Tem um Raspberry Pi 3? Use o Bluetooth 4.1/Low Energy

7 Comentários

A última versão do mini PC Raspberry PI trouxe um conjunto de novidades das quais se destacam o suporte nativo para ligação a redes wireless e também o suporte para Bluetooth 4.1/Low Energy (LE), tudo isto graças ao chip BCM43438.

Depois de termos ensinado a ligar o vosso Raspberry PI 3 a uma rede wireless (via CLI ou Wifi Manager), hoje vamos ensinar como activar e usar o Bluetooth.

Se ainda não tem um RPI3, veja aqui a nossa promoção.

rpi3_007


Uma vez que o suporte para Bluetooth 4.1/Low Energy é nativo no Raspberry PI 3, o utilizador praticamente não tem que fazer nada. No entanto, caso ainda não tenham, devem instalar o software de gestão deste tipo de comunicações usando o seguinte comando:

sudo apt-get install bluetooth bluez blueman

Depois de instalado podem abrir o Bluetooth Manager para localizarmos outros equipamentos com suporte para este tipo de comunicação.

pi_00

Activamos o Bluetooth carregando em Enable Bluetooth

pi_01

E em seguida deverão aparecer todos os dispositivos encontrados. Como é normal neste tipo de ligações, necessitamos de emparelhar os equipamentos.

Nota: Se pretenderem tornar visível o vosso Raspberry PI 3 basta ir a Adaptor > Preferences e mudar a seguinte configuração:

rpi3_009

Para isso basta seleccionar o dispositivo ao qual vamos ligar o Raspberry PI 3 e seleccionar a opção Pair.

pi_03

Do outro lado, neste caso num iPhone, aparecerá o pedido de emperalhamento, assim como o respectivo código código.

rpi3_008

Depois dos equipamentos emparelhados, podemos partilhar ficheiros entre eles, partilhar por exemplo o acesso à Internet de um dispositivo móvel via Bluetooth, etc. Além dos smartphones/tablets, podemos também ligar por Bluetooth outros dispositivos, como teclados ou ratos.

E está feito. Como viram, fazer uso do Bluetooth no Raspberry PI 3 e outras versões é algo bastante simples e prático.

Já experimentaram? o que têm ligado por Bluetooth ao Raspberry PI 3?

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Magalhaes
    Joao Magalhaes

    Ja experimentei conectar uns phones sem fios e o que acontece e’ que ele emparelha com os phones mas passado 2 segundos a ligacao cai, tenho o pipplware instalado e ligo atraves das definicoes do xfce, vou experimentar fazer desta maneira.

  2. Avatar de Carlitche
    Carlitche

    O Bluetooth 4.1 do Raspberry Pi 3 é smart ready?

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    Bom bom era uma forma de usar o RP3 como speaker bluetooth, ou seja, poder emparelhar com o telefone para transmitir audio via bluetooth e depois conectar o RP3 na aparelhagem pelo jack audio.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Teamviwer 😛

      Eu uso o Pi pra ouvir musica mas com o addon mp3strems no kodi.

  4. Avatar de lmx
    lmx

    O meu Raspberry pi1 faz servidor dns, dhcp, servidor de impressão, servidor de imagen(scanner), estação meteriologica, e mais umas coisas 😀
    O meu outro raspberry pi, neste momento está a servir de testbench, para emular um protocolo proprietario da STMicroelectronics, para comunicação e debug em tempo real ligado a um microcontrolador 8bits da STM..

    Mas ainda estou longe de puder disponiblizar um protocolo aberto á comunidade linux, que seja barato e 100% fiavel..ainda tenho muitos resets, reenvios de “pacotes”, etc…vai devagar..
    A ST tem um suporte pessimo ou inexistente para o stm8, para o meu SO, o que me obrigou a ter que tomar medidas!

    Já lhes pedi varias vezes, nunca aceitaram…não ha problema a malta quebra o protocolo e depois disponibliza grátis para lhe rebentar com o negocio!!
    Não disponiblizam a bem…disponiblizam a mal!

  5. Avatar de Hamilton
    Hamilton

    Tem como usar o Bluetooth do raspberry Pi 3 no OpenElec, alguém sabe me dizer como faço?

  6. Avatar de Leandro
    Leandro

    Qual é o sistema que aparece nas imagens desse tutorial?