Cisco Portugal em entrevista exclusiva ao Pplware

23 Comentários

…a melhor empresa para trabalhar em Portugal

A Cisco Portugal foi a grande vencedora da noite dos prémios Great Place to Work Institute, tendo sido considerada a melhor empresa para trabalhar em Portugal, um privilégio que está apenas ao alcance de empresas que desenvolvam práticas de recursos humanos excepcionais. A Cisco destacou-se como a única empresa que conseguiu ganhar em 3 categorias diferentes, tendo sido galardoada como Melhor Empresa para Trabalhar em Portugal, a Melhor Empresa para as Mulheres Trabalharem, e recebeu uma menção honrosa em Responsabilidade Social.

Para sabermos mais sobre as estratégias usadas pela empresa e reacção dos funcionários aos prémios conseguidos, elaboramos algumas questões que foram respondidas pela Cisco Portugal.

Cisco

As seguintes questões foram colocadas à Cisco Portugal, tendo sido respondidas pela Responsável de Recursos Humanos na Cisco em Portugal, Andreia Rangel.

Quantos colaboradores tem actualmente a empresa em Portugal? Existem muitos do sexo feminino?

[Cisco] Actualmente, a Cisco tem cerca de 250 colaboradores, de 23 nacionalidades diferentes distribuídos por vários projectos internacionais de apoio a Parceiros, Vendas e Recursos Humanos, para além da operação Cisco Portugal, dos quais a percentagem de mulheres é de 57%.

Que estratégias a empresa adopta, de forma a conseguir ser uma das mais aliciantes empresas para trabalhar?

[Cisco] Uma das características que torna a Cisco uma empresa bastante atraente é a nossa política de recursos humanos muito focada na preocupação com as pessoas e com o seu bem-estar, colocando sempre os seus colaboradores em primeiro lugar. Na Cisco, a flexibilidade de trabalho, através de ferramentas que garantem a eficácia, a partir de onde e quando o colaborador quiser trabalhar, adicionando a grande preocupação com as pessoas, o espírito de entre ajuda, os benefícios, a formação, as oportunidades de carreira além fronteiras e ainda a segurança que a empresa transmite aos colaboradores, são os ingredientes essenciais para ser considerada quase como uma segunda casa pelos seus colaboradores. Salientaria, ainda, a total transparência que existe na empresa e que permite uma comunicação a todos os níveis e em ambos os sentidos.

Como reagiram os colaboradores a esta distinção de melhor empresa?

[Cisco] Com bastante entusiasmo. Todos ficámos muito orgulhosos, não só pelo prémio em si mas pelo reconhecimento de que a Cisco valoriza o capital humano, que é para nós o único capital que temos. Os outros primeiros lugares que conquistámos: Melhor empresa para trabalhar na categoria de 100 a 250 pessoas, Melhor empresa na categoria responsabilidade social, Melhor empresa na categoria sustentabilidade, são também um reflexo do trabalho continuo que a Cisco tem feito em Portugal nos últimos anos.

Como se mantêm os colaboradores motivados?

[Cisco] Na Cisco acreditamos que com maior liberdade conseguimos maior responsabilidade e produtividade. Trabalhamos na sustentabilidade do que fazemos, na utilização das energias, mas também preocupamo-nos em ensinar a todos com quem lidamos como o fazer.

Existe um crescente interesse em trabalhar numa empresa como a CISCO?

[Cisco] Seguramente, que sim. A Cisco continua a ser uma empresa única para trabalhar, pela total transparência dos processos, pelo investimento e relevância que tem ganho no nosso país e por ser um grande player no mercado das TICs. Um verdadeiro exemplo de inovação, sustentabilidade, recursos humanos e notoriedade. Por exemplo, quando há quatro anos lançámos o projecto Hércules, recebemos mais de 2.000 candidaturas para os 60 lugares que tínhamos disponíveis .

Qual o impacto que esta distinção tem no funcionamento da empresa? Ou pelo contrario é apenas uma recompensa pelo vosso trabalho?

[Cisco] A distinção é um reconhecimento claro do nosso trabalho e da forma como o fazemos que contribui significativamente o entusiasmo de todos os colaboradores, que assim ficam mais motivados.

Que projectos/estratégias tem a  CISCO Portugal para o futuro?

[Cisco] Este ano é importante motivar o nosso capital mais importante, os colaboradores, transmitir-lhes transparência, confiança e positivismo para garantirmos um sentimento de maior tranquilidade, entrega e aposta, e simultaneamente satisfação. Em suma, na Cisco a estratégia é  trabalhamos com a ambição de continuar a crescer nas diferentes arquitecturas em que nos posicionamos e garantir que Portugal continuará no mapa de investimento da Cisco Global.

Em nome do Pplware, gostaria de felicitar a Cisco Portugal e agradecer a disponibilidade para a entrevista.

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Krasy
    Krasy

    o melhor da cisco é aquela magnifica sala de conferencia adorei

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    O importante é a transparência loll

  3. Avatar de Marisa Pinto

    Deu-me vontade de ir trabalhar para lá! 🙂

  4. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    Espero que daqui a ~1 estejam a contratar. Gostava muito de vir a trabalhar para a Cisco por todos os motivos referidos aqui e pela sua área de trabalho.

    Cumps!

  5. Avatar de Ruben Ribeiro
    Ruben Ribeiro

    Estive no EMEA Netriders em 2011 e adorei sala de conferencias (simplesmente espétacular) e claro os laboratórios. Condições de trabalho são simplesmente otimas.. tipo jogamos XBOX e WII… Pessoal de várias nacionalidades a trabalhar lá que da é muito bom para trocas culturais. Simplesmente adorei. Depois claro o meu 7º lugar Europeu e 36º no EMEA. Cisco MIND WIDE OPEN

  6. Avatar de Miguel Almeida
    Miguel Almeida

    Grande empresa! Faz falta haverem mais assim. Parabéns pela distinção!

  7. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    É claro que, empresas deste tipo são um exemplo para o nosso país, sobretudo para demonstrar que o problema não está nos trabalhadores mas sim nas práticas de gestão, planos salariais, políticas de prémios, etc.

    Quanto ao prémio, não pondo em causa a categoria da CISCO parece começar a banalizar-se o modelo.

    Ainda em Fevereiro, a revista exame, de acordo com o estudo feito pela Accenture nomeou a Xerox como a melhor empresa para trabalhar em Portugal!

    Deveriam uniformizar critérios ou clarificar melhor os títulos das notícias. Isto acaba por não ser credível para a o opinião pública!

    Bem hajam!

  8. Avatar de Vítor M.

    Sem dúvida que existem em Portugal empresas com carisma, percepção de futuro e sentido de exigência. Tenho a Cisco como um exemplo desses atributos.

    Parabéns à Cisco pela sua atitude.

  9. Avatar de Jorge de Castro
    Jorge de Castro

    Sala de audiências fenomenal, quanto mais a vista sobre Lisboa que é totalmente arrebatadora. E a forma como o edifício está construído e organizado por dentro, fenomenal.

    A Cisco premeia a excelência pelo trabalho realizado o que é excelente para ser colaborador da empresa.
    Parabéns PPLWARE. 😉

    1. Avatar de carlos
      carlos

      Vista sobre lisboa o edificio fica no Lagoas Park em Oeiras, e esses edificios são quase todos iguais.

  10. Avatar de Deus
    Deus

    Acho que dentro da minha área é uma das empresas mais interessantes para trabalhar. Espero num futuro ter essa oportunidade…

  11. Avatar de Fábio Campos
    Fábio Campos

    Uma das empresas que também acho muito interessante é a Critical Software! Sedeada em Coimbra, têm parcerias com grandes empresas mundais como por exemplo a Nasa ou o exercito americano!

  12. Avatar de Opinante
    Opinante

    É interessante e toda a gente quer ir trabalhar para lá.
    O que me faz confusão é que não se diz em lado nenhum o que se faz na Cisco Portugal.
    A Cisco Global é uma empresa de redes e serviços de internet, mas em Portugal é o quê? Apenas vendas e suporte? Ou realmente existe alguma actividade de tecnologia?

  13. Avatar de Tretas
    Tretas

    Acho uma grande treta os criterios para melhor empresa para trabalhar, pois no fim de contas o que interessa a um trabalhador para além das condições de trabalho é o salario! A maioria destas empresas, tem edificios muito bonitos, ha e tal jogas wii, na area de lazer, mas depois os salarios são muitas vezes até abaixo da média, com a justificação de ter flexibilidades e boas condições, e aumentos não existem ao longo dos anos…

    1. Avatar de Jose Ferreira
      Jose Ferreira

      Não digas o que não sabes…

      A cisco paga muito bem, bem acima da media nacional….

  14. Avatar de sérgio
    sérgio

    alguém já tirou algum curso com certificado cisco?

    1. Avatar de Pedro Pinto
      1. Avatar de sérgio
        sérgio

        onde foram feitos?

    2. Avatar de Tiago

      Eu estou a tirar um curso, onde engloba um certificado cisco.

      1. Avatar de Tiago

        MastarD, em Portugal existe no Porto e em Lisboa…

        1. Avatar de sérgio
          sérgio

          e que tal?