Numa estreia, especialistas compreendem porque algumas pessoas não apanham COVID-19

59 Comentários

Apesar de ter mantido o mundo em quarentena, nem todas as pessoas contraem COVID-19, intrigando as restantes, bem como os especialistas em saúde. Na altura do pico de infeções, o conhecimento sobre o vírus era, de facto, escasso. Agora, a primeira investigação mundial revela por que razão algumas pessoas nunca apanham COVID-19.



Conforme partilhado pelo Science Alert, uma comparação pormenorizada dos casos de COVID-19 permitiu, finalmente, compreender por que razão algumas pessoas não foram, ainda, afetadas por um vírus que encurralou uma grande parte do mundo.

Com base numa análise da atividade genética nos tecidos nasais e no sangue de pessoas com infeções mal sucedidas pelo SARS-CoV-2, uma equipa de investigadores liderada pelo Wellcome Sanger Institute e pela University College London, no Reino Unido, descobriu uma nova resposta imunitária que proporciona uma defesa robusta.

Embora as vacinas e os seus reforços tenham reduzido radicalmente o risco de morte e as complicações graves da COVID-19, pouco fazem para impedir que o vírus se instale no revestimento do nariz e do sistema respiratório, conforme indicado.

De facto, para a maior parte das pessoas, este estabelecimento temporário resulta numa semana de nariz a pingar, tosse e dores de corpo relativamente ligeiras.

Para uns poucos afortunados, contudo, a infeção é tão fugaz que o corpo mal tem tempo de se manifestar com um simples espirro. Efetivamente, um pequeno número de indivíduos permaneceu completamente livre da COVID-19, apesar de ter sido decretada uma pandemia.

 

Por que motivo algumas pessoas são imunes à COVID-19?

A razão pela qual algumas pessoas estão mais protegidas do que outras não tem sido clara, sendo a investigação no terreno complicada pelas dificuldades em identificar com exatidão o momento da exposição.

Para contornar este obstáculo, os investigadores infetaram intencionalmente 36 voluntários saudáveis com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos com uma estirpe pré-alfa do SARS-CoV-2 em condições laboratoriais rigorosas. Desses, 16 nunca tinham sido vacinados e não apresentavam sinais de uma infeção anterior pelo SARS-CoV-2.

Esta foi uma oportunidade incrivelmente única para ver como são as respostas imunitárias em adultos sem história prévia de COVID-19, num contexto em que fatores como o tempo de infeção e as comorbidades puderam ser controlados.

Disse o biólogo de sistemas quantitativos Rik Lindeboom, atualmente no Instituto do Cancro dos Países Baixos.

O sangue e as zaragatoas nasais recolhidos dos voluntários até um ano após a infeção foram analisados através da sequenciação do ARN de uma única célula, fornecendo uma cronologia da atividade de centenas de milhares de células individuais com um pormenor sem precedentes.

A partir deste conjunto de dados, a equipa identificou três categorias de infeção: transitória, sustentada e abortiva. Foi neste terceiro grupo que descobriram a “arma secreta” do organismo para evitar a COVID-19.

Enquanto a maioria das pessoas dá uma resposta imunitária rápida contra o vírus invasor no sangue, estes voluntários mostraram uma reação subtil, mas muito mais rápida, nos seus tecidos nasais, que incluiu a ativação de células T invariantes associadas à mucosa (MAIT) e uma queda nos glóbulos brancos inflamatórios, que eliminaram o vírus antes de este se instalar.

Os investigadores identificaram, também, uma expressão elevada do gene HLA-DQA2 nas células nasais antes de serem inoculadas, um dos vários genes que foram anteriormente associados a infeções ligeiras ou sem sintomas pelo SARS-CoV-2.

Estas descobertas lançam uma nova luz sobre os eventos iniciais cruciais que permitem que o vírus se instale ou o eliminem rapidamente antes do desenvolvimento dos sintomas.

Agora, temos uma compreensão muito maior de toda a gama de respostas imunológicas, o que poderia fornecer uma base para o desenvolvimento de potenciais tratamentos e vacinas que imitam essas respostas protetoras naturais.

Explicou Marko Nikolić, cientista médico respiratório da University College London e autor sénior do estudo, Marko Nikolić.

Compreender a forma como a biologia humana lida com um ataque viral é crucial para combater não só esta ameaça da COVID-19, mas também as doenças mais robustas que iremos, eventualmente, encontrar, futuramente.

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    #fiqueemcasa
    #vaificartudobem

    1. Avatar de Unknown
      Unknown

      Não se pode apanhar algo que não existe…tanta histeria nas tvs por um virus da gripe normal

      1. Avatar de poeta
        poeta

        Pois, ainda hoje trato pessoas com sequelas do COVID-19, fora aquelas que vi morrerem. Queres ver que foi minha imaginação.

        1. Avatar de Camões
          Camões

          Concerteza que sim. Deixa de ver filmes de terror que isso passa.

  2. Avatar de To Canelas
    To Canelas

    O embuste do século, até ver…

    1. Avatar de Luís Santos
      Luís Santos

      Se te tivessem morrido familiares com o COVID como me aconteceu a mim não dizias isso. Enfim, detesto estas pessoas com a porcaria da mania das teorias da conspiração.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Todos os dias morrem familiares de alguém com doenças respiratórias e então em Portugal temos dias em Janeiro/Fevereiro com 500 mortes diárias com doenças respiratórias.

        1. Avatar de Luís Santos
          Luís Santos

          E? Não percebi o comentário. Eu só critiquei o To Canelas por dizer que a COVID foi um embuste, quando houve montes de pessoas a morrer, inclusive da minha familia.

          1. Avatar de _RJCA_
            _RJCA_

            Tem a certeza que os seus familiares não morriam se não fosse o Covid?

        2. Avatar de há+cada+gajo
          há+cada+gajo

          E vão continuar a morrer. Qual é tua vantagem argumentativa ? Só acreditas se o virus tiver o tamanho do godzila e te colocar uma pata em cima ? Realmente…estamos tão evoluídos neste ano de 2024…

          1. Avatar de Joõa
            Joõa

            mais um embuste deste século…
            cito um dos livros “A ORIGEM DAS DOENÇAS E A CURA PELA DIETA NATURAL”:
            “O charlatão mais tarde viu-se obrigado a confessar que a sua vacina, como ele lhe chamou, era um grande fiasco. Mas disto ninguém falou; pelo contrário, o barbeiro foi elevado à categoria de Doutor pelo médicos!

            Se a doutrina provou ser um fiasco há mais de 100 anos pregunta-se, naturalmente, porque é que o costume ainda existe hoje ?

            A razão é clara: É porque alguém disto faz dinheiro, directa ou indirectamente.”

      2. Avatar de Damnupa Kot
        Damnupa Kot

        Tu sabes por acaso que está mais do que provado que muita gente, logo à partida, ficou condenada à morte devido ao entubamento???
        Só por acaso, sabes também que está provado que as máscaras não só não impediram o contágio como contribuíram para a pior gestão de contágios da plandemia?
        Fazes ideia da quantidade absurda de gente saudável (incluindo muitos jovens) que ficou com efeitos secundários (deles bem graves) por causa das pseudo-vacinas experimentais?
        Há tanta coisa mal contada pelos media simplesmente porque o dinheiro que os move é o mesmo que está por detrás de quem orquestrou as diretrizes da pandemia!
        Os negacionistas são mesmo aqueles que se recusam a ouvir evidências científicas de especialista que não são subservientes do sistema!

        1. Avatar de Joõa
          Joõa

          Sim sei, má prática com subornos atribuídos. Além de outras práticas serem “subsidiadas”.
          Sim sei, que foi verificado que desde 1918 as máscaras e outras medidas em nada contribuíram para a redução, muito pelo contrário.
          Sim sei, os sistemas principais como VAERS e o Eudra, mostram a má prática secular que existe, tudo por causa do dinheiro.

          Se as leis em vigor fosse aplicadas, nunca seria possível ter tal cenário.
          Cometeram-se ilegalidades com estilo político fascista.

          Segue uma dica do DRE:
          30-04-2021

          Artigo 8º

          2b) Acesso a medicamentos, designadamente os experimentais, utilizados no âmbito da pandemia e da continuidade dos ensaios clínicos.
          Fonte:
          https://dre.pt/dre/detalhe/resolucao-conselho-ministros/45-c-2021-162570903

    2. Avatar de BC
      BC

      É isso, chalupa…

    3. Avatar de To+Canelas
      To+Canelas

      Sim, morreu um familiar meu na altura do Covid, segundo os médicos devido ao Covid, apesar de ter cancro detetado meio ano antes e já tinha 90 anos. A diferença é que eu não como gelados com a testa.

      1. Avatar de Luís Santos
        Luís Santos

        É pá a sério? Já colocás-te o chapeu de aluminio também? Mas que troll….

        1. Avatar de To Canelas
          To Canelas

          O chapéu faz mais sentido aos que se acreditam na tanga que foi o covid, para não o apanharem mais haha

          1. Avatar de Luís Santos
            Luís Santos

            é pá vai apanhar morangos. LOL

        2. Avatar de Contador
          Contador

          Colocaste…Ficas-te, colocas-te, comes-te…aprendam o básico!

      2. Avatar de Fusion
        Fusion

        Com esse historial medico e com a idade de certo que foi o COVID. Tal como aquele rapaz ou rapariga que morreu em Itália de acidente de viação e a causa de morte foi COVID.

      3. Avatar de Hugo
        Hugo

        Não comes não. O teu discurso tresanda a inteligência.

      4. Avatar de há+cada+gajo
        há+cada+gajo

        Morreram dois amigos meus, sem qualquer patologia prévia e que , como tu, diziam que tudo isto era uma palhaçada. Foram na leva de 2021. E não voltaram …

    4. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      +1, sem duvidas!

    5. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Ainda nesse registo ? Tens de evoluir. Já tens idade para não acreditares em histórias da carochinha.

    6. Avatar de greenwave
      greenwave

      Ya e a terra é plana,,,,,

    7. Avatar de To Canelas
      To Canelas

      E para que fique claro, se é que interessa a alguém, eu não nego que a covid existiu/existe. Está provado que existiu um vírus, corona virus, que foi “apenas um virus da gripe” ligeiramente mais forte que as estirpes comuns anuais. Como costuma existir de alguns em alguns anos. O que foi um embuste foi tudo o que aconteceu devido a isso, acho que não é preciso explicar.

  3. Avatar de Hugo
    Hugo

    Só vim ver os comentários dos “básicos obcecados” em relação a um assunto consideravelmente complexo 🙂

    1. Avatar de Mário
      Mário

      @Hugo, licenciados pela universidade da Vida e Mestrados em Doutoramentos.

    2. Avatar de Anung
      Anung

      Vai dizer isso ao Putin

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        O que tem a haver o Putin com Covid?

        1. Avatar de Unknown
          Unknown

          Tem tudo, foi ele que o criou. Como lancaram vacinas ele lancou logo uma invasao de grande escala

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Se o criou não sei, mas que acabou com ele sem dúvida.

  4. Avatar de Anung
    Anung

    Ainda não vi o nome do Putin nomeado para o Nobel da medicina.
    Um homem que acaba com um pandemia mundial da noite para o dia deve ter o seu destaque.

    1. Avatar de Daniel Simões
      Daniel Simões

      Nem posso ouvir falar no desse anormal. Nem vale a pena o trabalho de escrever.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Sim, é um ditador que deveria ser punido, mas a verdade é que acabou com o covid-19.

        1. Avatar de há+cada+gajo
          há+cada+gajo

          Desde quando é que os factos estão ligados? Qual é o fantástico argumento que liga os dois factos ? Em fevereiro de 2022 como estávamos em termos de pandemia ?? Sabes ? Ou só atiraste essa para o ar ? Oh que gente com memória curta e selectiva e inclinada só para o que lhe interessa. …

          1. Avatar de R
            R

            Como estávamos? No Luxemburgo não se podia trabalhar se não fosses vacinado ou sem fazer teste diário a teu cargo. No dia da invasão o estado luxemburguês anulou a lei que obrigava a tal.. Piriu piu piu

          2. Avatar de há+cada+gajo
            há+cada+gajo

            Ah, a realidade do COVID só acontecia no Luxemburgo e afinal era uma falácia…Mas queres um facto, eu dou-te: o fim do uso obrigatório de máscara nos transportes e farmácias foi em agosto de 2022. E ainda se mantiveram restrições até abril de 2023 em outros locais. Uau…foi por causa das bombas do Putin e das parvoíces do Palhaço do Ocidente mais conhecido por Zelensky… Não queiras abrir os olhos, não.

  5. Avatar de Douglas Charles Cunha
    Douglas Charles Cunha

    Simplesmente copiei do segundo parágrafo: “…finalmente, compreender por que razão algumas pessoas não foram, AINDA, afetadas por um vírus…”.
    Esse “ainda” ficou parecendo que o editor do artigo está torcendo para que essas pessoas “imunes” venham a pegar essa doença.

  6. Avatar de Fusion
    Fusion

    Ou então não estiveram em contacto com ninguém que tivesse infetado.

    Na verdade eu é que sou um rebelde e sai de casa durante o apocalipse, mas se tivesse seguido os conselhos da OMS e so SNS no que toca a velha máxima “não sair de casa” possivelmente tambem nunca teria apanhado COVID.

    1. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Na verdade, a conclusão contrária também pode ser retirada desse raciocino, não é ?

  7. Avatar de Lala
    Lala

    Vim aqui apenas para ver os comentários dos génios desconhecidos que só não erradicam o Covi19 porque estão ocupados a fazer comentários sobre o Covid19 online.

    1. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Ui…e são às paletes ! É especialistas em COVID e treinadores de bancada. Somos um país riquíssimo em doutores de tudo e engenheiros de nada. É a tradicional mesquinhez. Enfim…

  8. Avatar de Anung
    Anung

    Não sei se cheguei a apanhar ou não, nunca fiz o teste.
    Mas os isolamentos dos infectados deram-me muito jeito, era só ligar e toma lá duas semanas para acabares aqueles projectos pendentes em casa 🙂

  9. Avatar de TdSR
    TdSR

    Não foram a todas as festas e mais algumas em 2020-21.

  10. Avatar de Luís+Rosa
    Luís+Rosa

    Agora estudem, porque é que nunca apanhei covid 19 e agora depois de apanhar a vacina apanhei a covid 2024

    1. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Uma vez que tu não és capaz de te informar, eu ajudo : a vacina não impede que tu apanhes a doença. MAs permite eliminar as medidas de restrição que tinhamos e que iriam deitar abaixo uma economia global se continuassem (e mesmo assim provocaram grandes danos) e permite que o teu organismo esteja preparado para enfrentar a novidade que é este vírus. Acho que consegues perceber. Tentei ser simples.

      1. Avatar de Elonao
        Elonao

        Propaganda pura.

        1. Avatar de há+cada+gajo
          há+cada+gajo

          O que é que é propaganda ? Ou aprendeste essa palavra nova ?

    2. Avatar de Joõa
      Joõa

      a resposta mais simples é que apanhaste a forma da covid pela pica.
      O conceito é ser exposto ao perigo de forma ao corpo responder.
      citando um livro muito antigo:
      “Completamente ignorante das leis da natureza, nega o direito, a uma criança saudável, de ir para a escola, sem apanhar uma doença (vacina) para se livrar de uma outra (varíola).”

  11. Avatar de jack
    jack

    Nunca li tantos comentários de licenciados em Brutologia e Dificuldade de Letras

  12. Avatar de Eu
    Eu

    E por falar em COVID…
    Já compraram Bitcoin hoje?

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Estou a espera que fique abaixo de $50k para comprar mais um pouco mas está difícil.

  13. Avatar de manuel pereira
    manuel pereira

    indo ao encontro aqui de muitos comentarios pelo simples facto de alguns falarem o que não sabem quer dizer não é o não saberem é muitas vezes serem levados por outras ideias mas pronto cada qual tem a sua .Mas voltando ao que de enteresse tem neste artigo e sobre o qual tenho a dizer que concordo sobre ele visto que o corpo humano tem por si só um grande complexo de estudo seja a que nivel for porque por mais que a gente tente não existe dois iguais mesmo sendo gemeos porque o sistema imunitário varia . e não é só em seres humanos é em qualquer outro ser animal ,a genética é muito complicada ,e quanto a pademia se olharmos para outras que existiram no passado podemos nos dar por muitos felizes em relação a tudo .
    e depois tem outra coisa existem centenas milhões de virus se nós formos a analizar tanto em humanos como em animais tem sempre alguem imúne que nos leva a estas conversas que levam anos e anos para ter uma resposta

  14. Avatar de Art
    Art

    Existem várias realidades e cada um bate no peito a dizer que a sua é que está certa. E depois existe a realidade de quem lidou directamente nas enfermarias com doentes que entraram pelo próprio pé e passado uns dias estavam a Oxigénio e mais uns dias já tinham ido. Alguns tiveram mais sorte que outros. Aos que continuam a negar… Um dia lá nos encontramos talvez por outra coisa que não existe

  15. Avatar de Fauci2000bestdefenseisnaturalimunity
    Fauci2000bestdefenseisnaturalimunity

    Por um lado eu acho muito bem que os defensores do covid não voltem atras. E se pudesse eu obrigava-os a usar o pano a frente da boca o resto da vida ja que um virus nunca desaparece. principalmente este super virus

  16. Avatar de bin
    bin

    Que existem pessoas com respostas imunitárias diversas, parece-me não ser novidade, mas isto sou eu a pensar alto.

    1. Avatar de _RJCA_
      _RJCA_

      Pior mesmo é o facto de vivermos numa democracia mas como sempre as pessoas “acham-se” donas da verdade sem sequer pensarem se as restantes possam ou não ter opiniões contrárias…