Ubuntu 11.04 Natty – Mude o IP e o nome do sistema

14 Comentários

Quando instalamos o nosso sistema, há sempre um conjunto de configurações iniciais que é importante realizarmos. Este é um artigo 2 em 1, e tem como objectivo ensinar a mudar o endereço IP, e nome do nosso sistema com Ubuntu 11.04 Natty Narwhal.

ubuntu_0000

Mudar endereço IP

Como já referimos em vários artigos, existem duas maneiras de se associar um endereço IP a uma máquina:

  • ou configuramos manualmente o endereço IP (endereço estático, não muda)
  • ou este é atribuído por um serviço de DHCP (o endereço atribuído pode mudar)

Por omissão, o Ubuntu  vem configurado para obter automaticamente um endereço IP. Se pretender configurar um endereço estático deverá escolher (através da interface Unity) a opção Applications

ubuntu_00

Em seguida deverá procurar por Network Connections

ubuntu_01

Será apresentado o network manager que permite configurar facilmente os vários parâmetros associados à nossa rede wired (por cabo) ou wireless. Para configurar um endereço manualmente, deverá carregar selecionar a ligação e carregar em Edit.

Em seguida, deverá escolher o separador IPv4 Settings e proceder à configuração do endereço IP/máscara/gateway, servidores de DNS e domínio. (Alguma duvida na configuração da vossa rede, coloquem em comentário que nós damos uma ajuda).

ubuntu_03

Mudar o nome do sistema

Apesar de existirem várias maneiras para mudar o nome do nosso sistema Ubuntu, não todas funcionam na perfeição. Para mudar o nome associado à sua máquina deverá carregar em CTRL + ALT + T para abrir o terminal e escrever o comando:

gksu gedit /etc/hostname

Dentro do ficheiro, devem indicar qual o novo nome que pretender associar a vossa máquina. No final não se esqueçam de gravar!

ubuntu_04

Em seguida confirmem a configuração presente no ficheiro hosts (ficheiro responsável por resolver nomes em endereços IP localmente). Verifiquem se possuem uma linha do tipo:

127.0.1.1    pplware

Nota: pplware, foi o nome definido para a máquina

Caso não exista, deverão adicionar essa informação. O nome a associar a máquina é normalmente solicitado no processo de instalação.

ubuntu_05

Bem, por hoje é tudo. Esperamos o vosso feedback e dicas para próximos artigos. Boas configurações….no Ubuntu Claro!

O que já falamos sobre o Ubuntu 11.04?

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Carvalho
    João Carvalho

    —————————OFFTOPIC—————————–

    Instalei o ubuntu 10.10 com o wubi (x64), estando em dualboot com Win7, e após o login no ubuntu, o mesmo não reconhece os cliques do rato nem o teclado. Mesmo gravando a imagem do cd acontece o mesmo.

    É um portátil ASUS 4 GB ram, Intel core i5 e placa gráfica ATI radeon HD 5145.

    Obrigado desde já.

    1. Avatar de João Carvalho
      João Carvalho

      Esqueci-me de dizer que tb não reconhece os cliques do touchpad.

    2. Avatar de -_-'
      -_-‘

      Outro com Wubi… Nunca instales por aí, só tenho visto problemas com essas instalações.

      1. Avatar de João Carvalho
        João Carvalho

        mas mesmo com a imagem normal dá-me o mesmo problema

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas..
          verificas-te o checksum do cd e confrontas-te com o do site?
          https://help.ubuntu.com/community/HowToMD5SUM

          http://releases.ubuntu.com/

          cmps

          1. Avatar de lmx
            lmx

            Boas..
            all the time waiting mod, it is a sad action when the people don’t like you only because you have a diferent point of view…

          2. Avatar de Nuno

            Verificas t se com o CD em modo de “demonstração” (Live Boot) tudo funciona? Se sim então o melhor é instalares pelo Cd…

  2. Avatar de koks
    koks

    bom post! obrigado… para quem gosta de linux e ainda está a dar os primeiros passos e sempre bom.

    obrigado por ajudarem o ”povo” a evoluir. Ubuntu 4ever =D

  3. Avatar de Rick
    Rick

    Porque o comando “gksu gedit /etc/hostname”?

    Não deveria ser “sudo”? Não conheço “gksu”…

    Desculpem a ignorância…

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      gksu e gksudo são mais indicados para executar aplicações com interface gráfica e o sudo para programas da consola. Isto em Gnome, em KDE deve usar-se kdesudo.

      1. Avatar de Rick
        Rick

        Ahhh pois…
        Tem toda a lógica.
        Eu só corro aplicações em linha de comandos, então é normal que não o use.
        Aliás, entro como “super user”, e faço o que tenho a fazer.

        Agradeço a explicação. Vai ser útil no futuro com certeza.

      2. Avatar de lmx
        lmx

        boas…
        o gksudo pode ser usado para aplicações não consola, a diferença é que pede a passwd em uma caixa de dialogo toda pipi enquando que o sudo pede na consola e a ideia de terem escolhido o gksudo foi boa pois elimina as hipotses dos users que ficam eternamente na consola á espera que faça alguma coisa…mas na verdade ainda não foi colocada a pass, assim ve-se logo “ao longe” 🙂

        cmps

  4. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    Este tipo de ‘how to’ aplica-se a grande parte das distribuições.. porque não passar a por um titulo mais geral?

    A primeira parte pelo menos funciona em qualquer sistema com DE gnome, e o resto provavelmente em qualquer sistema baseado em Debian.. Há mais para além de ubuntu, e quase nenhum deste tipo de truques se cinge a uma versão em concreto.

    Abrir um bocadinho os horizontes não tem mal nenhum, e neste caso tem custo 0 🙂

    cumps!

  5. Avatar de Fabricio Hersoguenrath
    Fabricio Hersoguenrath

    Por favor, preciso de ajuda! Baixei hoje o SO Ubuntu, então sou novo, e preciso de ajuda pra configurar a internet, não consigo de maneira alguma. Minha internet é via rádio, se alguém puder me ajudar. Obrigado!