Já chegou o tão aguardado OSX El Capitan

92 Comentários

A Apple tinha prometido para hoje a chegada do seu mais recente sistema operativo. A nova versão do OSX está finalmente disponível na App Store, para que todos os computadores Mac possam ser actualizados.

osx_1

A nova versão do OSX esteve vários meses a ser preparada e testada por toda a comunidade Apple, preparando-se para surgir no final do Verão.

Tal como prometido, o OSX El Capitan chega agora com todas as novidades prontas a serem usadas e exploradas.

O foco principal da Apple para esta nova versão centrou-se na melhoria da interface e também da própria performance do sistema operativo, garantindo também a continuidade com o que a versão anterior, o OSX Yosemite, tinha já trazido.

São muitas as novidades que a versão 10.11 traz, mas delas destacam-se as seguintes:

Tire partido de todo o ecrã com a função Split View

  • Concentre-se simultaneamente em duas apps, apresentadas lado a lado, em ecrã inteiro e sem distrações.

Organize a secretária com o Mission Control

  • Veja todas as janelas abertas em simultâneo e sem sobreposições. Vai encontrar rapidamente aquela que procura.
  • Crie facilmente um novo Espaço de secretária, arrastando uma janela para o topo do ecrã.

Melhorias úteis no Mail

  • Use o trackpad para gerir a caixa de entrada percorrendo com o dedo, como no iPhone. Passe o dedo para a direita para marcar um email como lido ou não lido, ou para a esquerda para eliminar.
  • O Mail sugere automaticamente contactos e eventos a partir das mensagens, para ajudar a organizar os Contactos e o Calendário.
  • Uma vista de ecrã inteiro melhorada permite mudar entre a caixa de entrada e os emails de rascunho.

Nova app Notas simples e avançada

  • Formate as notas com títulos, cabeçalhos de parágrafos, marcas, números e listas de tarefas.
  • Inclua conteúdos multimédia, como fotografias, vídeos, documentos, ficheiros PDF, ligações web e localizações num mapa.
  • Procure e veja facilmente o conteúdo de todas as notas no Navegador de anexos.
  • Adicione conteúdo a uma nota a partir de outras apps OS X, através do menu de partilha.
  • Crie notas no Mac que sincronizam automaticamente com os dispositivos iOS através do iCloud.

Novas formas de organizar e melhorar as imagens na app Fotografias

  •  A app Fotografias organiza automaticamente a sua biblioteca e dá-lhe ferramentas de edição simples de usar mas com resultados de nível profissional.
  • Aceda à biblioteca em todos os dispositivos através da Fototeca iCloud.
  • Adicione ou edite dados de localização e altere nomes, descrições e palavras-chave em lotes de imagens.
  • Organize álbuns e fotografias por data, nome ou outros critérios.
  • Use extensões de outras empresas para desenvolver as suas possibilidades na edição de fotografias.

Navegação no Safari melhorada

  • Mantenha abertas as páginas da internet favoritas, atualizadas e acessíveis, usando o Marcador de sites.
  • Use o AirPlay para transmitir vídeo de uma página da internet para o televisor com a Apple TV.
  • Escolha um tipo de letra e um tema para o Leitor (por exemplo Sépia ou Noite).
  • Silencie o áudio das páginas da internet no campo de pesquisa inteligente.

Os Mapas incluem agora informações sobre transportes públicos

  • Veja as linhas e estações de determinadas cidades, incluindo percursos de metro, comboio, autocarro e barco.
  • Planeie a viagem com base nas horas de partida e de chegada.
  • Pesquise o percurso no Mac e partilhe-o com o iPhone ou iPad para o consultar em movimento.

Gráficos mais rápidos com o Metal

  • Tire partido de uma composição gráfica do sistema mais rápida e eficaz.
  • Divirta-se com uma experiência de jogos mais rica e envolvente.
  • Crie conteúdos mais rapidamente com apps aceleradas de alto desempenho.

Desempenho mais rápido para as tarefas do dia a dia

  • Inicie e mude entre apps mais rapidamente.
  • Aceda ao email e carregue ficheiros PDF mais rapidamente.

Esta nova versão do OSX segue a linha das anteriores e volta a ser oferecida a todos os que estão já a usar este sistema operativo.



anterior próxima

Para terem acesso ao OSX El Capitan apenas necessitam de abrir a App Store e pesquisar por ele. O resultado dará acesso directo à página de instalação.

Caso necessitem de algum apoio para encontrarem o novo OSX na App Store, apenas necessitam de abrir este link.

São 6.08GB que vão ter de transferir para a vossa máquina e que depois vão ser instalados. Este é um processo que pode demorar algum tempo, mas que deverá decorrer sem qualquer sobressalto.

Lembrem-se de realizar as normais cópias de segurança para que possam estar prevenidos em caso de eventuais problemas.

Comentários

92

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de luis
    luis

    Finally. Vou agora atualizar.

  2. Avatar de Mikes
    Mikes

    Porque é que não compararam com o Windows 10? – até porque o win8 ainda foi pago…

    1. Avatar de Pedro Simões

      Por que não temos de comparar nada. Cada macaco no seu ganho.

      Sim, o Windows 10 é gratuito, mas não é para aqui chamado. Não queremos começar guerras que se incendeiam quase sozinhas.

      Criticados por fazer… criticados por não fazer… está bonito, está!

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Quem está a comparar é a Apple – ver imagem promocional que está no artigo (que até compara com o win8.1, engano meu).

      2. Avatar de Wistfultale
        Wistfultale

        +1! Finalmente começa a haver contra-ataques, pode ser que se pare de vez de comparar tudo!

      3. Avatar de censo
        censo

        É “galho” …

        1. Avatar de Furi
          Furi

          Não leva virgula a frente de “está bonito”.

        2. Avatar de Furi
          Furi

          Não leva virgula a frente de “está bonito”.

          1. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            Tens a certeza?

          2. Avatar de coisa
            coisa

            À frente com `

    2. Avatar de Safrane
      Safrane

      O Windows 10 vai ter que comer muita sopa até ter um cliente de Mail decente, poder configurar todos os aspectos de rede num sítio coeso e directo, time machine, possibilidade de fazer scroll enquanto se selecciona texto, aparecerem os downloads a “saltarem” na Dock (que eles copiaram da Apple no Windows 7), atualizações que é só descarregar uma App na Store e está pronto, etc…

      Windows é um ninho de um cão: desarrumado, é ultrapassado.

      1. Avatar de The Onee
        The Onee

        “possibilidade de fazer scroll enquanto se selecciona texto”

        E no windows nao é possível? oO

        1. Avatar de Safrane
          Safrane

          Não, podes seleccionar pra cima e para baixo, mas não podes usar o scroll para acelerar isso, é ter mais precisão.

          Entre mais milhões de coisas… Windows? Muita papa para chegar ao OS X…

          Ainda nem uma pesquisa decente têm!

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            Sabes que em várias reviews (p.ex., the verge) dão cotação mais alta ao w10 que ao Capitão?
            Já agora, podes acelerar o scroll com rato, basta deixar o scroll clicado para seres tu a gerir a velocidade – que no osx também funciona (eu uso rato com scroll no mac, o sabonete é uma treta).

          2. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            Então diz lá porque é que o W10 teve melhor nota na verge…

            Que interessa a nota que dão? Vai-se a ver, e sabem o que é bom para eles… pois é…

            Quem sabe o que é bom, sabe que é Mac!

          3. Avatar de miguel
            miguel

            Tenho um Macbook air (i5 1.4ghz, 4Gb Ram) com yosemite e um PC Gaming com Windows 10 (i7 3.2Ghz, 8Gb Ram) e consegui ligar o mac, abrir o browser, abrir sites, desligar e repetir o processo 3x até que o outro PC com windows 10 ligasse e abrisse uma vez o browser. O windows é tecnologia ultrapassada mesmo, mas eles metem um tema novo e o pessoal acha que é o melhor de sempre e blá blá. Eu gosto de me rir com esse pessoal ahah.

          4. Avatar de The Onee
            The Onee

            @miguel, mete um disco SSD e vais ver o teu Windows com a mesma velocidade que o Mac 😉

      2. Avatar de Mikes
        Mikes

        Enganaste-te aí no windows. Suponho que te estejas a referir ao windows xp?.
        Bem, finalmente o OSx permite janelas side-by-side (o w10 já faz quatro, mas não vale a pena ir por aí).

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Finalmente o OS X permite abrir janelas side-by-side?

          Ai que LOL!

          https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/d/d8/MacOSX10-0screenshot.png

          1. Avatar de Fábio
            Fábio

            Provavelmente o que o Mikes está a falar é do Docking das janelas.

          2. Avatar de Mikes
            Mikes

            Split view que foi apresentado como novidade em setembro pela apple 😉
            Viste a apresentação do Office no evento da Apple? Quando ele mete apps lado a lado é novidade no mundo Apple 😉

    3. Avatar de JBM
      JBM

      já agora porque não falar do Benfica, neste momento está a ganhar. E ontem o Porto até se portou bem.

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        O meu comentário nao passou no crivo, mas não sei se reparaste, na 2a imagem do artigo aparece a comparação de instalação entre o w8.1 e o Yosemite.
        Eu não escrevi aquilo do nada, está no artigo. 😉

        1. Avatar de JBM
          JBM

          É um slide da Apple antes sequer de haver Windows 10 no mercado, não é nada que leve a alguém chorar pelo Windows 10

    4. Avatar de Furi
      Furi

      É impossível comparar.

  3. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    MUITO BOM!!! OBRIGADO APPLE!!! 😀

  4. Avatar de Downloading, but...
    Downloading, but…

    Aos mais experientes: para quem roda Mavericks, vocês recomendam uma instalação limpa ou atualizar apenas? Há alguma aplicação essencial ainda com crashes frequentes quando no Metal? Agradeço.

    1. Avatar de Bónus
      Bónus

      Sempre actualizei e nunca notei perda de rendimento.
      A única vez que experimentei fazer uma instalação limpa, foi 6 anos depois de actualizações e a diferença de perfomance foi quase imperceptível.

      1. Avatar de Ces
        Ces

        Nossa… 6 anos puxa

  5. Avatar de bejense
    bejense

    Obrigado! estava feito parvo a carregar no botão actualizações… por alguma razão o imac ainda tem dualboot para o windows 😉

  6. Avatar de Pedro Simões
    Pedro Simões

    É recomendado fazer uma instalação limpa (de raiz)?

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      Não é preciso

      1. Avatar de Pedro Simões
        Pedro Simões

        Eu sei que não é preciso. A minha questão é se poderá poupar espaço no disco se fizer uma instalação de raiz!?

        1. Avatar de Zaark
          Zaark

          Sendo um sistema Unix, diria que não. A não ser que a Apple tenha achado piada a esse problema do Windows e introduzido como “feature” 😛

    2. Avatar de Douglas Ferreira
      Douglas Ferreira

      Eu sempre faço limpa. Acho que é trauma do Windows.

      1. Avatar de Pedro Simões
        Pedro Simões

        Esta minha questão, também é devido ao trauma que tenho do Windows!

  7. Avatar de kaisersoze
    kaisersoze

    Atencao que ha coisas que vao deixar de funcionar por causa da proteccao de integridade do sistema. Pode ser desactivada no entanto

    Exemplos:
    Jogos da GOG.COM baseados no X11
    Totalfinder

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      Podes desactivar isso…

      Se souberes o que estás a fazer…

      1. Avatar de kaisersoze
        kaisersoze

        sim, isso esta referido no meu post. Eu desactivei e nao tive problemas, no entanto nao gosto mto de fazer hacks ao sistema. O facto e que nao consigo suportar o Finder sem o TotalFinder. Tenho licenca comprada e tudo.

        1. Avatar de Safrane
          Safrane

          O totalfinder é um hack ao sistema…

          É o normal…

  8. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    A descarregar.
    “Para terem acesso ao OSX El Capitan apenas necessitam de abrir a App Store e pesquisar por ele.” De facto não apareceu nas actualizações.

    1. Avatar de camones
      camones

      O download está a ser lento, muito lento…
      Uma questão: qual a eventual razão para que o OS X não apareça como um update (nas actualizações)?

      1. Avatar de Bónus
        Bónus

        Porque é uma nova versão do sistema e não uma actualização.

      2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Tempo de instalação após o download – 26 minutos no meu. De facto não é uma actualização.

        1. Avatar de camones
          camones

          Para os conhecedores da área, expliquem-me uma coisa: aquelas funcionalidades extra que prometiam para o “spotlight” estão a funcionar ou há ainda alguma limitação à versão portuguesa?
          Exemplos: testei e não dá qualquer sugestão da web; não funciona aquela questão do “weather in cupertino” (nada sobre meteorologia); etc.
          O spotlight parece continuar reduzido à pesquisa interna de aplicações, documentos e sistema!
          Confirma-se?

          1. Avatar de Bónus
            Bónus

            Experimenta activar o item “Bing Web Searches” nas preferências do Spotlight

          2. Avatar de camones
            camones

            por defeito está tudo activo, incluindo a “pesquisa Bing”!

          3. Avatar de MAc
            MAc

            Tenho exactamente o mesmo problema!

  9. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Sou usuário não só de Windows como de mac e adoro este novo El Capitain. Mas serei o único que acha o nome fuleiro?

    1. Avatar de Bónus
      Bónus

      Também não gosto do nome, mas se pensarmos que é o nome da mais famosa rocha do Yosemite, a coisa melhora um bocadinho…

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        A Apple está a pensar construir o OS X Yosemite Park Hotel perto do “El Capitain”, por isso aproveita para fazer a promoção 🙂

        http://scoopertino.com/wp-content/uploads/2014/07/yosemite_hotel.jpg

  10. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    Native Instruments users, MainStage 3 e, principalmente por ser classificado como um dos melhores softwares, por mim, Kontakt users, não atualizem para o El Capitan! Esperem que as Apps sejam atualizadas para que possam suportar o El Capitan! O porquê não sei, mas foi toda a gente aconselhada para o não fazer, por enquanto: “We have found some issues during the testing process with the latest beta version of OS X 10.11 that we currently are working on resolving.”

    1. Avatar de Mario Junior
      Mario Junior

      Guitar Rig 5.2.0 funcionando tranquilamente aqui. Testado na DP8, GM e Beta 2 do 10.11.1.

  11. Avatar de david.pt
    david.pt

    Não tem muitas novidades mas pronto não está mal

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      O que é que fica a faltar ter?

      Pois…

      1. Avatar de linus
        linus

        Atualizações mais confiáveis… como o Debian tem. Apenas isso já seria bom

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Já ouviste falar de uma coisa chamada Mac AppStore?

          Tu não conheces o OS X!

          1. Avatar de linus
            linus

            Claro. Tenho um MacBook. E você conhece as atualizações de sistemas como Debian e Centos?

          2. Avatar de linus
            linus

            Olha eles tenho um Mac e uso Linux te. Mas não é porque uso Mac que eu tenha de concordar e achar bom tudo o que a Apple faz. Honestamente eu ainda acho que o sistema de atualização do Debian mais confiável que o da Apple. Só acho que pelo preço que pagamos pelos equipamentos, deveríamos ter um sistema de updates melhor.

  12. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Bem, é impossível encontrar uma review mais completa.

    http://arstechnica.com/apple/2015/09/os-x-10-11-el-capitan-the-ars-technica-review/

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      “So, exciting? No, not really, not unless you’re a window management enthusiast who is excited to dance on Helvetica Neue’s grave. But it’s a free update. It has its occasional bugs and quirks (trying to enable Safari’s new status bar was enough to crash it a few times)”
      Bom resumo.

      1. Avatar de linus
        linus

        +1 . Este é um review sem vies

      2. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Bom resumo, nunca me deu esses bugs e não sei que mais.

        Más línguas, desde que o Siracusa deixou de fazer reviews, já não é o que era…

  13. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Já uso desde quando saiu a GM. No mais, pulei do Mavericks direto para ele.

    O Yosemite é uma caca. É o Windows 8 da Apple, já que o Vista foi o Lion.

    1. Avatar de Mario Junior
      Mario Junior

      E aliás, já estou na versão 10.11.1 beta 2.

      1. Avatar de miguel
        miguel

        ???? O Lion era perfeito e comparar o Yosemite ao Windows 8…wow, que exagero. O yosemite estava, ainda assim, anos luz á frente de qualquer windows.

  14. Avatar de António
    António

    Podem fazer uma clean install do OS X El Capitan a partir de uma USB Drive. Utilizando o DiskMaker X.

  15. Avatar de carlos
    carlos

    Obrigado 

  16. Avatar de Nexus5
    Nexus5

    O tão esquecido OSX El Capitan

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Eu até já me esquecia que android existia…

      Se não fossem as falhas de segurança a aparecem todos os dias…

      1. Avatar de Kal
        Kal

        Más línguas….olha aí hehe

  17. Avatar de JB
    JB

    Boas pessoal,

    Tenho um MacBook Pro 2.8 ghz Core 2 Duo, 4gb ram e SnowLeopard, aconselham que actualização?

    Obrigado

  18. Avatar de Bónus
    Bónus

    Acabei de instalar como actualização no meu iMac early 2008. Fiquei impressionado com melhoria a nível gráfico!
    De resto parece-me tudo mais rápido, mas só com o tempo e utilização exaustiva é que posso confirmar.

  19. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    E os problemas de Wifi já foram resolvidos pelo menos? Em redes empresariais é só stress, principalmente na eduroam.

  20. Avatar de F.R.
    F.R.

    E o Safari 9 está muito melhor…

  21. Avatar de TR
    TR

    Download imensamente lento. Vou esperar algum tempo. Ou então é da minha net.

  22. Avatar de Miguel
    Miguel

    Bom dia

    Quem tem a versão GM pode efectuar automaticamente a actualização para a final?

  23. Avatar de Luis Rosa
    Luis Rosa

    Boas,
    Mais alguém com problemas no serviço de localização do El Capitan?

  24. Avatar de Cenouralm
    Cenouralm

    Boas !
    Atualizei o OS mas notei que nã tenho as novas funcionalidades do spotlight e zoom no cursor quando o mexo rápido. Funciona nos vossos? Sou o único :b ?
    Obrigado !!

    1. Avatar de Adriano Matos
      Adriano Matos

      Do cursor tenho.. Tens que mexer rapidamente. A cena do spotlight não.. Talvez seja só para as “americas”.

    2. Avatar de Adriano Matos
      Adriano Matos

      Parece que é mesmo isso:

      Capital Mac Service has received word that the new Mac OS X El Capitan Spotlight may not be working as advertised. Such features as displaying the weather, stocks, and other Internet data may not be working as they are supposed to be on some users’ computers. This could be a simple workaround, however, it will not be a pleasant solution for Macintosh users outside of the United States:

      Enter your Mac OS X El Capitan System preferences and head to “Language & Region” and then to “Region to Region” and choose “United States.” This seems to allow Spotlight to start working on Internet-based searches. On a side note, make sure all of the checkboxes are also checked in the Spotlight system preferences area.

      It seems as though the new Spotlight features that need the Internet to work (such as sports, stocks, weather, etc.) may only be working in the United States at the moment. If we receive word of this feature moving to other countries, we will report it here.

  25. Avatar de Hugo
    Hugo

    Podiam era ensinar a fazer Hackintosh PC com o OS X El Capitan. 🙂

    1. Avatar de andre lopes
      andre lopes

      google it…o que não faltam são tutoriais a ensinar…

  26. Avatar de andre lopes
    andre lopes

    Fiz o update do yosemite para o el capitan e fiquei sem luz no teclado…

    1. Avatar de MAc
      MAc

      Já tinha esse problema no yosemite no arranque/boot do sistema… e continua no el capitan

    2. Avatar de Adriano Matos
      Adriano Matos

      Experimentei isso agora mesmo. E aparecia um símbolo de “proibido”. Porque estava a usar em ambiente com bastante luz. Em ambientes escuros funciona bem!

  27. Avatar de Sergio
    Sergio

    Fantastico! Mac book pro 17″ early 2011, atualizado do snow leopard. Bem mais rápido e fluído.

  28. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Boa noite,

    Ontem comecei a baixar o El Capitan, só que tive de para e hoje quando retomei nunca mais saiu da pausa. Diz a aguardar.

    Cumprimeiros,

  29. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Boa noite,

    Ontem comecei a baixar o El Capitan, só que tive de parar e hoje quando retomei nunca mais saiu da pausa. Diz a aguardar.

    Cumprimeiros,

  30. Avatar de Jose
    Jose

    Este Split Screen tá uma porcaria digo já, parece que estou a usar o mavericks, nada muda, a unica coisa que mudou foi os 45 minutos de vida que perdi ao instalar isto.