Atalhos de teclado do Mac OS X – Trabalhe simples e rápido

23 Comentários

No Mac OS X se dominarmos o teclado seremos mais produtivos. Não é que no Windows não o sejamos na mesma proporção, mas aqui, neste SO da Apple, o sucesso é maior, por falta de alguns “atalhos gráficos” que existem no Windows, principalmente nos muitos menus de contexto que auxiliam o utilizador no Windows.

Conheça então os atalhos de teclado comuns do Mac OS X. Um atalho de teclado é um modo de executar uma função no Mac OS X premindo uma combinação de teclas no teclado.

Para utilizar um atalho de teclado, ou uma combinação de teclas, é necessário premir uma tecla modificadora com uma tecla de carácter. Por exemplo, para copiar qualquer conteúdo seleccionado (texto, gráficos, etc.) para a área de transferências, basta premir simultaneamente a tecla Comando (tecla com o símbolo Ícone da tecla de Comando ) e a tecla “c”. Esta acção também é conhecida como combinação de teclas (ou atalho de teclado) Comando+C.

As teclas modificadoras fazem parte de diversas combinações de teclas. Uma tecla modificadora altera o modo como outros batimentos de teclas ou cliques do rato são interpretados pelo Mac OS X. As teclas modificadoras incluem: Comando, Controlo, Opção, Shift, Maiúsculas e a tecla fn (Função, se existir no teclado).

Os símbolos das teclas modificadoras visualizados nos menus do Mac OS X são os seguintes:

Ícone da tecla de Comando (tecla de Comando) – Em alguns teclados Apple, esta tecla também contém um logótipo da Apple (logótipo da Apple)
ícone da tecla Controlo (tecla Controlo)
ícone da tecla Opção ou Alt (tecla Opção) – A palavra “Alt” também poderá surgir nesta tecla
ícone de Shift (tecla Shift)
ícone de Maiúsculas (Maiúsculas) – Activa/desactiva a tecla Maiúsculas
fn (tecla de função)

Atalhos de teclado para o arranque

Prima a tecla ou a combinação de teclas até a função prevista ocorrer/surgir (por exemplo, mantenha premida a tecla Opção durante o arranque até surgir o Gestor de Arranque, ou a tecla Shift até surgir “Arranque em segurança”).

Sugestão: na eventualidade de uma função de arranque não funcionar e utilizar um teclado de terceiros, ligue um teclado Apple e tente novamente.

Tecla ou combinação de teclas

Estes atalhos que vos deixo a seguir são importantes para o dia-a-dia, servem para aumentar a produtividade, depender menos do rato e executar tarefas com poucos movimentos. Desta forma a liberdade de acção é maior, mas não os vai interiorizar todos de uma vez, é a rotina e a necessidade que aguçarão o empenho em os decorar. Faço este apanhado também para mim, pois cada vez mais vejo o teclado do Macbook como um meio mais rápido, limpo e directo.

Atalhos de teclado do Finder

  • Comando+A – Seleccionar todos os itens da janela frontal do Finder (ou da Secretária, se nenhuma janela estiver aberta)
  • Opção+Comando+A – Anular a selecção de todos os itens
  • Shift+Comando+A – Abrir a pasta Aplicações
  • Comando+C – Copiar o item/texto seleccionado para o clipboard
  • Shift+Comando+C – Abrir a janela Computador
  • Comando+D – Duplicar o item seleccionado
  • Shift+Comando+D – Abrir a pasta Secretária
  • Comando+E – Ejectar
  • Comando+F – Localizar qualquer atributo correspondente do Spotlight
  • Shift+Comando+F – Localizar correspondências de nomes de ficheiros do Spotlight
  • Opção+Comando+F – Navegar para o campo de pesquisa de uma janela do Spotlight já aberta
  • Shift+Comando+G – Ir para pasta
  • Shift+Comando+H – Abrir pasta pessoal da conta de utilizador activa
  • Comando+I – Informações
  • Opção+Comando+I – Mostrar Inspector
  • Controlo+Comando+I – Obter informação resumida
  • Shift+Comando+I – Abrir iDisk
  • Comando+J – Mostrar opções de visualização
  • Comando+K – Ligar ao servidor
  • Shift+Comando+K – Abrir a janela Rede
  • Comando+L – Criar atalho do item seleccionado
  • Comando+M – Minimizar janela
  • Opção+Comando+M – Minimizar todas as janelas
  • Comando+N – Janela do Finder nova
  • Shift+Comando+N – Pasta nova
  • Opção+Comando+N – Pasta inteligente nova
  • Comando+O – Abrir item seleccionado
  • Shift+Comando+Q – Terminar sessão
  • Opção+Shift+Comando+Q – Terminar sessão imediatamente
  • Comando+R – Mostrar original (de atalho)
  • Comando+T – Adicionar à barra lateral
  • Shift+Comando+T – Adicionar aos favoritos
  • Opção+Comando+T – Ocultar/mostrar barra de ferramentas nas janelas do Finder
  • Shift+Comando+U – Abrir a pasta Utilitários
  • Comando+V – Colar
  • Comando+W – Fechar janela
  • Opção+Comando+W – Fechar todas as janelas
  • Comando+X – Cortar
  • Opção+Comando+Y – Diaporama (Mac OS X 10.5 ou posterior)
  • Comando+Z – Anular/Repetir
  • Comando+1 – Ver como ícone
  • Comando+2 – Ver como lista
  • Comando+3 – Ver como colunas
  • Comando+4 – Ver como Cover Flow (Mac OS X 10.5 ou posterior)
  • Comando+, (Comando e a tecla de vírgula) – Abrir as preferências do Finder
  • Comando+` (tecla de acento grave – por cima da tecla Tab num teclado com disposição das teclas em inglês dos EUA) – Alternar entre as janelas abertas do Finder
  • Comando+Shift+? – Abrir a Ajuda do Mac
  • Opção+Shift+Comando+Esc (mantenha premida esta combinação de teclas durante três segundos) – apenas no Mac OS X v10.5, v10.6 ou posterior – Forçar saída da aplicação que se encontra em primeiro plano
  • Comando+[ – Anterior
  • Comando+] – Seguinte
  • Comando+Seta para cima – Abrir pasta incluída
  • Controlo+Comando+Seta para cima – Abrir pasta incluída numa nova janela
  • Comando+Seta para baixo – Abrir item realçado
  • Comando+Tab – Mudar de aplicação – para a frente
  • Shift+Comando+Tab – Mudar de aplicação – para trás
  • Comando+Apagar – Mover para o Lixo
  • Shift+Comando+Apagar – Esvaziar o Lixo
  • Opção+Shift+Comando+Apagar – Esvaziar o Lixo sem caixa de diálogo de confirmação
  • Barra de espaços (ou Comando+Y) – Vista Rápida (Mac OS X 10.5 ou posterior)
  • Tecla Comando e arrasto simultâneo – Mover item arrastado para outro volume/local (o ícone do ponteiro muda quando a tecla é premida – consulte este artigo)
  • Tecla Opção e arrasto simultâneo – Copiar item arrastado (o ícone do ponteiro muda quando a tecla é premida – consulte este artigo)
  • Combinação de teclas Opção+Comando e arrasto simultâneo – Criar atalho do item arrastado (o ícone do ponteiro muda quando a tecla é premida – consulte este artigo)

Existem outros atalhos, para funções específicas a cada ferramenta que o sistema traz nativamente. Além disso, cada aplicação pode trazer um leque de atalhos para acções implícitas no sistema de trabalho. Tudo isso são formas importantes de produtividade, basta testarmos e dar a devida importância e tolerância de aprendizagem.

Estes são alguns atalhos que podem ajudar o utilizador. Muitos utilizadores usam pouco o rato e dão total preferência aos atalhos pelo teclado. Esta listagem foi baseada nas muitas sugestões que a Apple disponibiliza nos seus muitos guias práticos. Espero que seja tão útil a vós como a mim.

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RF
    RF

    That’s why i love mac.. 😀

    1. Avatar de cenas
      cenas

      por causa dos atalhos? 😡
      tens mesmo de começar a usá-lo para outras coisas :p jkng

  2. Avatar de Ppietra
    Ppietra

    Um muito útil:
    command+space – abrir pesquisa no menu spotlight – extremamente funcional

    Outros:
    command+H – esconder Finder ou aplicação
    command+Q – sair duma aplicação (não se aplica ao Finder)
    command+option+esc – apresenta janela para forçar saída duma aplicação que esteja aberta

    1. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      Só como à parte; é normalmente muito fácil mudar os atalhos que uma pessoa não goste. Basta ir aos atalhos do teclado (que aparece na figura acima) e escrever o comando tal como aparece no menu de comando, e de seguida escolher o atalho de teclado que se goste!!!

    2. Avatar de Ganha dinheiro na net

      Uso sempre o cmd+space para o spotlight. Pois se vamos por a mãos no teclado para escrever no spotlight, nada mais prático que começar logo com este atalho.
      O cmd+h também uso muito para ficar só com uma aplicação visível.
      E o cmd+q, sempre!

  3. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    NUNCA MAIS COMEÇA!!!

    1. Avatar de Gamma
      Gamma

      vai haver stream no site da apple?

      1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
        Rui “ALL” Sousa

        Infelizmente n me parece. Já no evento anterior não houve 🙁

        Vamos ter que recorrer as fontes do costume.

        1. Avatar de Vítor M.

          Pois, nós vamos acompanhar o evento, era interessante de facto podermos ter streaming do evento. Vamos ver.

  4. Avatar de Bruno Lemos
    Bruno Lemos

    Não existe para windows???

  5. Avatar de Anti-Mac
    Anti-Mac

    Vê-se logo que foi escrito por quem não conhece, nem o mundo Windows, nem o mundo Linux…

    1. Avatar de Vítor M.

      Realmente ambos esses mundos são.me completamente estranhos. Aliás… quem o Windows? Será primo do Linux?

  6. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Arrancar em modo 64 bit:
    No arranque, pressionar as teclas 6 e 4 simultaneamente até aparecer o logotipo da Apple.

    Arrancar em modo 32 bit (este é o usado por omissão):
    No arranque, pressionar as teclas 3 e 2 simultaneamente até aparecer o logotipo da Apple.

    1. Avatar de Vítor M.

      Excelente informação. Obrigado.

    2. Avatar de Mike
      Mike

      Só um aparte: o Lion usa o modo 64-bit por omissão (ou assim aparenta ser no meu caso, em que todos os processos nativos correm em modo Intel 64).

  7. Avatar de jedi
    jedi

    brigado, Vitor M, agora se precisar saber algum atalho venho a este post, nao preciso ir ao site da apple, lol. Vai dar muito jeito e vai ja estar no meus favoritos, lol. Good work.

  8. Avatar de Luís Salvador

    Os atalhos que mais utilizo, desde que me lembro, são:

    cmd + clique no rato para abrir os links em novas tabs
    cmd + Q para fechar aplicação
    cmd + W para fechar tab/janela
    cmd + H para esconder
    cmd + C copiar
    cmd + V colar
    cmd + Z anular
    cmd + R refresh nas páginas
    space para ver as informações de um ficheiro, etc

    ; )

  9. Avatar de Ganha dinheiro na net

    Já agora deixo uma dica:
    Podem-se fazer contas rapidamente no spotlight.
    Basta clicar no cmd+space para abri-lo e depois introduzir a conta que se desejar, como se fosse uma calculadora.

    1. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      sem dúvida!
      acho que uso isso várias vezes ao dia! bem melhor que abrir a calculadora. Aliás a forma como se escreve a fórmula permite fazer a conta muito mais rapidamente

  10. Avatar de DrKein
    DrKein

    Já agora… um dos atalhos que a meu ver devia estar claro no teclado:
    { – Shift+Alt+8
    } – Shift+Alt+9

    deve haver muito boa gente à procura das chavetas no google xD

    1. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      Tal não é um atalho mas sim a combinação para um caracter, e para aprender os caracteres existe o visualizador de teclado, que é facilmente acessível através do menu de teclados. A juntar a isso existe o visualizador de caracteres que permite descobrir facilmente os mais variados caracteres, até na sua variação entre tipos de letra.

    2. Avatar de Mike
      Mike

      Esse moeu-me tanto quando comecei a trabalhar com Java no Mac… 😛