Mobi.E: Número de carregamentos sobe drasticamente em 2022

25 Comentários

A Rede Mobi.E, ou Rede de Mobilidade Elétrica, é uma rede de postos de carregamento de veículos elétricos de acesso universal, interoperável e centrada no utilizador. Atualmente, a rede conta com mais de 2.500 postos de carregamento em todo o país, sendo mais de 600 de carregamento rápido ou ultrarrápido, isto é, a sua potência é superior a 22 kW.

Nos primeiros quatro meses do ano, o número de carregamentos subiu drasticamente.

Mobi.E: Número de carregamentos sobe drasticamente em 2022


Mobi.E: registou-se um consumo de quase 10.000 MWh

A rede nacional de carregamento de veículos elétricos Mobi.E registou mais de 717.000 carregamentos, nos primeiros quatro meses do ano, o que representa uma subida de 79% face ao mesmo período de 2021, segundo anúncio esta segunda-feira.

Relativamente à energia, registou-se um consumo de quase 10.000 megawatts-hora (MWh), um aumento de 112%, em relação ao ano passado.

Mobi.E: Número de carregamentos sobe drasticamente em 2022

De acordo com responsáveis da Mobi.E…

O investimento nacional na mobilidade elétrica tem mais de uma década e posicionou o nosso país como precursor na tomada de medidas que conduziram ao cenário de mobilidade elétrica de que hoje nos orgulhamos tanto

Para carregar o seu veículo pode usar qualquer posto da Rede Mobi.E. Para tal basta aderir a uma proposta comercial de um dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), que lhe dará um meio de acesso.  Depois, dirija-se a qualquer posto de carregamento disponível mais próximo de si e, através do cartão ou de uma app, escolha a tomada e carregue.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Milka
    Milka

    um país sem central nuclear ta feito … com estes carregamentos a subir

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Disparate!

    2. Avatar de Dani Silva
      Dani Silva

      Not really…

      “Se todos os carros fossem 100% elétricos consumo aumentaria 14%”

      https://pplware.sitedev.pt/motores/carros-100-eletricos-energia-14/

  2. Avatar de Jorge Alberto
    Jorge Alberto

    Esperem vou só carregar as pilhas do carro

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Daqui a 10 anos praticamente todos estaremos a usar carros a pilhas…inclusivamente tu!

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Um carro não é um telemóvel, não é uma coisa que se troque a cada dois anos. O meu carro tem 20 anos e está impecável. Quem comprar carro hoje certamente que vai durar muito mais que 10 anos..

  3. Avatar de ALC
    ALC

    Mobi.E:
    Em todos os fóruns, grupos, por essa net fora, nunca li nada de ninguém a dizer bem.
    Pelo contrário, é responsabilizada pelo atraso existente na rede de carregadores ( P.e. O facto dos carregadores da tesla ainda não estarem abertos a todas as marcas), pelas taxas e taxinhas.
    Esquemas da Tugalândia…

    1. Avatar de André
      André

      Então és a favor de se existirem 100 empresas de carregamento e gestão de postos, tenhas que ter 100 cartões.

      1. Avatar de traveller
        traveller

        Existe uma coisa ultra moderna altamente xpto chamada multibanco dah, aquilo que usava há 10 anos quando tinha carro a combustão.

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Ya, se isso ajudar a reduzir os custos sim, até podes ter um carregador com um coletor de moedas ou notas como os parquímetros, metes 10 euros carregas 10 euros…

      3. Avatar de x3k
        x3k

        Sim, o que acontece hoje na rede de carregamentos é igual que ir à Galp e chegar lá dizer que quer gasolina da Repsol, e a Galp cobrar-te a gasolina da Repsol e um valor por usares a mangueira.

        Isto faz sentido algum?

        1. Avatar de Blackbit
          Blackbit

          Não teria dito melhor.
          O sistema atual não faz sentido.

  4. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Continuo a não perceber essa necessidade de registo “Para carregar o seu veículo pode usar qualquer posto da Rede Mobi.E. Para tal basta aderir a uma proposta comercial de um dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), que lhe dará um meio de acesso. ”
    Nós postos de gasolina não preciso de estar registado em lado nenhum.
    Um europeu (espanhol, francês, etc) que venha a Portugal de carro elétrico pq precisa de se registar? Porque não pode efectuar o carregamento com o cartão de crédito ou débito como nos postos de gasolina (já nem falo pagar em notas ou moedas), é assim tão difícil?
    Pessoalmente vejo isso como um entrave a livre circulação de pessoas na UE.

    1. Avatar de André
      André

      Porque a mobie não é um comercializador de energia. Simples. Se calhar esse vai ser o caminho. Mas até lá…

      1. Avatar de traveller
        traveller

        simples, não estupido:
        estás a usar um serviço que não sabes quanto vais pagar;
        Necessitas de um registo, devia poder pagar somente com multibanco;
        Quando há atualizações de sistema ninguém carrega em Portugal inteiro
        Por algum motivo é um sistema único no mundo, somos mais á frente
        Uma entidade que nada veio trazer de útil ao processo a não ser mais uns JOB’s

  5. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    E um artigo a explicar porque é que os carregadores da Tesla situados no mar shopping em Matosinhos ainda não estão em funcionamento.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Dizem as más línguas que é por causa da mobi.e…

  6. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Tanta complicação que criaram para se carregar um EV!! É App’s cartões e sei lá mais o quê… tudo por causa das taxas e taxinhas! Se querem que o EV seja utilizado por todas as pessoas, facilitem o processo de carregamento. É chegar ao carregador, introduzir o cartão MB/VISA e colocar a carregar… facil e simples, tal e qual como se faz nas bombas de combustível automáticas!! E não me venham dizer que é complicado fazer desta forma… tudo é possível, basta haver vontade para tal.

    1. Avatar de Dani Silva
      Dani Silva

      Já existe este sistema em redes de carregamento no estrangeiro.

      É fácil e mais que possível!!!

      1. Avatar de jota
        jota

        O nosso é um sistema em rede, só que em vez de estar ligado à rede MB, está ligado à rede Mobi-e…

    2. Avatar de jota
      jota

      Com uma app tipo “miio” ou “evio”, tens quase isso, fazes download da app, associas cartão MB, ou crias cartão pré-pago e carregas com MBWay. A partir daí está pronto a usar em qualquer posto de carregamento publico. Mas concordo, seria muito mais simples se os postos estivessem ligados a rede MB.

  7. Avatar de Abel Martins
    Abel Martins

    é uma vergonha nacional a mobie ser detentora da exclusividade da instalação de postos eletricos em via publica. os tesla estao em terrenos privados e fora de mao. o marshoping nao avança por isto mesmo.

    a mobie não só presta um péssimo serviço de manutenção aos postos de carregamento como disponibiliza velocidades de carregamento muito lentas.

    Faz sentido a pplware promover uma empresa que presta um péssimo serviço?

    1. Avatar de jota
      jota

      A Mobi.e vendeu a manutenão dos postos a terceiros (edp,galp,klc etc.), agora funciona como uma espécie de entidade reguladora/centralizadora dos serviços, onde “OPCs” e “CEMEs” se registam.

  8. Avatar de Abílio
    Abílio

    Exclusividades, produtos certificados, rendas garantidas,…, e depois falam mal dos mercados por prestarem maus serviços a preços elevados. Enfim…