Quer ter um botão para ejectar na barra de menus do OSX?

3 Comentários

Os sistemas operativos dão aos utilizadores as ferramentas que estes precisam, seja para que tarefa for. Tudo está disponível e pronto a usar, dado suporte e facilitando algumas tarefas.

Mas há ferramenta que estão escondidas e que apenas podem ser usadas em condições especiais, necessitando de algum conhecimento dos sistemas para poderem ser usadas.

Na dica de hoje vamos explicar-vos como podem ter um botão para ejectar na barra de menus do OSX, de forma nativa e sem qualquer complicação.

drive_1

Com bastante facilidade os utilizadores conseguem adicionar à barra de menus do OSX funções básicas do sistema operativo, através de opções que podem encontrar nas Preferências do Sistema.

Exemplos disso é o controlo do volume, a bateria, a rede wireless e até o nome do utilizador. Mas algo que não conseguimos colocar lá é um simples botão para ejectar os discos ópticos que temos na super-drive. Na verdade esta opção existe e é muito simples de aceder.

Depois de colocada na barra de menus do OSX apenas precisam de lhe clicar para que os CD’s ou DVD’s que tenham na super-drive sejam de imediato ejectados.

Para lançarem então essa opção e passarem a controlar a super-drive directamente da barra de menus precisam de aceder a uma pasta específica.

Como ter um botão para ejectar na barra de menus do OSX

Para isso e com o Finder seleccionado, devem procurar a opção Ir na barra de menus e aí dentro encontrar a opção Ir para a Pasta… (penúltima opção).

drive_2
Escolher a opção Ir para a pasta…

Na caixa que for mostrada devem colocar o caminho para a pasta Menu Extras. Esse caminho podem encontrá-lo abaixo. Basta que o copiem e colem na janela de destino.

/System/Library/CoreServices/Menu Extras/

Ao colocarem esse caminho e ao avançarem, a janela do Finder que têm aberta será alterada para a pasta Menus Extras. Aí dentro devem procurar pela aplicação Eject.menu e devem aplicar um duplo clique para que seja lançada.

drive_3
Escolher a aplicação Eject.menu

De imediato vão ver na barra de menus um novo ícone, que está associado ao Eject. Ao clicarem nele vão poder ejectar os CD’s ou DVD’s que tenham na vossa máquina.

drive_4
O ícone passou a estar na barra de menus pronto a ser usado

Notem que esta aplicação apenas consegue ejectar drives ópticas, não tendo a capacidade de ejectar outro tipo de drives, como as USB ou discos externos.

Por outro lado sempre que reiniciarem o vosso Mac esta aplicação também desaparecerá da barra de menus, mas este passo pode ser contornado com a sua colocação no arranque do OSX.

Não é uma solução perfeita, mas evita terem de carregar no botão de eject do Mac, permitindo realizarem essa operação directamente com o rato e dentro do OSX.

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson
    Nelson

    Ainda há quem use CD’s/DVD’s? 🙂

    1. Avatar de int3
      int3

      ya é isso que ia dizer. a apple nunca mais vai fazer macs com drive de CDs. xD
      ninguém usa xd
      mas por falar nisso até precisava mesmo agora para gravar umas musicas para o meu carro, porque tenho radio de origem :/ senão lá ia de pen, que é o normal de hoje em dia 😛

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Há sempre os gravadores externos para quem precisa. É um custo extra, mas pode ser usado com qualquer aparelho.