A Huawei está a preparar o seu próprio sistema operativo?

52 Comentários

Não é segredo que as grandes marcas de smartphones não gostam de depender da Google para garantir o sistema operativo dos seus equipamentos. É por isso normal que procurem alternativas e quando estas não existem, que procurem criar as suas próprias versões.

Depois da Samsung ter mostrado que pode tomar o caminho do Tizen, é agora a vez da Huawei mostrar que poderá um dia abandonar o Android e focar-se num sistema operativo proprietário.

Huawei

Actualmente, a Huawei é já uma das três principais marcas do mercado dos smartphones a nível mundial e a segunda maior no universo Android. A sua relação com a Google levou a que fosse escolhida para criar o Nexus 6P e, provavelmente, um novo Nexus.

Mas a marca chinesa pode estar já a preparar o seu futuro fora da esfera da Google, segundo uma entrevista dada por Abigail Brody, uma ex-funcionária da Apple responsável pelo desenho de interfaces, ao site The Information.

O novo sistema operativo da Huawei

Segundo as informações obtidas, a Huawei tem já equipas a criar o seu próprio sistema operativo. Este estará a ser criado na Escandinávia, por uma equipa que envolve elementos que saíram da Nokia.

Estes desenvolvimentos estão ainda a ser preparados e este sistema operativo estará numa fase ainda muito inicial de desenvolvimento. Não é para já intenção da Huawei de abandonar a sua parceria com a Google, mas a empresa entende que deve estar preparada para qualquer problema que lhe surja no futuro.

Huawei EMUI

O nova cara da EMUI da Huawei

Há ainda informações novas sobre a futura versão 5 da EMUI. A interface que a Huawei coloca nos seus smartphones poderá perder toda a imagem que tem associada ao iOS e passar a focar-se num look mais próximo do Material Design e do que a Google oferece no seu Android.

Esta mudança na EMUI não deverá ser apenas gráfica, com melhorias esperadas na sua usabilidade e até na sua performance. Espera-se que esta actualização chegue no início do Outono e que, provavelmente, coincida com a IFA e com a apresentação de um dos seus novos equipamentos.

The Information

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pinto Marosca
    Pinto Marosca

    nunca pensei dizer isto mas a huawei tem smartphones top. comprei o matte 8 e adoro o tlm sempre que acordo adoro mexer nele, e nunca gostei de android mas é tao rapido no huawei que me impressiona

  2. Avatar de flavio
    flavio

    Curioso que quer a Samsung quer a Huawei querer abandonar o android

    1. Avatar de Antwin
      Antwin

      não tem muito de curioso é uma reacção natural para o que pode vir aí no futuro.
      O que mais se tem ouvido falar nos últimos tempos é sobre a Google querer tornar a sua distribuição do Android, que é o que quase todos os fabricantes usam, totalmente proprietária.

    2. Avatar de Joana
      Joana

      Comntário de mais um fanatico da apple que não leu o artigo original do “The Information”.

      1. Avatar de Antwin
        Antwin

        nem toda a informação relevante está nesse artigo do “The Information”.
        http://www.theregister.co.uk/2016/06/22/huawei_secret_phone_os_project/

        1. Avatar de Antwin
          Antwin

          ou melhor, nem toda a informação está na parte que podes ler

      2. Avatar de flavio
        flavio

        “And to hedge its bets against Google’s control of Android, Huawei is also secretly developing an alternative mobile operating system, according to three people briefed about the project.”
        E já agora, não tenho nenhum dispositivo apple.

        1. Avatar de Anónimouz01
          Anónimouz01

          Not so secret, apparently 😡

      3. Avatar de Henrique
        Henrique

        Apple é mesmo a maior.

        Não tem absolutamente nada a ver com a Apple, já vêm acusar…

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    Como diz o “pobo”, o caminho faz-se caminhando, no entanto, nada como aguardar sentado!

  4. Avatar de vrael
    vrael

    Acho piada quando toda a gente critica a Microsoft pelo windows Mobile, mas quando a samsung e outras marcas querem criar um SO próprio já esta tudo bem e toda agente apoia -.-

    1. Avatar de um gajo
      um gajo

      Eu prefiro 1000 vezes o Windows Phone do que o Tizen. Muito melhor.

      1. Avatar de Goncalo
        Goncalo

        +1
        O W10M esta cada vez melhor e por bate aos pontos o Android e o iOS em muita coisa mesmo. O que ainda falta e a dedicacao dos programadores a esta plataforma que alem de lhes ser mais rentavel vai ser a mais simples para desenvolvimento de Software.

      2. Avatar de Astrofix
        Astrofix

        Eu adorei o windows 10, mas quando rachei o touch e tive que comprar outro, mudei-me para android, espero voltar ao WP, assim que este melhore e se a MS comece a pensar melhorar o que tem que ser melhorado ou abandonar de vez e eu não fico preso num sistema “morto”, por enquanto não dá, avança demasiado devagar.

    2. Avatar de Nathan
      Nathan

      Ninguém critica por fazerem o seu Os, criticam pela qualidade do mesmo.

      1. Avatar de Tony
        Tony

        por acaso nem por isso, criticam é pela falta de apps

        1. Avatar de Henrique
          Henrique

          E a falta de qualidade.

    3. Avatar de Lumia 630 DS
      Lumia 630 DS

      Clap clap clap clap…Aleluia.
      +10000

  5. Avatar de Tony
    Tony

    Acho muito bem, como acho que o W10M está longe de morrer. Quantos mais OS melhor para desafiar a criatividade. Ao principio vai dispersar, mas é preciso baralhar as cartas para começar um novo jogo.

    1. Avatar de Nathan
      Nathan

      Lol, está longe de morrer, as vendas a cair mais depressa que alguma vez aumentaram, marketshare irrelevante, a própria Microsoft a abandonar a plataforma…

      1. Avatar de flavio
        flavio

        O que consideras Microsoft a abandonar a plataforma, quando a própria lança builds todas as semanas com cada vez mais novidades e funcionalidades?

      2. Avatar de irlm
          1. Avatar de Luís
            Luís

            Poucos… mas “bons”
            Utilizador Windows Mobile aqui… mas o W10M ainda tem alguns bugs, ms com as updates é capaz de melhorar

      3. Avatar de Tony
        Tony

        é um argumento falso e gasto

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Wishful thinking, certo?

          1. Avatar de Tony
            Tony

            nopes realista. ponto 1 a grande maioria de quem tem W10M está contente, ponto 2 a microsoft deixara eventualmente de fabricar o hardware, deixando um flagship, mas a evolução do W10M é integrante em todo o ecosistema Windows10 e portanto não será abandonada, ponto 3 as apps para produtividade estão lá todas o resto de apps para muita gente é indiferente

          2. Avatar de Tony
            Tony

            wishful thinking é dá parte dos fanboys Andorid e iOS, para que os outros OS nunca tenham sucesso.

          3. Avatar de Jorge
            Jorge

            Windows Phone market share sinks below 1 percent

          4. Avatar de Jorge
            Jorge

            Qual o futuro?

          5. Avatar de Tony
            Tony

            O futuro é um OS utilizado por uma quantidade de pessoas muito inferior ao do Andoid e iOS, mas com interesse no W10M e na sua integração com o W10, sendo que esse 1% são várias dezenas de milhões de pessoas, e que o desenvolvimento em termos de custos para a Microsoft consegue ser largamente suportável. Qual é o problema?

          6. Avatar de Jorge
            Jorge

            @Tony “Qual é o problema?” isso eu não sei, terá que se a MS a responder.
            Muito, muitíssimo, “muintérrimo”…..

            “…e que o desenvolvimento em termos de custos para a Microsoft consegue ser largamente suportável.”
            O português é uma língua que dá para negar afirmando, é esta a sua beleza 😉

      4. Avatar de Lumia 630 DS
        Lumia 630 DS

        Sim, esta mesmo longe de cair. O único senão é que vai abandonar as gamas de entrada e dedicar-se a gama media alta. Mas isso nao o fara matar o windows 10 Mobile.
        Empresas como a Xioami e restantes, é que vão ficar com modelos mais baratos e mais acessíveis. Onde se perde? Na qualidade Microsoft (Nokia propriamente). Por isso, quem quiser qualidade nokia, tem de puxar pela carteira….

        1. Avatar de Portimão
          Portimão

          Qual qualidade? Tomara qualquer Lumia Microsoft de plástico de design genérico ter metade da beleza e da qualidade de construção dos Xiaomis.
          Lembrando que até o mais barato, o Xiaomi Redmi 3, é todo construido em alumínio e tem uma qualidade de ecrã fantástica.
          Os Lumias são todos iguais, feios e de qualidade barata. O que é pena, quando olhamos para trás e vemos Lumias NOKIA como o 930, o 830, o 920, o 925, o 1520, etc.

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Boa construção. Nao se esqueça de lhe por uma capa de plástico ou silicone ou de pele a tapa o alumínio para nao riscar… Assim o alumínio vai durar a vida toda e o telefone tb nap precisando de trocar.

  6. Avatar de Jorge
    Jorge

    Aleluia alguma noticia de jeito
    estou farto de ouvir falar de ios ou android!!

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Define “noticia de jeito”

  7. Avatar de Nunes
    Nunes

    Coitados… se o SO estiver ao nível do hardware, é o chamado tiro no pé! A única razão pela qual as pessoas compram telefones chineses é por serem baratos e serem Android. Quem vai querer usar um SO que nao tem apps disponíveis para download?

    1. Avatar de Tony
      Tony

      Em primeiro lugar apps apesar de actual está se a tornar um conceito antiquado. O futuro das apps é serem como os sites web correr (salvo raras excepções) em todos os browsers de forma semelhante. As apps nativas serão um problema a resolver, para evitar exactamente isto, se não iriamos estar presos a OS. Imagina site webs que só abrissem em certos web browsers, por sua vez em certos OS? A Internet nunca teria chegado longe

    2. Avatar de Pirata
      Pirata

      Como é que sabes se as aplicações Android não são compatíveis? Falar de algo que ainda não se sabe é o verdadeiro tiro no pé.
      Usaste a versão 1 ou 1.1 do Android? De certo não, é no então também não tinha muitas aplicações, tudo se cria e tudo que tiver qualidade cresce (há coisas sem qualidade que também crescem). Outra coisa, já usaste um Smartphone com Tizen? De certo não, por isso não sabes a rapidez e a fluidez que esse OS tem. Compara as SmartTV ee depois diz algo.

  8. Avatar de zé dos vinhos
    zé dos vinhos

    Ah e tal bela inovação. Criar um SO próprio. Onde é que eu ja vi isto?

    1. Avatar de Tony
      Tony

      Eu já vi isto em todo o lado desde o início da informática.

    2. Avatar de Pirata
      Pirata

      Onde viste?

  9. Avatar de Tony
    Tony

    Ou é de mim ou os users Android e iOS estão se a transformar em Velhos do Restelo?

    1. Avatar de Tony
      Tony

      Os picos da perfeição foram atingidos com o Android e o iOS, e nunca nada irá vingar a nível de mobile se for desenvolvido fora destes dois sistemas para todo o sempre? 😀

      1. Avatar de Anónimouz01
        Anónimouz01

        Boa analogia. Mas a verdade é que mesmo um SO com o carisma, suporte e experiência tecnológica de ter “Windows” no nome não vingou no mundo mobile. Um pouco irónico uma vez que com o SO desktop aconteceu o mesmo só que quando esse comboio partiu o Windows estava bem sentado.

        1. Avatar de Tony
          Tony

          É verdade. Também é verdade que graças ao “carisma” a Apple vende a quase a mesma coisa todos os anos e as pessoas compram. Mas o carisma é muito subjectivo e volátil. A Microsoft tem uma base muito forte, que é o mundo empresarial e ferramentas incontornáveis e que não são carismáticas mas de produtividade tal como a IBM e a Oracle.

          1. Avatar de Tony
            Tony

            Como já disse para a Microsoft vender poucos W10M é chato mas não é um problema, para a Google idem aspas. Para a Apple seria uma tragédia.

        2. Avatar de Tony
          Tony

          Essas ferramentas de produtividade, permitem arriscar e suportar areas que não ganham muito, mas que são fundamentais para estar presentes, como a realidade aumentada, os jogos, o mobile

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            A questão é durante quanto tempo a MS irá suportar um “sorvedouro” só para estar presente.

  10. Avatar de Tico
    Tico

    Já se sabe quando é que a versão global do MIUI 8 da Xiaomi é disponibilizada?

  11. Avatar de Limbus
    Limbus

    A MS apesar dos seus longos anos de experiência com SOs (com sucesso), não consegue levar o WM10 a bom porto e vão ser estas empresas de hardware a conseguir o feito… claro que sim!