Samsung sofre a maior queda desde o escândalo Galaxy Note7

52 Comentários

Com o fim do mês de janeiro chegam-nos múltiplos relatórios oficiais das mais variadas fabricantes. Agora, assistimos à publicação do relatório anual da Samsung para o ano de 2018 e o cenário é pouco positivo para a fabricante Android.

De acordo com os dados da própria empresa, desde que rebentou o escândalo do Samsung Galaxy Note7 que a marca não passava por uma quebra tão acentuada nas vendas de smartphones. Ainda assim, há mais ilações a ser daqui retiradas.

Samsung, smartphones, Samsung Galaxy, Android, Galaxy Note7

Em primeiro lugar, no último trimestre de 2018, as vendas foram 20% mais fracas, comparativamente com o período homólogo de 2017. Por outras palavras, a marca vendeu menos smartphones Android durante este intervalo de tempo.

O trimestre negro para a Samsung – outubro a dezembro de 2018

Consequentemente, os lucros auferidos durante este mesmo trimestre caíram 29%, mais uma vez, face ao período homólogo de 2017. Ainda assim, o panorama anual foi positivo, ainda que por uma pequena margem.

Com efeito, o conglomerado sul-coreano conseguiu aumentar em 1.75% as suas receitas anuais face ao ano de 2017. Por sua vez, o lucro final para a Samsung aumentou também, aqui em 9.77%, uma cifra já bastante considerável.

A Samsung é composta por várias divisões

Relembramos que a Samsung é constituída por várias divisões na qual a Mobile é uma das mais icónicas. Podemos ainda enumerar, a título de exemplo, a Consumer Electronics (CE), IT & Mobile Communications (IM), Device Solutions (DS) e a Display Panel (DP).

Contudo, foi também a divisão responsável pelos seus smartphones e dispositivos móveis, aquela que pior prestação teve durante o ano. Em seguida podemos atentar na tabela divulgada agora pela fabricante de smartphones Android.

Samsung, smartphones, Samsung Galaxy, Android, Galaxy Note7

Olhando para a sua prestação, trimestre a trimestre e ano a ano, a Samsung Mobile registou quebras de receitas e de lucros. Ainda assim, a gigante sul-coreana denota um abrandamento transversal a todas as suas divisões, ainda que com diferentes intensidades consoante o departamento em questão.

Os smartphones Android da Samsung continuam a liderar

Ao compararmos a prestação dos seus smartphones Android entre 2017 e 2018 temos uma queda de 5.8% no volume de dispositivos móveis vendidos. Ademais, temos também uma queda de 14% nas receitas obtidas com a venda destes dispositivos.

Samsung, smartphones, Samsung Galaxy, Android, Galaxy Note7

No seu relatório e de acordo com as suas justificações, a Samsung aponta a diminuição na demanda por chips, memórias e semicondutores como principais causas da quebra nas vendas e, consequentemente, do lucro obtido.

Foi o pior trimestre desde o Samsung Galaxy Note7

Só durante o terceiro trimestre de 2016 é que a Samsung registou uma quebra similar nas vendas dos seus smartphones Android. A marca não se coíbe de apontar isso mesmo, apesar de se mostrar confiante no futuro com o Galaxy S10.

A marca enfrentou também uma maior concorrência no que à produção de ecrãs para dispositivos móveis diz respeito. Ademais, salienta também um aumento na concorrência na produção de chips de memória, entre outros componentes.

Por fim, a marca já antevê novas perdas durante o primeiro trimestre de 2019. Ao mesmo tempo, coloca as suas esperanças nos Samsung Galaxy S10 que apresentará em fevereiro, no seu evento Unpacked e que deverão chegar ao mercado no início de março.

A fabricante de smartphones Android estima também que o seu departamento de televisões e soluções de memória e armazenamento passem por um período de estagnação. Contudo, a partir do segundo trimestre de 2019 contam com uma recuperação do mercado.

Poderá o Samsung Galaxy S10 ser tudo aquilo que a marca espera dele?


Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PGomes
    PGomes

    Aposto que a ideia de vender o Galasy 10 por quase 2000 euros vai ajudar a melhorar vendas…..

    1. Avatar de Gilson
      Gilson

      Eu não compro mais, tive problema de garantia não assumida pela Samsung

  2. Avatar de MarioM
    MarioM

    Continuem a vender smartphones com preços de Tvs de 65″ que vão ver como a vendas sobem.

  3. Avatar de José Lopes
    José Lopes

    Tudo tem um fim…
    Na tecnologia os ciclos demonstram que as coisas mudam com o tempo..

  4. Avatar de V.T.
    V.T.

    Penso que esta quebra nas vendas de smartphones é geral, logo nada que ninguém não estivesse à espera!

    1. Avatar de ze
      ze

      Huawei, Xiaomi… acho que não tiveram quebra de vendas

      1. Avatar de ARKAN
        ARKAN

        Mas elas tem sim, na china os baldes de cuspes viviam cheios de smartphones dessas marcas, e outras bem genericas. EU não compraria xioami, oppo, e outras chinesas devido ao sac, pq se ate lg e samsung já dão problemas após garantia, imagina xiaomi…

        Eu não me adapto bem com ela, e nem asus.

        Mas o principal queda é dinheiro anda escasso, e aí povo prefere poupar que ter um top de linha.

        1. Avatar de Silvanio
          Silvanio

          Já usei dois Asus e troquei todos os smartphones da casa por Xiaomi. Todos satisfeitíssimos, deixando pra trás Samsung e Motorola.
          Obsolescência programada e perceptiva atuam de forma constante no mundo.
          Não existe algo tão perfeitamente durável, a relação hoje precisa ser viável em termos de competitividade, unindo qualidade e preço.
          Encontrei qualidade e custo x benefício sem igual. Temos Mi8, Mi A2 e Redmi Note 5.
          Já tive Galaxy Note, minha esposa um Top da Motorola e meu filho estava com um J7 Prime.
          Te digo que nada se compara aos Xiaomi considerando essa economia de que você fala,. verdadeiramente

      2. Avatar de ARKAN
        ARKAN

        Mas elas tem sim, na china os baldes de cuspes viviam cheios de smartphones dessas marcas, e outras bem genericas. EU não compraria xioami, oppo, e outras chinesas devido ao sac, pq se ate lg e samsung já dão problemas após garantia, imagina xiaomi…

        Eu não me adapto bem com ela, e nem asus.

        Mas o principal queda é dinheiro anda escasso, e aí povo prefere poupar que ter um top de linha.

        1. Avatar de ze
          ze

          ARKAN ? Tens “top de linha” de várias marcas! Tenho um Xiaomi +2 anos e uns mais antigos na família e até agora todos a funcionar! Não existe grandes diferenças de construção entre um Xiaomi e um Samsung. Podes ver o exemplo dos recentes modelos Mi Mix 3, redmi note 7…
          LG, Asus isso ainda existe?

      3. Avatar de V.T.
        V.T.

        No geral o mercado de smartphones retraiu.

  5. Avatar de Nilda Ribeiro Lino
    Nilda Ribeiro Lino

    Samsung, não compro mais já tive dois que deu problemas na placa um absurdo pra conserta, acaba a garantia ai começa a dor de cabeça, eu amava essa marca, mais não compro mais, tenho um J7 PRIME com 1 ano de uso nunca caiu e esta com problema na placa

    1. Avatar de V.T.
      V.T.

      Deves ter tratado bem o teu Samsung e depois queres milagres?

  6. Avatar de Nilda Ribeiro Lino
    Nilda Ribeiro Lino

    Samsung, não compro mais já tive dois que deu problemas na placa um absurdo pra conserta, acaba a garantia ai começa a dor de cabeça, eu amava essa marca, mais não compro mais, tenho um J7 PRIME com 1 ano de uso nunca caiu e esta com problema na placa

  7. Avatar de Nilda Ribeiro Lino
    Nilda Ribeiro Lino

    Samsung, não compro mais já tive dois que deu problemas na placa um absurdo pra conserta, acaba a garantia ai começa a dor de cabeça, eu amava essa marca, mais não compro mais, tenho um J7 PRIME com 1 ano de uso nunca caiu e esta com problema na placa

  8. Avatar de Leonardo alves
    Leonardo alves

    O engraçado é q um objeto tão pequeno..custa uma fortuna…em quanto isso eles vende TVs muito mais barato q um celular.como ex…65polegada custa a base 3500..q possui mais vantagem do q um celular..q faz praticamente o q um celular faz…

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      É um pouco complicado levar uma TV de 65″ no bolso. Creio tbm que seja difícil tira uma foto.

    2. Avatar de alguem por ai
      alguem por ai

      se pensas assim entao percebes tudo ao contrario… nao achas k é mais dificil por tanta tecnologia dentro do teu bolso como supostamente tem um pc ?e uma tv de 65 polegadas faz praticamente tudo que o telemovel faz? vai la ao banco online numa tv?leva a tv pa rua e tenta mandar msgs?e por fim tenta entrar com uma tv de 65polegadas dentro do carro para ela ligar com o maos livres e poderes atender chamadas enquanto conduzes…

    3. Avatar de Luís Pacheco
      Luís Pacheco

      Muito bom… O meu filho de 6 anos não diria melhor. Eu acho que você é analista profissional. Acertei?

  9. Avatar de Vinicius
    Vinicius

    Bem, me parece que houve uma queda geral, todas as empresas do mercado tiveram quedas, salvo algumas chinesas, mas é aquilo, 1 vendido pra quem vendia 0 é 100% de aumento.

  10. Avatar de Vinicius
    Vinicius

    Bem, me parece que houve uma queda geral, todas as empresas do mercado tiveram quedas, salvo algumas chinesas, mas é aquilo, 1 vendido pra quem vendia 0 é 100% de aumento.

    1. Avatar de Silvanio
      Silvanio

      Em 2018, Huawei e Xiaomi cresceram mais de 40% nas vendas de smartphones… Das chinesas eu confio nessas duas marcas.

  11. Avatar de Alberto Jorge Cavalcanti
    Alberto Jorge Cavalcanti

    Estou com um prb S7 edge black piano 128 giga acabou a garantia e em seguida queimou placa conserto na assistência Samsung 1.450 estou enviando para Samsung SP para uma solução desse absurdo de preço pra consertar , espero a compreensão deles sempre tive os tops dos smartphone portanto espero solução !

  12. Avatar de Alberto Jorge Cavalcanti
    Alberto Jorge Cavalcanti

    Estou com um prb S7 edge black piano 128 giga acabou a garantia e em seguida queimou placa conserto na assistência Samsung 1.450 estou enviando para Samsung SP para uma solução desse absurdo de preço pra consertar , espero a compreensão deles sempre tive os tops dos smartphone portanto espero solução !

  13. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Pois, pois, Apple vende mais de 50 milhões de smartphones no último trimestre também em grande crise? Enfim, acho os jornalistas de economia deveriam tomar uns comprimidos para relaxar. Tudo o que sobe acaba por descer. Ordem natural das coisas.

    1. Avatar de Rui Bacelar
      Rui Bacelar

      Exato, não há crescimentos infinitos.

  14. Avatar de diogo
    diogo

    so que uma tv de 65″vc naonpode levar no bolso ne?

  15. Avatar de Joao Pestana
    Joao Pestana

    Tenho um samsung S7 ha 2 anos, proximo telemovel nem pensar dar mais do que 300€ !! Porque ? Vamos ser sinceros, ha diferenças entre um telemovel top gama e um de 300€ ? Imensas, mas será mesmo que compensão ! NÃO ….. Quando mais pessoas comprarem telemoveis de top mais caros serao .

  16. Avatar de Jose luiz
    Jose luiz

    Tenho dois S8 bons aparelhos pena que dão problemas de tela um dele ja trocou o display e novamente apresentou o mesmo defeito e agora os dois estão com manchas nas telas,sem dizer que valores absurdos , gosto da Samsung era fiel a essa marca a 10 anos agora eu ja não quero mais.Outras marcas ja anunciam aparelhos superiores e melhores preços.

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      Onde compraste? Tenho vários conhecidos com S8 (desbloqueados de origem) e inclusive um cá em casa e zero problemas…

    2. Avatar de Paulo Trindade
      Paulo Trindade

      Tenho um S8 HÁ 11 meses. Zero problemas.

    3. Avatar de V.T.
      V.T.

      Tenho um S7 com quase três anos e problemas zero!

  17. Avatar de Carlos Violas
    Carlos Violas

    Tanta escolha e máquinas incríveis por preços acessíveis. Boa Sorte Samsung.

  18. Avatar de Thiago
    Thiago

    Tenho Xiaomi há 1 ano não quero outro celular eu tinha um notorola g4 Plus, Android puro como dizem.
    Peguei um xiaomi, Readi mi note 5, já caiu no chão um monte de vezes e tá ótimo sem queda de performance, nunca mais pago por marca.

  19. Avatar de Danilo
    Danilo

    Quem vai querer comprar um dispositivo da Samsung que está cheio de bloatwares (muito deles impossíveis de serem removidos sem root) e fazendo root perde-se a opção de fazer atualizações via OTA. Ou seja, tudo planejado pra deixar o sistema inseguro.
    Ou usa os bloatwares da Sanguesuga ou fica com smartphone à deriva da insegurança.

    Ah, claro. Se for usar uma custom rom, irá perder a maior parte das funcionalidades, como a qualidade da camêra da Samsung que é escrito em código fechado.
    Custom rom = Ganhas em liberdade e segurança, mas perdes em funcionalidades.

    1. Avatar de V.T.
      V.T.

      Larga a droga rapaz, esses ódios ainda te deixam louco… ainda mais louco queria eu dizer.

      1. Avatar de Danilo
        Danilo

        Culpa da Sanguesuga

  20. Avatar de nomadewolf
    nomadewolf

    Finalmente as pessoas começam a perceber que Samsung é Samxunga…

    1. Avatar de V.T.
      V.T.

      Mete tabaco nisso, dor de cotovelo só pode ser!

    2. Avatar de alguem por ai
      alguem por ai

      tal e qual como o iphone,que teve queda nas vendas,secalhar as pessoas tambem ja chegaram a conclusao que aquilo nao vale tanto dinheiro quanto pedem.

  21. Avatar de Fabio
    Fabio

    Com a popularização dos telefones da xiaomi e mais a Huawei melhorando tbm, vai ficar difícil para a Samsung,tenho um Xiaomi mia1 e outro redmi note 5 um ótimo custo benefício

    1. Avatar de V.T.
      V.T.

      A minha cunhada tem um Xiaomi A1 e é um bom aparelho pelo preço, mas repara que não tem nenhum tipo de proteção contra poeiras e água, o ecrã é mediano e o processador mais do mesmo, por isso nunca se poderá comparar com topos de gama… nunca!

      1. Avatar de ze
        ze

        V.T. Tens que comparar topo de gama com outro topo de gama. O Mi A2 não é o topo de gama da Xiaomi. Tens o Mi8 Pro ou o Mi Mix3! Podes ver videos de teste a poeira, água. Ecrã Amoled + processador de topo! Até podes ver os testes ao modesto redmi note 7 (130€China)

        1. Avatar de V.T.
          V.T.

          Só respondi ao comentário em que estão a tentar um A1 com a… Samsung!

  22. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Claro!!… Apareceram quando o “tuga” estava em baixo em finanças, e até que não se portaram mal. Nós adaptamo-nos bem a qualquer coisa…

  23. Avatar de Enéas
    Enéas

    A Samsung fechou todas as lojas autorizadas no estado da Paraíba. Eu mesmo não compro mais produtos da marca .

  24. Avatar de Elkido Gonçalves
    Elkido Gonçalves

    Eu tive um Samsung Galaxy S4 em 2013…. Foi caro e foi o que mais problemas deu…o melhor que tive é o meu actual Xiaomi Mi 8 de 128 Gigas….em termos de qualidade/preço/velocidade é insuperável por qualquer Samsung… custou 300 e tal euros e já tem Android 9 Pie há 1 mês e faz 302 000 pontos no AnTuTu Benchmark….o Samsung Galaxy Note 9 vendido na Europa é um burrinho… só faz 245 000 pontos no AnTuTu Benchmark.A nível de Speedtest tb o Xiaomi Mi 8 com Android 9 Pie é quase imbatível… apenas o Huawei Mate 20 Pro o bate mas já tem um processador de nova geração de 7 nanómetros… agora imaginemos um XIAOMi Mi 9 com Snapdragon 855 de 7 nanómetros…vai voar.. .

  25. Avatar de Gil
    Gil

    Vender e vender actualizar os androids e mentira !! máquinas potentes para ficarem com android em versão antigas . Porém versões recentes e uma miragem. Bem feito . Bem vindo xioumi. Para mim acabou samsung.

  26. Avatar de Glória trindade
    Glória trindade

    Comprei uma tv sansung 40 polegadas, quando completou 1ano queimou, ninguém assumiu a responsabilidade pelo defeito, eu fiquei no prejuízo, odeio a sansung, estou sem tv até hoje. Quero que a sansung quebre.

    1. Avatar de V.T.
      V.T.

      Não acredito e mais, chamo-te mentiroso à frente de tudo e todos!

  27. Avatar de Pedro
    Pedro

    Gil chama-se a isso: “obsolência programada”.
    Samsung vende j5 e j7 que ao nível de custo/benefício é uma vergonha aquele hardware! Pobre consumidor, gosta do ar mais retro dessas versões? Creio que sim.
    Vêem com software atualizado sim, mas em desempenho não ganham a um Galaxy S4 de 2014.
    Equipamentos novos com 2gb de RAM e 16gb de rim e pontuações AnTuTu não superiores a 45mil!
    S4 morreu oficialmente no Lollipop.
    Mas sem ser oficial roda Oreo sem problemas.

  28. Avatar de ze
    ze

    Apesar de ter um smartphone Xiaomi e não trocar por Samsung, tenho outros produtos da Samsung e não tenho nada a reclamar, pelo contrário, são muito bons!