A Microsoft está a ter problemas graves com o acesso às atualizações do Windows 10

69 Comentários

As atualizações do Windows 10 garantem a todos a chegada de novidades e, principalmente, a de correções para problemas. Claro que muitas vezes são uma fonte de problemas, que acabam por ser resolvidos.

Este componente essencial do Windows 10 parece estar comprometido, com muitos utilizadores a queixarem-se. Estes relatam que deixaram de conseguir aceder às atualizações, sem qualquer justificação lógica.

Windows 10 Microsoft atualizações problemas DNS

O Windows não tem estado isento de problemas graves. Muitos destes impedem a sua utilização, o que tem deixado os utilizadores desesperados. A Microsoft tem conseguido resolvê-los, nem sempre de imediato.

Uma nova situação tem estado a ser reportada e relata que muitos não estão a conseguir receber as atualizações. Ao tentarem aceder são recebidos com mensagens de erro sem conseguir aceder aos servidores.

Windows 10 Microsoft atualizações problemas DNS

Não existe uma razão para este problema de acesso, mas parece indicar problemas de acesso à Internet. Claro que esta não é a causa do erro.

Um problema com o Windows Defender

Muitos utilizadores estão a associar este problema com uma atualização do Windows Defender. Este só surge após a instalação de uma prévia atualização que vai estar à espera dos utilizadores.

Windows 10 Microsoft atualizações problemas DNS

Claro que, com acontece sempre nestas situações, muitos relatam que mesmo removendo a atualização do Windows Defender o problema é mantido. Assim este fica descartado como causa deste problema.

Este é na verdade um problema de DNS?

O que muitos relatam é que conseguem simular o erro alterando os seus servidores de DNS para valores inválidos. Assim, acabam por provar a teoria de que este é um problema de DNS.

Estes relatam que uma simples mudança para os servidores de DNS da Google resolve o problema. Há no entanto muitos utilizadores que mesmo com este passo ficam sem conseguir atualizar o Windows 10.

O que diz a Microsoft deste problema grave?

Na verdade não há uma solução direta e a Microsoft ainda não veio a público assumir o problema e resolvê-lo. É apenas mais um caso a somar às muitas confusões e problemas que têm surgido. A solução para este surgirá, mas não existe ainda previsões.

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mateus Pinto
    Mateus Pinto

    A Microsoft em si é um problema. Aguardo o projeto da Google para desktop…

  2. Avatar de Mateus Pinto
    Mateus Pinto

    A Microsoft em si é um problema. Aguardo o projeto da Google para desktop…

    1. Avatar de Tim Tim
      Tim Tim

      No mundo actual, a Google já começa a ser um problema sério para os seres humanos.
      Tem que se começar a castrar a Google, e rapidamente.
      Ter muito poder, CORROMPE.

  3. Avatar de MC
    MC

    Não percebo. 7 máquinas em casa e tudo sem problemas.. mas tb sempre usei os DNS da Google.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Já vi que não ligas pra privacidade. Vais dizer que também tens conta no Facebook e usa Gmail?

    2. Avatar de d
      d

      Não uso nada dessa Google, eca.

  4. Avatar de Ribeiro
    Ribeiro

    Já tive esse problema pouco antes da Actualização de Outubro, so se resolveu quando instalei a mesma pela aplicação de actualização da microsoft.

  5. Avatar de mamadou ba
    mamadou ba

    A Microsoft e uma bosta e nao me venham escrever o contrario

    1. Avatar de censo
      censo

      A Microsoft não é uma bosta. Escrevi o contrário, e agora ?

  6. Avatar de Cleomar
    Cleomar

    Realmente é mesmo problema com DNS, mudei para o dns 1.1.1.1 e 1.0.0.1 e as atualizações voltaram ao normal, removi o dns e o problema voltou.

    1. Avatar de Falcão Azul
      Falcão Azul

      Cloudfare !! Deixa os domain name servers da Google a um canto !! Super rápidos.No meu PC Desktop e no meu smartphone só uso os DNS da Cloudfare,tanto em IPV4 como em IPV6.Tanto num como no outro protocolo são extremamente rápidos.Eu faço diariamente “tracert” e pings no CMD e até fico tolo com a disparidade entre os servidores da Cloudfare e os servidores da Google.Eu já fiz a minha escolha e não volto atrás.É que até é mais rápido que os servidores da minha própria operadora de telecomunicações.Siga para bingo,mais nada. 🙂

  7. Avatar de Cleomar
    Cleomar

    Realmente é mesmo problema com DNS, mudei para o dns 1.1.1.1 e 1.0.0.1 e as atualizações voltaram ao normal, removi o dns e o problema voltou.

  8. Avatar de Sergio
    Sergio

    Tudo normal, com Windows 10 inscrito no Insider Preview e instalado num portátil HP Omen.

    1. Avatar de Lucas
      Lucas

      Isso que é gostar de ser cobaia de testes da M$

      1. Avatar de censo
        censo

        Também és daqueles que queres os produtos melhorados sem que o proprietário do produto obtenha feedback do utilizador ? Depois explica aqui como se faz isso.

        1. Avatar de Lucas
          Lucas

          Que façam fórum pra isso (ah, esqueci, já existe mas ninguém se importa).

          1. Avatar de d
            d

            Fórum nada, só fazer uma pesquisa, agora forçar telemetria… Pft

      2. Avatar de Tim Tim
        Tim Tim

        Queres-me dizer qual o S.O. totalmente testado nos dias actuais ?
        Deixa estar que eu digo: NENHUM.
        Todos os utilizadores são beta testers, derivado á velocidade com que os utilizadores exigem actualizações.

  9. Avatar de Jean Lima
    Jean Lima

    Estou com esse problema desde outubro/2017; com a equipe da MS acessando meu note remotamente e ainda assim sem resolução.
    E pra piorar, nenhuma justificativa ou previsão de acerto.

  10. Avatar de Jean Lima
    Jean Lima

    Estou com esse problema desde outubro/2017; com a equipe da MS acessando meu note remotamente e ainda assim sem resolução.
    E pra piorar, nenhuma justificativa ou previsão de acerto.

  11. Avatar de Carlos
    Carlos

    Por essas e por outras é que, enquanto me puder manter com o Windows 7,deixo – o cá… Quando tiver mesmo que o mudar, opto pelo Linux… O Windows 10 foi um tiro nos pés…

    1. Avatar de Lucas
      Lucas

      Sou usuário de Mac e afirmo que Linux é uma ótima opção.
      Pra ser sincero, qualquer coisa é melhor que Windows. Ainda mais se for Windows 10 que veio se aventurar na onda de ser rolling release e bleeding edge e consegue a façanha de bugar mais que o Arch Linux.

    2. Avatar de Tim Tim
      Tim Tim

      O Win 10 tiro nos pés ?
      É melhor mudares já para linux, não contraries o teu ser…

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        1. Caro Tim Tim “mudares”, “contraries o teu ser “… bem, não o conheço de lado algum para permitir que me trate por “tu”… isso limito, apenas, aos meus amigos e familiares.
        Educação fica bem em todo o lugar.

        2. Sim, o windows X foi um tiro nos pés… teriam feito melhor se tivessem, apenas, reaproveitado as coisas boas do 7, e melhorar, do que recriarem um serviço, que, supostamente, seria mais intuitivo, mas que no final, se apresenta problemático, e com imensas falhas de compatibilidade, em muita situação específica.
        Neste momento, apenas um dos computadores do meu escritório tem o 10, e a única forma que impedi de ter “arrelias” foi reinstalar, e parar com as actualizações, a partir dum ponto que sentisse que a máquina estava estável. Só o tenho, porque a secretária se sente mais à vontade com ele.
        Para trabalho, directo, mantenho o 7, porque estou bem, o SO trabalha bem, e desde que o uso, nunca tive muitas dores de cabeça.

        As máquinas que usamos cá, é para uso contínuo 24/7, e como tal, não me posso dar ao luxo de as ter paradas, porque o SO se lembrou que não quer funcionar.

        Cada um sabe da sua vida… agora, se o Tim Tim não conhecimentos suficientes de Linux, para poder apreciar o SO, isso, já é algo que lhe é pessoal.

        1. Avatar de Tim Tim
          Tim Tim

          Caríssimo Sr. Carlos.
          Depreendo pelas suas palavras que:
          1 – não deve haver nenhum técnico informático nessa empresa
          2 – pc’s antigos (sem drivers para o Win10)
          3 – parque informático muito pequeno (qual o licenciamento que tem ?)
          Revela o seu desconhecimento sobre S.O., pois como devia saber, cada S.O.tem vantagens numas situações e desvantagens noutras, dai se optar por utilizar uns numas situações e outros noutras. Dai nas empresas médias se utilizar uma miscelânea de S.O.
          Na empresa onde trabalho temos um pc antigo com o Win 95 (com os drivers correctos), e funciona muito bem, sabe porque ? Não tivemos a ousadia ou a coragem de fazermos o upgrade para um S.O. posterior, pois executa uma rotina numa maq. industrial, e como tal aplica-se a máxima: se trabalha bem não mexe.
          Poderia discorrer mais ao Sr. Carlos, para poder aumentar mais o seu conhecimento, mas fico-me por aqui.
          Com diz e bem, “cada um sabe de si”, ao qual acrescento: e Deus sabe de todos.
          Para aumentar a estima do Sr. Carlos sobre o Linux, saiba que a cidade de Munique optou por Linux.
          Mas mais uma vez lamento desiludi-lo, pois até Munique optou pelo Win 10, depois da experiência com o Linux.
          https://pplware.sitedev.pt/microsoft/windows/munique-abandonar-linux-voltar-windows-2/
          Queira saber o Sr. Carlos, que os entendidos em Informática quando decidem implementar um S.O. não é por gostarem deste ou daquele, normalmente há muita coisa em jogo e a ponderar, isto quando se lida com um parque informático grande, quando o parque é pequeno, qualquer coisa serve, é tipo “eu gosto é deste”.

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Caro, temos dois técnicos informáticos, e eu próprio tenho algumas responsabilidades nesse campo – é a minha área de formação, apesar de não ser esse o meu foco maior.

            Os pcs variam entre um dual core, para tarefas mais rudimentares, e um i7 4790, com 32 gb de RAM para renderizações 3D. Não sendo “state of the art” tem máquinas potentes…
            Tenho noção que cada S.O. tem as suas vantagens e as suas desvantagens, no entanto – e não sou o único com essas reclamações – também tenho noção que o Windos 10 trouxe alguns problemas, principalmente com as actualizações, e uma coisa é usar um SO em casa, onde temos “paciência” e “possibilidade” para fazer e refazer instalações de raiz, cada vez que um “update” corre mal, algo que, numa empresa cujas máquinas têm um funcionamento 24/7, não pode acontecer, porque cada instante parado – com excepção do computador da recepção, que tem as suas “folgas” – é um prejuízo, ou um atraso que põe em causa um encomenda, ou o serviço.

            Sim, tem razão ao referir que existe muito a ponderar sobre um SO, mas no meu caso, existe um ponto primordial: a estabilidade… coisa que, até ao momento, o Windows 10 não me apresentou… Não posso “apoiar-me” num SO que actualização sim, actualização não, me apresenta com um novo bug, uma nova anomalia.

            E nisso entra o Linux, não é uma questão de estima… até porque a minha estima prende-se com os Windows XP e o Windows 7… é uma questão de estabilidade, e de saber que, salvo raras excepções, terei as máquinas no seu pleno funcionamento.

            E sim, se algo funciona bem, para quê mudar? Para saciar curiosidade técnica? Talvez pensasse assim, quando era “teenager” ou quando comecei a trabalhar na empresa… agora procuro algo que trabalhe de uma forma perfeita, estável e constante.

            Como referi, cada qual sabe de si, e da forma como trabalha (A parte de Deus saber de todos, acabo por não referir, porque sou agnóstico. respeito a crença de todos, mas não me abraço a nenhuma…)

            Relativamente, e apenas para terminar, ao nosso parque informático, considero-o mediano… temos 3 pcs na recepção, em cada área, 8 na área de design, 4 na área energética e 8 na área de transformação. Na recepção, apenas um tem o 10, o restante trabalha com o 7… ah e temos um velhinho, na portaria, com o XP SP3, para a câmaras de videovigilância…

          2. Avatar de Carlos
            Carlos

            Como o meu anterior comentário ficou em “moderação”, não sei porquê – repito-o ocm algumas alterações:

            “Caro, temos dois técnicos informáticos, e eu próprio tenho algumas responsabilidades nesse campo – é a minha área de formação, apesar de não ser esse o meu foco maior na empresa.

            Os pcs variam, no entanto, são, na sua maioria da gama i7 4790, com 32 gb de RAM para renderizações 3D. Não são “de topo”, mas são suficientemente potentes.
            Tenho noção que cada S.O. tem as suas vantagens e desvantagens, no entanto tenho noção que o Windows 10 trouxe alguns problemas, principalmente com as actualizações, e uma coisa é usar um SO em casa, onde os problemas não causam tanto prejuízo. Outra coisa, é numa empresa com máquinas em operção contínua.

            Sim, tem razão ao referir que existe muito a ponderar sobre um SO, mas no meu caso, existe um ponto primordial: a estabilidade… coisa que, até ao momento, o Windows 10 não me apresentou… Não posso “apoiar-me” num SO com performance inconstante.
            E nisso entra o Linux, não é uma questão de estima… até porque a minha estima tenho pelos XP e o 7… é uma questão de estabilidade, e de saber que, salvo raras excepções, terei as máquinas no seu pleno funcionamento.
            E sim, se algo funciona bem, para quê mudar? Se funciona, deixar rolar.
            Como referi, cada qual sabe de si, e da forma como trabalha (A parte de Deus saber de todos, acabo por não referir, porque sou agnóstico. respeito a crença de todos, mas não me abraço a nenhuma…)
            Relativamente, e apenas para terminar, ao nosso parque informático, considero-o mediano… temos cerca de 25 computadores, em diversas funções.”

  12. Avatar de Fernando
    Fernando

    Tenho muita sorte. Tudo normal com o meu windows 10, como sempre.

  13. Avatar de Adelino Lopes de Almeida
    Adelino Lopes de Almeida

    O meu portátil Toshiba Satellite L650 já tem mais de 8 anos, mas sempre sem qualquer problema. A marca diz que a placa gráfica ATI Mobility Radeon 4500 não é elegível para receber o Windows 10 version 1809. Até à version 1803 não teve qualquer problema e está a trabalhar bem. No entanto, o Windows Update está sempre a tentar instalar a version 1809, fica mais de 3 horas “a moer” e volta para a 1803. Como me posso livrar disto, mantendo o meu velho Toshiba?

  14. Avatar de Adelino Lopes de Almeida
    Adelino Lopes de Almeida

    O meu portátil Toshiba Satellite L650 já tem mais de 8 anos, mas sempre sem qualquer problema. A marca diz que a placa gráfica ATI Mobility Radeon 4500 não é elegível para receber o Windows 10 version 1809. Até à version 1803 não teve qualquer problema e está a trabalhar bem. No entanto, o Windows Update está sempre a tentar instalar a version 1809, fica mais de 3 horas “a moer” e volta para a 1803. Como me posso livrar disto, mantendo o meu velho Toshiba?

  15. Avatar de Adelino Lopes de Almeida
    Adelino Lopes de Almeida

    O meu portátil Toshiba Satellite L650 já tem mais de 8 anos, mas sempre sem qualquer problema. A marca diz que a placa gráfica ATI Mobility Radeon 4500 não é elegível para receber o Windows 10 version 1809. Até à version 1803 não teve qualquer problema e está a trabalhar bem. No entanto, o Windows Update está sempre a tentar instalar a version 1809, fica mais de 3 horas “a moer” e volta para a 1803. Como me posso livrar disto, mantendo o meu velho Toshiba?

    1. Avatar de Sandro
      Sandro

      Mudando de SO.
      A Microsoft não aprendeu nada com as barracas das atualizações, deixem de querer fazer mais e mais. e cada vez, se por um lado algo sai bem, também muito sai mal.

      1. Avatar de Tim Tim
        Tim Tim

        Deves saber porque a MS quer implementar as actualizações o mais rapidamente possível, ou não ?

  16. Avatar de M
    M

    A microsoft não cresce à custa de competência, mas de chantagem comercial e institucional. Eles têm contratos institucionais antigos blindados e à custa disso prendem muita gente aos produtos deles.

    1. Avatar de Tim Tim
      Tim Tim

      A sério ? Mesmo nos tempos actuais ? lol

  17. Avatar de MC
    MC

    Adelino. Experimenta criar uma pen com o 1809 e instala de raiz. Faz um backup do que precisares primeiro e escolhe a opção de apagar mesmo tudo ou elimina as partições primeiro.

  18. Avatar de Claudio
    Claudio

    Estou usando Linux

    1. Avatar de Danilo
      Danilo

      Também estou e muito feliz e triste ao mesmo tempo.

      Feliz por ter encontrado a solução para meus problemas.
      E triste por não tê-la encontrado antes!

  19. Avatar de Toino
    Toino

    Boas

    Expliquem-me uma coisa:
    Que raio tem a MS a ver com os problemas de DNS de outras entidades?

    Isto de culpar a MS por tudo e por nada já parece mal….

  20. Avatar de Luis
    Luis

    Ninguém aguenta mais usar esse ruindows, todo dia tem-se uma surpresa desagradável.
    Nada bate o macOS e mesmo o Linux.

    1. Avatar de Tim Tim
      Tim Tim

      Então porque o usas ?

  21. Avatar de Danilo
    Danilo

    Cheguei a usar o Windows 10 de forma proposital só pra poder ter motivos pra criticar ainda mais este sistema.
    Vez ou outra, estava navegando de boa na internet e de repente o site não acessava, problema de DNS ou algum problema obscuro. Pra tentar contornar, tinha que clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone de rede, e depois em solucionar problemas, só assim conseguia acessar novamente a internet.
    Sem contar nos outros inúmeros problemas, como por exemplo, os relativos a atualizações:
    1. Atualizações demorarem horrores e ainda obrigam-te a reiniciar
    2. Atualizações que APARENTEMENTE instalam-se normalmente, mas ao reiniciar a máquina, o Windows desfaz a atualização (e isso leva uma eternidade)
    3. As atualizações não atualizam os programas instalados por terceiros
    4. Atualizações que ficam se repetindo em looping infinito como a infeliz atualização KB2267602 do Windows Defender.
    5. Atualizações pra vigiar ainda mais o usuário, especialmente no Windows 7, 8 e 8.1 (info: bit . ly / 2IGnvcd )
    6. Lentidão para atualizar qualquer coisa, tanto com HD, como com SSHD ou SSD. Nada se compara com a rapidez que o Linux atualiza tudo, inclusive o kernel em menos de 5 minutos.

    É complicado usar o Windows. O cara tem que gostar muito de sofrer e ser preguiçoso à buscar alternativas!

    1. Avatar de censo
      censo

      Tens de mudar de máquina e aprender a usar o Windows como tiveste que aprender a usar o Linux. Eu digo isto porque devo ser um tipo com imensa sorte: nunca tenho problemas sérios com o Windows, seja em máquinas novas, seja em máquinas antigas.

      1. Avatar de Danilo
        Danilo

        Sua hora vai fechar um dia, e eu terei avisado de antemão.
        Abraços!

        A propósito, não mudarei de máquina, minha máquina é potente e topo de linha. Uso HD e SSD e tanto faz, com ambos as atualizações são rápidas, não te obrigam a reiniciar pra concluir, atualiza-se tudo, desde temas, programas de terceiros e kernel. Não tenho o que reclamar.
        Windows eu passo longe!

        1. Avatar de censo
          censo

          Então estás como eu. A diferença é que uso Windows.

          1. Avatar de Danilo
            Danilo

            A diferença é muito grande, pra começar.

        2. Avatar de Toninho
          Toninho

          Olha olha

          O meu MAc com o Mojave sempre que tem actaulaizações reinicia…. devo ter um MAC especial de corrida…
          Além disso cada actualização e o Mojave já teve umas poucas são sempre para cima de 2GB….

          Os problemas de dns tanto surgem num macOS como num WIndows…
          Não venham dizer asneiradas.

          Ah sim uso o Mojave e Windows 10 todos os dias….

          1. Avatar de Lucas
            Lucas

            Quem está a falar de macOS cara pálida? O foco aqui é Windows e Linux.

          2. Avatar de Toninho
            Toninho

            Cara pálida??? de onde me conheces?
            E o mesmo se aplica ao linux ou achas que é ao contrário?

            Eu muito gostava de ver os pc’s deste pessoal pro-linux. Aposto que grande parte deles tem windows também.

            Já aqui disse uma vez que tentei instalar varias das mais recentes distribuições Linux numa máquina com um MB recentissimo e népia. Não instalava porque não reconhecia o hardware.
            Windows na boa.
            Continuem com as vossas teorias do linux mas venham para o mundo real ver o que se passa e saiam do vosso casulo.

    2. Avatar de Tim Tim
      Tim Tim

      Ó cara, vou-te dizer o seguinte:
      Já estou farto de ler a tua opinião sobre o Linux, que repetes até á náusea (neste e noutros fóruns).
      A MS tem 80% do mercado mundial no desktop e laptop, e é um S.O. PAGO.
      Sou obrigado a depreender que quem utiliza Linux (que é free) é inteligente, os 80% que utilizam MS e o pagam são desprovidos de inteligência.
      Eu não quero saber o que te faz feliz, eu quero é saber o que me faz feliz.
      Respeito a tua opção como tu deves respeitar a dos outros.
      Gosto da liberdade pois posso escolher aquilo que me apetece.
      Vê bem, até a VIDA tem problemas, a MORTE.

  22. Avatar de censo
    censo

    Tudo normal por aqui e em várias máquinas.

  23. Avatar de Paulo Morgado
    Paulo Morgado

    Sem quaisquer problemas por aqui. Os relatos surgem de utilizadores baseados nos US e UK. Não coloquem logo as culpas no WIndows Update, Microsoft ou o que for. Está identificado como problemas de DNS.

  24. Avatar de JP
    JP

    Eu limpo a pasta de atualização, (C:\WINDOWS\SoftwareDistribution\Download) funciona.

  25. Avatar de Pedro
    Pedro

    Não querendo me meter nas conversas de vocês, apenas para conhecimento; eu uso o Windows XP SP3 e mesmo sem atualizações não tenho tido problemas.

  26. Avatar de Paulo Farinha
    Paulo Farinha

    Vi um PC com Windows 10 que desliga o Wi-Fi constantemente. Às vezes demora um minuto a desligar outras vezes 5 minutos. Na net que fala-se de um Bug. Alguém tem uma ideia do que possa ser?

    1. Avatar de Tim Tim
      Tim Tim

      Comprar um pc novo, esse já tem anos.

  27. Avatar de informado
    informado

    Linux resolve 🙂

  28. Avatar de Carloz suarez
    Carloz suarez

    Que raiva de mim mesmo, desde o dia 27 eu não consigo atualizar pelo Windows updade, achei que era problema noeu notebook dell inspiron, tentei de varias formas resolver, até a Windows store não baixa nada, hoke resolvi formatar apaguei todos os meus programas, e depois de formatar ainda continua com os mesmos problemas. Se eu tivesse visto esta informação antes eu nem formatava,.

    1. Avatar de Sandro
      Sandro

      Vai à Internet, baixa o aplicativo “programa” DRIVER-HUB-INSTALL, ou DRIVER_BOOSTER_SETUP_C. São 2 programas de atualizadores de controladores e software. Ambos são grátis, e muito bons.
      Eu penso que precisas mesmo de atualizares o teu PC.
      Boa sorte.

      1. Avatar de Tim Tim
        Tim Tim

        Cuidado com os programas de actualização automática de drivers, tanto te podem resolver o problema como arranjar-te um maior.

        1. Avatar de Sandro
          Sandro

          Se resolver o problema, então optimo, a mim resolveu. Se não resolver, restaura-se, e fica tudo na mesma. Aliás esses programas fazem a escolha dos controladores, mas não fazem a instalação auromática, pode-se escolher os que se quizer instalar, ou não instalar nenhum.