Vamos começar a programar para Android?

83 Comentários

Por Carlos Rodrigues e José Afonso para o PPLWARE

Aprenda a instalar o SDK 3.0 Android no Eclipse para preparar o ambiente de programação

O Android é o sistema operativo do momento. São muitos os  dispositivos móveis equipados com esta plataforma da Google e o mercado das aplicações tem crescido de dia para dia. Os programadores “apontam baterias” para este segmento pois, através do market, nem precisam de sair de casa para apresentar/vender os seus projectos ao mundo.

Este artigo visa mostrar os passos para instalar/configurar um ambiente para o desenvolvimento de aplicações Android usando o SDK 3.0 e o Eclipse IDE (provavelmente o IDE mais usado para programação em Android).

android_00

Requisitos:

  • Eclipse 3.4 (Ganymede) ou mais recente
  • Eclipse JDT plugin (incluído na maior parte das distribuições Eclipse IDE (Para descarregar e instalar ou actualizar o Eclipse: http://www.eclipse.org/downloads/)
  • Existem vários pacotes do Eclipse disponíveis para cada plataforma. Para desenvolver aplicações Android recomendam-se os seguintes pacotes:
    • Eclipse IDE for Java Developers
    • Eclipse Classic (versão 3.5.1 ou mais recentes)
    • Eclipse IDE for Java EE Developers
  • JDK 5 or JDK 6
  • Android Development Tools plugin

Vamos então apresentar como integrar o SDK com o Eclipse. Para tal devem seguir os seguintes passos.

Passo 1: É necessário fazer download do Android SDK e do Eclipse IDE. Basta descompactá-los para uma directoria específica (ex: c:\dev\ )

Passo 2: Iniciar o Eclipse, abrir o menu Help > Install new software

clip_image001
Adicionar esta localização https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/ (para o Eclipse 3.5 Galileo ou 3.6 Helios)

clip_image002
Na caixa de diálogo Available Software , seleccione a checkbox Developer Tools e clique seguinte:

clip_image003
Na janela seguinte, será possível ver uma lista de ferramentas para ser descarregadas. Clique seguinte e aceite as licenças e clique Finish. Quando a  instalação terminar, reinicie o Eclipse.

Passo 3: Vá agora ao menu  Window> Preferences e escolha a opção Android. Clique no botão Browse.. e localize a pasta para onde extraiu o Android SDK ( c:\dev) e clique em Apply e depois Ok.

clip_image005
Passo 4: Clique no botão clip_image007 e instale os pacotes disponíveis.

clip_image009

Depois disso é necessário criar um dispositivo virtual Android (Android Virtual Device ou AVD) que irá correr as aplicações que desenvolvermos sem necessidade de possuirmos um equipamento Android.

clip_image011

Agora é necessário escolher o nome e  alvo (target).

Um Target define qual a API apropriada para o tipo de software que se pretende desenvolver, neste caso será a versão 3.0. É também necessário escolher a quantidade de memória disponível para o dispositivo virtual, se terá cartão de memória (neste caso 1024Mb) e o hardware que se quer emular (GPS, acelerómetro, trackball, GPS, bluetooth, ..).

Clicar em Finish.

De seguida, ir ao menu New > Project > Android para criar um, novo projecto.

clip_image013

De uma forma rápida fica o que é necessário preencher em cada campo.

– Project Name:
Nome do projecto Android e também da directoria que irá conter os ficheiros do projecto.

– Application Name:
Nome da aplicação. Este é o nome que irá aparecer no dispositivo Android (neste caso helloMobileStone).

– Package Name:

Este é o namespace do pacote e segue as regras de naming do Java. É também o namespace onde a Activity (explicada a seguir) será criada. O nome do package deve ser único, para evitar conflitos nos nomes das classes (neste caso tst.mobilestone.net, é o nosso namespace reservado para testes). Ao desenvolver as suas aplicações deverá utilizar um namespace próprio que o identifique a si ou à empresa onde trabalha.

Create Activity:
Este é o nome da classe gerada pelo plugin. Esta classe é uma extensão (ver polimorfismo) da classe Activity do Android.

Uma Activity  é uma classe que pode ser executada. Pode ser usada para criar interfaces (mas não é obrigatório que o faça). Como a checkbox sugere, é opcional, mas uma Activity é quase sempre usada como base para uma aplicação.

Min SDK Version:
Este valor especifica a versão mínima da API requerida para executar a aplicação.

O nosso projecto Android está quase pronto para entrar em Acção. Escolha no painel do lado direito o ficheiro MobileStone.java e insira o seguinte código:

package net.mobilestone.tst;
 import android.app.Activity;
 import android.os.Bundle;
 import android.widget.TextView;
 public class MobileStone extends Activity {
 /** Called when the activity is first created. */
 @Override
 public void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
 super.onCreate(savedInstanceState);
 TextView tv = new TextView(this);
 tv.setText("Hello, Android");
 setContentView(tv);
 }
 }

Execute a aplicação:
O plugin ADT torna tudo isto bastante fácil: Escolha o menu Run > Run. Seleccione  ”Android Application”.
Finalmente o Eclipse ADT arranca a aplicação dentro do virtual device mostrando o seguinte resultado:

clip_image015

clip_image017

Espero que tenham gostado. Até breve

Partilhar:
Tags:

Comentários

83

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sgalmeida

    Viva Pedro!

    Excelente! Vem mesmo a calhar! 😉

    Abraço!

  2. Avatar de André
    André

    Muito bom! Já não era sem tempo uma rubrica dedicada ao desenvolvimento em android 🙂

    Só acrescento que, ao acrescentar o ADT ao eclipse, pode surgir um erro devido à ligação ‘https’. Eu tive problemas com isso ao instalar no Ubuntu. É só substituir por ‘http’.

    Fico à espera de ver continuação nesse tutorial 😀

    1. Avatar de BrunoM
      BrunoM

      por aqui no win7 x64 também tive o mesmo problema.

      obr pela dica

  3. Avatar de Hélder Ferreira

    Excelente artigo Carlos Rodrigues e José Afonso, continuem com o óptimo trabalho 🙂

  4. Avatar de CMTuga
    CMTuga

    Óptimo artigo, continuem o trabalho!

    Cumps.

  5. Avatar de Pedro Pinto

    Parabéns aos autores do artigo. Vamos agora preparar alguns tutoriais/dicas para começarem a programar para Android. Se alguém quiser contribuir envie-me um e-mail.

    Pedro Pinto

  6. Avatar de Sarev0k

    Muito bom.. estou para explorar esta area a algum tempo mas nunca tive paciência.. talvez este artigo dê o empurrãozito que preciso 😉

    1. Avatar de Emerson
      Emerson

      Também, há tempos estou ensaiando para desenvolver programas e jogos para celular e sempre pensei em focar primeiro na plataforma Android.

  7. Avatar de André da Silva Pato
    André da Silva Pato

    Estou ansioso para que apareça o próximo artigo ! Excelente tópico

  8. Avatar de Ikari-Pt
    Ikari-Pt

    Eu axo que o codigo tem um erro.
    Onde esta “tv.setText(“Hello, Android”);”
    deveria ser “tv.setText(“Hello, World”);”
    Visto ser uma comunicação do Android para o exterior, e não o contrario.
    😛

    Fora isso boa iniciativa, já tinha o SDK instalado (1.6) mas tb so tinha feito duas aplicações simples pois não mexo mto em java.

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      Tecnicamente software de aplicação comunica com o software de sistema que comunica com o hardware que comunica com o(s) utilizador(es).

    2. Avatar de Mandrake

      Hello World é um ritual, realmente é necessário, ele está no sangue de todo desenvolvedor e linguagem existente. 😉

      Brincadeiras a parte, excelente tutorial.
      Android Rulez!

  9. Avatar de David Soares
    David Soares

    Bom artigo!

    Venham mais 😉

    Vai ser desta que começo a perder uns minutos com Android…

  10. Avatar de Ricardo Ferreira
    Ricardo Ferreira

    Fiquei com o bichinho por causa deste artigo!!

  11. Avatar de Pedro Raposo
    Pedro Raposo

    Para quem está interssado existe, para programadores .Net (C#) o mono for android (http://mono-android.net/) e já agora para ios o monotouch(http://monotouch.net/Store), pena é serem pagos.

    1. Avatar de Carlos Matos

      O mono é excelente, pena ser tão caro (400USD na versão mais barata tanto no mono-touch para iOS como no monodroid).

      Compensa para quem tenha uma larga experiência em .NET e pretende construir aplicações para colocar no market (e obter lucro com isso).

      Na minha opinião, para quem pretende apenas iniciar-se no mundo das apps móveis, penso que é sempre melhor aprender a linguagem nativa (Java no android, C#/VB.NET no Windows Phone 7 e Objective C no iOS).

  12. Avatar de Alexandre Alves
    Alexandre Alves

    Para quando o uso de SQLiteDatabase? 😀

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Uiiiii..vamos com calma. Primeiro temos de ensinar o básico 🙂 Depois de saberem o básico é só ter ideias para começar a desenvolver.

      Mas estás com alguma dificuldade no SQLite? tenho isso a funcionar as mil maravilhas 🙂

      1. Avatar de Alexandre Alves
        Alexandre Alves

        Só comecei ontem a olhar para o SQLite com olhos de ver 😀

        Portanto ainda tenho muito para ler e/ou testar. 😀

  13. Avatar de José
    José

    Excelente tutorial! Parabéns!

    Um dúvida, se o build target for a versão 3.0 o software desenvolvido funcionará sem problemas nas versões anteriores (2.2 por exemplo) ?

    Cumprimentos

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      Desde que as APIs que usares sejam de nivel 8 ou menores não vejo problema…

  14. Avatar de Tuna
    Tuna

    O emulador de android e uma porcaria, se quiseres fazer aplicações que usem acelerómetros da um trabalheira termenda, e se quiseres WIFI nem deuses tentes

    1. Avatar de Carlos Matos

      Podes sempre executar a aplicação num dispositivo real para esse tipo de testes.

      Um emulador é apenas isso mesmo (não é só o de Android).

      Da minha experiência, 90% das vezes o emulador é suficiente para testar, sem a desvantagem de ter o smartphone sempre ligado ao computador.

      Em relação ao WIFI, não percebo o que queres dizer, pois o emulador “herda” a ligação do host. Se o host tiver ligação, por default, o emulador também tem.

  15. Avatar de bigkax
    bigkax

    Eu andava a brincar com opengl e física mas diminui o consumo de cafeína e perdi o interesse… tenho que retomar “acção”…

  16. Avatar de Simões
    Simões

    Excelente, aguardo por mais

  17. Avatar de nilus
    nilus

    Já agora alguém sugere livros sobre programação android, é que o meu projecto final de curso é mesmo desenvolver uma aplicação para android.

    1. Avatar de Daniel Belém
      Daniel Belém

      Boas.

      Podes optar por este que é muito bom pelo que dizem:

      Beginning Android 2 by Mark Murphy.

      Acho que tens para versao 3.0, e depois versao beginnig e PRO

      Abraço

  18. Avatar de Rui Campos
    Rui Campos

    Muito bom 😉
    Parabéns!

    Quero mais e mais 😉

    Obrigado

  19. Avatar de JohnCN
    JohnCN

    Muito bem! Parabéns pelo tutorial e acima de tudo pela iniciativa de arrancar com este tema! Continuem!

  20. Avatar de Lopes
    Lopes

    Venham mais artigos, este é para seguir integralmente 😀

  21. Avatar de ze
    ze

    Haveria de ser interessante ter algo como o adobe flex para android.

    Não para programar flash mas sim java, com possibilidade de ir vendo a interface.

    Já utilizei o appinventor mas é um pouco limitado.

  22. Avatar de João
    João

    Por acaso fiz isto na semana passada, no ubuntu, baseado no “original”
    http://developer.android.com/sdk/installing.html

    Ainda não tive tempo para investigar muito, mas um problema que saltou à vista foi o emulador que não fecha a não ser com kill forçado do processo, fazendo com que o eclipse deixe de responder.

  23. Avatar de Nelson
    Nelson

    Para quem gosta de programar em C# podem experimentar o MonoDroid http://monodroid.net/

  24. Avatar de Paulo Ribeiro

    O hello world do android são as apps de flashlight com escolha de fundos diferentes.
    Isto porque o Eclipse já cria sozinho uma espécie de hello world por defeito, e com a app da flahslight aprende-se por exemplo a mudar de layout ao clicar no botão ou ecrã.
    De resto é uma excelente dica a ver se incentiva mais pessoal ao mundo do android.

  25. Avatar de troll
    troll

    isso dá dinheiro?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Quando a dinheiro, eu desenvolvi um jogo de tabuleiro (White Reversi) precisamente para experimentar a programação em Android e ver como funciona o market.
      Como já existem várias apps para este tipo de jogo no Market, não estava à espera de uma grande resultado. Mas, de qualquer forma, lá desenvolvi a app e adicionei uma publicidade com o admob. Até agora “recebi” $0.32. Que fartura 🙂

      Acho que vou ter que trabalhar um pouco mais para tentar inventar um novo “Hungry Birds”.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Correcção: Angry Birds

        1. Avatar de Paulo Ribeiro

          De facto tenho andado a estudar para programar para android e tambem gostava de fazer a pergunta o mais directamente possível, vender apps dá dinheiro?
          Quando vamos ao market, vemos la que a app tem por exemplo entre 1000 e 5000 downloads, sabendo que 50% vai para eles mesmo assim sao pelo menos 1000 vendas.
          Dessa forma acredito no lucro, ter uma versão demo e uma versão PRO parece-me ser o caminho a seguir.
          A publicidade para androi é algo que qualquer utilizador consegue sacar uma app e oculta-la, eu já o fiz da ultima vez que actualizei a rom e faço-o com frequência sempre que sai um update para a minha rom.
          Se alguem tiver experiência com apps vendidas no market da android agradecia que dissesse alguma coisa. Pelos vistos não sou o unico a querer saber.

  26. Avatar de varader0zs
    varader0zs

    Bom trabalho e espero ver a continuação destes artigos 🙂

  27. Avatar de Kaser
    Kaser

    https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/

    Google

    404. That’s an error.

    The requested URL /android/eclipse/ was not found on this server. That’s all we know.

    1. Avatar de Kaser
      Kaser

      Error in Eclipse:

      “Unable to connect to repository https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/content.xml

      org.eclipse.equinox.p2.core.ProvisionException”

  28. Avatar de dockme
    dockme

    Quero um telemóvel com android!

  29. Avatar de Lopes
    Lopes

    é normal a aplicação android demorar tanto a arancar? depois de executar tive que esperar uns bons minutos, ou talvez seja da minha máquina 😀

  30. Avatar de Lopes
    Lopes

    gostava que me indicassem bons guias na net, para alem destes feitos no pplware, para ensinar a programar para Android, já conheço o site oficial, mas outros hão-de haver.

    E já agora, bons livros existem? Ou nem vale a pena pegar em livros?

  31. Avatar de Tarrinho
    Tarrinho

    5 estrelas.

    Thanks

  32. Avatar de Afonso Filipe
    Afonso Filipe

    GENIAL!

  33. Avatar de jmartins
    jmartins

    Boa Tarde. Agradeço uma ajuda. Estou a tentar instalar o Android SDK mas dá-me o seuinte erro: java SE development Kit (JDK. já fui à págima da Oracle e já fiz o download. Quem me porde ajudar, agradeço.

    1. Avatar de João Correia
      João Correia

      Boas,
      Na pasta onde está o jdk tens um zip com algumas libs que não foram logo instaladas, experimenta fazer o extract, não sei se será isso que te falta.
      De qualquer forma eu tb não consegui instalar o ADT com o executável, tive que sacar o .zip e instalar a partir daí

  34. Avatar de Luís
    Luís

    emulator: ERROR: no search paths found in this AVD’s configuration.
    Weird, the AVD’s config.ini file is malformed. Try re-creating it.

    Como resolvo?

  35. Avatar de Nuno
    Nuno

    Bom dia. Estive a tentar instalar, como é sugerido aqui no site..quando se coloca a parte do http://dl-ssl.google.com/android/eclipse/…diz que não encontra….alguem sabe o que se passa?

  36. Avatar de Vitor
    Vitor

    Não consigo por a coisa a funcionar
    Quando voi criar o dispositivo virtual dá-me o seguinte erro.

    [2011-06-13 23:21:08 – SDK Manager] Error: null

    Será que alguém me pode ajudar, s.f.f.?

    Obrigado

    1. Avatar de Programadora
      Programadora

      Vitor também estava com esse problema , busquei em fóruns e não achei nada , tive que tentar por conta própria.

      Desconfiei que fosse alguma incompatibilidade com meu sistema que é de 64bits( li algo a respeito de que o SDK do android não funciona com JDK 64bits)

      Tive que baixar eclipse 32 bits e JDK 32 bits também.(Instalei tudo na parte de programas x86 do sistema,porque antes estava o eclipse na de 64)

      Ae quando fui instalar o SDK do android funcionou numa boa, sem ter dar aquele erro no inicio e que depois “deixa” agente instalar.
      Fazendo isso você vai conseguir utilizar a plataforma numa boa.
      Comigo funcionou, boa sorte!

  37. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Bom dia!! Desde já parabéns pelo tutorial.. Estou com um problema, penso que fiz todos os passos correctamente. Quando vou correr a aplicação, no rum só tenho java beans, não tem Android, alguém sabe como resolver isso?

    Obrigado desde já!

    Cumprimentos,
    Ricardo.

    1. Avatar de João Correia
      João Correia

      Boas,
      experimenta com o botão direito em cima do projecto, Run > Run Configurations e hás-de ter na browser tree a tua app debaixo de Android Application. Selecciona e Run.
      Se não der provavelmente não terás criado o projecto como android…

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Boa Noite,

        obrigado pela ajuda, já está a funcionar, faltava isso 🙂

        Muito obrigado João Correia.

  38. Avatar de Conimbrigae
    Conimbrigae

    Segui os passos todos (tentando suprir as lacunas), mas realmente não consegui instalar isso. Precisava que explicassem isso como se fosse para uma criança de 4 anos (talvez seja mesmo esta a minha idade mental).

    1. Avatar de João Correia
      João Correia

      Boa tarde,
      Se quiser tentar explicar os erros que tem ou a parte que não conseguiu fazer do tutorial pode ser que alguém consiga dar o empurrãozinho que falta 🙂

  39. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boa tarde,

    estou com outro problema :)… quando corro o projecto demora muito tempo abrir, depois aparece uma janela, e posteriormente aparece android e nunca mais sai dali, será do meu PC? core-2-duo, tenho 2gb de Memória Ram.

    Obrigado.

    1. Avatar de João Correia
      João Correia

      Isso já me aconteceu pontualmente, mas basta voltar a tentar e já funciona.
      E aparece algum erro no logcat(Window>Show View > Android > LogCat)? Ou o problema é antes?

  40. Avatar de Milton Rodrigues
    Milton Rodrigues

    Boas, quando peço para correr a aplicação, e após ter seguido o tuto, surge este erro na consola
    invalid command-line parameter: and.
    Hint: use ‘@foo’ to launch a virtual device named ‘foo’.
    please use -help for more information

    Como corrigo isso?
    já estive a “mexer” em run config’s… mas continua com erro!

  41. Avatar de Juliano Girardello
    Juliano Girardello

    Olá Milton e todos outros programadores que estão com este erro:

    invalid command-line parameter: and.
    Hint: use ‘@foo’ to launch a virtual device named ‘foo’.
    please use -help for more information

    coloque a pasta do sdk em um lugar como: C:/android
    ou seja o nome da pasta sem espaços!

    o erro é causado simplesmente por isto!
    Agradeçam!
    Email j-girardello@hotmail.com

  42. Avatar de Rui Nunes
    Rui Nunes

    Boa tarde, quando peço para correr a aplicação, e após ter seguido o tutorial, a única coisa que aparece no ecrã do emulador é a palavra ANDROID_ e não a sting que encrevi.
    tv.setText(“Olá Rui, Bem Vindo!”);

    O que se passa?
    Cumprimentos

    1. Avatar de Rui Nunes
      Rui Nunes

      Está resolvido

      Demora tempo a carregar. Ansiedade 🙂
      Cumprimentos

  43. Avatar de KikoO
    KikoO

    Boas Tardes,
    Decidi começar’me a dedicar ao android visto que acabei de adquirir um tablet mas ao fazer download do eclipse, fiz de uma versao mais recente penso eu pois ao chegar ao passo 4 aparecem as apps pa instalar mas nao aparece a barra do lado esquerdo onde asseguir se vai criar o dispositivo virtual.

    Se alguem me pudesse dar uma ajuda agradescia 🙂

    1. Avatar de KikoO
      KikoO

      Boas novamente,

      Esse problema acima mencionado ja o resolvi, mas agora ao fazer run na aplicaçao da’me um erro na consola:

      [2012-03-10 09:30:35 – HelloMobilestone] Could not find HelloMobilestone.apk!

      Alguem pode ajudar ??

      1. Avatar de KikoO
        KikoO

        resolvido….sem querer cliquei algures num botaO que naO sei onde e começou a dar apenas o errO que o Rui nunes referiu de apenas dizer ANDROID_ na janela mas aguardei um pouco e começou a abrir xD

  44. Avatar de João Jorge
    João Jorge

    Boas,
    Alguém sabe como colocar um widget a ler as músicas da biblioteca do telemóvel ?
    Agradeço toda a ajuda possível.
    Obrigado.

  45. Avatar de Tiago
    Tiago

    Boas, alguem sabe onde posso encontrar um manual de programação android em portugûes?
    Obrigado.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      havia um tutorial brasileiro muito simples e de facil compreensão. A ver se encontro

      1. Avatar de Tó-Zé
        Tó-Zé

        Encontraste? Também estava interessado… Obrigado e desde já parabéns pelo belo trabalho.
        Abraço

  46. Avatar de sergio matos
    sergio matos

    ola tutorial muito fixe mas tenho um problema instalo tudo muito bem mas quando inicio um projecto novo não tenho a opçao new android project mas sim new android application project é a mesma coisa?

    1. Avatar de João Sousa
      João Sousa

      eu estou com o mesmo problema, é que eu instalei o novo eclipse, o juno, não sei se tem haver ou não

  47. Avatar de Filipe Leandro
    Filipe Leandro

    Deviam incentivar a usar o Intellij em vês do Eclipse.
    A configuração é miníma, o IDE é muuuuito melhor, não dá erros estranhos e tudo funciona como é suposto.

  48. Avatar de Filipe Caetano

    Muito bom!!!
    Com post’s destes só não começa quem não quer…

  49. Avatar de i always win
    i always win

    onde está o botão do passo 4 ???
    agradecia muito resposta…obrigado

  50. Avatar de Roberto
    Roberto

    Fiz tudo certinho … e na hora que chamo o Run … ele executa … porem fica somente com uma tela preta …. com a palavra ANDROID .. piscando …. ja tentei fazer os outros exemplos deste site mas todos dao o mesmo resultado … alguem pode me ajudar????

  51. Avatar de Ana Luisa
    Ana Luisa

    Boa tarde,
    Eu estou a seguir os passos , e não sei onde criar (Android Virtual Device ou AVD)

    Alguma Sugestão
    Obrigado

  52. Avatar de João Santos
    João Santos

    Boa tarde.
    Estou com um problema no passo 4 pois quando eu clico no simbolo que vocês colocaram no tutorial leva-me para uma pasta “Android SDK Manager” e não para aquela que vocês apresentam.

    Aguardo resposta.
    Obrigado.

  53. Avatar de Miguel Vieira
    Miguel Vieira

    Boas pessoal, eu estou a desenvolver um leitor de musica para android e gostaria de saber o que devo usar eclipse ou titanium? E que ide’s devo usar…. agradecia uma resposta ainda hoje obrigado

    Cumps.