

      esse programa permite a virtualizaçao?

  9. Avatar de Ricardo Ribeiro
    Ricardo Ribeiro

    Já agora…

    Tenho o Windows 7 64 bits, resultado, não há drivers para a minha webcam. Há forma de contornar isto através de algum processo de virtualização? (se tiver a dizer uma barbaridade avisem xD)

  10. Avatar de sergio
    sergio

    o meu deu posistivo na virtualização, no entanto não posso correr por exempo windows 7 com xp mode porque a Sony bloqueou essa função..

    por isso fiquei sem perceber.. existem 2 tipos de virtualização?

    1. Avatar de x
      x

      Que distribuição do 7 tens?

      1. Avatar de sergio
        sergio

        win 7 64 bits.. o portatil é um vaio! esta ferramenta diz ser possivel virtualizacao mas outra ferramenta da microsoft diz que nao

        1. Avatar de Carlos Nascimento
          Carlos Nascimento

          Ok, mas é o Win 7 Home Premium, Enterprise ou Ultimate?

          O meu portátil ASUS tambem tem o Win7 64bits mas é o Home Premium, acho que li algures que, no caso do XP Mode, só dá na versão Enterprise e Ultimate.

          1. Avatar de sergio
            sergio

            é o ultimate! li algures que o xp mode depende da bios

          2. Avatar de Carlos Nascimento
            Carlos Nascimento

            Pode depender dea bios também, mas de facto só o enterprise e ultimate suportam o xp mode.

            Qual é a outra ferramenta da microsoft a que te referes? Já agora gostava de testar no meu, com o bits deste artigo diz que suporta.

          3. Avatar de Jorge Mateus
            Jorge Mateus

            Exactamente só nas versões Profissional e Ultimate que o XPMode funciona.

        2. Avatar de Carlos Nascimento
          Carlos Nascimento

          Obrigado, vou ver isso então.

          1. Avatar de LaRaNjAo
            LaRaNjAo

            a sony nao deixa utilizar o XP mode, da mesma maneira que nao permitia aos clientes que comprassem um Vaio com windows 7 business fazer o Downgrade para windows XP Pro.

            a sony já esqueceu o XP 😛

  11. Avatar de techdani
    techdani

    O meu diz que suporta 64, mas diz “no” para a virtualização. O que é a virtualização? É a emulação de um SO? É que já emulei SO’s no meu pc…

  12. Avatar de w1cked
    w1cked

    Eu tenho uma questão, concerteza já terá sido colocada várias vezes..

    Tenho um Q6600 em stock (ainda), 4gb ram hyperx e penso que o resto não seja relevante. A minha questão é se me compensa por a máquina a correr 64bits? Já tive a pesquisar e sinceramente não cheguei a nenhuma conclusão relevante isto é, por um lado será bom em termos de velocidades, por outro não tanto por causa de incompatibilidades ora.. em que ficamos ? Será que um ganho de 20 ou 30% compensam as possiveis/prováveis incompatibilidades que possa vir a ter?

    Um abraço

    1. Avatar de Carlos Nascimento
      Carlos Nascimento

      Posso dizer-te que as incompatibilidades são poucas, pessoalmente ainda não dei com nenhuma. Passas é a ter que estar mais atento no caso de software que tem versões para 32 e 64bits, convém instalar a de 64bits sempre que disponível. De contrario não há grande problema, até porque o Win a 64bits tem 2 pastas de “Programas”, uma “Programas”, onde vai instalar o software nativo de 64bits, e outra “Programas (x86)”, onde instala software de 32bits.

      Quanto à rapidez não posso falar muito, tenho este portátil há cerca de 1 mês e meio e já trazia Win7 64bits e é a primeira vez que uso Windows a 64bits, logo não tenho termo de comparação.
      O que te posso dizer (se é que já não sabes) é que 32bits só vai aproveitar 3GB de RAM, a 64bits vai aproveitar os teus 4GB ou até mais que venhas a pôr.

    2. Avatar de sergio
      sergio

      nota-se diferenca entre 64 e 32 o mal é que ainda não é mt comum as aplicaçoes de 64 bits..

      talvez com o novo windows que é de 64 bits e será descontinuado no futuro as versões de 32

  13. Avatar de Ricardo Macedo
    Ricardo Macedo

    Aconteceu a algum de vós aparecer um SO diferente do que têm instalado? Eu tenho o Vista Home Premium e na aplicação aparece XP SP2.

  14. Avatar de lopes
    lopes

    É possível instalar um software de virtualização numa máquina sem SO?

    Ou seja, posso instalar o vmware esx(ou similar) em uma máquina e instalar o linux ou windows em cima, sem necessidade de uma 2ª maqui para aceder a ela?

    Eu tenho um pc e queria instalar a virtualização sem ser em cima do windows ou outro SO. Após isso colocaria appliances com Windows ou linux.

    Sei que posso fazer com 2 maquinas(1 servidor + 1 estação trabalho).

    Queria fazer tudo em 1: arrancava com o software de virtualziação a fazer de SO e depois optava por uma maquina virtual.

  15. Avatar de Jandrade
    Jandrade

    Sou um leitor diário deste V. espaço. Tenho aprendido muito, e encontrado muitas ideias e sugestões que me ajudam na curiosidade que mantenho por estas coisas da informática, e não só. Aceitem os meus Parabéns e o meu agradecimento. Aproveito para pedir uma opinião. Instalei o programa que encima este espaço, o BITS no meu Pc, que é um MAC, mas que tem instalado um W7 Ultimate, e deu este resultado: Intel(R) Core (TM)2 Duo CPU E8235@ 2.80GHz
    CPU 64 Windows 32 virtualization YES.
    Ora o que perguntava era: – Como tenho 64bits, posso substituir o W7 Ultimate, que sei é o de 32bits, por um outro de 64?
    O W7 de 32 está a funcionar bem. Instalando o de 64 não haverá problemas de drivers?.

  16. Avatar de Luana
    Luana

    Sei que o post é antigo, mas tenho uma dúvida.
    Sei que meu processador é 64bits e tenho vontade de utilizar o Win 7 x64 pra rodar melhor os jogos online. Porém meu medo é quanto aos drives dos demais hardware.
    Li no site do windows que posso ter problemas em utilizar, por exemplo, meu teclado e mouse antigos. Como posso saber se terei ou mão problemas? Ou vou ter que ir na sorte?

    Obrigado!