Facebook – O fim da rede social estará próximo?

37 Comentários

A rede social mais popular do mundo até ao momento é o Facebook. No entanto, a criação de Zuckerberg popularizou-se de tal forma que começou a afastar utilizadores.

Agora o abrandamento é notório e são os mercados mais importantes para a rede que estão dar estes sinais.


O Facebook continua a ser uma empresa colossal, com milhares de milhões de utilizadores espalhados pelo mundo. Aliás, neste momento, o Facebook terá cerca de 2,3 mil milhões de utilizadores mensais ativos.

O Facebook pode já ter atingido o seu apogeu

Colocando esta cifra em perspetiva, atualmente existirão 3,9 mil milhões de pessoas com acesso à Internet, de acordo com os dados da International Telecommunications Union. Algo que nos mostra a escala desta rede social.

Contudo, tal como aponta esta agência de análise do mercado, a desaceleração do seu crescimento era inevitável. Sobretudo quando a quantidade de utilizadores ativos mensais já se compara ao número da população mundial.

Apesar de ser uma inevitabilidade, o Facebook tem passado por uma das suas fases mais conturbadas. Com escândalo atrás de escândalo no que ao tratamento e privacidade das informações dos seus utilizadores diz respeito.

Agora, o seu crescimento abranda nas zonas que, por norma, geram o maior volume de receitas para a rede social. Mais concretamente, o mercado norte-americano e europeu.

Estados Unidos, o mercado mais rentável para a rede social

De acordo com os dados desta agência, durante os últimos três meses, a rede social conseguiu 2 milhões de novos utilizadores nos Estados Unidos da América. Já na Europa, esse valor situou-se nos 5 milhões de novos utilizadores.

Paralelamente, no trimestre passado a rede social gerou 50% e 25% das suas receitas nestes dois mercados. O seu abrandamento é, portanto, um sinal preocupante para a rede social de Mark Zuckerberg.

Para o Facebook, um utilizador norte-americano é extremamente valioso, sendo a sua fonte de rendimento maioritária. Em média, cada um destes utilizadores gerou 34,86 dólares para a empresa. Em contraste, um utilizador da região asiática, gerou 2,96 dólares.

Entretanto, Mark Zuckerberg já se pronunciou sobre o próximo grande passo da sua rede social.


Zuckerberg fala da fusão do Facebook Messenger, WhatsApp e Instagram

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mateus Pinto
    Mateus Pinto

    A gênese do Facebook deu muita polêmica já que o indivíduo parece ter usurpado a ideia doutra pessoa, agora com tudo o que se viu e vê, mais provas dá do mau caráter que é e mais indícios de que é mesmo pessoa para ter roubado a ideia dum amigo.

    Para mim pode ser rico mas vale zero, o mesmo que uma pedra no passeio.

  2. Avatar de Ze
    Ze

    O grosso das pessoas que usam o Facebook estão completamente alheios às polémicas que têm surgido nos últimos tempos. O Facebook está longe de acabar. Mas muito longe mesmo.

  3. Avatar de Silvio Guerrinha
    Silvio Guerrinha

    “O facebook está longe de acabar”,? Diz esse ZE. Você usa internet há quanto tempo, dois anos? lol.
    Eu sou webmaster, sei desenvolver websites e redes sociais caso necessário, ando na internet há vinte e dois anos, recordo-me que em Portugal ainda tinham “nascido” sites como aeiou e sapo, e a rede social do momento era o Hi5, vi dezenas de mega-sites (com milhões de acessos mensais) desaparecerem da internet. Um lema (ou provérbio) que se ouve muito em webdesign ou informática é “NADA DURA PARA SEMPRE”, eu vi sites bilionários desaparecerem da noite pare o dia. Repare o yahoo era o maior motor-de-busca do mundo e portal de notícias e tinha os yahoo groups (uma espécie de foruns e redes sociais) e “morreu” literalmente quando surgiu o google. O HI5 e ORKUT eram grandes redes sociais, e “morreram” quando surgiu o Facebook. Na internet quem dita a “vida e morte” de sites, é a popularidade. Quando surgir algo “novo” as pessoas abandonam o Facebook. É a lei da adaptabilidade. Na internet as empresas adaptam-se e inovam, ou “desaparecem”. O Facebook dura para sempre? A ver vamos…

    1. Avatar de MITSI
    2. Avatar de André
      André

      Grande verdade. Assisti ao “nascimento” e “morte” desses sites que falou. Lembro também o Altavista … Enfim, o Facebook terá o seu fim assim como todos os outros, chama-se evolução 🙂

    3. Avatar de Malú Antunes
      Malú Antunes

      Aí sim. Faz 30 q pedi a desativação do meu perfil e até agora nada. As pessoas são sem noção. Torcendo pra ver o fim do face q diferente do insta q excluí na hr seu. Aí fica a pergunta… Pq um é diferente do outro sendo do msm dono

    4. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      +1. Esqueceste o grande NetEscape…

      1. Avatar de Gintoli Sakata
        Gintoli Sakata

        O netscape ainda está vivo, agora na forma do Firefox.

    5. Avatar de Filipe Ezequiel
      Filipe Ezequiel

      Ó Silvio, pá, ao menos podia ter deixado algum conteudo para se discutir, assim, disse tudo e acabou logo com a conversa hahaha, grande abraço.

    6. Avatar de Vera
      Vera

      Sem tirar nem por.
      A Internet dá e a Internet tira.
      Há uns anos ninguem imaginaria a IBM no estado em que está… afinal a big blue já não é big blue.

      O Facebook estará à beira de desaparecer se aparecer algo novo para o subtituir, caso contrário ainda por cá ficará. Mas as pessoas comecam a ficar fartas de muitas coisas.

      O ICQ, o IRC, o AOL messenger, o Live Messenger, tudo ferramentas que eram super populäres e em menos de nada ficaram extintas.

    7. Avatar de Carlos Oliveira
      Carlos Oliveira

      +1
      Netscape, Limewire, mIRC, myspace, MSN, hotmail… e podiamos estar aqui hora a nomear sites e softwares e outros. Disseste tudo e a Internet é quase tão vasta quanto o Universo. Morre uma estrela, nasce outra. Quanto mais navegas mais planetas descobres…

    8. Avatar de Vadim Aliev
      Vadim Aliev

      É necessário desenvolver uma rede social nova.

    9. Avatar de Lucas
      Lucas

      Eu não vejo a hora do Facebook acabar.

    10. Avatar de iDespairing
      iDespairing

      Facebook RIP as soon as possible.

    11. Avatar de Pedro
      Pedro

      O Facebook até pode acabar , mas as redes sociais pertencentes à Facebook Inc. continuarão a dominar , à exceção do snapchat que foi a única a resistir a ser comprada por esta , e , mesmo assim os recursos foram copiados para o facebook e instagram.
      Vão aparecer redes sociais com recursos nunca antes vistos , mas assim que ganharem popularidade dificilmente não serão compradas pela Facebook Inc. , caso não aceitem acabam por morrer pois vêm o que as torna diferentes copiado.

    12. Avatar de Maria
      Maria

      Oxalá tenha razão! Só veio criar o caos social e a separação de classes. Tb mostra ao mundo q muitos de nós tem uma vida ou é um miserável socialmente…..

    13. Avatar de Simples
      Simples

      Agora disse tudo. morreu quando surgiu outro.
      Qual é a alternativa do facebook?
      Instagram, também controlam.
      Google+ anunciou o seu fim.

      Enquanto não aparecer uma alternativa melhor, não vão sair do facebook.

  4. Avatar de Sandro
    Sandro

    Acabem de vez, com o flagelo do FaceBruut, e não só.

  5. Avatar de oleg
    oleg

    Ter uma conta na Facebook a mesma vergonha como ter cuecas sujas….

  6. Avatar de Ana Isabel
    Ana Isabel

    Por mim bem pode acabar que sequer tenho facebook…!

    1. Avatar de Luis
      Luis

      +1
      Idem. Zuckerberg já está rico de mais as custas dos outros.

      1. Avatar de Someone
        Someone

        So está rico a custa de quem quis usar algo que ele criou.
        Ao dizer isso dessa forma parece querer insinuar que todo o MÉRITO que ele teve (quer queira quer não) foi vindo do céu.

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Foi vindo do crime. Todos sabemos a finalidade da existência do facebook.

  7. Avatar de goolo
    goolo

    o Facebook para continuar continua-se a reinventar se não de certeza já tinha ido de vela como muitos semelhantes foram pois pararam de inovar…

    logo não pensem que o Facebook vai desaparecer assim da noite para o dia… até surgir algum rival com algo completamente inovador que leve o pessoal a mudar de plataforma, o Facebook estará para durar…

  8. Avatar de Luis
    Luis

    Redes descentralizadas e que prezem pela privacidade como Mastodon e Diaspora que deviam ganhar maior popularidade. Facebook já deu o que tinha que dar.

  9. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    Enquanto houver pessoas incultas, e sem civismo o facem…. nunca vai acabar sera muito, muito dificil, porque hoje todas as grandes empresas mundiais estao la dentro, é muita publicidade feita pelos medias e afins que estao ligados, quase todas as televisoes de hoje para se poderem ver via net, precisam de ter uma conta desse tipo, seja face ou instagram, eu nao uso nenhuma rede social nem nenhuma aplicaçao de telefonia, mas cada pessoa é libre.

  10. Avatar de Danilo
    Danilo

    Facelixo tem que acabar mesmo,

    Pois o mesmo é um disseminador de hoaxes, fake news, conspirações.
    Eu sei que estão tentando ao máximo evitar isso, mas tá complicado.

    Meu pai, que é um tolo, usa essa rede e todo dia cai nessas conspirações. Um dia ele vai me aparecer como um terraplanista antivaxx.

  11. Avatar de censo
    censo

    Para mim, não vejo mal no Facebook. Uso para divulgar o meu trabalho e potenciar negócios. E por isso, resulta. E em vez de falar por falar contribuo ativamente para a denuncia de falsos perfis, denuncio publicidade enganosa e denuncio conteúdos falsos, que não trazem valor à rede. Se calhar, como somos tantos a criticar, mas tantos que querem manter a rede, então será melhor participar de forma mais ativa e não andar a usar aquela rede para destilar ódios, armarem-se em guerreiros do teclado e a espalhar informação falsa.

  12. Avatar de luis manuel
    luis manuel

    Para cada nascimento existe a morte certa desse nascimento nada é eterno.

  13. Avatar de Olga
    Olga

    Agora sim disse tudo! O face dá jeito para muita coisa certas pessoas é que fazem mau uso dele! E acerca de noticias enganosas façam como eu leiam e depois pesquisem se é mesmo verdade ou não, se for de facto enganoso denunciem! Tão simples quanto isso!

  14. Avatar de Al Cid
    Al Cid

    Devia, sim… mas é pena ainda estar muito longe do mesmo.
    O que eu noto é que quanto mais “inteligência” o equipamento tiver, mais o utilizador usa a sua própria inteligência… enfim.

    1. Avatar de Al Cid
      Al Cid

      correção: falta um “NÃO”
      …mais o utilizador NÃO usa a sua própria !

  15. Avatar de google
    google

    As redes sociais devia acabar nem devia existir nunca em todo mundo para mim é uma palhaçada porque da cabo da cabeça e do corpo dizem os psicólogos clinicos e os psiquiatra eu concordo planeamente que os médicos estão a dizer estao a dizer a verdade

  16. Avatar de google
    google

    Fim das redes sociais vai acabar no dia 27 de novembro de 2020 foi aprovado na União Europeia, as redes sociais faz mal à cabeça ao sistema nervoso afeta parte psicólogica e à parte fisica ao corpo e os psicólogos clinicos e os psiquiatras foram bem estudo e foi bem planeado os médicos os especialistas concordo planeamente