ReactOS 0.4.5 – Um estilo de Windows XP imune ao WannaCry

17 Comentários

O ReactOS é um sistema operativo gratuito e de código aberto, muito semelhante ao Windows, que reflete um esforço para criar uma alternativa em Software Livre ao Microsoft Windows, mantendo a compatibilidade com o hardware e software existentes.

Recentemente foi lançado o ReactOS 0.4.5. Vamos conhecer as novidades.


O ReactOS é um estilo de clone do Windows. Este projeto foi desenvolvido do zero e traz o popular Wine para correr apps Windows. Para quem quiser experimentar o ReactOS, basta que siga os seguintes passos. De referir que para instalar este SO basta ter apenas 500 MB em disco e 96 MB de RAM (para uma instalação mínima).

Novidades do ReactOS 0.4.5

Esta nova versão do ReactOS 0.4.5 traz várias melhorias ao nível do suporte para placas gráficas. Destaque ainda para o suporte melhorado para o Microsoft Office 2010. Todas as novidades podem ser consultadas aqui.

O ReactOS é um sistema operativo muito rápido, estável, com muitas semelhanças ao Windows. Se procurar um sistema operativo grátis idêntico ao da Microsoft, então o ReactOS é provavelmente a melhor solução.

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jp99
    jp99

    mais parece Windows 95

  2. Avatar de Gamas
    Gamas

    O reactOS é um sistema que consegue uma compatibilidade com o windows impressionante. É realmente rápido e leve. Mas não concordo com a afirmação de que seja estável, mesmo os próprios autores do projecto o dizem. É preciso notar que é uma versão alpha, não está em condições de uso diário.

  3. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    É impressão minha ou desenvolvimento está mais rápido?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Está sim…
      Com as sanções internacionais a Russia tem investido em Soluções, para manter o que tinha em windows XP, e para arranjar alternativas a nivel de CPU’s, e outro hardware…

      No campo Windows,
      Foi dada premasia ao ReactOS, para continuar a manter as aplicações criadas ao longo do tempo.
      Nos telemóveis, por exemplo, adoptaram o SailfishOS..

      As novas soluções já são criadas para ElbrusOS, uma variante Debian, e para Architectura Elbrus 2k.

  4. Avatar de Alvega
    Alvega

    Para algo já morto e enterrado “windows Xp”, anda por estes dias a “ressuscitar” muito. Primeiro a Microsoft “lembrou-se” de actualizar a segurança do mesmo, agora um lançamento a aproveitar a “onda Xp”.
    Para que nao restem duvidas, eu fui ao lançamento do Xp, logo nesse dia…o que era há data anunciado como “infalível”…presenteou-nos com inúmeros “ecrans azuis”, mas reconheço que ao longo dos anos prestou-me um serviço exemplar. Mas como tudo na vida, há que EVOLUIR, e é tempo de partir para outra.
    Quem usa Linux, nao precisa destas “interfaces”…saudosistas, e quem quer passar a usar, deve a meu ver enveredar por outro caminho mais actual, é a meu ver como comprar um carro novo, mas de um modelo ANTIGO , de há 20 anos, sem as novidades tecnológicas de hoje em dia. Claro que trabalha, e bem, mas….

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      O ReactOS não é um linux mas sim um sistema operacional independente, com kernel baseado na arquitetura NT e com o objetivo de possuir compatibilidade nativa com windows. Não é um projeto saudosista, mas sim um projeto muito ambicioso.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        +10

        Neste momento SO’s de Desktop, so vejo ReactOS e Linux como uma alternativa , ao monopolio MS, ou possivel num futuro proximo, por isso é mesmo de extrema importancia.

        1. Avatar de int3
          int3

          linux tem monopólio em muitas coisas.
          a questão não é monopólio. é a acessibilidade e cultura que está em causa.

  5. Avatar de int3
    int3

    Atenção que isto não é linux. é NT como o windows. O wannacry também vai funcionar.

    1. Avatar de N'uno
      N’uno

      Também me quer parece que sim, pois o smbv1 está em todas as versões…

  6. Avatar de Myself_PT
    Myself_PT

    Tecnologia “NT” e precisa do “Wine”???

      1. Avatar de alien
        alien

        estranho…

  7. Avatar de Paulo Carinhena
    Paulo Carinhena

    Na verdade, qualquer um estaria imune se:

    1 – Não usasse um sistema sem suporte (Que correspondeu a menos de 0,02% das infeccções do mundo)
    2 – Atualizasse o sistema no minimo com os patches de segurança.

    Se não errar um, nem outro, não vai ter problema.

    1. Avatar de ERICK Nilson Correa E Silva SILVA
      ERICK Nilson Correa E Silva SILVA

      QUero que o React OS faca muito sucesso um dia…

  8. Avatar de Luís Pinho
    Luís Pinho

    Ou o Zorin, que também se assemelha ao Windows, so que com interface muito mais moderna, nao?

  9. Avatar de Jorge
    Jorge

    É imune ao wanna cry? Gostava de saber em que termos a segurança do XP é inferior á segurança do reactOS