Aprenda a instalar o ReactOS – A alternativa perfeita ao Windows

51 Comentários

O ReactOS é um sistema operativo gratuito e de código aberto, muito semelhante ao Windows, que reflecte um esforço para criar uma alternativa em Software Livre ao Microsoft Windows, mantendo a compatibilidade com o hardware e software existentes.

Depois de apresentarmos aqui as novidades do ReactOS 0.4.0, hoje ensinamos a instalar o mesmo.

reactOS_23


O ReactOS é um estilo de clone do Windows. Este projecto foi desenvolvido do zero e traz o popular Wine para correr apps Windows. Para quem quiser experimentar o ReactOS basta que siga os seguintes passos. De referir que para instalar este SO basta que tenha apenas 500 MB em disco e 96 MB de RAM (para uma instalação mínima).

Como instalar o ReactOS?

Para instalar o ReactOS 0.4.0 devem seguir os seguintes passos.

Passo 1) Escolher o idioma

ReactOS_00

Passo 2) Carregar em ENTER para instalar o ReactOS

ReactOS_01

Voltar a carregar em ENTER para continuar

ReactOS_03

Passo 3) Definir configurações básicas (layout do teclado, tipo de display)

ReactOS_04

Passo 4) Escolher disco onde instalar o ReactOS (Pode também criar partições usando as teclas referidas)

ReactOS_05

Passo 5) Formatar a partição com o sistema FAT

ReactOS_06

Voltar a carregar em ENTER para continuar o processo

ReactOS_07

Passo 6) Definir o directório onde instalar o ReactOS

ReactOS_08

E agora aguardar alguns minutos até que se dê início à instalação do sistema.

ReactOS_09

Passo 7) Escolham agora a primeira opção para proceder à instalação do bootloader

ReactOS_10

Voltar a carregar em ENTER, agora para reiniciar o sistema.

reactos_11

Passo 8) Depois de reiniciar, escolham a opção ReactOS

ReactOS_12

Passo 9) Após iniciar o sistema, o sistema irá proceder à instalação dos dispositivos ligados

ReactOS_13

Passo 10) Para configurar o sistema, este apresentará um assistente de instalação

ReactOS_14

Carregar em Next

ReactOS_15

Passo 11) Proceder às configurações regionais

reactos_16

Passo 12) Indicar o seu nome e nome da organização

ReactOS_17

Passo 13) Escolher agora um nome para o PC e definir uma password para o Administrador.

ReactOS_18

Passo 14) Definir a data e hora do sistema

reactOS_19

Passo 15) E está feito! O sistema está instalado. Carreguem em Finish para reiniciar.

reactOS_20

Passo 16) Depois de reiniciado basta que introduzam as credenciais de acesso definidas anteriormente.

reactOS_21

Ao nível do software este vem como uma central de aplicações onde, como recurso ao Wine, permite instalar e executar apps originais para Windows.

reactOS_22

O ReactOS é um sistema operativo muito rápido, estável e como se pode ver, com muitas semelhanças ao Windows. Se procurar um sistema operativo grátis idêntico ao da Microsoft, então o ReactOS é provavelmente a melhor solução.

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    Parece o Windows 2000 Server

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Sim, parece o Windows de há 20 anos atrás. Mas o Windows 2000 Server era um bom SO.

    2. Avatar de 123456789
      123456789

      Porq instalar algo feio….e pior q isso ainda ter os erros de windows?

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Sem sentido. Lá por ter o aspeto do Windows não significa que tenha os mesmos erros. Parece uma alternativa bastante viável – principalmente quando se trata de algo gratuito. Fiquei curioso por testar.

      2. Avatar de Fabio
        Fabio

        Rodar o que o Linux não roda

    3. Avatar de Fernando
      Fernando

      Só parece…. Não tem compartilhamento de pastas…

  2. Avatar de irlm
    irlm

    não suporta GPT?
    pelas imagens mostram que é só MBR, outra coisa como se porta em termos de placas Wireless.

    1. Avatar de Joe Fagundes
      Joe Fagundes

      O ReactOS é feito para ser compatível com as drivers do Windows, pelo que deve suportar o hardware suportado pelo Windows (desde que se instalem as respectivas drivers).

  3. Avatar de Mikes
    Mikes

    hum… igual ao windows 98!!!
    depois querem ser alternativa com um interface com quase 20 anos?

    O Linux nunca será alternativa para massas enquanto continuarem a “obrigar” a utilização de comandos para resolver certas coisas básicas.
    Acham mesmo que uma pessoa de 60 anos, ou uma pessoa que pouco percebe de informática, vai abrir a janela de comandos e escrever “sudo”?!
    Esqueçam isso.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      ReactOS não é Linux…
      Não gosta … não usa. Agora dizer mal por dizer…

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Eu uso Linux! 🙂
        Pensei que isto era Linux. De qualquer maneira, o interface não cativa minimamente para ser chamado de alternativa.

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        Caro Paulo, isso do “Não gosta não usa” já , peço desculpa a expressão, “enjoa” se existe a secção dos comentários é para COMENTAR, seja falar bem, falar mal, cada um é livre de dar a sua opinião, eu concordo com o colega Mikes, no que diz respeito á interface de este SO, que ainda não percebi se é uma distro Linux ou é o quê…

        O que salta á atenção é o esforço que fizeram para tornar isto uma cópia em termos gráficos do windows 98/2000 ou XP com tema clássico. Em termos de funcionamento não sei se será necesário utilizar a linha de comandos, mas se for é um ponto bem a negativo

        1. Avatar de José
          José

          Caro Nuno, isto não é Linux, se bem me lembro (da última vez que ouvi falar do ReactOS) é um projecto que visava criar um sistema à imagem do windows xp, criado através de uma técnica qualquer de reverse engineering dentro da lei, para providenciar uma alternativa ao windows gratuita e compatível com as aplicações nativas do windows.

          Quanto ao Linux está provado ser mais do que um sucesso no que toca a servidores, e é uma óptima alternativa a sistemas proprietários em muitas situações, as pessoas é que estão habituadas ao windows e pronto… além disso muito software não suporta linux, mas isso não é culpa do sistema, cada um usa o que gosta, como qualquer outra coisa.. e ainda bem que não usam todos o mesmo SO!!

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            O José está correcto.

            E o que está escrito sobre o Wine no artigo é mentira.

          2. Avatar de Gilmar
            Gilmar

            Deixem esse pessoal viajarem.. vale a pena valorizar o sistema isso irá ajudar muita gente

          3. Avatar de André Luis
            André Luis

            Desculpe, mas não são as pessoas que estão acostumadas ao Windows w sim, que o Linux requer muito mais conhecimento e complexidade pra instalar um simples driver ou um software. Porque o windows é o sistema operacional mais usado e pirateado? pq ele é o mais simples e fácil de ser usado pq qualquer um, mesmo que sem conhecimentos de informática. O Bil Gates não criou só um SO, ele criou um SO popular e de fácil acesso a todos, só que ele cobra pra isso e quem quiser que pague ou pirateie, agora dizer que Linux é fácil? eu concordo!…é fácil pra quem entende e é nerd, desenvolvedor e programador, pq usuário comum nem pensar em usar um sistema que não se consegue o mais simples. Tudo nele tem que saber o modo descritivo e por comandos no app. Até hoje em mais de 20 anos usando computador não conheço ninguém que use Linux. Os PC’s que vem com Linux, o usuário formata e instala o windows. Se fosse fácil ninguém desinstalaria o Linux. Muitas pessoas vem a mim pra formatar e instalar o windows, pq compraram com Linux e não querem nem pagando ficar com ele. Sai fora quem diz que é fácil…o dia que criarem uma distro que o usuário possa instalar e ele mesmo instalar os programas e configurar, ai sim vai derrubar o windows.

    2. Avatar de Felipe Teixeira
      Felipe Teixeira

      Estás a falar de Linux porquê, já agora?

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Porque pensei que isto fosse mais uma distro Linux
        Peço desculpa pela confusão.

        1. Avatar de Felipe Teixeira
          Felipe Teixeira

          Sem problema.

    3. Avatar de João
      João

      Só usa linha de comandos se quiser.

      Um exemplo: uso OpenSuse/Suse Linux à + de 10 anos (quer pessoal quer profissionalmente) e TUDO aquilo que faço em linha de comandos é SÓ, ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE, porque me é mais rápido de realizar. TODAS as tarefas que faço na linha de comandos consigo fazer através da interface gráfica!!!

      Essa é uma ideia errada que as pessoas tem sobre o Linux! Já foi assim, sim. Mas já não é!

      Quanto ao aspecto do ReactOS, sem dúvida que concordo!!! Aquilo levava uma interface bonita em cima e muito provavelmente chamaria muito mais utilizadores. Como está parece que viajamos no tempo (arriscaria-me a citar até mesmo o velhinho Win95 LOL)

    4. Avatar de Luis
      Luis

      Chato mesmo é passados 20 anos ainda haverem sistemas operativos que obrigam o utilizador a fazer reboot quando fazem updates, gastam memória sem conta e gastam CPU mesmo quando o utilizador está quietinho. Windows só mesmo para fazer updates so telemóvel, de resto está lá na partição esquecido, e está muito bem.

    5. Avatar de Nelson Ventura
      Nelson Ventura

      Tenho 47 anos e sou do tempo do ms- dos pois agora trabalho com Linux, que é o meu sistema operativo actual e sim escrevo sudo e muito mais do que julgas. Um sistema operativo gratuito e com drivers compatíveis com o sistema Windows para se rodar em máquinas antigas, pois é muito bom, portanto eu nunca vou esquecer nem desistir de ver novos softwares.

      1. Avatar de Antonio
        Antonio

        Depois de instalar tudo bem, 4.12, não sei que drivers devo instalar.
        Nem um simples driver de rede tem.
        Fácil muito fácil !!!

  4. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    Vou ver…

  5. Avatar de jesus jones
    jesus jones

    E o novo Windows 10 para smartphones que devia ter saído hoje?

    1. Avatar de Mark
      Mark

      Isto hoje não está bom tempo para sair.

      1. Avatar de jesus jones
        1. Avatar de Mark
          Mark

          Está muito frio

          1. Avatar de Ruivix
            Ruivix

            LOL!!!

            Gostei das cores do teu Gravatar. ZX Spectrum style 😉

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      Já andam a circular alguns updates (sem ser insider) – mas não é em Portugal

  6. Avatar de Osvander
    Osvander

    Não interessa, nem o windows nem outro sistema a não ser o PCLINUXOS br (LXDE) ou trynit ou kde.

    1. Avatar de João
      João

      Genode (genode.org) também é MUITO interessante… embora que ainda seja muito jovem…

  7. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    Não entendo eu uso linux muito mais fácil de instalar do que isto e os drivers do windows funcionam sempre quer opensource quer de proprietário.

  8. Avatar de Alberto
    Alberto

    Eu instalei há pouco tempo o Elementary OS num portátil de 2008 e fiquei rendido.

  9. Avatar de Vitor da Silva
    Vitor da Silva

    Parece promissor… Gostei muito desse OS

  10. Avatar de Kel cardoso brasil
    Kel cardoso brasil

    Prefiro o Windows 10 rs.

  11. Avatar de Az8teiro
    Az8teiro

    Essa cópia grátis do windows 98 trás os mesmos ou mais erros que o dito? É a minha única questão. Pois á parte de compatibilidade para os programas que correm em windows actualmente. O 98 SE é capaz de ter sido o melhor windows até á data na minha opinião. Sem contarmos com os erros é claro.

    1. Avatar de john
      john

      Não trás erros do win98 porque não é win98 embora se pareça com o dito. Conclusão: Não julgues um SO pelo seu aspecto.

  12. Avatar de Philipp
    Philipp

    Show de Bola, parabéns.

  13. Avatar de Bruno
    Bruno

    Será que posso instalar sem problemas o Pacote Office?

  14. Avatar de Paulo
    Paulo

    é possível colocar no domínio da rede windows?

  15. Avatar de Leandro
    Leandro

    Funciona mesmo bem no meu pc antigo

  16. Avatar de Nuno Vicente
    Nuno Vicente

    Nao é nada do que se diz prai
    É um sistema baseado em kernel NT e Win32 e por isso é que n tem falhas

  17. Avatar de julio
    julio

    MAC ………parecido com um ferrari
    win………… parecido com um carro cheio de problemas
    LINUX……..parecido com tanque de guerra
    REACTOS….vou experimentar mas, desde já os meus agradecimentos por termos mais um SO GRÁTIS é sinal de que alguém se preocupa com os outros mais pobres

    1. Avatar de Ailton Freitas
      Ailton Freitas

      Me desculpe, mas meu linux é um tanque de guerra, com aparência de ferrari. Mais de 10 anos de uso e satisfação. Linux é questão de amor. Ou você ama, ou você odeia. Quanto ao ReactOS, estou testando e estou gostando muito também. Acho que todos deveriam testar antes de sair por ai falando bobagens, como algumas que eu li por aqui…

  18. Avatar de Almeida
    Almeida

    Dá para instalar num PC Magalhães? Como faço para instalar numa Pen USB e fazer boot no computador?
    Existe outro software mais indicado. Tem o Windows 10 instalado o que torna, praticamente, imposível utilizá-lo.
    Obrigado.

  19. Avatar de Riva
    Riva

    Será que posso instalar ele num ssd nvme????

  20. Avatar de nnnnn
    nnnnn

    Deus me livre se tivesse que uasr Linux qualquer distribuição eu que trabalho com programas da Adobe la ia produtividade e no final nada feito, tenho dito.

  21. Avatar de Francisco Carlos de Almeida
    Francisco Carlos de Almeida

    Por que quando eu tento carregar o ReactOS, cai na famosa tela azul?

  22. Avatar de Keloir
    Keloir

    Uma m@))a de instalar
    Faz todo trabalho depois o HD não faz inicialização,
    Saudades do XP, veio uma m@))a de Win7 que as pessoas compravam e formatação para XP, mais o Win10 é tão pior que o merda do 7 ta sendo preferido
    As vezes testo alguma distro Linux
    o G.O.S ( Google O.S ) é bacana pra fazer uns bkf pelo CD