RemoteBox – Gestão remota de máquinas no Virtualbox

8 Comentários

Uma das tecnologias da qual sou  adepto ferrenho é da virtualização. Gosto de ter o meu sistema operativo de raiz mas também gosto de testar outros e aí a virtualização é uma tecnologia fantástica. Basicamente passamos a ter dentro da mesma máquina física, um conjunto de máquinas virtuais que podem correr os mais diferentes sistemas operativos.

O  VirtualBox é uma das aplicações gratuitas que permite aos utilizadores todo o potencial da virtualização onde podemos construir um sistema com todas as características técnicas mas de uma forma virtual não permanente. Hoje damos a conhecer o RemoteBox que permite a gestão remota de máquinas presentes no VirtualBox.

remotebox_00

O Virtualbox é actualmente uma das ferramentas de virtualização mais populares para ambientes domésticos assim como o VMWare Workstation, Parallels ou Virtual PC. Com o RemoteBox é agora possível gerir as máquinas que fazem parte do Virtualbox e que estão residentes numa outra máquina (ex. servidor).

remotebox_02

Esta ferramenta tem uma lista extensa de características, das quais se destacam:

  • Abrir o virtualbox remotamente através de uma interface gráfica (GTK)
  • Gestão remota do VirtualBox e máquinas remotas
  • Não é necessário ter nenhum servidor Apache ou IIS para correr o RemoteBox
  • Interação com as máquinas remotas, via RDP; incluindo som
  • Criar e editar máquinas remotas
  • Possibilidade de configurar o processador, portas E/S e pastas partilhadas
  • Possibilidade de integrar dispositivos USB
  • Suporte para Snapshots
  • Compatível com o VirtualBox a correr em Linux, Windows, Mac OS e Solaris

Veja todas as características aqui

remotebox_01

Como instalar no Ubuntu e derivados?

Para quem quiser instalar o RemoteBox no Ubuntu e derivados, para abrir a consola e inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:upubuntu-com/virtual
sudo apt-get update
sudo apt-get install remotebox

Depois de instalado no Ubuntu, basta ir a dash e procurar por remotebox

remotebox_03

O RemoteBox permite-lhe facilmente aceder remotamente a uma instância do VirtualBox a correr numa outra máquina. Desta forma, pode aceder ás suas máquinas remotas a partir de qualquer lugar, sem ter a necessidade de instalar/configurar protocolos de acesso remotos em cada uma delas. O RemoteBox está disponível para Linux, Solaris e MacOS.

Licença: GNU v2

Sistemas Operativos: Linux/Solaris/ MacOS

Download: Escolha aqui o seu sistema operativo

Homepage: RemoteBox

Partilhar:
Tags:

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    Bom artigo no entanto tenho dúvidas em relação a estes programas.
    Era interessante fazerem uma espécie de comparação entre os diferentes programas e qual o recomendado.
    Usei o VirtualPC e estava inclinado a experimentar o VMWare..
    Obrigado!

  2. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    Seria muito interessante fazerem um comparativo de Aplicações do género.

    A primeira que usei foi a VirtualBox, mas não gostei. Actualmente uso o VMware e estou satisfeito, no entanto oiço falar tantas vezes de outras soluções como a VirtualBox e o HyperV que fico sempre a pensar “What if…”.

  3. Avatar de jpng81
    jpng81

    Não sei porquê, mas estou a achar muita fruta…
    Temos de sakar uma versão especifica para a versão do virtualbox em questão… portanto quando houver updates no virtualbox o client já não é a mesma coisa, toca também andar a actualizar.
    Prefiro usar o comando “sudo ssh -X username@ipdoservidor” depois é só chamar o virtualbox “& virtualbox” e voilá tenho o virtualbox a funcionar remotamente noutro computador.

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      Claro que o comando que menssionei em cima também funciona em windows bastando ter o xming instalado para emular o X11 e ter o putty a usar o xming…. simples.

    2. Avatar de xoxota
      xoxota

      Se o Virtualbox estiver a correr em nix* pode perfeitamente ser comandado por linha de comandos.

      $ VBoxManage startvm “Windows XP”

      Etc.etc..

      1. Avatar de jpng81
        jpng81

        Perfeitamente, ambiente gráfico para quê.
        O servidor só precisa de arrancar em modo consola e desde que o virtualbox esteja instalado é o suficiente para se puxar o ambiente gráfico noutro pc.

  4. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    E para Windows não existe algo idêntico?

  5. Avatar de sakura
    sakura

    Sabem se há algum serviço de “cloud computing” por ai internet ? free… lol.
    Em ambiente cloud, como um “SO online”tipo (EyeOS)
    sabem se é possível executar o Virtual Box, ou é só o software disponível? E possível montar uma VM de raiz? Como o meu upload é baixo, testar é quase impossível .
    objetivo: ter na “cloud” uma VM 24/24h sei que para isso basta uma pagina web que corra a aplicação mas precisava de usar outro SO por isso o Virtual Box. Obg.
    Nota: e off topic da ultima vez que instalei o virtualbox no Windows xp este VB saltou a firewall do Windows com se ela não existisse…. Como a segurança do xp e o que é old, mão sei não …… cmd netsh.exe