Microsoft investigada na Rússia por queixa da Kaspersky

59 Comentários

A Rússia parece estar empenhada em fazer a Microsoft sair do seu território. São várias as situações em que está a confrontar a gigante do software com situações de abuso.

Na mais recente investigação, que agora foi iniciada, a gigante do software está a ser acusada de usar a sua posição dominante no Windows 10 para deixar de fora os antivírus da concorrência.

Microsoft

A queixa surgiu no final da passada semana e veio de uma das mais conhecidas empresas de software russas. A Kaspersky apresentou uma queixa oficial contra a Microsoft, onde a acusa de promover a utilização do seu antivírus, o Windows Defender, criando entraves e problemas para as restantes empresas que produzem software de defesa.

Na sua acusação a Kasperky começa por acusar a Microsoft de remover todo o software que não é compatível com o Windows 10, durante a actualização, o que muitas vezes deixa de fora os seus produtos. Mesmo parecendo uma atitude correcta, não é público que os programadores têm apenas 7 dias para adaptar as suas aplicações. Até à pouco tempo este valor era de 2 meses.

Outro ponto que é dado como exemplo, é o facto da Microsoft desabilitar todo o software antivírus quando estes deixam de estar actualizados, forçando aos utilizadores à utilização do Windows Defender, sem ser dada qualquer opção de escolha ou controlo por parte dos utilizadores.

Microsoft Rússia

A Kaspersky reclama ainda que o Windows Defender dá aos utilizadores uma protecção mínima de segurança e que nunca deveria ser oferecido como uma alternativa às restantes soluções de segurança.

O Serviço Federal Antimonopólio (FAS) vai agora investigar a queixa e declarar se a Microsoft viola as regras da Rússia contra as práticas monopolistas, esperando-se depois um castigo exemplar, caso se prove estas práticas.

A Microsoft tem estado a ser alvo de ataques repetidos por parte da Rússia. Depois do LinkedIn, a mais recente compra da Microsoft, estar a ser investigado por não armazenar os dados dos utilizadores russos no país e da vontade de abandonar todo o software da Microsoft, é agora esta investigação de monopólio que volta a colocar em risco a permanência da Microsoft neste país.

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Michael
    Michael

    Esta investigação tem fundamento. Paguei €39.99 pelo Kaspersk Internet Security e quando actualizei o sistema operativo já não consegui instalar o Kaspersky perdendo desta forma os €39.99

    1. Avatar de FNP.PT
      FNP.PT

      Por que não actualizas o teu KIS ? Eu tenho o 2016 e corre sem problemas!

      1. Avatar de Michael
        Michael

        Decidi optar por pirata e saquei “Symantec Endpoint Protection”. Lento não é e até à data não deu problemas. Vamos ver quanto tempo aguenta.

        1. Avatar de João Reis
          João Reis

          Usar software pirata é como abrir a porta aos virus, não sei se sabes, mas é assim que proliferam os virus, software pirata é ideal ninguém se queixa e se for preciso desligam o AV so para conseguirem crakar 😀

          1. Avatar de Michael
            Michael

            OK, pirata nunca se sabe o que lá vem. Mas a funcionalidades básicas do antivirus estão a funcionar correctamente. Como por exemplo a detecção de virus bem como a funcionalidade Reputação de executáveis. Os updates estão a funcionar e a firewall ainda não divulgou nenhum alerta.

            Para terminar, se em caso de alerta máximo posso sempre bloquear todo o tipo de ligações à internet de fontes desconhecidas utilizando um outro programa que informa sobre ligações desconhecidas que basicamente é se não têm reputação ou nunca foi analisado em laboratório então é bloqueado.

    2. Avatar de Mario
      Mario

      queres o melhor antivirus? Compra um mac ou usa Linux…acabam se logo os antivirus

      1. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Lá por que se “acabam os antivirus”, não quer dizer que deixe de haver virus/malware para esses sistemas — hoje em dia o malware quando nasce, nasce para todos.

        Na verdade até há antivirus tanto para Mac com Linux, as pessoas é que não estão informadas e vivem no mito do “sistema impenetrável”.

        1. Avatar de vagnarok
          vagnarok

          Uso linux já faz 5 anos e até hoje nunca tive problemas com os famigerados “virus”.

      2. Avatar de censo
        censo

        Fia-te na virgem, não corras…

        1. Avatar de Mario
          Mario

          e Linux vais arranjar o que? Já agora sabes que no mac n tens direitos de superuser como no windows logo tens de aceitar que o virus te infete

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Add the BitDefender repository key to the list of apt trusted keys:
            wget http://download.bitdefender.com/repos/deb/bd.key.asc
            apt-key add bd.key.asc
            NOTE that the second command must be run as root or by using sudo
            Add the following line to the /etc/apt/sources.list file:
            deb http://download.bitdefender.com/repos/deb/ bitdefender non-free
            Refresh your apt cache by running:
            apt-get update
            or
            aptitude update
            Install the desired BitDefender packages using your prefered apt front-end
            For example:
            apt-get install bitdefender-mail

          2. Avatar de Paulo
            Paulo

            For the most part, Linux is engineered in a fashion that makes it hard for viruses to run. However, there are many reasons you might want a virus scanner on your Linux PC:

            you are required to have a virus scanner installed by the terms of use of the company you work for or are doing business with
            to scan a Windows drive in your PC
            to scan a Windows-based network attached server or hard drive
            to scan Windows machines over a network
            to protect a Windows virtual machine from within the virtual machine
            to scan files you are going to send to other people
            to scan e-mail you are going to forward to other people

            some Windows viruses can run with Wine.

            Linux virus infections are theoretically possible.

            https://help.ubuntu.com/community/Antivirus

      3. Avatar de Bruh
        Bruh

        Sim, e alguém que meta a pen numa máquina mac ou linux, e depois a ligue a uma máquina com windows arrisca-se a ficar com o pc todo infectado lol.

      4. Avatar de Josué
        Josué

        melhor melhor, só desconectando o cabo de rede.

    3. Avatar de me and me
      me and me

      nao perdes nada… actualiza a versao… nao custa nada e tens esse direito

    4. Avatar de João Reis
      João Reis

      Deves ter mesmo pago 😀

    5. Avatar de Cruz
      Cruz

      só mesmo um atrasado compra anti virus em pleno 2016

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Mas alguém no seu perfeito juízo usa o defender?

    Já a muitos anos por aqui só Kaspersky, e sempre 0 infecções.

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Diz isso a 95% das pessoas que usam o windows e oica as a dizer “para que outro antivirus a por o pc lento? O defender já faz isso”

    2. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      O mesmo argumento pode ser feito quanto ao IE, e no entanto…

    3. Avatar de me and me
      me and me

      so uso defender nos meus pc… 0 infecçoes.

      ja vi pc’s com panda, apanharam ransomware… liguei o disco de um desses pc no meu com defender… defender apanhou de imediato onde estava o ransamware que encriptou os ficheiros….

      tudo muito relativo. depende sempre e muito do utilizador

    4. Avatar de censo
      censo

      Sempre o usei. Não preciso de mais. Aliás, deverás mesmo conhecer aquela máxima : o melhor antivirus está entre a cadeira e o monitor.

    5. Avatar de Peter Pan
      Peter Pan

      O utilizador é o maior antivirus q existe.. Lol. Para quem sacou o malwarebytes com senhas pirata ao efetuar o update ficou com uma licenca validada -) tal como no win10./ nada melhor que o defender roskof e o malwarebytes along.

  3. Avatar de Mario
    Mario

    Desde o windows 7 que a MS n faz nada de jeito, o maior flop da historia o surface e w8.1 e w10 que ninguém usa por vontade própria e o lumias e windowsphone que apenas servem como pipa papeis com ninguém minimamente inteligente os compra

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      O W8.1 até é bastante bom (tirando o flop do start screen, seria facilmente o melhor Windows).
      O W10 não é o melhor Windows porque a Microsoft não quer… é só dar mais controlo (a todas as licenças) sobre as actualizações e telemetria, e deixar de impingir coisas a toda a hora (essencialmente lá se ia o novo modelo de negócio).

      Já o WP, só quem não se lembra da história da Microsoft no segmento mobile é que engoliu essa esparrela.

    2. Avatar de dumitru
      dumitru

      La vai o mister inteligente a falar. O surface 1 e rt foram os primeiros portanto nao foram la grande coisa, mas a partir do 3 que foi um total sucesso e a apple so tem tirado coisas do seu macbook pro, coisa que nem pro é! Vai la comprar adaptadores e mais adaptadores

    3. Avatar de censo
      censo

      Isso tudo é com base em quê ? No teu ódio ?

      1. Avatar de Mario
        Mario

        Baseado nos indices de satisfação do consumidor onde se fores minimente inteligente vais pesquisar e ver que o W7 continua a ser o preferido de longe das empresas e pessoas

        1. Avatar de censo
          censo

          Tu que és maximamente inteligente, diz lá o que tu achas mesmo e não o que pensas saber sobre os outros. Só assim serás útil, porque se vens para aqui falar dos outros ou das pesquisas que nós devemos fazer…então para que precisamos de ti ?

    4. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Obrigado pelo insulto senhor inteligente.

      1. Avatar de Vítor M.

        Se insultar, quebra as regras e sim, tem de ser moderado. Não entrem pelos insultos, não ganham nada com isso.

      2. Avatar de me and me
        me and me

        pq tanto odio?

        uso um limia com wp8.1… acredita que continua a ser tao fluido e funcional desde o dia que o comprei…

        um tlf no fim é um tlf. quem compra tlf para fazer de computador esta muito enganado. para mim um tlf serve como complemento ao pc, e nao o oposto.

        tens 1001 apps para ios ou android, mas dessas quais sao realmente uteis para o nosso dia a dia? 5 a 10? ja é pedir muito.

        ter um smartphone para ter joguinhos e apps da treta para brincar com fotos ou facebook é um pouco redutor para aquilo que realmente, pelo menos os leitores deste blog, fazemos com estes quipamentos..

      3. Avatar de António
        António

        Tu não sei, mas ainda hoje de manhã tive um update do Windows 10 Mobile! Agora exceto se tiveres iPhone ou Nexus/Pixel não deves saber o que isso é pois não! Quando marcas vendem telemóveis novos com versões do Kitkat ou Lolipop, ainda por cima sem os últimos patches de segurança, diz muito da sua preocupação com a segurança dos utilizadores.

    5. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Sim, confirmo.. o meu Lumia é uma pipa.

    6. Avatar de Pedro Barros
      Pedro Barros

      Ohh lá vem o “inteligente” amigo Mario mais uma vez em auxilio dos “limitados” utilizadores do W10m e Lumias… Sim de facto eu não uso o Lumia por “vontade propria”, Foram os malandros da Microsoft que me obrigaram…. sniff sniff…
      Salva-nos óh SuperMario…..

  4. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    Confirmo que houve problemas com o kaspersky security center. As máquinas tiveram que ser atualizadas “a la pata”, ou seja, impossibilitou a instalação remota em modo silent

  5. Avatar de Alex M.
    Alex M.

    Uso o Eset na empresa e nunca houve nenhum dos problemas relatados,não será o problema da kaspersky mesmo.

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Não, não é. Aconteceu-me o mesmo com o BitDefender. Após muitos problemas com o W 10, especialmente a nível de compatibilidade com hardware e algum software, desinstalei-o, e voltei a instalar o W 7 Retail que possuía antes. Acabaram-se os problemas, até decidir optar pelo Linux.

    2. Avatar de dumitru
      dumitru

      Claro que é a versão antiga dele é que teve este problema, e como eles sao lentos nao quiseram atualizar a tempo. A versão atualizada funciona sem problemas

    3. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Em parte, a questão é que as atualizações do Windows por vezes levam a incompatibilidade de certos programas, isto não quer dizer que sempre que há uma actualização do Windows o Kaspersky deixe de funcionar mas pode acontecer.
      Agora aquilo que eles se queixam é que dantes tinham 2 meses para atualizar o produto antes da versão do Windows que torna o AV incompatível chegasse aos utilizadores, agora têm uma semana.

  6. Avatar de Paulo Carneiro
    Paulo Carneiro

    Antimonopólio mas que palavra é esta? tenham vergonha e escrevem em português de Portugal. em relação ao anti vírus da Microsoft é uma boa treta.

  7. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    Nunca tive problemas nem com o Avast nem agora com o Avira, ambos versões gratuitas.
    Isso está-me a parecer um problema do Kaspersky.

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Há muita gente que instala uma versao X dum Anti-Virus (na maioria “comprada”) e nao o actualiza, daí que se tens uma versao “comprada” (coff coff) antiga e nao a actualizas e ela foi desenhada para o W8.1, óbvio que se actualizas para o W10 ele desactiva-a.

      Muita gente culpa a MS, mas a maioria esquece-se que gastaram €€€ foi no Hardware e foram os fabricantes que receberam o dinheiro que nunca mais desenharam Drivers actualizados, depois a MS actualiza o seu SW e como os fabricantes de HW os deixaram na mao, a culpada é a MS.

      A MS que desenha o Windows é que tem a “obrigacao” de actualizar os controladores que sao da Intel, fabricantes chineses de módulos de Webcam/microfone/leitores de cartoes ou até de impressoras ou GPU???

      Eu o unico tablet que tive que deu stress foi por culpa da Intel. Arranjei uns Drivers alterados por um indivíduo e no W10 já corre tudo 5 estrelas.

      1. Avatar de Mario
        Mario

        tivesses um mac e já n tinhas essas preocupações de drivers alterados..tudo corre bem

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Mac OS X – Trabalhe simples e rápido.
          (Maiúsculas) – Activa/desactiva a tecla Maiúsculas.

          https://pplware.sitedev.pt/apple/atalhos-de-teclado-do-mac-os-x-trabalhe-simples-e-rapido/

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Olha que não é bem assim, vários djs ficaram entalados com os drivers do traktor na altura do upgrade para o Yosemite em que os equipamentos deixaram de funcionar, e por isso tiveram de ficar com o Mavericks.

        3. Avatar de Ricardo Raimundo
          Ricardo Raimundo

          Tenho Mac desde 2008 inteligência pura.

      2. Avatar de me and me
        me and me

        exacto. tentam usar versoes que nao foram desenhadas para o windows 10.. ele desactiva…
        mas faz isto com todo o software considerado incompativel

  8. Avatar de me and me
    me and me

    isto acontece com todo o software que a MS considere incompativel com as builds do win10, nao so com a kapersky. eles têm razao apenas no caso de ser desactivado ou nao migrado, mas a MS nao impede de utilizar produtos deles desde que actualizados.

    isto acontece com todo o software, incluido da propria MS… isto so tem interesse pq os russos andam a tentar mandar a MS para a rua… so isso. de resto, nao noticia. ja sei disto desde que o win10 foi lançado

  9. Avatar de censo
    censo

    No que respeita a antivirus, os comentários que por aqui se leem dizem muito sobre o nível de conhecimentos do utilizadores. O melhor antivirus é o utilizador. Eu só uso o defender, que é simples, prático e leve, para alem de estar perfeitamente integrado no sistema. E, diga-se, o que é que realmente andam a fazer nas vossas máquinas para precisarem de um suposto antivirus à prova de bala ?? E já pensaram bem do que vivem as produtoras de antivirus ?? Pensem bem no que instalam nos vossos pc´s.

  10. Avatar de Diogo Lamego
    Diogo Lamego

    A Microsoft quer atualizar com maior regularidade o seu sistema operativo e portanto dá menos tempo aos fabricantes de software… no meu ponto de vista isso é normal, pois não pode estar 2 meses à espera que esses softwares sejam ajustados.
    Estamos num mundo cada vez mais exigente e a microsoft tem a sua politica de atualizações muito bem definida, não vai agora estar a criar exceções ou a mudar as coisas por causa de uma empresa.

    Falando um pouco do karspersky quem diz bem deste antivirus não sabe certamente o que é um BOM antivirus… o karspersky é lento, consome imensos recursos (temos que pensar em todo o mercado e ainda hoje é normal ver máquinas com 2GB de RAM, alias temos os ultrabooks) e sendo de um país que não tem qualquer respeito pela privacidade dos utilizadores, não me custa nada acreditar que dê acesso aos dados dos seus clientes ao governo e outras entidades.

    Por fim o Windows Defender é uma solução perfeita para os utilizadores cautelosos… com mínimo conhecimento do que se faz num computadores, consegue-se manter seguro a máquina durante muito tempo e não coloca em causa o desempenho.

    1. Avatar de Luciano
      Luciano

      Categoria isso é dois em um! Defendes a política da Microsoft o windows defender dizes mal da concorrente e ainda dás uma de político. Entendi-te……

  11. Avatar de Tropa Todos
    Tropa Todos

    Haters will hate! There is no way it can change…

  12. Avatar de Xico
    Xico

    Uso o win 10 em três máquinas desde que apareceu e tenho o bit defender a funcionar sem problemas alguns

  13. Avatar de Marc
    Marc

    Enquanto os trouxas brigam os gigantes enriquecem . loL

  14. Avatar de Junior
    Junior

    Existe uma outra história por trás disto, mais politica do que de software. A Russia é um pais que está passando por “mudanças” e estas infelizmente são passos para trás. Onde eles estão considerando tudo como extremismo . Minha impresão é que esse país ainda vai dar trabalho.