VMLite XP Mode 3.1.2 – O Windows XP dentro do Windows 7

30 Comentários

Em Maio do ano passado, falámos aqui numa nova função do Windows 7, o XPM, lembra-se?

Esta função tem a capacidade de correr dentro do Windows 7 as aplicações desenhadas para o Windows XP. Assim o Windows 7 fica totalmente compatível para executar aplicações nativas do Windows XP, de forma transparente.

No entanto este recurso exigia dos processadores uma capacidade de virtualização, que não estava ao alcance de máquinas mais antigas. Muitas máquinas ficaram sem poder utilizar este recurso.

VMLite XP Mode

Para grandes males, grandes remédios e para colmatar esse problema, foi desenvolvido o VMLite XP Mode. Esta ferramenta possui exactamente as mesmas características e funcionalidade do XP Mode. Claro que há uma distinção positiva, mais não seja pelo peso e pelo esforço surpreendentemente menor exigido ao processador. Embora seja uma aplicação independente da Microsoft, funde-se muito bem ao Windows.

Assim, mesmo com as ditas limitações de processador e com as limitações de versão do Windows 7, o utilizador poderá criar uma máquina virtual dentro do Windows 7, para correr aplicações desenhadas para o Windows XP, sem notar grande diferença comportamental.

Instalação:

O processo é muito simples e intuitivo, não tenha por isso receio em avançar. Comece por se registar no serviço aqui.

Registo feito, vamos passar ao download da aplicação, aqui.

Depois de a descarregar, irá começar o processo de instalação do pacote XP Mode.

Siga as instruções e descarregue o a pacote XP Mode (que demora uns minutos). Se já o tiver descarregado, insira a localização do mesmo.

Caso não o tenha, descarregue da Internet, escolha a última opção. Depois de descarregado será pedida uma palavra passe, como acontece na instalação do Windows XP e será iniciado o processo de preparação da máquina virtual.

Sugiro que reinicie o computador antes de dar inicio à fase de carregamento do disco virtual.

Esta fase será rápida, apenas demora uns minutos até aparecer a típica janela de uma máquina virtual.

Quando for iniciada verá o caminho para o pacote que será carregado. Agora basta iniciar a máquina virtual.

Pode usar agora o windows XP dentro do seu Windows 7. Esta máquina virtual traz algumas particularidades que interagem com o sistema principal.

Desta forma pode ter a correr dois sistemas com as suas especificidades em simultâneo, trazendo um nível de produtividade sem entraves de falta de compatibilidade.

Também para o Windows Vista

Mas a grande novidade, se assim a podemos classificar, é a compatibilidade deste sistema também com o Windows Vista. Assim, além de uma melhor integração com o Windows 7, pois exige menos recursos da máquina.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Vista/Win7
Download: VMLite XP Mode 3.1.2 [56.58MB]
Homepage: VMLite

Partilhar:
Tags:

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jack

    Isso não é o Virtual box???

  2. Avatar de Ricardo Antunes
    Ricardo Antunes

    Faz lembrar o VBox 😛

  3. Avatar de delaorden

    ué , eu tenho o Virtual PC no win 7, sabe qual é a diferença ? é melhor,? enfim …

  4. Avatar de petersaints

    Isso é muito duvidoso… cá para mim alguém anda a usar o Source do VirtualBox de forma ilegal.

    1. Avatar de DeeSeven
      DeeSeven

      lolol

      É melhor pesquisares o significado de open-source
      Um dos artigos das normas de utilização fala nos direitos que qualquer um tem para alterar o software e redistribui-lo com nome e versão diferente do original 😉
      Pode mesmo ser comercializado!!
      Portanto mesmo que seja utilizada a source do VBox, isso não é ilegal.

      1. Avatar de Felipe Paschoal
        Felipe Paschoal

        Eu não conheço por inteira as normas da licensa opensource, mas se não me engano quem utiliza tambem tem que disponibilizar o codigo-fonte, se eles estiverem fazendo isso dai fica tudo certo, mas caso contrario ai sim da problemas…

        1. Avatar de DeeSeven
          DeeSeven

          Estás enganado, o código pode ser disponibilizado apenas compilado, e mesmo ser comercializado.

          Para ser considerado Open-Source é que, como é óbvio, é necessário disponibilizar o código.

          1. Avatar de Ice

            O VirtualBox tem uma licença GPL que, se não estou enganado, exige a publicação do código fonte.

            Caso fosse LGPL já não era necessário.

            Acho que não estou enganado.

  5. Avatar de Jose Simoes
    Jose Simoes

    Uma máquina com win7 que tenho permite-me correr qualquer programa numa série de “modos de compatibilidade” sem eu ter colocado nenhum software especial. Penso que isso é de origem, ou estarei a ver alguma coisa mal?

    José Simões

    1. Avatar de Joel Oliveira
      Joel Oliveira

      Mesmo com modos de compatibilidade há programas que não correm ou não se instalam se não for através de um Windows mais antigo.

      Esta aplicação serve para isso mesmo 🙂

  6. Avatar de iGama

    isso é basicamente o VirtualBox, mas que saca online o cd de instalação do XP 0.o

    1. Avatar de iGama

      Confirma-se … é só ir aos fórums do VMlite e há posts sobde VirtualBox plugins… Ou seja, é baseado na versão OpenSource… assim sendo não permite USB…

      1. Avatar de Vítor M.

        Mas isso é fácil de contornar.

        Vais à pasta partilhada H e crias uma drive fixa que será a penUSB. Pronto, até podes criar uma atalho (no desktop, por exemplo) com essa letra e tens a pen disponível.

  7. Avatar de MobileAppS-Tudo Sobre Telemóveis

    tal como os outros programas de Virtualização, dá bastante jeito, principalmente a aquelas aplicações que ainda não são compativeis com windows 7..

    Bom post!!

  8. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Para quem tem o Windows 7 Pro ou Ultimate qual é que é a diferença deste software para o XP Mode?

    A meu ver o XP Mode existente no Windows 7 é bem “melhor” em termos de performance etc, do que uma máquina virtual criada por terceiros…

    1. Avatar de Vítor M.

      Como diz no texto, existem muitas máquinas que não trazem suporte para o XPM. Logo, com este sistema as pessoas que não possuem máquinas aptas podem usufruir igualmente desta funcionalidade.

      1. Avatar de Diego Anderson
        Diego Anderson

        Olá. Mas se eu tiver um processador com suporte a essa tecnologia, o que seria melhor: usar o vmlite ou o xp mode diretamente pelo windows?

  9. Avatar de André D3S
    André D3S

    Parece mesmo o Virtual Box… Eu tinha conhecimento que ia dar para correr o XP no 7 mas quase que integrado, já vi screens de janelas de xp no ambiente de trabalho do 7 em simultaneo… acho que isso é bem melhor…

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    não gostei… nada de interessante!

  11. Avatar de marco
    marco

    inda ha dias andei a procurar uma soluçao para k um amigo com o win7 no portatil pudesse correr uma aplicaçao k so dava para vista ou xp.
    a soluçao foi instalar o vmplayer e criar uma VM com o xp.

  12. Avatar de Jiotto
    Jiotto

    Não consigo fazer o download do .exe.
    vai sempre para a mesma pagina web já preenchi o que me foi pedido
    e já estou registado..
    Alguma ajuda sff!!

  13. Avatar de Zé

    pessoal…VMPLAYER!!! fazem o que querem lá. permite adicionar usb a maquina virtual etc

    http://www.vmware.com

  14. Avatar de TcoUpLoad
    TcoUpLoad

    so é mau uma coisa… instalamos o vmware em qualquer maquina e estamos bem com as imagem… (prontos é pago)… instalamos o Virtual pc e ele nao corre… da erro… sim… um basico quem sabe… mas axo que foi com a estas novas versões porque em tempos eu testei-o com o XP e corria bem… diz que o meu processador nao tem o Hardware-virtualization.. logo nao ha XPmode para ninguem!… vamos la experimentar essa alternativa a ver se resolve alguma coisa!

    1. Avatar de TcoUpLoad
      TcoUpLoad

      Resolveu lindamente o meu problema.. apesar de andar um bocado as turas de onde por a imagem do XP… mas no fim esta a funcionar lindamente.

  15. Avatar de fdnc
    fdnc

    boas,

    a mim não me aparece a opçao de download do xp disponivel, n esta seleccionavel… alguem sabe o que pode ser?

  16. Avatar de Marcos Santos
    Marcos Santos

    Teste à dias o XP Mode no meu PC como tenho um bom processador e RAM aquilo roda que é um mimo, dá sempre muito jeito ter.

  17. Avatar de AmdM
    AmdM

    Sendo uma aplicação de terceiros que disponibiliza um S.O. proprietário não estaremos a incorrer em ilegalidades?

  18. Avatar de Rui Figueiredo
    Rui Figueiredo

    Comigo deu o erro:BOOTMGR missing ao reiniciar o Windows 7, após a instalação.

    Tive que fazer um restauro do sistema para recuperar antes do ponto da instalação.

  19. Avatar de Hildelberto
    Hildelberto

    Bom dia
    Porque não consigo fazer o download do vmlite na pagina http://www.vmlite.com.
    Obrigado antecipadamente