Os clientes móveis da CloudPT

80 Comentários

A estratégia da PT ao lançar a ClouPT foi muito além do simples alojamento de ficheiros na web. Prova disso é a disponibilização quase imediata dos diferentes clientes de acesso a este serviço.

Para além dos clientes de acesso via Desktop, que nos permitem fazer uma gestão mais fina dos conteúdos que pretendemos ter alojados, também os clientes para dispositivos móveis foram também disponibilizados já nesta altura.

A CloudPT está disponível para já apenas para Android e para iOS e dá acesso aos nossos ficheiros. É sobre esses clientes que hoje versa a nossa rúbrica O Mundo é Mobile.



Estes clientes permitem que tenhamos acesso em qualquer lugar com os nossos smartphones ou tablets aos nossos ficheiros, ao mesmo tempo que torna simples o envio de imagens ou outros ficheiros para a cloudPT.

Estão, como é natural, limitados às plataforma onde correm e ao que podem oferecer, mas permitem um acesso rápido e simples aos ficheiros.

O armazenamento dos ficheiros que estão na CloudPT nesses dispositivos apenas é feito com a indicação dos utilizadores. Todos os restantes estão disponíveis e podem ser marcados para sincronização.

As interfaces destes clientes são muito similares entre dos dois sistemas operativos e as funções disponibilizadas também. Após a autenticação e a a adição do dispositivo à lista da cloudPT somos levados para a interface da listagem dos ficheiros.

Podemos visualizar os conteúdos desses ficheiros directamente na aplicação ou sermos consultados sobre qual das presentes em sistema pretendemos usar para o abrir.

Podemos ainda aceder às definições de cada um dos ficheiros onde temos acesso a alguma informação sobre o mesmo. É também aqui que podemos definir se o pretendemos sincronizado com a CloudPT.

anterior próxima

Os restantes separadores permitem que vejamos quais os ficheiros que temos guardados na aplicação, o que simplifica esta gestão, sem que estejam misturados com os restantes que a CloudPT tem disponíveis.

Está disponível um separador em que podemos controlar os ficheiros que estão a ser carregados de e para a CloudPT. Todos esses uploads e downloads podem ser acompanhados aqui.

As definições destas aplicações permitem que activemos o carregamento automático de imagens da nossa camera fotográfica e qual a nossa quota actual de espaço livre/ocupado.

anterior próxima

A facilidade de acesso que estes clientes permitem dão já um valor acrescido à CloudPT e ao serviço que proporciona. Estão abrangidas as principais plataformas móveis e os desenvolvimentos para as que estão em falta estão em curso.

A CloudPT está para ficar e espera-se que venha a ser um excelente serviço. As indicações dadas até agora assim o provam. Usável em qualquer lugar e com acesso rápido e simples.

iPhone / iPod touch iPad Android

Homepage: CloudPT

Comentários

80

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Batitista
    João Batitista

    Passam os dias e o convite para acesso ao CloudPT tarda em aparecer.

    Muita publicidade pouca funcionalidade

    1. Avatar de Vítor M.

      Calma. Acredito que vão aparecer mais convites muito em breve. Mas a afluência é tanta que qualquer serviço abre a torneira aos poucos, lembras-te como foi com o Gmail?

      1. Avatar de Marco António Saraiva Martins

        Eu não me lembro como foi com o gmail.

        1. Avatar de Diogo Lavareda
          Diogo Lavareda

          Foram meses e meses de acesso restrito.

    2. Avatar de ruyruy
      ruyruy

      Tenho 3 convites para oferecer

      Alguem interessado?

      1. Avatar de P.A.
        P.A.

        eu! (pauloadriano@gmail.com)

      2. Avatar de nuno rosa
        nuno rosa

        estou interessado. obg
        nunorosa@outlook.com

        1. Avatar de Ricardo Pereira
          Ricardo Pereira

          Eu…
          rodivelas@sapo.pt

          Obrigado.

    3. Avatar de Pipo
      Pipo

      Acho piada como é Português já não presta por isto ou por aquilo o gmail levou imenso tempo a dar acesso a todos mas esse já em bom não e tuga…
      Aprendam a valorizar aquilo que é Português e o que cá se faz..
      Saber esperar é uma virtude…

      PS- Não sou funcionario da PT nem nada parecido…

    4. Avatar de Ricardo Pereira
      Ricardo Pereira

      Viva,
      Realmente o convite… ta quieto!!! Se calhar é melhor esperar sentado…

  2. Avatar de Majos
    Majos

    É a história da banana dentro do vazo de vidro em frente do macaco.

    1. Avatar de Seveconfidential
      Seveconfidential

      e eu sou mais um dos macacos ahhahaha

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Quase que tinhas piada. Faz lá tu um serviço igual e oferece lá então o que a PT não está a oferecer, já que falas tanto. Para outras coisas que tu esperas de certeza que não reclamas, eu muito gosto de ouvir a reclamarem da PT, mas deviam era de ter orgulho que emprega muita gente e evolui muito o nosso país ao contrários de vocês que são apenas uns retardados que passam sentados em frente a um computador apenas a criticar e a navegar nas redes sociais. Alguem tem de usar é verdade, mas vocês não estão a pagar nada por isso não reclamem!

      1. Avatar de Boss da PT

        Muito bem Daniel, vales todos os poucos Euros que nós, a PT, te pagamos.

        Ao final do dia podes passar na recepção e terás direito a um cafuné e a mirar o meu optimo carro.

        XUUUAC.

      2. Avatar de SexOnaSal
        SexOnaSal

        acreditas mesmo que é grátis?
        Para “oferecerem” isto muitos dados foram vendidos, ainda ontem pedi para retirarem o meu contacto da base de dados deles e hoje ligaram de novo, e tive que voltar pedir para retirarem o meu contacto. Eles usam e abusam dos nossos dados, ninguém dá nada a ninguém! Há “gato” por trás, já que ninguém trabalha de borla.

        Cumps

          1. Avatar de SexOnaSal
            SexOnaSal

            obrigado pelo link, mas vou esperar que desta vez tenha ficado resolvido, se voltarem ligar vai haver problemas. Ficaram com os meus dados em 2010 quando quis meter sapo fibra.. nao me meteram pq a minha casa “nao existia” ao mesmo tempo que tinha um PDA à porta de casa e casas adjacentes tinham cobertura… lembraram-se agora de ligar para cá.

            ps. nao percebi essa do olx :/

          2. Avatar de mc
            mc

            Nunca assinei newsletter nenhuma mas às tantas começaram a mandar-ma. Reclamei com eles e nada; reclamei à cnpd e em 7 dias: “das diligências efectuadas no sentido de resolver o problema, foi feita prova da eliminação dos seus dados pessoais, por parte da OXL.pt”

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Se não quiseres receber telemarketing, entras em contacto directo com a PT (16200) e das essa indicação. E logicamente o efeito não será imediato, porque antes de solicitares isso, o teu numero poderá já estar distribuído para seres contactado.

          Depois, a PT não vende os dados, os dados são é utilizados por todas as empresas do grupo (PT, SAPO, MEO, TMN…).

          Este serviço é tão gratuito, como o Facebook, Gmail, Sapo Mail, Hotmail, Outlook.com, Dropbox, e outras dezenas de sites/serviços que ai anda. Por isso, não é por ser da PT que existem interesses por detrás… E não é só a PT que não trabalha de borla, as outras empresas que referi também não trabalham de borla.

          Mas o tipico do portuga é reclamar, antes de saber o que deve realmente fazer e os passos que tem de seguir.

          Depois estão sempre a criticar e a defender a privacidade e que os dados que são recolhidos são vendidos, etc. etc. etc. Mas depois, vamos a ver e tem contas no Facebook ou em outras redes sociais, onde expõem toda a sua vida, utilizam serviços de email gratuitos, tem blogs em servidores gratuitos, etc. Pagar para ter a dita privacidade não o fazem, mas criticar a falta dela já o fazem.

          Uma coisa que eu sempre digo:
          “Esta na net… esta no mundo, para sempre!”

          Assim que metes uma coisa na Internet, tens de ter a consciência que a partir desse momento dificilmente a vais conseguir apagar definitivamente.

          1. Avatar de Miguel A.
            Miguel A.

            ” Depois, a PT não vende os dados, os dados são é utilizados por todas as empresas do grupo (PT, SAPO, MEO, TMN…).”

            Vende vende, e desde à muito tempo. Em 98 trabalhei para uma empresa que me colocou uma linha RDIS em casa, para permitir o acesso fora de horas. O número era confidencial e estava em nome da empresa.
            Passado algum tempo recebi em casa publicidade de uma empresa da nossa praça, que comercializa centrais telefónicas.
            A informação da morada e dos serviços instalados no local só podem ter sido fornecidos pela PT.
            Este foi apenas um dos casos dos quais tenho conhecimento.

          2. Avatar de JJ
            JJ

            Se o numero estava em nome da empresa, será que essa empresa nunca o indicou em lado nenhum?

            E diz-me lá uma coisa, qual é o interesse da PT vender a sua BD de clientes a concorrência?

            Caso essa empresa da nossa praça, tinha os dados é porque estava a trabalhar para a PT. A base de dados era da PT e não dessa empresa, eles é que através da PT estavam a contactar os clientes para os interesses da PT, acredita.

      3. Avatar de bruno1
        bruno1

        “mas vocês não estão a pagar nada por isso não reclamem”

        A PIDE já desapareceu há muito tempo, sossega o bichano…

      4. Avatar de Majos
        Majos

        Só para compreender porque te ofendes: tu és banana, vidro ou macaco?

  3. Avatar de Filipe Jardim
    Filipe Jardim

    E os equipamentos Blackberry???
    Para esses como sempre… BIS, pago a horas, mas serviços cloud cá te viste…. é o costume!!!!

    1. Avatar de Pedro Sousa
      Pedro Sousa

      Investir na Blackberry esta mais do que provado que não tem futuro..por muita qualidade que ate possam ter esta condenada.

  4. Avatar de joana
  5. Avatar de Margarida Neto
    Margarida Neto

    Par quem é cliente Vodafone, têm a Cloud Vodafone a funcionar com 20GB grátis

    1. Avatar de Pedro Sousa
      Pedro Sousa

      Para quem é Portugues a clouPT tem 16. ou seja nao preciso de estar preso a uma operadora para que o serviço me seja fornecido

  6. Avatar de John
    John

    Se o serviço fosse lançado logo para toda a gente e se houvesse falhas começavam todo a dizer que o serviço estava mal feito e que devia sair por fases. Sai por fases refilam.
    Típica mentalidade portugues

    1. Avatar de Margarida Neto
      Margarida Neto

      João, não havia necessidade.
      Estas reações aconteceriam com portugueses, ingleses, alemães ou vietmanitas.
      A PT deveria ter tido o cuidado de esclarecer (ANTES) como iria ser disponibilizado o serviço aos potenciais clientes, para estes não ficarem com espectativas defraudadas.

      1. Avatar de John
        John

        Continuo a dizer o que disse.
        O gmail quando foi lançado também fez o mesmo processo. Não ouvi ninguém a refilar.
        Como já vi muitos comentários (desporto, etc), se fossem assim tão exigentes para o governo, o pais não estava nesta situação.

        1. Avatar de SexOnaSal
          SexOnaSal

          secalhar com o gmail pouca gente tinha conhecimento, agora propagam a ares e ventos do serviço (ainda hoje em chamada com a PT)

          E não exclarecem que não será lançado por fases por exemplo

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Concordo a 100%…

    3. Avatar de Pedro Sousa
      Pedro Sousa

      Concordo a 100%…e é gratis..fará se fosse pago

    4. Avatar de Majos
      Majos

      Parece que o que a maioria das pessoas percebeu não foi bem isso. E se aqui há a opinião dos que reclamam por tudo e por nada, também há a dos que estão pró ou contra com e sem razão. E, sobretudo, há a dos que não estão cá, que também é significativa.

  7. Avatar de Claudio Oliveira
    Claudio Oliveira

    Os clientes com Windows Phone que se lixem.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Penso que esta a ser preparada uma app para WP.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Pois quero ver se vem uma app para o meu lumia 800!

    2. Avatar de John
      John

      Voces levam logo tudo para esses caminhos.
      PENSEM…
      Uma app Android submetida fica disponivel praticamente na hora.
      Uma app iOS submetida fica disponivel após validacao da Apple, o mesmo acontece com as apps WP.
      Se calhar é por isso que ainda nao existe, o serviço quando apareceu tambem nao existia para iPhone.

  8. Avatar de Paulo Guerra
    Paulo Guerra

    @John – Acho que é por aí…

    Sim a app para WP está a caminho…e sim está a ser faseado para avaliar o workload de forma a proporcionar um serviço rápido e fiável…assim que testarem garanto que vão gostar (a sincronização é francamente + rápida)

    Cumps,

  9. Avatar de Fakir
    Fakir

    Primeiro os convites vão para os V.I.Ps. e só depois para os V.N.I.P.

    1. Avatar de ruyruy
      ruyruy

      Os convites foram enviados apenas a quem testou o serviço antes do seu lançamento

      Ou seja todos os funcionários PT, têm 3 convites para enviar aos seus amigos

      1. Avatar de Rodrigues
        Rodrigues

        Confirmo. E já entreguei os meus.

        16 x 4 = 64 GB.. Já estão em utilização !

  10. Avatar de Zé

    Começa a ser cobertura a mais a que é dada pelo ppware a este serviço. Principalmente quando não está disponível para todos.

    1. Avatar de José Teixeira
      José Teixeira

      Concordo!! Não percebo tanta noticia acerca deste serviço quando poucos ou nenhuns têm acesso.

  11. Avatar de xoxota
    xoxota

    Coloquem mas é a TDT a funcionar decentemente e deixem de ser vigaristas. Isso é que era um grande serviço que a PT prestava ao país.

  12. Avatar de Tiago
    Tiago

    Não percebo a tamanha publicidade à cloud da PT quando a Vodafone também lançou para todos que tenham um telemóvel 91 e com mais espaço que a da PT e também já disponível para Android’s e afins…

    1. Avatar de Pedro Sousa
      Pedro Sousa

      a cloud PT é para todos os Portugueses sejam ou não clientes PT…eis a diferença.

    2. Avatar de John
      John

      Pensa um bocado e vê a razao da vodafone aumentar para 20 gigas. Problemas, só para 91 e fazer upload naquilo são horas…

  13. Avatar de Tiago F
    Tiago F

    Começo achar numa maneira geral que o “Cloud” vem controlar completamente o que nós fazemos na web (Salazarismo).

    mais uns Anos e vamos ter um OS ex: Windows Cloud que não vai precisar de instalação física… e ai sim vamos ser controlados a 100% pelas entidades que fornecem estes serviços.

    sou Anti-Cloud ponto final.

    1. Avatar de Rodrigues
      Rodrigues

      A cloud está mesmo por cima de ti… já viste tanta chuva nos últimos dias?
      Deixa de ser um velho do restelo!
      🙂

    2. Avatar de Flash
      Flash

      Estou de acordo contigo Tiago eu não meto dados meus na net para outros terem acesso…eu sei lá se a pt depois não tem acesso as minhas fotos programas filmes etc? nada melhor que investirem em discos rígidos e guardarem as coisas no pc sejam inteligentes ninguém dá nada a ninguem

  14. Avatar de blhaccc
    blhaccc

    Como ter acesso à CloudPT com uma conta do sapo?

    Já tentei, mas assim que coloco as credenciais do Sapo ele volta ao site do CloudPT com o ecrã dos convites, apesar do botão “Logout”, no campo superior direito estar a aparecer.

    Cumprimentos.

  15. Avatar de xoxota
    xoxota

    E que tal a PT fazer uma cloud de TDT’s? Podiam ser que assim as tv’s desse imagem.

  16. Avatar de Manuel Ferreira

    Alguem tem um convite que possa enviar?
    manuelferreira(a)outlook.com
    Obrigado

  17. Avatar de Fernando
    Fernando

    50GB – ADRIVE
    50GB – MEDIAFIRE
    50GB – BOX ANDROID
    50GB – BOX IPHONE
    25GB – BOX
    20GB – VODAFONE
    25GB – SKYDRIVE
    10GB – CX

    Só me falta a PT…:)

    1. Avatar de mc
      mc

      micro-pc + hd + dyndns = TERAS de espaço em disco 🙂

    2. Avatar de AFerreira
      AFerreira

      Recapitulando, falta-te os principais, vulgo Dropbox e Google Drive.

    3. Avatar de Rodrigues
      Rodrigues

      Não tens Dropbox???… fraquinho!

  18. Avatar de Gil Von Doellinger
    Gil Von Doellinger

    Fiz o registo no site da CloudPT no dia 10, assim que o mesmo ficou disponível. Só há cerca de 15 minutos me enviaram finalmente o convite. Entretanto já me registei e pude aperceber-me que não tive direito a nenhum convite para partilhar. Para além disso, fiz, a título experimental, o upload de um ficheiro de 500 kB e notei que durou cerca de 3 minutos, o que é – digamos – extremamente lento.

    Cumprimentos.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Isso é estranho… eu não tive problemas.

      Qual é a velocidade do teu upload? Tinhas mais algum programa a fazer uploads na altura? O firewall do windows ou do antivirus, podia estar a fazer algum restrição, experimentas-te desactivar o firewall?

      1. Avatar de Gil Von Doellinger
        Gil Von Doellinger

        JJ, terá sido algo circunstancial. Não me voltou a acontecer o que eu referi.

        Cumprimentos.

    2. Avatar de Rodrigues
      Rodrigues

      Eu utilizo Dropbox à anos.. posso dizer que testei os dois serviços e que CloudPT é muito mais rápido.
      É natural que assim seja, uma vez que Dropbox está alojado nos EUA e CloudPT está em Portugal, o que significa menos peering internacional, logo menor latência e perda de pacotes IP.

      Existem ainda outros serviços, tipo o da Vodafone, mas todos eles se baseiam em alojamento de dados fora de Portugal e têm por isso o mesmo problema.

      Bom bom era ter uma caixinha em casa, mas para além de poder facilmente ser atacado.. ainda estava a torrar electricidade.. enfim.. CloudPT dá mais jeito.

    1. Avatar de Majos
      Majos

      O problema não é registo. O problema é acesso.

  19. Avatar de Android4.1
    Android4.1

    E ainda existem alguns bugs, mas para isso é que existe lá o botão “Encontraste um erro?”
    Se ninguém reporta…

  20. Avatar de Darth
    Darth

    Parece interessante. Ja me inscrevi estou à espera de convite…. Nao tenho pressa… Tenho 5gb no dropbox, 5gb no drive e 25 gb no box.net….

  21. Avatar de César
    César

    Se alguém tiver algum convite, pode enviar-me um? Obrigado!
    mail: cesar.filipe.silva@gmail.com

  22. Avatar de Pedro
    Pedro

    Se alguém tiver convites a mais e não se importe de partilhar por favor envie um convite para: pipaspfma@gmail.com

  23. Avatar de amilton josé
    amilton josé

    Boas.
    convite? onde? é mais facial a galinha ter dentes.
    desde o primeiro dia que fiz a inscrição e nada.
    vou aguardar.
    por enquanto uso o da vodafone cloud e tenho 20Gb

    cmps
    amilton josé

  24. Avatar de andre lopes

    E lá se foi o monopólio das pens drive 🙂 Além de gratuito, está muito bem pensada a estratégia desses sistemas Cloud, testeis em todas plataformas, pc (app e web), Android e IOS e 5 estrelas. Potente, fácil (upload e download) e versátil. Mas fico a pensar de fundo a sustentabilidade da plataforma, no caso da PT é uma pequena fatia do data center, e uma forma clara e objetiva de criar valor. Será que os outros operadores vão abrir o cloud para não clientes? a Vodafone tem uma oferta 20GB (mais 4 gb que a cloudpt) mas exclusiva a clientes, meh (unhas de fome).

  25. Avatar de J. A. Salvado
    J. A. Salvado

    Só é pena não funcionar….

  26. Avatar de Raul
    Raul

    Parece que não sou o único à espera do tal precioso convite…
    Vamos continuar a usar o Dropbox, pelo menos funciona.
    Obrigado na mesma PT.

  27. Avatar de rui
    rui

    boa tarde malta alguem tem um convite que me posso enviar

    obrigado

  28. Avatar de rui
    rui

    boa tarde malta alguem tem um convite que me posso enviar rpassuco@gmail.com
    obrigado