Mais 25 radares de velocidade já no próximo mês! Saiba onde…

47 Comentários

O novo Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) teve a sua estreia em julho de 2016 e desde essa altura que estão a ser instalados e colocados em funcionamento novos radares. No próximo mês vai ter mais 25 novos equipamentos. Saiba onde vão ser instalados.



Portugal tem radares de velocidade por toda a parte. Os radares que mais faturam em Portugal estão instalados em Faro, Coimbra, Matosinhos, Gaia e Vila Nova da Barquinha – ver aqui.

Revela a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) que o número de veículos em excesso de velocidade reduziu 80%, quando comparado com as medições efetuadas antes da entrada em funcionamento dos novos radares (radares de velocidade média).

Os objetivos da ANSR nas zonas de influência dos novos radares de velocidade, neste período, foram integralmente atingidos, nomeadamente: uma forte diminuição na velocidade de circulação dos veículos, uma forte diminuição dos veículos em excesso de velocidade e uma sinistralidade rodoviária com índice de gravidade de zero, com zero mortos e zero feridos graves.

Radares de Velocidade: 14 são de velocidade instantânea e 11 de velocidade média

Em comunicado, a ANSR explica que, dos 25 novos Locais de Controlo de Velocidade (LCV), 14 são de velocidade instantânea e 11 de velocidade média. Segundo as informações, os novos radares vão ser instalados:

  • IC2 (Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro)
  • A29 (Santa Maria da Feira, em Aveiro, e Vila Nova de Gaia, no Porto)
  • IC1 (Santana da Serra, concelho de Ourique, distrito de Beja)
  • IP3 (Coimbra)
  • EN18 (Évora)
  • EN 125 (Albufeira, Faro)
  • EN 6-7 (Carcavelos e Parede, em Cascais)
  • IC17 (Loures)
  • A43 (Campanhã, Porto)
  • IC1 (Poceirão e Marateca, em Palmela-Alcácer do Sal).

A ANSR fez saber que os locais dos novos radares (37 instalados em setembro de 2023 e 25 a 06 de julho) foram escolhidos tendo como base no excesso de velocidade registada naqueles locais, que se revelou relevante para a sinistralidade grave.

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Aves
    Aves

    E acrescrecentou a ANSR: “O excesso de velocidade é geralmente uma contraordenação leve. Para fiscalizar a circulação na via do meio/esquerda com a via da direita completamente livre – que é uma contraordenação grave, vai-se …” Esqueceram-se desta parte.

  2. Avatar de silva007
    silva007

    Mais impostos disfarçados.

    1. Avatar de Isaltino
      Isaltino

      impostos opcionais, diga-se

      1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei!
        BurroFuiEuQueEstudei!

        Só paga quem quer (não cumpre o código)

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          O código indica que na estrada nacional é para andar a 90 km/h.

          1. Avatar de JL
            JL

            Quando não há indicação do contrário…

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O novo normal é 70…desde que se monte um radar.

        2. Avatar de VP
          VP

          Neste local https://shorturl.at/nk9Im final da A8 Loures->Lisboa foi instalado um radar. Só passado meses é que lá foram colocar um sinal de velocidade máxima para esse troço.
          Até lá as pessoas que adivinhassem qual o limite de velocidade e tendo em conta que vêm da A8 onde o limite é 120kmh

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Se calhar ainda não estava em funcionamento.
            O mais “engraçado” é qua vai haver muita gente a pagar os radares
            Acho sacanagem é em AE onde se poder circular a 120 km hora haver radares de 100km hora, isso sim é caça a multa

          2. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            @B@rão Vermelho

            Se o radar for de 100kmph, certamente deve existir algum imposição legal… se não existir podes ignorar a vontade.

            O codigo da estrada esta no fundo da hierarquia de leis a cumprir, se tiveres um sinal luminoso, temporario ou vertical que diga que o limite passa a ser 100kmph, então é esse valor, não é motivo para dizer que é caça a multa…

          3. Avatar de nunof
            nunof

            Não estava ligado…Um dos novos radares da lista do artigo está no local desde os primeiros, mas não estava a ligado. Mas posso dizer que funcionou para reduzir as velocidades

          4. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            @rjSampaio, sim há sinalização a indicar que vai passar para os 100, mas é fácil ir distraído na AE à conversa com alguém.
            Para mim não é grande problema não sou pessoa de andar depressa e raramente passo dos 100, mas reconheço que nas AE é um pouco caça a multa.

          5. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            @barao
            Se te distrais com facilidade a conduzir, ou não deves ir na conversa ou não deves conduzir, pura e simplesmente.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não há opção @rjsampaio,ou olhas para os sinais ou olhas para a estrada.
            Normalmente escolho estrada 😛

      2. Avatar de Lelo
        Lelo

        Não é opcional. Se passares lá todos os dias, um dia vais cair.

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          bater em pessoas também é ilegal, se eu continuar a interagir com ideias assim, um dia também vou “cair”?

  3. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “IC1 (Santana da Serra, concelho de Ourique, distrito de Beja)”
    Lá se vai um dos pouco troços onde ainda se podia dar gás na nacional a caminho do Algarve de certeza que vão baixar a velocidade máxima agora em vigor de 90 para 70 depois da instalação dos radares.

    “IC1 (Poceirão e Marateca, em Palmela-Alcácer do Sal).”
    Outro… Depois da instalação do radar a velocidade vai diminuir dos 90 agora em vigor para os 70 da praxe.
    Vai ser impossível ir para o Algarve pela nacional mais vale levar uma carroça.
    A brisa agradece.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      mas quem é que nascido depois de 70 ainda vai para o algarve pela nacional?

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Pronto 🙂
        Eu detesto andar em AE, ir para sul é tranquilo ir pela nacional, para o norte ai sim não é a tão fácil é muita estrada de serra curva contra curva e por isso vou quase sempre por AE se for para norte e quase sempre por nacional se for para sul

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Norte é entrar em Aveiras e sair em Coimbra. Tem que ser. Ng Aguenta Vila Franca e a Sul e Águeda a norte
          Para não destoar os tapetes novos levaram com 70kms/h.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Está a fazer 1 ano que fui e regressei no mesmo dia, com saída já depois do horário de expediente.
        Únicos emperros:
        -Troço Marateca-Grândola instalação de radares em cascata a obrigar a 70 durante 50 kms antes dos radares era 90.
        -A chegar a Grândola, tapete novo e em vez dos habituais 90 limitaram com semáforos de 50 que disparam a 40 em tudo o que é sítio. Até na passagem ao largo de um casebre abandonado loooloool
        – As já conhecidas e velhas passagens por Canal Caveira e Mimosa, mas aí até se compreende.
        Fiz 7 horas ir e vir em 610 kms, já com paragens. Não tá mal. Há piores mesmo que sigam pela AE.

        Daqui em diante com mais esses troços grandes com radares aposto que vão passar tudo para 70. É só um palpite em função dos últimos comportamentos dos padres_radares salvam vidas.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          De inverno faço 1:30h até Faro, de verão depende do trânsito.
          Mas se gostas de perder 7h num carro sem necessidade é contigo

          1. Avatar de JL
            JL

            Esse avião é lento.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Depende

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            JL, no Tesla tens de andar a 100 kms para não ficares sem bateria na serra e teres de encostar a seguir às portagens da A2 como já vi acontecer a alguns tesla

          4. Avatar de JL
            JL

            Tenho ? Então não o carreguei antes ?

            Então e no avião também não o carrega ?

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não há problema @Zé,
            no Algarve há uns jipes a gastar 20 aos 100 para dar  assistência a carros elétricos que ficam sem carga na estrada.

          6. Avatar de JL
            JL

            Os carros eléctricos ficam sem carga na estrada ? Isso é possível ?

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      “Vai ser impossível ir para o Algarve pela nacional mais vale levar uma carroça.”

      O que tu queres é andar a abrir sem qualquer repercussão, não andes com desculpas que vais demorar mais tempo, queres paga a multa e cala.
      So espero que quanto tiveres um acidente seja so material para ti e zero para terceiros, porque ao contrário dos otários que se vêm na estrada, não desejo mal a ninguém.

      o ic1 tem ~600km, imaginemos que é necessário fazer esses 600km para chegar ao algarve.

      Imaginemos que hoje a velocidade maxima era 90km/h em toda a extensão, o que nao é.
      Imaginemos que passam a definir a velocidade maxima em 2/3 do comprimento, para 70km/h, o que não será.

      isso significaria, que se fosses sempre a velocidade maxima cumprindo o limite, nos 600km ias demoras apenas mais 1h15min / < +20%.

      Se olharmos para a realidade que não se anda sempre a velocidade maxima em todo o trajeto, e garantidamente não vão limitar 2/3 de 90 para 70, estamos a falar de menos de 15% de diferença.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Boa sorte @rjSampaio.
        Vais ter um Portugal a 2 velocidades. Devagar e devagarinho.

    3. Avatar de Ken
      Ken

      Os do IC1 são:
      90Km/h
      https://www.google.com/maps/@37.512555,-8.2863734,3a,60y,222.44h,84.84t/data=!3m6!1e1!3m4!1s0vS_5KgQhobM7w0XZvjuOQ!2e0!7i16384!8i8192?coh=205409&entry=ttu
      a
      https://www.google.com/maps/@37.5022186,-8.2973533,3a,49.1y,208.03h,78.41t/data=!3m6!1e1!3m4!1scz8sfbjRB3DaTDLhdipnFg!2e0!7i16384!8i8192?coh=205409&entry=ttu

      70km/h
      https://www.google.com/maps/@37.5438237,-8.2673345,3a,75y,348.63h,76.44t/data=!3m6!1e1!3m4!1seHZH3dbiSzOV7Njzwxjqww!2e0!7i16384!8i8192?coh=205409&entry=ttu
      a
      https://www.google.com/maps/@37.5676213,-8.2616562,3a,90y,192.3h,74.69t/data=!3m6!1e1!3m4!1sBYAmdFNax6IQKLTcaOUSdw!2e0!7i16384!8i8192?coh=205409&entry=ttu

      O de 70km/h foi o que me fez deixar de usar o IC1, já lá tava mas pelos vistos desligado. Para quem vai sentido Sul-Norte tens uma descida de quase 3km que não vais ter muita escolha a não ser ir em cima dos travões o tempo todo.

      Depois temos o de Aljustrel em que a caça a multa não podia ser mais descarada:
      https://www.google.com/maps/@37.8888013,-8.2037204,3a,60y,126.68h,94.34t/data=!3m6!1e1!3m4!1s1fqxdE9rxD0M_PDRergmCQ!2e0!7i16384!8i8192?coh=205409&entry=ttu

      Mais de 1km de recta, sem qualquer problema de visibilidade, toma lá 70Km/h, porque existem umas quantas saidas/entradas pa terrenos agriculas…

      Deve-lhe acontecer o mesmo que o de Baleizão. No site da ASRN é o unico que aparece como temporariamente indisponivel.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Muita sorte têm vcs
        Aqui na “AE” que fica nas traseiras do aeroporto era 80 em toda a extensão, mas assim que puseram os radares passou a ser 50 em toda a extensão!
        4 kms a pastar vacas para o boneco.
        https://maps.app.goo.gl/o8ZSzhfXgdxGMWbE9

        1. Avatar de Ken
          Ken

          3 faixas pa cada sentido e a velocidade maxima é 50? quem é que raio teve essa diarreia mental ?!?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Foram os padres_radares salvam vidas.

    4. Avatar de JL
      JL

      Dar gás como ? então anda a 80 a 90kmh, nada vai alterar para si….

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Não se pode @JL onde se instalam estes radares passa para 70 à hora. Ainda não reparou?

        1. Avatar de JL
          JL

          durante meia dúzia de metros, não se sabe se são velocidade média.

    5. Avatar de nunof
      nunof

      Dá gás na A2

    6. Avatar de pocaracas
      pocaracas

      Se metem radares é porque sabem que as pessoas aceleram excessivamente ou porque têm estatística do número de acidentes excessivos nesse pedaço de estrada.
      Em Portugal, onde o preço dos automóveis e da gasolina, relativamente ao rendimento das pessoas, é dos mais altos da Europa, o povo ainda se enaltece por andar a “dar gás”… Que desperdício, que inconsciência, que… enfim, nem vou continuar.

  4. Avatar de Anung
    Anung

    O da Azervadinha já mamou munição. Agora é encontrar a pessoa que fez isso e obrigar a fazer o mesmo nos Foros ed Almada 🙂

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Isso é que era 🙂
      O de Foros de Almada era uma autêntica vergonha (agora é menos)

  5. Avatar de Mus
    Mus

    Mais importante do que saber onde estão radares de velocidade (e saber isso é importante: obrigado Pplware) é as pessoas terem “dois dedos de testa” e saberem distinguir entre excesso de velocidade e velocidade excessiva: ir a 140km/h na auto-estrada, num dia Verão e sem trânsito, embora indo contra o Código, não levantará nenhum problema, mas ir a 120km/h na auto-estrada, num dia de nevoeiro e com trânsito, é de quem nem, sequer, deveria ter uma carta de condução para um triciclo…

  6. Avatar de Grunho
    Grunho

    Deviam era instalar caixas falsas de radar em tudo quanto é sítio e de vez uma com radar. Isso e radares escondidos. Fazia com que os javardos se sentissem inseguros para prevaricar e os cidadãos seguros para circular.

    1. Avatar de nunof
      nunof

      gozas mas é pelo menos um radar já instalado desde os finais de 2023,inícios de 2024, o vento fez com que o plástico que tapava o sinal de informação de radar voasse, e a malta tem assumido que estava em funcionamento. Vai realmente agora entrar em funcionamento, está na lista do artigo. Por isso, sim, seria boa ideia encher as estradas com caixas falsas de radares. Até as podiam usar para colocar os radares móveis….já que não sabemos ser civilizados, seremos tratados como pirralhos

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    O problema é o que mtos comentarios aqui mostram: a justificacao de radares é por causa de acidentes, mas dps sao colocados os radares em sitios onde nao tem acidentes, mas sim onde é facil ultrapassar o limite e ser apanhado.
    nao colocam os radares de velocidade media em sitio sinuosos onde realmente o excesso causa acidentes e despistes etc.

    alem disto td é ver N sitios em portugal continental, como alguns exemplos acima, que estradas com limites de velocidades ridiculos, (como 50, onde devia ser 60 ou 70 ) etc etc.. nao existe bom senso nem criterio e isso contribui para o desrespeito pelos limites.
    Quando estive na madeira e ate nos açores, vi que é possivel fazer melhor..
    Especialmente na Madeira e ate nos açores, temos genericamente limites apropriados as vias.. nao tendo limites tao baixo em sitio que qq pessoa com 1 palmo de testa consegue ver que é possivel ir a 70 ou 60 em segurança do que um 50 ou 40 dentro de um localidade cheira de casas ou rua estreita.

  8. Avatar de João
    João

    O que vale é que dentro das localidades e junto às escolas nunca há excessos de velocidade … O que vale é que ninguém estaciona em cima dos passeios fora das grandes cidades , toda a gente faz pisca e as rotundas são feitas na perfeição … Enfim esta caça à multa é nojenta quando colocada em perspectiva e sabendo a mentira que é dizer que há um estudo sobre q sinistralidade que justifica a instalação dos mesmos .