Microsoft vai terminar suporte ao Windows 7 antes do tempo em alguns PCs

58 Comentários

Estando focada no Windows 10, a Microsoft quer que, no mais curto espaço de tempo, os utilizadores abandonem os sistemas mais antigos e que abracem esta nova versão. Para isso terminou já o suporte ao Windows XP e prepara-se para também deixar de suportar o Windows 7 até 2020.

Enquanto muitos esperam que este dia demore a chegar, a Microsoft tem outros planos e já começou a bloquear o suporte para o Windows 7 em alguns PCs com hardware específico e mais antigo.

Windows 7 suporte Microsoft fim

Não foi declarado de forma oficial ou dado a entender pela Microsoft, mas a verdade é que o suporte para o Windows 7 está a ser terminado de forma subtil e muito discreta, deixando os utilizadores sem outra alternativa que não atualizar as suas máquinas.

A Microsoft tinha-se comprometido em manter atualizações de segurança no Windows 7 até 2020, garantindo a segurança deste sistema até ao último dia do suporte, mas do que tem sido reportado, para alguns PCs este foi terminado.

Com a atualização de segurança de março da Microsoft para o Windows 7 veio um problema que impedia a sua instalação em processadores que não tivessem suporte para SSE2 (Streaming Single Instructions Multiple Data Extensions 2).

Windows 7 suporte Microsoft fim

Na prática, esta limitação, que não foi corrigida nas atualizações de segurança que foram lançadas nos meses seguintes, restringe a utilização do Windows 7 em máquinas mais antigas, onde se incluem as que têm processadores Intel Pentium III.

Agora, para a instalação destas atualizações de segurança, a Microsoft está a exigir que os utilizadores “atualizem as suas máquinas com um processador que suporte SSE2 ou que virtualizem essas máquinas”.

Não está clara a razão pela qual a Microsoft não resolve este problema, mas a verdade é que desde que lançou o Windows 10, a empresa tem procurado a todo o custo que os utilizadores migrem para esta versão. Esta pode ser mais uma forma de, discretamente, trazer mais utilizadores para a mais recente versão do Windows.

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Pentium III ?!?!?!? um cpu com fim de linha em 2003 (15 anos!)
    Devia correr mal o windows xp, quanto mais o 7, se teve suporte ate agora obrigado microsoft.

      1. Avatar de PAULO SILVA
        PAULO SILVA

        @Pedro Simoes – Acho que para ficar melhor era alterar o titulo para «Microsoft vai terminar suporte ao Windows 7 antes do tempo em alguns PCs muito ANTIGOS» e assim acabava a discussão com o windows 10.

    1. Avatar de Ask Me
      Ask Me

      Realmente. Quem é que tem o Windows 7 instalado num Pentium III? Não consigo imaginar o funcionamento básico do Windows 7 com esse processador.

    2. Avatar de Enfim...
      Enfim…

      Por acaso rolava e muito bem.o windows 7.
      O velhinho pentium 3 ja a alguns anos que descansou por outros motivos, mas para rodar apenas para fazer de pc backup fazia o seu servico muito bem.
      Da pc do dia a dia e uma coisa, mas esses pcs ainda dao para muita coisa, sem ter que andar a gastar dinheiro a actualizar para novos pc sem trazer beneficios reais em nada

      1. Avatar de PAULO SILVA
        PAULO SILVA

        Então para fazer backup monta o disco no outro pc e ja tem um disco com os dados de backup. escusa de ter um pc a gastar luz para fazer copias de segurança.

      2. Avatar de Miguel Simoes
        Miguel Simoes

        “E muito bem” lol.. Eu tenho ali um pentium 4 com o XP e aquilo arrasta-se por todos os lados, nem quero imaginar um P3. Um raspberry pi é bastante mais snappy, dava-te para fazer os teus backups e não te aquecia o quarto ou aumentava a conta da electricidade.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Tenho por aqui um portátil antigo, que corre perfeitamente o windows 7. Eu gostava imenso de migrar para o windows 10, mas a microsoft é esquisita com a gráfica e não deixa fazer upgrada. E a asus, amd e a própria microsoft (através do windows update) não têm drivers recentes. Mais rápido coloco lá linux do que compro um portátil novo.

    1. Avatar de Ana Soares
      Ana Soares

      Vi dois portáteis HP Pavillion G62 serem mandados fora, por causa da gráfica da ADM não suportar o 10 e dar uma tela azul.Pus-lhe um disco,instalei o W7 e voilá, dois pcs para quem precisa!Quando uns não querem estão os outros estalando, nem todos são ricos ADM e Microsoft!

      1. Avatar de Paulo Pires
        Paulo Pires

        O G62 funciona perfeitamente com o Windows 10 pois já instalei em alguns clientes meus. Já me aconteceu dar tela azul por causa da gráfica AMD estar avariada. Se esse modelo tem duas gráficas (AMD + Intel) o melhor é remover o chip da AMD e garanto-te que nunca mais dá problemas pois já fiz isso em alguns HPs que têm essas duas gráficas e anos depois continuam a funcionar a 100%.

        1. Avatar de PAULO SILVA
          PAULO SILVA

          Boas

          O G62 tem uma gráfica híbrida, que somente com um driver dedicado (que a hp não disponibiliza para o Windows 10), dá sempre erro. pode-se instalar o win 10 e desactivar uma gráfica e assim o portátil fica a trabalhar, mas nunca com as duas. mas não esta a trabalhar a 100%….

          1. Avatar de Paulo Pires
            Paulo Pires

            E as duas gráficas são AMD ou uma delas é Intel? Caso sejam as duas AMD então não há muito a fazer para melhorar mas se uma for Intel podes sempre tentar instalar este driver que foi feito para corrigir esses problemas: https://wetransfer.com/downloads/79faf1f212de3c5acf5497a65f18a7f720180621143226/84409def892350ee8d77a0318736ccf720180621143226/18cf1c
            Mas atenção que se mesmo com esse driver não resolver então a melhor situação é mesmo remover o chip da gráfica AMD e ficar só com a Intel e garanto que fica a funcionar a 100% sem nunca mais dar problemas com o Windows 10.

    2. Avatar de Mike
      Mike

      Ainda está em Alpha, mas poderá vir a ser uma alternativa para os computadores mais antigos: o ReactOS (um “Windows” Open Source) http://www.reactos.org
      Seria interessante a Pplware fazer um breve review deste promissor SO… 😉

        1. Avatar de Mike
          Mike

          Ok, como não recebi nada relativamente ao ReactOS nas newsletters, falhou-me essa informação… Obrigado! 🙂

    3. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Sugiro que instale o Linux. Vai ver a sua maquina a voar, literalmente !

      1. Avatar de Miguel Simoes
        Miguel Simoes

        Eu acho que tu não sabes o que “literalmente” significa.

        1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
          José Maria Oliveira Simões

          (off the record)
          Literalmente, não … Dá uma ajudinha ? Eu não sei ler …
          *<8^)
          LOL

    4. Avatar de arc
      arc

      Não faltam, é alternativas para rentabilizar essas e outras máquinas, consideradas outdated, como alguns já disseram aqui, mas existem mais opções, desde NAS, computação distribuída, unidade de backup, servidores de vária ordem, etc.

      Nem tudo que é “velho” é obsoleto!

    5. Avatar de João Terra
      João Terra

      Se fosse a ti Rui, ficava-me pelo 7… é 1000000X melhor do que o 10!!!!!

  3. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    Até ao fim do ano de 2020 ainda faltam 2 anos e meio para acabar o suporte total ao Windows 7,por isso há muita gente que,se calhar,nem quererá outro sistema operativo a não ser esse.Olhem,eu já estou com o Windows 10 desde que ele saiu,com a versão Pro,há quase 3 anos,faz no dia 29 de Julho três anos.E estou muito bem. 🙂

    1. Avatar de TSSRK
      TSSRK

      Uso o windows 10 o que introduziram (store, alterações ao menu iniciar, sidebar de notificações e painel de controlo com metade das funcionalidades) foi tudo retrocesso para os desktops. Quantas vezes tenho de fazer tecla do win+r>control para ter acesso as definições que nao aparecem no novo painel de controlo. Store só trouxe serviços de fundo que nao servem para nada, a organização do menu iniciar está mais desleixada e apresenta menos informação por cada “pagina” de pastas, a sidebar só serve para receber erros do control center ou de notificações chatas de programas cad (falta de recursos, etc etc). Para ambiente empresarial considero o windows 10 pro um lixo, pode ter arranque rapido, menus bonitos, mas no fim de contas não é nada pratico e tem se de andar de janela em janela até encontrar uma opção das definições que no windows 7 era simples de encontrar.

      1. Avatar de PAULO SILVA
        PAULO SILVA

        é como um carro novo, tens de aprender onde estão as novas funcionalidades e menus, mas é sempre mais facil ficar pelo que se sabe.

      2. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        É verdade, quanto mais avançam pior fica!
        Andam a esconder tudo em menus e sub-menus, cada vez mais difíceis de encontrar… devia ser ao contrário!
        Isto de evoluir pode ter sempre dois caminhos: para cima (correcto) ou para baixo (errado)… infelizmente no acesso às funcionalidades o caminho têm sido para baixo.

        1. Avatar de PAULO SILVA
          PAULO SILVA

          Não andam a esconder, tem uma nova forma de funcionar, que é por acaso na lógica dos dispositivos móveis.
          Mas desde o win vista, tudo se pode achar na lupa ou a usar a tecla Windows e escrever o que precisa.
          Esta lá tudo. experimente e vai ver a rapidez ao invés de ter que navegar varias vezes por dia nos menus do xp…
          O windows 10 tirando umas incompatibilidades com hardware mais antigo, funciona 1000 maravilhas, mas é preciso saber…

      3. Avatar de José\
        José\

        Curiosos para mim não há melhor e está muito mais simples! Basta que podemos repor todo o sistema operativo em caso de algum erro e só ter de instalar meia dúzia de programas! Foi o que fiz depois de feito feito uma asneira com um excesso de limpeza, onde distraidamente apaguei definitivamente ficheiros importantes do S.O.. tentei e fiquei francamente admirado com as novas capacidades do Win10. De início não gostava apreciava muita mais o 8.1, mas o 10 evoluiu e de que maneira! podemos fazer e colocar o S.O. à nossa maneira como nunca a Microsoft o permitiu.

        1. Avatar de PAULO SILVA
          PAULO SILVA

          Essa funcionalidade vem do windows 8.1.

  4. Avatar de André
    André

    Eu tenho um portátil com processador com quase 10 anos com o melhor e mais bem arquitetado sistema operativo, o Windows 7, e não abdico de ambos. Outra pessoa em minha casa na mesma situação, tinha o Windows 10 e regressou ao 7. Duvido que a Microsoft que consiga acabar o suporte quando a quota de mercado do Windows 7 se situa acima dos 41%.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Eles conseguem, para a generalidade do mercado. Talvez o mantenham por mais algum tempo para alguns governos e instituições que estejam dispostas a pagar.

      O Windows 10 é para implementar a todo o vapor, porque eles querem colocar a loja de aplicações a render e é só uma questão de tempo até não ser permitido instalar o que quer que seja fora da loja de aplicações… já o tentaram com a versão S do Windows 10, entretanto revertida para modo opcional de operação, e mais tarde ou mais cedo aparece uma versão Windows 11 ou com outro nome onde o irão tornar obrigatório… para segurança do cliente claro… e alegria dos governos que poderão assim facilmente fazer o mesmo que fazer no iOS: ó Microsoft bloqueia aí este tipo de aplicativos que a gente não gosta.
      (É de lembrar que a Microsoft nunca disse que não iria haver mais nenhuma versão… e o Windows 10 terá o fim do seu suporte oficial em 2026).

    2. Avatar de Miguel Simoes
      Miguel Simoes

      O core 2 duo tem 12 anos e corre bastante bem o win7. Se o teu é mais recente, não vejo o porquê de se ficar admirado de não correr mal. O artigo está a falar no pentium 3, que é da altura do win98. Lá porque o win7 corre bem em hardware antigo, não podem meter TODO o hardware antigo no mesmo saco.

      1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
        José Maria Oliveira Simões

        Corre bem com o Windows 7 se tiver mais de 1 Gb de RAM. Se não tiver, é literalmente um caracol. No Linux não sofre desse problema. Uma distribuição levezinha e mesmo até só com 720 Kb um computador Pentium IV consegue ser um servidor de scanner decente !!!

    3. Avatar de André
      André

      Em relação à tua última frase, fui ver a quota de mercado do Windows XP 2 anos antes de ser descontinuado, ou seja, em Abril de 2012.

      Nessa altura tinha 35,82%. Fonte: https://bit.ly/2IbQNPb
      O Windows 7 tem neste momento 39,44%. Fonte: https://bit.ly/2M8SDTs

      Portanto como vês, a Microsoft consegue muito bem acabar com o suporte quando a quota de mercado ainda é alta. Além disso, ainda faltam 2 anos e até lá as coisas ainda mudam muito.

  5. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    acho muito desta vez por parte da microsoft ninguem gosta de carregar um peso morto as costas o passado e no museu

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Quando você virar um museu, aka velha. Também pode se matar pra dar fim a você. Afinal ninguém gosta de velharia.

      1. Avatar de PAULO SILVA
        PAULO SILVA

        Pela sua lógica tem um nokia 3310! se funciona não precisa de evoluir, e até porque ele não tem suporte nem updates vai funcionar até queimar.
        – Manter suporte a um produto de software que ainda por cima se liga a Internet, fica muito caro. só quem dá suporte é que sabe o resto quer de graça.
        Lembre-se estamos a falar de tecnologia não de pessoas.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Acho que não entendeste a ironia para com a @maria
          Mas entendo que nem todos tem essa capacidade, respeito-te.

  6. Avatar de Mike
    Mike

    E para quem se preocupar com a segurança do Windows 7 e quiser mantê-lo “actualizado” mesmo sem o suporta da Microsoft, pode sempre instalar o 0patch (https://0patch.com)… 😉

  7. Avatar de Nando
    Nando

    Bom dia !
    Eu sou contabilista por conta própria, tenho instalado no meu PC portátil o Wvista, e também não consigo até ter acesso a alguns programas da AT (autoridade tributária) como o DMR, MOD 22, IES e outros porque já não aceita a última versão do JAVA que é necessária para trabalhar nesses programas. Como fazer ?
    Cpts.

    1. Avatar de Mike
      Mike

      Segundo o site do Java, o Windows Vista ainda é suportado na última versão do Java, desde que estejas actualizado até ao Service Pack 2 (SP2): https://java.com/pt_BR/download/which_download.jsp

    2. Avatar de PAULO SILVA
      PAULO SILVA

      Por segurança, troque de portátil, uma vez que já não tem pacth de segurança desde 2014, e consoante as nomas do RGPD, esse portátil não pode carregar as informações contabilisticas.
      Mais vale comprar um notebook recondicionado, 300- 400 eur e fica com uma máquina para mais uns anos, até porque pode ainda atualizar para o windows 10 de graça!

      1. Avatar de Mike
        Mike

        Se quiser manter ainda mais algum tempo o Windows Vista, pode sempre optar por instalar o 0patch (https://0patch.com) que o ajudará a manter-se um pouco mais seguro…

  8. Avatar de Mc
    Mc

    Nando o meu Vaio vinha com o Vista. Instalei o 7 por upgrade e depois o 10 com drivers gràficos martelados. Entretantoa M$ já me instala drivers asdinados apòs instalação do 10. Mais vale meter o 7 e um loader mas és Contabilista…

  9. Avatar de Daniel
    Daniel

    Não adianta apagar meu comentário, a gafe que fizeram já está salva pra todo sempre no WebArchive.
    Abraços.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Já tem duas capturas… haha

    1. Avatar de TSSRK
      TSSRK

      Daniel justiceiro esquece-se que eles podiam tambem bloquear esse comentário e o do link

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        O que tá na internet não pode ser mais removido, mesmo que queiram me remover, sei diversas formas de acessar o site e também posso mudar o nick se quiser.

    2. Avatar de André
      André

      Que se passou?

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Traduziu às pressas ou digitou às pressas e cometeu gafes e de gafes nem falo de erros de gramática e sim de informação passada errada.

    3. Avatar de André
      André

      Já vi o que se passou. Nunca te enganaste, Daniel?!
      Credo, que infantilidade.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Se fosse um bloguinho de conspiranóico até vai… mas o Pplware? Tsc tsc

    4. Avatar de censo
      censo

      E afinal ?? Nunca te enganaste ?

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Já, mas se fosse criar um artigo faria questão de revisá-lo, afinal sites de renomes costumam fazer isso, mas parece que o tiro saiu pela culatra ou seria a pressa?

        1. Avatar de André
          André

          Estás aí a criticar o Pedro mas depois escreves “revisá-lo”. Enfim.

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Os erros não foram de gramática rsrs, se fosse seria menos pior, porque um acento errado, uma letra a mais ainda tem como entender, agora passar informação errada, né? kkkk

        2. Avatar de Miguel Simoes
          Miguel Simoes

          Tristeza: o post

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            PT-BR