Motorola anuncia o novo smartphone Moto E por 110€

82 Comentários

…direccionado para os mercados emergentes.

Depois de vários rumores, a Motorola anunciou o novo Moto E – um smartphone que tem como missão conquistar os mercados emergentes. O Moto E é o sucessor do Moto X, o primeiro Motorola da Era Google. Apesar de não ser tão potente como o Moto G, este novo equipamento traz algumas especificações interessantes, tendo em conta o preço.

Vamos conhecer melhor o novo smartphone low cost, Moto E.

Motoe_00

Apesar de não ombrear com o Moto G, o novo Moto E destaca-se pelo preço e pelo conjunto de especificações. O equipamento vem com um ecrã Gorilla Glass 3 de 4,3 polegadas, que oferece uma resolução de 960×540, e traz um processador de 1.2 GHz Qualcomm Snapdragon dual-core. O equipamento vem também com um 1 GB de RAM, 4 GB de memória interna (expansível através de cartão micoSD) e tem suporte para Dual SIM.

Motoe_01

Esteticamente o Moto E é muito semelhante aos seus irmãos mais velhos. Com as bordas arredondadas,  o equipamento traz na parte traseira o logo da Motorola assim como a câmara de 5 Mpx (de referir que tendo em conta o baixo preço, o Moto E não traz câmara frontal). Há a destacar ainda a bateria de 1980 mAh que garantirá uma boa autonomia do dispositivo.

Motoe_02

Relativamente ao sistema operativo, o Moto E vem com o Android 4.4 KitKat e há o compromisso, por parte da Motorola, que o mesmo terá actualizações, em tempo aceitável. Embora o Moto E não possa ser personalizado a partir do zero, como o Moto X, a Motorola irá disponibilizar nove capas coloridas.

Resumo das especificações
  • Ecrã Gorilla Glass 3 de 4,3 polegadas (anti-dedada)
  • Processador de 1.2 GHz Qualcomm Snapdragon 200 dual-core
  • RAM: 1 GB
  • Memória de armazenamento: 4 GB
  • Câmara traseira:4 Mpx (2592 х 1944 pixeis)
  • Bateria: 1980 mAh
  • Dual SIM
  • Sistema Operativo: Android 4.4.2 (KitKat)
Conheça melhor o novo Moto E

O principal concorrente do Moto é será o Asha da Nokia, sem esquecer os novos dispositivos com Firefox OS, tendo em conta o preço de 89 libras (cerca de 110 euros) e as suas características.

O que acha do novo Moto E?

Comentários

82

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Nunes
    Pedro Nunes

    Eu acho espetacular.
    Deve ser dos únicos que é de uma marca conceituada a fazer algo de jeito a um preço acessível.

  2. Avatar de fakir
    fakir

    Tendo em conta as especificações e preço, será difícil encontrar concorrentes diretos.

    1. Avatar de golias17
      golias17

      Sim tal como o moto G este também vai estar num patamar a cima da concorrência.
      A motorola tem tudo para dominar as gamas baixo/medio custo. Espero que com a mudança a empresa continue a seguir este caminho, de ter poucos aparelhos, mas com consistência, e excelente qualidade.

      Resumindo, obrigado motorola por mostrar que os androids baixo/medio cost podem concorrer directamente com os WP. Para quem tinha duvidas que a compra da mesma pela google podia ser uma má jogada, acho que chegamos a conclusão que o android ganhou muito, mas muito com a mesma.

      1. Avatar de A.G.
        A.G.

        A Motorola já não é da Google, a Lenovo comprou-a.

        1. Avatar de golias17
          golias17

          Sim mas sabes que um telemóvel não se faz num dia. Os modelos todos falados, X,G e E foram feitos quando a google ainda estava à frente.

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Existe o Lumia 520.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Mas não com dual SIM…

        1. Avatar de RUI ALVES
          RUI ALVES

          Não é dual sim, mas é de 8GB em vez do 4 GB do moto que são manifestamente insuficientes. Por outro lado com a possibilidade de instalar um cartão SD até 64 GB no update do Windows phone irá permitir instalar apps diretamente no cartão SD algo que quer Android quer IOS não o fazem

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Até pode instalar apps diretamente no cartão sd e suportar cartões sd até 64 gb, mas para quem quer um dual sim simplesmente não serve.

          2. Avatar de Vitor
            Vitor

            O Android não dá para instalar apps no cartão? O meu dá…

          3. Avatar de João Felix
            João Felix

            Algumas apps no android deixam instalar no cartão mas conta-se pelo dedos as que deixam visto que perdem performance and ainda assim gasta sempre alguma memória do próprio telemovel. Não é possivel ter as apps 100% no cartão SD, o que acontece é as apps colocarem lá as coisas pesadas como som, video, imagem e musica e o core fica na memória do telemovel.

  3. Avatar de R
    R

    Um pouco mais barato que o Moto G.
    E parece ser igualmente bom.
    não tão forte em alguns aspectos de hardware (que podem ter algum peso) mas não deixa de parecer uma boa escolha

  4. Avatar de joanna
    joanna

    Era um telemovel em ter em conta mas segundo li este não tem flash! Se for verdade é desapontante…

  5. Avatar de Wilson
    Wilson

    Será que vai vender cá?

  6. Avatar de Elias
    Elias

    Foi só eu que vi, ou alguem mais viu que faltou um flash para câmera…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Não tinha reparado… bem visto. Grande falha 🙂

      Uns reparos ao artigo, a câmera é 5Mpx traseira e não existe câmera frontal

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Se tivesse pelo menos a câmera frontal pelo mesmo valor, já considerava a compra deste.
        Não, não é para ser mais um selfie. É mesmo para video-chamada.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          +1

          Falta-lhe flash para fotos e a frontal para a video chamada. O facto de ter a opção dual sim chamou-me imenso à atenção, mas depois esquecem-se destes “pequenos” detalhes…

          PS: continuam com a gralha dos 4Mpx nas características.

          1. Avatar de golias17
            golias17

            Não é esquecer… É fazer telemóveis bons a preço limitado, nem todos tem a capacidade de fazer isso, como é óbvio têm de cortar em algum lado.

          2. Avatar de Rui
            Rui

            @golias, o esquecimento que falei é relativo. é óbvio que não foi esquecimento, mas não seria o flash e a câmera frontal que iriam encarecer este smartphone. 5€ o conjunto led + câmera fromtal?

  7. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Qual é a data prevista para o lançamento, alguém sabe?

    1. Avatar de Tiago Azevedo
      Tiago Azevedo

      14 de Maio

      1. Avatar de Noémio Dória
        Noémio Dória

        Em Portugal?

  8. Avatar de Francisco Alves
    Francisco Alves

    É de facto um equipamento com boas especificações para um mercado mais low cost, mas que preza a qualidade e a preferência pelas marcas.

  9. Avatar de não pesco nada disto
    não pesco nada disto

    “O Moto E é o sucessor do Moto X…” a sério?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Dizem que sim..não concordas? 🙂

      1. Avatar de Telmo
        Telmo

        Discordo. Isso é o mesmo que dizer que o iPhone 5c é o sucessor do 5. É um modelo posterior, não um sucessor.

      2. Avatar de Fabio Silva
        Fabio Silva

        O Moto X é o topo de gama da Motorola, nao iam substitui-lo com este ,para substituir o Moto X vai sair o Moto X+1

    2. Avatar de Fernando
      Fernando

      Não é o sucessor do Moto X, nem em sonhos.
      O sucessor do Moto X vai ser apresentado este verão e é o Moto X+.

      Estes gajos não sabem copiar as notícias com a tradução em condições.

      Não vai estar à venda em Portugal, tal como não estão o Moto X e o G.
      Eu tenho o G e comprei em Espanha.

      1. Avatar de Manel
        Manel

        Eu comprei em Portugal, há em várias lojas de informática em Lisboa há alguns meses. E por mais uns 90 euros compra-se o G que é muito superior e um maquinão para o preço.

  10. Avatar de monk
    monk

    eu nao dava 110 por isso com 110 compra-se melhor.. mas fazer o que? so dizem que é bom porque vem com android 4.4kk se não…. com voces é sempre a mesma historia

    1. Avatar de não pesco nada disto
      não pesco nada disto

      Com 110€ compras melhor a onde? Se so for aos mitras da tua zona e mesmo assim não é novo. Mas pronto…

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        E entao o zenfone 4 da asus.

    2. Avatar de ACS
      ACS

      da-nos uma lista então.

    3. Avatar de Pedro Nunes
      Pedro Nunes

      Ainda gostava de saber aonde arranjas melhor, mas ok.
      Até a nokia que tem tido preços agressivamente competitivos, o Nokia lumia 520 custa 110€.

      Arranjas melhores de marcas chinesas com nomes estranhos que aconteceu como o meu Alcatel android.
      É tudo muito bonito, mas passado 5 meses tens o touch descalibrado, percas de rede constante, reiniciamentos, e infelizmente não sou o único.

      Podes ter sorte com uma marca chinesa, tens problemas vais reclamar com eles como? Boa sorte com a garantia 😀

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        A motorola é da LeNovo, que é uma marca chinesa, logo podes comparar com outros chineses.

        Queres bons chineses? Tens a Xiaomi, actualmente é a única que consegue “bater” em samsungs e companhia.

        E as specs do telemóvel são uma cagada para o que existe no mercado actual.

      2. Avatar de monk
        monk

        para que que vou dar 110 por este moto E se tenho uns quantos melhores pelo mesmo preço?
        sim porque não existem telemoveis bons de marcas chineses… voces sao bue mads quando alguem nao concorda com a vossa opniao

      3. Avatar de André Barbosa
        André Barbosa

        A realidade é que um telemovel chinês é muito bonito mas é no primeiro mês, depois da tinta fraca começar a descascar, surgirem os problemas, nunca mais ser atualizado… Já para não falar que isto é um excelente smartphone com uma qualidade de construção que se vê em muito poucos (falo por experiencia propria com o Moto G). Tenho o meu Moto G desde Janeiro e não tem um unico sinal de desgaste (uso com a Grip Shell Original), caiu uma vez violentamente e nao foi culpa minha e não teve nada, nem uma mossa nem um risco! Um telemovel chines??? Ta bem ta… Não estou a referir-me aos xiami nem ao oneplus one…

        1. Avatar de monk
          monk

          sabes que a motorola pertence a lenovo e a lenovo é?

          1. Avatar de golias17
            golias17

            Sabes que um telemóvel não se faz num dia, sabes que a lenovo entrou em zero na participação do mesmo.

            Continua a criticar sem fundamento a marca que lança os modelos gama baixa com melhor qualidade e aceitação do mercado. Podes arranjar os modelos que quiseres nenhum tem a consistência dos novos motorola.

          2. Avatar de André Barbosa
            André Barbosa

            Sei perfeitamente disso. No entanto a lenovo é uma marca de qualidade superior. De uma forma inicial, a unica coisa nos Motorolas que é da Lenovo é o dinheiro. Os engenheiros continuam os mesmos. Uma coisa são aparelhos de bosta feitos do zero, outra coisa é a aquisição de uma marca. Maior parte das vezes que isso aconteçe a unica coisa da marca que é chinesa é o financiamento, nada mais.

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          Antes era Motorola da Google, agora é Motorola da Lenovo.

          Diferentes manufactures.

    4. Avatar de sfhhfghfgh

      eu com 10€ compro um iphone 5s
      vês tb sei escrever coisas giras num comentario.

      agora dados concrectos e que nao deste nenhuns…

    5. Avatar de monk
      monk

      ahhaha tmn smart a18.. entre outrros… voces adoram falar

      1. Avatar de Telmo
        Telmo

        Processador: Mediatek MT6577 vs. Qualcomm Snapdragon 200
        Memória interna: 1GB vs. 4GB (ambos suportam cartão SD)
        Android 4 vs Android 4.4

        Podia continuar, mas acho que já deu para perceber a ideia…

        1. Avatar de monk
          monk

          wooooooow versão mais recente, e o que que ganhas em ter versão mais recente?
          o mediatek é melhor que esse snapdragon 200
          onde é que um cortex a7 é melhor que um a9? so se for em performance de bateria…

          o que que fazes com essa memoria interna? eu não ia por ai.

          lol tanto flame gg

        2. Avatar de monk
          monk

          ah espera.. ainda não falaste do score do antutu!!
          porque uma pontuação de uma app é que dita se x ou y é mais rapido.. piadas

    6. Avatar de Dias
      Dias

      Com o desempenho de um processador Snapdragon por 110 euros nao apanhas de certeza. Ainda pra mais um Adreno 301 que corre praticamente tudo.

      1. Avatar de monk
        monk

        podes ter a melhor gpu se não tiveres um cpu que acompanhe.. podes esquecer
        o cortex a7 tem menos instruções que o a9 e etc..

  11. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    Lol. No tempo do razr e do atrix ninguém queria saber da Motorola. Agora todos falam bem…

    Dou um concelho. Por 100 e ou menos consegues se o atrix 2 ou o razr hd. Ambos já com kitkat e com specs melhores a meu ver

    1. Avatar de cconst
      cconst

      Mas sem Dual SIM…

      Há pessoas para quem DUAL SIM é essencial!

      Alem do mais esses equipamentos NOVOS por cerca de 110€?

      Abç

      1. Avatar de david ferreira
        david ferreira

        sim o razr hd consegues novo e selado por 100e e o atrix ate por menos.

        Atenção, com suporte para dual sim….se for como o moto G a 170e com 1 sim e a 230 se for o dual sim

        prevejo o preço deste dual sim subir tambem =)

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          O preço apresentado para o Moto E é com dual SIM, nem sei se vai existir apenas com um SIM.

        2. Avatar de André Barbosa
          André Barbosa

          Onde é que consigo NOVO a esse preço? A minha namorada anda a procura de um smartphone novo e eu ando a meter-lhe a Motorola na cabeça 😛

  12. Avatar de Zédegaia
    Zédegaia

    ZTE v970m

  13. Avatar de Claudio Oliveira
    Claudio Oliveira

    Parece-me ser um bom aparelho, a um preço bastante competitivo.
    Mas 110 euros onde?
    Para onde foi anunciado esse preço?

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    alcatel onetouch c7, maquina 😀

    1. Avatar de monk
      monk

      ahahahaha eles vão dizer que não tem kitkat e o cpu e etc xD

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        lool kitkat faz ganhar diabetes XD

  15. Avatar de madmadeira
    madmadeira

    por esse preço prefiro dar mais 10 euros e levar este quad core com 1 gb ram flash e 5´´ de ecrã. o alcatel c7 7041x

    http://pdadb.net/index.php?m=specs&id=5626&c=alcatel_one_touch_pop_c7_7041x

    1. Avatar de monk
      monk

      não.. o pessoal prefere este moto E com kit kat

      1. Avatar de não pesco nada disto
        não pesco nada disto

        …e depois eu é que não pesco nada disto…

        1. Avatar de monk
          monk

          ironia conheces? eu prefiro o alcatel c7 a este bichinho aqui

  16. Avatar de Carlos
    Carlos

    Boas, estou aqui a pensar que de facto a propaganda funciona muito, muito bem com a maior parte das pessoas (e pelos vistos também com sites e pessoas supostamente especialistas em tecnologia.)
    Ainda ontem foi anunciado um telefone novo da Blackberry, um “low cost”, e sim neste momento só para o mercado Indonésio, mas que em principio vai “sair” para outros países em breve e só se fala das marcas que todos acham que são melhores, paranoid, itoy, etc, etc e o resto é M***a.
    Gostaria, que, antes de começarem a dizer barbaridades de que a Blackberry vai fechar, está morta, etc, etc, etc que analisassem o que DE FACTO está a acontecer com a empresa, os produtos, as 4 linhas mestres do negócio, etc.etc. (que não é só telemóveis claro!!! DUH)
    depois gostaria que fossem a este link para ver o telemóvel de 5″, Blackberry Z3 de aproximadamente €138 e mais algumas coisas por favor ………….

    o OS10 está espectacular, tenho um Z10 e não o trocaria por nenhum telefone neste momento (só pelo Z30 🙂 claro) quem quer comunicar, ser produtivo, ter tudo á mão com eficiência e rapidez tem de analisar o Blackberry Sistema operativo 10. tem mesmo!!!! e o 10,3 que vem aí daqui a uns meses vai rebentar … agora para quem quer um telele só para joguinhos, apps e musica … well, stay where you are buddy!!!

    http://n4bb.com/blackberry-z3-jakarta-edition-officially-unveiled/

    http://utbblogs.com/

    http://crackberry.com/

    http://n4bb.com/

    MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO,

    Abraços

    Carlos

    1. Avatar de não pesco nada disto
      não pesco nada disto

      Another fanboy speaking!

    2. Avatar de André Barbosa
      André Barbosa

      Acredito que seja um dispositivo de boa qualidade e que de alguma forma poderia competir com um Moto G. É excelente para quem gosta do Sistema da BB. Graças ao elevado numero de utilizadores e a constante expansão do Android, o Moto G oferece mais possibilidades e liberdade.

  17. Avatar de ZéZé Camarinha
    ZéZé Camarinha

    Huawei Ascend Y530, igual e mais barato.

  18. Avatar de Ricardo Peralta
    Ricardo Peralta

    Já agora foi anunciado que o Moto G vai ser lançado com LTE e vai ter slot de cartões microSD.

  19. Avatar de rucacc
    rucacc

    Boa tarde, a Motorola tem vindo a surpreender pela positiva mas…
    e estes … são:
    este equipamento (Moto E) vai ser vendido oficialmente em Portugal??
    é porque se não for vai chegar mais caro cá…(é o que acontece com o Moto G) que é um equipamento de 200$ e eu ainda não o vi por menos de 200€ por cá (vindo de fora)é só fazer a conversão…

    1. Avatar de monk
      monk

      se chegar cá deve rondar os 150 euros.. por esse valor tens o lg f7 que é melhor que este

      1. Avatar de não pesco nada disto
        não pesco nada disto

        Qualquer coisa é melhor que a motorola. Já entendi…

        1. Avatar de monk
          monk

          alternativas, voces todos dizem que não existe melhor por esse preço.. preço que se vier pa portugal chega aos 150 no minimo….

  20. Avatar de Joguirian
    Joguirian

    Quando comprei telemóvel novo andei a pesquisar e não foi preciso ir muito longe. Na Expansys o “meu” moto x custou pouco mais de 300 euros. Estou muito satisfeito e acho que fiz o melhor negócio da minha vida pois, para a utilização que lhe dou tenho um telemóvel que “ombreia” com os melhores e que quase ninguém tem em Portugal. O moto G na expansys estava a 174 Euros há coisa de 1 semana atrás, mesmo assim e com as suas especificações é outro negócio de “arromba”. Para não falar de que temos a garantia de que as atualizações do android nos chegam em primeira mão. O moto x não tem uma câmara muito potente. Pois, mas eu também não tenho intenções de montar uma exposição de fotos tiradas com o telemóvel… Tem outra coisa única e que dá muito jeito mesmo, ligar a câmara com dois movimentos rápidos do pulso, não existe na “concorrencia” feature similar e tão boa. Se este moto E vier tão bonito, em termos de design e com tanta qualidade só vos digo, comprem porque não conseguem melhor negócio em nenhum outro lado…

  21. Avatar de Fernando Ramos
    Fernando Ramos

    Tenho um Moto G e é muito bom… Este embora com menos performance devido aos componentes parece ser igualmente uma boa compra.

  22. Avatar de Hugo Cardoso
    Hugo Cardoso

    para mim neste momento este não é o melhor negocio a fazer. penso que a vodafone fez uma boa escolha de um telemóvel barato com boas especificações ao por a venda o alcatel ot pop c7. com 399 pontos penso eu fica por uns miseros 85.5€. tem uma muito boa relação qualidade preço que entra sem duvida em luta com estes motorola low cost.

  23. Avatar de OMG
    OMG

    Este é um smartphone, Vitor?

    1. Avatar de OMG
      OMG

      Vitor Martins! Sim ou não?
      Bem menos de 200 euros…

    2. Avatar de OMG
      OMG

      Então? Quando dizemos uma coisa temos em a assumir, mesmo que esteja errada, é uma questão de integridade. Fazer de conta que não vês não ajuda nada.

  24. Avatar de Francisco
    Francisco

    Pelo que li de alguns comentários penso que há pessoas a dar demasiada importância ao flash. É sabido que as fotos com flash não costumam ficar tão boas; é sabido que a câmara do Moto G é talvez o seu ponto mais fraco e que o Moto E terá uma câmara com menor qualidade, logo, o que esperariam conseguir com o flash? Fotos de qualidade? Se é pela lanterna também o ecrã faz de lanterna.

    Acho que não estarei a pensar mal, claro que ter flash é sempre um aspecto positivo, mas se é para cortar nos extras para conseguir uma boa máquina a preço baixo parece-me boa ideia.

  25. Avatar de Ernani - SP
    Ernani – SP

    Olá, moro no Brasil e, se quiser comprar algo dos EUA, recorro ao site realidadeamericana. Existe algo parecido em Portugal? Ou alguma loja onde eu possa comprar on-line o moto e?

  26. Avatar de CTS

    Bom dia,
    Gostaríamos de informar que temos capas disponíveis para este modelo (e outros) da Motorola. Estamos ao dispor.