Desenvolvimento para o Windows Phone 7 – Parte V

28 Comentários

Por Hélder Ferreira para o PPLWARE
Após praticamente um ano a utilizar este sistema operativo, existe um ponto em que se destaca dos demais, as ferramentas de programação.

Penso que a utilização do Visual Studio como ferramenta de programação é uma mais valia para os programadores, a Microsoft acaba por utilizar um editor já conhecido pelos programadores .net e com um nível de maturação muito elevado. Mas este artigo não é sobre o editor mas sim sobre uma peça muito importante no desenvolvimento de aplicações móveis, o emulador.


A meu ver, na versão pré-Mango já era um emulador muito completo, mas esta nova versão consegue elevar este emulador a um patamar completamente novo.

Após a criação do projecto do visual studio basta selecionar a opção “run” e mediante a opção selecionada podemos publicar a aplicação para o dispositivo ou para o emulador. Neste último caso o emulador é automaticamente executado e a aplicação é instalada no mesmo estando pronto a utilizar passados uns momentos.

O emulador é bastante completo dando-nos algumas opções de configuração, como por exemplo língua, localização e por exemplo configuração de tema utilizado. Ao nível de aplicações temos disponíveis poucas opções, o Internet Explorer, Bing são apenas as opções rapidamente acessíveis mas todos os serviços do sistema operativo estão disponíveis. São exemplo desses serviços o “multitasking”, Bing search, Microsoft Tellme.

Existem também aplicações que permitem instalar qualquer aplicação gratuita diretamente no emulador a partir do “Marketplace”.

 

 

De qualquer forma, à primeira vista o emulador pode parecer um pouco “escasso” a nível de aplicações mas o SO está totalmente implementado no emulador, e a emulação de câmara, sistema de geolocalização, microfone, acelerómetro e funções de telefone estão totalmente implementadas.

E é neste ponto que as ferramentas de suporte ao emulador se destacam, passo a explicar. Após arrancar o emulador podemos visualizar do lado direito do mesmo uma barra com várias opções.

Activando as ferramentas de suporte passamos a ter um ecrã com várias opções. Vamos começar por visualizar o primeiro ecrã.

Acelerómetro

Neste ecrã podemos, com a ajuda do rato, num cenário tridimensional indicar a posição do dispositivo, as alterações são automaticamente reflectidas pelo emulador, podemos também a partir de uma lista de opções, selecionar posições pré-definidas e para cenários de testes optar por aplicar um movimento gravado, por defeito o sistema permite executar o movimento conhecido como “Shake” mas podemos criar movimentos personalizados.

Localização

Neste ecrã é visível a aposta que a Microsoft fez em fornecer um ambiente de emulação o mais real possível pois de todas as plataformas de desenvolvimento a opção de geolocalização é inexistente ou relativamente ineficaz.

Com a ajuda visual do Bing Maps é possível efetuar pesquisas por zonas, efetuar zoom e com um simples clique do rato definir a posição atual do dispositivo.
Podemos definir vários pontos no mapa, ou indicando diretamente as coordenadas, o emulador trata de colocar no mapa o ponto introduzido, os mesmo podem ser gravados para utilizar mais tarde e são colocados com a indicação de sequência o que permite que o emulador simule por exemplo um percurso que queiramos definir. Podemos ainda definir de quanto em quanto tempo queremos que o sistema “dispare” para a nova coordenada, simples e muito eficaz.

Capturas

Nenhum sistema é perfeito, e o Windows Phone 7 é exemplo disso, a Microsoft continua sem disponibilizar uma ferramenta que permita tirar “screens” directamente do dispositivo argumentando questões de protecção de dados e direitos de autor, políticas à parte o emulador disponibiliza este separador para que o programador possa retirar fotos da aplicação.

Esta situação é muito importante por exemplo para retirar imagens da aplicação, no momento da publicação da mesma no Marketplace onde são exigidas algumas imagens da mesma.

Como podem observar, todo o sistema está orientado para uma experiência de programação muito linear e rápida, excelentes ferramentas de desenvolvimento para que o programador se foque na passagem da sua ideia para aplicação real.

Até à próxima e boa programação em Windows Phone 7.

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Carvalho
    Ricardo Carvalho

    Boa tarde,

    Corrijam me se estou errado mas nunca vi aqui tutoriais para desenvolvimento na plataforma Android ou iOS. As pessoas que aqui escrevem artigos já mencionaram se adeptos das várias plataformas mas só o Windows está a ter visibilidade. É por ser uma plataforma Microsoft Visual Studio e dai ter maior visibilidade na nivel de emprego ou porque as restantes plataformas a vosso ver não tem grande visibilidade?

    Abraços e continuem o bom trabalho.

    1. Avatar de Bruno Silva
      Bruno Silva

      Perdeste uma boa oportunidade de estar calado! Há cada cromo! Zazus!

      1. Avatar de Borges
        Borges

        E é preciso falares dessa forma ?
        Podia estar desatenteto e daí a pergunta.
        A meu ver também perdeste uma boa oportunidade para estares calado ! Zazus !!

        1. Avatar de João
          João

          Realmente, o nível de cada um se vê por estas pequenas coisas, o comentário do Ricardo foi de todo educado.
          “Não existem perguntas estúpidas mas sim maneiras estúpidas”

    2. Avatar de Vítor M.

      Ricardo… temos tanto material… nos mais de 18 mil artigos escritos, o difícil é não encontrares algo sobre algum tema 😉

      Abraço.

    3. Avatar de Alex
      Alex

      Realmente ultimamente tem-se notado uma certa tendência pró microsoft no pplware. Vamos esperar que seja apenas uma infeliz coincidência!

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Nada de anormal, estamos numa semana de lançamento do Lumia 800, Bing e aplicações localizadas para o Windows Phone. É normal que o pplware faça a cobertura incluindo posts como este que vão de encontro à curiosidade de muitos leitores.

        Vejam o aumento do número de posts sobre iOs em alturas de keynotes e sobre Android na altura do
        lançamento das actualizações desse sistema.

        1. Avatar de Artur Martins
          Artur Martins

          true story!

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Não percebi o que é que isso tem de “infeliz coincidência”. A microsoft tem feito produtos muito bons, e o sistema operativo mobile deles está bastante competitivo.

        Não me digas que és mais um daqueles que ainda se encosta às ideias anti-microsoft de hà 20 anos atrás..

  2. Avatar de pikax
    pikax

    Com o QTCreator também dá para criar aplicações?

    Sei que para symbian e o memo da nokia, o QTCreator tinha um bom emulador também, como a Nokia se juntou à Microsoft, o QT também suporta o Windows Mobile?

    1. Avatar de Complex
      Complex

      windows phone*

      e não para o qt….

  3. Avatar de John
    John

    hum.. apesar das ferramentas de desenvolvimento serem gratuitas acho que para vender no market é preciso pagar, certo?

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Viva John,

      Sim para colocares as aplicações no marketplace tens que ter uma subscrição.
      Mais informações em:
      http://create.msdn.com/en-US/

    2. Avatar de Bruno Silva
      Bruno Silva

      Hélder, tens razão e não!

      http://www.app-me-up.com/ (Oficial da Microsoft)

      1. Avatar de Hélder Ferreira

        Viva Bruno, muito bem visto. Se estão no programa DreamSpark têm acesso gratuito 🙂

        1. Avatar de Pedro Lamas

          Sim e não: continua a ser necessária a subscrição, apenas há o facto de ser de borla para estudantes e a Microsoft Portugal estar neste momento a patrocinar as contas para quem quiser publicar as suas aplicações! 😉

  4. Avatar de el_joker
    el_joker

    Boas pessoal,

    Tambem é importante dizer que se desenvolvem aplicaçoes para blackberry:)

    Gostava de ver por cá uns tutoriais;)

    Cumprimentos

    1. Avatar de Vítor M.

      Gostavas tu e eu 😉 temos mesmo que iniciar isso de vez. Tanta coisa a rolar ao mesmo tempo, mas sim tens razão sim senhor.

  5. Avatar de lUiS
    lUiS

    Ser melhor que o emulador Android não é difícil, visto que este é um porcaria.
    Felizmente o Eclipse permite testar as aplicações em terminais físicos.

    1. Avatar de Miguel Ribeiro
      Miguel Ribeiro

      correcção, ADB (e próprio dispositivo) permitem testar aplicação em terminal físico. Não precisas necessariamente do eclipse 😉

      1. Avatar de lUiS
        lUiS

        Sim,
        mas se estas a desenvolver em eclipse, é bom que consigas enviar a aplicação para um terminal diretamente do IDE. Para Android, o Eclipe é o melhor.

  6. Avatar de pedro
    pedro

    Tristeza…meses e meses em que se falava pouco da microsoft, inumeras noticias de ios e droid, e agora que a microsoft esta em alta, e acho importante estas noticias, vem logo pessoas comentar que isso e tendencioso???
    Momento euronews: no comments…

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      poupaste-me um post
      Pplware, continuem assim!!!

    2. Avatar de Ricardo Silva
      Ricardo Silva

      no comments indeed…

    3. Avatar de Pedro Lamas

      Acho que há espaço para tudo e para todos, é preciso apenas ter algum sentido crítico e não entrarmos em fundamentalismos!

    4. Avatar de Carlos
      Carlos

      +1 🙂 Quando é iOS e Android é sempre gajos? Então e Microsoft? Vem a Microsoft e está mal também! Haja paciência! Lê quem quer!

  7. Avatar de Nolito
    Nolito

    Quando saem os resultados do passatempo do Lumia 800?