Simple Reboot – O melhor reboot de sempre

56 Comentários

Uma das funcionalidades mais utilizadas no mundo dos computadores é a capacidade de reiniciarmos o nosso dispositivo. Seja por questões de segurança, por haver actualizações pendentes ou simplesmente para o cache da máquina ficar limpo qualquer utilizador usa e abusa desta função.

Infelizmente 95% das roms de Android não vêm com uma opção dedicada para se reiniciar o telemóvel, por isso decidi programar uma pequena aplicação para tornar essa tarefa muito mais simples.


A aplicação é muito simples: após o download são criados 3 ícones no app drawer com os nomes “Reboot”, “Reboot Recovery” e “Reboot Bootloader”. A primeira opção reinicia o telemóvel, a segunda reinicia o telemóvel directamente para a recovery, e a terceira opção reinicia o dispositivo para o bootloader.

Algumas coisas a ter em conta:
  • A aplicação não tem interface – criei-a apenas para termos os reboots mais simples possíveis. Se criasse uma UI essa ideia era deitada abaixo;
  • É necessário permissões root para a aplicação funcionar
  • A opção para reiniciar para o bootloader só deverá funcionar com muito poucos dispositivos pois a grande parte tem o bootloader bloqueado. Alguns exemplos de telemóveis com o bootloader desbloqueado: Nexus One, Galaxy Nexus, Nexus S, Transformer Prime…

A aplicação é free e tem retro compatibilidade até à versão 1.6 do Android.

Se houver interesse posso num artigo futuro ensinar como programei esta aplicação.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android 1.6 +
Download: Simple Reboot [20 kB]

qr_reboot

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel Carvalho
    Daniel Carvalho

    Faz muita falta este aplicativo!

    1. Avatar de Hugo Cunha
      Hugo Cunha

      Por acaso faz, mas no meu caso se usar esta aplicação para reiniciar para a recovery, o meu LG Maximo Black com a ROM original ficava com um reset e repunha os dados de fábrica 😛

  2. Avatar de Oli
    Oli

    Muito fixe, simples e funcional.

    Só uma questão, não consegues fazer com que ao ser instalada essas três opções fiquem no menu quando se carrega continuamente o botão de desligar. Pois nem todas as Custom ROMs trazem por default.

    1. Avatar de Francisco Franco

      Não, isso só dá modificando a framework-res.apk do Android.

  3. Avatar de Deus
    Deus

    Gostava se possivel de um artigo sobre como tornar um android root. Obrigado

    1. Avatar de Oli
      Oli

      Isso é relativo, depende do teu smartphone…

    2. Avatar de carlos
      carlos

      isso não existe um artigo que funcione em todos, tens que pesquisas para cada aparelho especificamente

      1. Avatar de Henrique C.
        Henrique C.

        Exacto, e se queres aprender a fazer isso aconselho a pesquisar aqui:

        http://www.androidpt.com/forum/
        ou
        http://www.xda-developers.com/ <- este é onde se vai buscar grande parte da informação diponivel no link anterior. O primeiro é em Português o 2º em Inglês.
        haa e regista-te nos sites para conseguires aceder a todos os recursos que eles disponibilizam.

        Não te esqueças ROOT no telemovel é garantia perdida do telemóvel, no entanto, tal como o processo de fazer ROOT também dá para fazer UNROOT.

        Cumprimentos

    3. Avatar de Luis T.
      Luis T.

      Googla por “xda wiki” na area do forum, ai pesquisas pelo modelo do teu tlm e verás a resposta para todas as tuas perguntas 🙂

      Abr.

  4. Avatar de Rogério Gonçalves
    Rogério Gonçalves

    Apenas para dar conta da humildade do autor: Criei uma aplicação e desde já aviso que é “O melhor reboot de sempre” -.-

    Bom trabalho, é de louvar quem se presta a este tipo de esforços.
    Não usarei, a minha rom tem opção para efetuar reboot, recovery e download (DarkyRom)

    1. Avatar de Joel Santos
      Joel Santos

      É um bocado por aí… Mas pronto.. De resto já foi tudo dito

    2. Avatar de Francisco Franco

      É uma brincadeira, mas se não há sentido de humor tudo bem 🙂

      1. Avatar de Rogério Gonçalves
        Rogério Gonçalves

        Francisco, se também interpretaste o meu comentário com humor, mais mérito te reconheço -.-

        Para bom entendedor, meia palavra (ou um smile) basta

        Um abraço

    3. Avatar de Hélder Ferreira
      Hélder Ferreira

      Eu não sei onde vistes, digamos, uma falta humildade nessa frase.
      O sentido da frase está numa de dar aquele toque de humor ou ironia, querendo realçar de certa forma o bom efeito da aplicação, e não no sentido de inferiorizar o resto.

  5. Avatar de Marco Xavier
    Marco Xavier

    Existe essa funcionalidade em muitas ROMs, mas para quem tem uma ROM que não possua estas 3 funções nativamente, é uma boa alternativa…
    Quanto à parte “Se houver interesse posso num artigo futuro ensinar como programei esta aplicação.”, é muito bem vinda…

    Cumprimentos,
    Marco Xavier

  6. Avatar de Alexandre Reis
    Alexandre Reis

    Essas opções já existem no menu de desligar o telemóvel, na versão 2.3.7 do android.

  7. Avatar de Serva
    Serva

    Francisco ,

    Boa tarde , fantástico , olha que ainda hoje ao almoço estava a falar com um colega de trabalho que por acaso tem um Iphone 4S e parece que foi dos que foi afectado pelos problemas de bateria , e enquanto ele me estava a pedir ajuda para eu verificar as definições e aonde poderia poupar mais energia , comentei com ele que uma das grandes lacunas do Android era não ter uma função simples de reboot , ao fim de uma semana mesmo com todos os aplicativos que tenho e com libertação manual de memoria ram , mesmo assim começava a notar que quando toco pela primeira vez no dispositivo enquanto ele está em standby , o primeiro toque torna-se muito pouco responsivo (se é que este termo existe) , depois tudo voltava ao normal , sendo que se o desligasse e voltasse a ligar só sentiria estes sintomas após uma semana mais ou menos .

    Com esta aplicação fica mais fácil , os meus cumprimentos pela tua ideia fantástica .

    Aceita os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  8. Avatar de limat
    limat

    o meu huawei x3 traz reboot de origem 😀

  9. Avatar de Serva
    Serva

    Eu até fico admirado com os disparates que para aqui são ditos , mais valia estarem calados ou melhor não escreverem nada , acham que o que escreveram é justo para quem está a partilhar com o Blog uma aplicação extremamente útil ? … se já têm Roms cozinhadas , fiquem no vosso canto que não eram para aqui chamados , agora dizer mal do trabalho dos outros é muito fácil , digam-me lá vocês qual foi o vosso contributo para a comunidade , puxem lá dos vossos galões .

    As más educações não se reduzem a palavrões ou insultos , muitas das vezes passa pela falta de respeito que agora mesmo demonstraram .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Rogério Gonçalves
      Rogério Gonçalves

      Excelso, este seu comentário tinha como intuito acrescentar algo de relevante à thread? Lamento, foi mal sucedido. Estou a comentar o seu “comentário” apenas porque o considero inútil e incendiário, até porque me parece que a carapuça não sirva a nenhuma das pessoas que aqui deixou os seus 5cts.
      Pelo seu entusiasmo e toda essa indignação até parece que foi você quem desenvolveu a aplicação.

      Reitero o que disse: Bom trabalho, é de louvar quem se presta a este tipo de esforços. Por certo será melhor a programar do que a escrever titulos de Posts, mas isso é um mérito e não um desprimor.

  10. Avatar de Blizard

    É uma das boas opções extra que vêm nas rom baseadas em cyanogenmod!

    1. Avatar de Joel Santos
      Joel Santos

      Ninguém disse mal do trabalho de ninguém.. Pelo menos da parte do desenvolvimento da aplicação. É certo que já existem apps iguais mas o que eu acho incorrecto é o título desta noticia. Sim é útil para quem não tem outra maneira… Mas daí a ser a melhor..

      1. Avatar de Francisco Franco

        Mas não há melhores reboots nem deixa de haver, é um trocadilho, uma brincadeira… o que quiseres chamar.

        1. Avatar de R@lf
          R@lf

          Ahahahahah!
          Epá, só me consigo rir com alguns comentários acerca do título do post 😀
          Faz lembrar a recente estória, acerca da letra de uma música infantil, cantada numa escola 😛
          Enfim…
          De resto, boa aplicação, para quem não tem essa opção por defeito, ou outra ROM no equipamento.
          Continuação do bom trabalho.
          Conselho ao autor: para evitar futuras… “confusões”, é melhor meter uma chamada de atenção, à frente da expressão, que diga – “Nesta expressão foi utilizada a figura de estilo – ironia” XD

  11. Avatar de Henrique C.
    Henrique C.

    Francisco Franco estou interessado em ver a programação deste programa.
    Deve dar para pôr com certeza no menu quando se carrega no botão de power…ainda tento fazê-lo se tiver tempo 😛

    Já agora, se instalarem

    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.jim2

    esta aplicação, conseguem criar um widget personalizado e assim usando os apk’s que o Francisco Franco criou podem colocar como shortcut’s no widget e têm a UI :P…funcionou no meu SGS plus 😉

    1. Avatar de Francisco Franco

      Isso de colocar as opções no power menu faz se na framework-res.apk do Android 😉

  12. Avatar de estigonhof
    estigonhof

    a vantagem de ter iPhone é nem fazer a menor ideia de quando foi a última vez que o reiniciei.

    1. Avatar de cartoon
      cartoon

      Eh! Eh! Isso resolve-se bem. Na farmácia há excelente ampolas para a memória ;D

    2. Avatar de Marco Xavier
      Marco Xavier

      No Android vou a Settings » About phone » Status » Up time e diz lá 😛

    3. Avatar de Artur Mendes
      Artur Mendes

      é sempre bom saber que existe pelo menos uma vantagem de usar um iphone eu pessoalmente desconhecia da existência das mesmas. Até porque o meu android tem um uptime invejável. Só o reinicio quando lhe quero por uma rom nova.

  13. Avatar de Serva
    Serva

    Claro andas sempre com o carregador atrás .

    Serva

  14. Avatar de Serva
    Serva

    Sabes uma coisa tenho mais de 300 aplicações instaladas muitas delas com ligações a Blogosfera e tenho quase 32 GB de música , tudo álbuns com as respectivas capas , agora não me venhas dizer que não reinicias o teu Iphone porque então ainda deve estar virgem .

    Serva

    1. Avatar de Tiago Dias

      Serva,

      Num iPod Touch tive mais de 500 aplicações instaladas, com bastante música, meia dúzia de filmes..

      Passei meses sem reiniciar.

      Não tou a dizer que é melhor que o Android, ou pior, ou seja o que for.. só estou a dizer que sim, é possível. (sem estar “virgem”, como disseste)

  15. Avatar de Serva
    Serva

    Henrique excelente aplicação , são tantas e gosto de muitas , tenho de me começar a moderar , já tenho 4 launchers instalados , widgets meteorológicos de bateria , fundos animados , aplicações financeiras , qualquer dia esgoto a memoria Ram e não posso ir a loja de informática comprar mais um pente de memoria , mas essa aplicação tem de cá morar .

    Serva

  16. Avatar de Serva
    Serva

    O meu post era mais direccionado para o @Rogério Gonçalves , mas tu secundaste , certo , ora lê bem o que ele escreveu ?

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Oli
      Oli

      Serva, aceita esta critica de bom agrado, mas quando queres responder aos comentarios, carrega no responder e não faças novo post.

      Abraço…

  17. Avatar de João "ZyLoR" Santos
    João “ZyLoR” Santos

    Francisco uso o teu kernel no Galaxy Note (tenho a CheckRom eheh)

    Não fazia a mínima ideia que também fazias parte do pplware! Gostei de te ver aqui sinceramente 🙂

    Abraço

      1. Avatar de João "ZyLoR" Santos
        João “ZyLoR” Santos

        Visito o pplware e o XDA diariamente e adorei ver o teu nome por estas bandas eheh

        Um grande abraço e continua o bom trabalho 🙂

        1. Avatar de Mário Cardoso
          Mário Cardoso

          Desculpa meter-me, mas não podia deixar de comentar… se visitas este blog diariamente então já devias ter reparado nos vários artigos que o Francisco já escreveu 😉

  18. Avatar de Josefino Marilio
    Josefino Marilio

    Boa cena!
    É ensinar como se faz isso para eu também começar a programar o meu android.

    1. Avatar de Francisco Franco
    2. Avatar de LuiSousa

      Nunca tinha programado para Android e há coisa de um mês fiz este jogo http://slideme.org/application/shoot-duck não tá nada de especial, tem um bug ou outro, mas quando já se tem conhecimentos de programação, é só vasculhar a internet à procura de informações sobre a plataforma Android e começar a escrever… 🙂

      1. Avatar de Francisco Franco

        Boas. Podiamos fazer um artigo sobre a tua aplicação. Envia-me um email para francisco.franco@pplware.com.

      2. Avatar de Artur Mendes
        Artur Mendes

        LuiSousa seria possível me indicar como e onde devo ir para começar a desenvolver as minhas aplicações / jogos?

        Tenho algumas ideias em mente, sei programar em outras linguagens mas nunca toquei em programação para android

  19. Avatar de VitorCampea
    VitorCampea

    “O melhor reboot de sempre” trolololol

  20. Avatar de Luís
    Luís

    Devia ter pelo menos uma confirmação, para evitar que o utilizador clique por engano e normalmente, acontece quando se está com mais pressa em fazer algo e pumba, clique ao lado e reboot.

  21. Avatar de Zeze
    Zeze

    Muito bom mesmo, vai dar jeitão
    Já agora, um pouco de off-topic se me permitem: Há alguma ROM já estável do Android 4.0 (mais especificamente para Optimus Boston)?

  22. Avatar de Valente
    Valente

    Usava o “Quick Boot” para reboot simples no Asus TF101 mas este não vai à recovery nesta opção.
    Para a recovery usava o “Reboot2recovery”.
    Mas vamos lá a passar a usar “O melhor reboot do mundo, digo, de sempre”. Já está no TF.
    E o botão “Donate to me” onde está? eh eh eh

  23. Avatar de Valente
    Valente

    Eu gostava era de ter um botão assim que me apagasse toda a tralha que está na cache do Gmail para que quando se faz um backup de Rom este não fique mais gordo com ela. Para já tenho ido manualmente apagá-la em:
    /data/data/com.google.android.gm/cache/xxxxx@gmail.com/tralha
    Está aqui tudo, pps, jpg, doc, wav…
    Numa restore volta tudo para o mesmo local se não se apagou.

  24. Avatar de @lmx
    @lmx

    boas…
    antes de mais parabéns pela aplicação.
    será possivel utilizar os runlevels do sysvinit por exemplo e fazer um init 6 ?
    estou a tentar com o terminal emulator e não consigo…qual será o init do android?

    cmps

  25. Avatar de Marco
    Marco

    Boa App, apesar da minha ROM ja ter reboot!

    Fico a espera desse tal artigo! 😉

  26. Avatar de Renato
    Renato

    HTC Desire

    Rom INSERTCOIN

    Já tráz estas opções e são bem úteis, portanto é de louvar a aplicação nas outras roms através desta aplicação.

    Cumps.

  27. Avatar de KnoKer
    KnoKer

    Comprei ha uns dias um Galaxy S plus, ainda não consegui fazer root, vi alguns tutoriais mas tendem a não funcionar ou o exe não estar disponivel.
    Alguem me pode dar uma ajuda?

    Cumps

  28. Avatar de Gonçalo Lavadinho
    Gonçalo Lavadinho

    porreiro. embore acho que devesse ter uma janela de confirmação, para não se fazer reboots ao engano, mas estou a usar no tablet.

    1. Avatar de Gustooo
      Gustooo

      Parabéns esta quase 5 ***** só falta mesmo a janela de confirmação.