TOP 5 – Ferramentas para clonar discos

66 Comentários

Se comprou um disco novo (com maior capacidade do que o que tinha) para o PC, mas não quer instalar o sistema operativo de novo (isto para não ter de configurar tudo, instalar drivers, etc), a solução é basicamente clonar o disco original para o novo.

São várias ferramentas para esta finalidade. Hoje deixamos algumas sugestões.

clonar

1) Clonezilla

Clonezilla é uma ferramenta idêntica à popular ferramenta comercial Norton Ghost, que permite aos utilizadores clonarem discos, partições, de modo a serem “reproduzidos” em outros sistemas ou de modo a serem reaproveitados.

O resultado da clonagem pode ser guardado numa simples imagem que pode ser armazenada localmente, num servidor SSH, servidor samba ou servidor NFS. O Clonezilla pode ser executado via LiveCD ou através de uma PenUSB.

clonezilla_011

Homepage: Clonezilla

2) Redo Backup

O Redo Backup & Recovery é uma distribuição baseado no Ubuntu, que oferece um interface bastante simples e um conjunto de funcionalidades que permitem o backup e restauro de informação.

Segundo informações da equipa responsável pelo Redo Backup & Recovery, além da possibilidade de clonar discos, esta distribuição é capaz de recuperar na totalidade ficheiros que foram apagados acidentalmente ou devido à acção de vírus.

rede0

Homepage: Redo Backup

3) HDClone

HDClone é uma ferramenta que permite copiar o nosso disco, transformando-o numa imagem ISO. Posteriormente e depois de instalado e particionado o novo disco, o HDClone coloca a imagem no novo suporte.

hdclone

Homepage: HDClone

Simple HDD Cloner

Com esta pequena aplicação podemos então fazer cópias (clones) dos nossos discos rígidos. Basta definirmos qual o dispositivo de origem e o de destino. E no destino podemos inclusive indicar qual a pasta que queremos que albergue a nossa cópia.

simple_clone

Homepage: Simple HDD Cloner

EaseUS Todo Backup

EaseUS Todo Backup é uma solução completa tanto para cópias de segurança como para o respectivo restauro.

Tem a capacidade de proceder a uma cópia do estado atual do sistema por completo, dados, todas as configurações, ou apenas daquilo que pretender, incluindo partições ou discos completos, e restaurar o seu computador caso ocorra um problema no Disco Rigido ou outra calamidade.

easus

Homepage: Easus Todo Backup

Das ferramentas apresentadas, o Clonezilla é provavelmente das mais populares e completas. Caso pretendam um bom tutorial para uso desta ferramenta, podem visualizar este artigo. Esperamos que tenham gostado desta selecção e caso tenham alguma sugestão de ferramentas destes tipo pode partilhar essa informação via comentários.

Já precisou de clonar um disco? Que ferramenta usou?

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de V@mpyro
    V@mpyro

    Porque é que o Acronis True Image não está aqui?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Obrigado V@mpyro, vou colocar num próximo TOP

      1. Avatar de RickPinto
        RickPinto

        Macrium reflect faz uma autêntica clonagem de um disco para o outro em real time. Experimentem.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Também utilizo o Acronis e é excelente. Recomendo!

      1. Avatar de Giovanni
        Giovanni

        O Acronis na minha opiniao é um dos melhores programas que ja vi na minha vida.

    3. Avatar de Darkvoid
      Darkvoid

      Para mim o mais usado e conhecido é o Acronis.
      Aquilo “come” tudo. Todo o tipo de máquinas servidores com controladores de RAID manhosos.
      Todos os outros aqui referidos não se portam muito bem com este tipo de “hardware” mais especifico!

      1. Avatar de Luís Aguiar
        Luís Aguiar

        +1 acronis user… faz cloning para toda a escola

    4. Avatar de Deus
      Deus

      Mas esse é pago, e opensource?

  2. Avatar de alforreca
    alforreca

    adicionem o AOMEI Backupper, um dos melhores que tenho usado nos últimos anos

    1. Avatar de Manuel Silva
      Manuel Silva

      Usei há 2 dias para clonar discos por usb 3… Foi razoavelmente rápido.

      Não volto a usar outro se puder usar a mesma técnica em Windows.

      No Linux uso o GParted para copiar partições entre discos diferentes. Faço uso do Ubuntu, por exemplo, para outras tarefas enquanto “duplico” partições.

    2. Avatar de jml
      jml

      incrivel mas é mesmo verdade. AOMEI backupper
      gr´tis e funciona, clona o win 8.1 incluindo a
      partição “sistema reservado”, nem todos conseguem fazê-lo
      corretamente. Parabéns pela dica

  3. Avatar de Vitor Gomes
    Vitor Gomes

    E o Shadow Protect?

    1. Avatar de Pedro Pinto
  4. Avatar de João Ramiro
    João Ramiro

    E como se pode clonar para um disco físico o disco de uma máquina virtual? Seria um tema interessante 🙂

    1. Avatar de Marco Nunes
      Marco Nunes

      Simples :p
      1.º tens de criar um disco virtual em vhd.
      2.º Na Gestão de computadores, vais na barra direita e escolhes Mais ações -> Expor VHD.
      3.º Depois podes usar o ghost32 para clonar.

      Tenho feito assim, e comigo resulta 🙂

      Fica a dica.

    2. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Disk2vhd da Microsoft (Sysinternals)

      Já consegui fazer boot de algumas máquinas físicas no virtualbox. Normalmente depois de criares o disco virtual a máquina virtual não arranca, mas com umas correcções do boot e afinações nos parâmetros da máquina virtual chegas lá.

    3. Avatar de edisson
      edisson

      João, me parece que a ultima versão do Clonezilla tem essa capacidade a que tu se refere. Recentemente usei o EaseUs para clonar o hd do meu notebook, foi o unico que encontrei com a capacidade de reconhecer discos instalados em uma gaveta usb, tentei com o Clonezilla e o HDClone, mas não foi possível com eles.

    4. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      A nova versão do Clonezilla já faz isso, podes utilizar no Virtualbox:

      “A testing program “ocs-img-2-vdk” was added. It can be used to convert Clonezilla image as virtual disk file (qcow2 and vmdk) via KVM. To use it, qemu-utils and qemu-kvm packages are required.”

      http://clonezilla.org/downloads/stable/release-notes.php

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Grandes dicas. Obrigado a todos

        1. Avatar de David Martins
          David Martins

          olhem o qemu a ser chamdo 🙂

          o Qemu dá para emular firmwares e que tal um tutorial sobre isso ?

  5. Avatar de Joao
    Joao

    Uma duvida, qual destes softwares o ideal para SSD’s, e já agora como fazer uma imagem do tipo a dos fabricantes usam como cd recovery, já com a chave do windows activa, sem ter de o fazer sempre que cada vez que se repoem esse backup (pergunto isto porque usei o redo e acontece-me sempre isso).

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Se a máquina se encontrar em vhd podes simplesmente montar o disco no windows e realizar a clonagem com um desses programas.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Era para responder ao colega a acima erro meu :p

  6. Avatar de Backupper
    Backupper

    “E como se pode clonar para um disco físico o disco de uma máquina virtual?”

    E se tentasses correr uma das ferramentas descritas acima como livecd dentro de um gestor de máquinas virtuais onde está o HDD virtual que pretendes clonar?

  7. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Com o clonezilla faz-se tudo. Então clonagem através da rede é um mimo. Não ter de andar a abrir PC’s poupa imenso trabalho. Numa escola onde os PC’s eram todos iguais, actualizai um para o windows 7, fiz todas as actualizações do windows e dos restantes programas, e depois foi só clonar esta máquina para outras 50, eu e um cdzinho do hiren, foi limpinho. Nem o facto da rede ter autenticação 801.x foi problema.

    1. Avatar de rijocumo
      rijocumo

      Gerardo, apenas utilizo o ghost e nunca utilizei o clonezilla por isso a questão pode ser óbvia!
      O clone por rede, em redes com autenticação 802.1x é um processo pacífico? Pode descrever sumariamente como fez?

  8. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    Boas. Gostaria de saber quais destes programas servem para clonar os discos no mac os x

    Obrigado

    1. Avatar de Sponetinho
      Sponetinho

      O Mac OSX já vem com programa próprio: O TimeMachine. Nada mais simples sobretudo para aceder.

      1. Avatar de Rui Castro
        Rui Castro

        atenção clonar um disco não é a mesma coisa que fazer backup dos dados.

        Ao clonar um disco estás a copiar tudo, ex: sectores, partições, diferentes sistemas de ficheiros misturados, etc… Ou seja ate podes fazer recuperação de ficheiros sobre o resultado de uma clonagem e não consegues fazer isso com um backup de dados.

    2. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Clonezilla faz clonagem de discos formatados em HFS+ como tambem vários outros formatos

    3. Avatar de PV
      PV

      O próprio sistema operativo tem essas ferramentas, no Disk Utility.

  9. Avatar de Gomes
    Gomes

    Ora viva a todos, já que este assunto veio aqui “à baila” aproveito para deixar aqui a minha duvida, tenho uma máquina antiga com windows 98 e queria criar uma imagem do disco para outro e tê-lo guardado para caso o 1º avarie. Tendo em conta o SO. qual destes programas será capaz de fazer o serviço?

    Agradeço desde já a ajuda.

    1. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Qualquer um que arranque com um sistema operativo à parte. Podes utilizar o Clonezilla, arrancas com um CD ou USB e faz a imagem.

      Clonar um disco não se instala nenhum software para o fazer. Não confundir fazer backup dos ficheiros.

  10. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Saudações.

    Das soluções apresentadas ainda só experimentei o EaseUS Todo Backup com a vantagem (não sei se qualquer programa do género o faz) de clonar discos com capacidades diferentes e em Windows. Será que os outros programas também funcionam bem em discos de capacidades diferentes?

  11. Avatar de Francisco
    Francisco

    Boas a todos

    Gosto muito do Easeus mas até hoje nenhum bateu o “dd”

    Obg

    1. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      O DD faz parte do arsenal do Clonezilla

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Pois DD é DD 🙂 Mas tem a sua complexidade 🙂

    2. Avatar de lmx
      lmx

      verdade…

      é a minha ferramenta para clonar discos 😛

      No entanto gostava de ver o clonezilla com a feature de clonar por espaço utilizado apenas e não por tamanho binario…

  12. Avatar de Rui Castro
    Rui Castro

    Gosto muito do Clnezilla mas tem desvantagens:

    Ele não faz resize da imagem para por num disco mais pequeno. O Ghost faz isto automaticamente. Mas é possível fazer no Clonezilla, primeiro fazer um defrag do disco (desligar swap file, system recovery e arrancar em safe mode), depois usar um software para reduzir a partição que vai fazer a imagem (podem usar do próprio Windows ou um qualquer tipo o Gparted) e só depois é que se usa o Clonezilla (devem escolher modo advance e escolher a aplicação DD). Depois claro, de por a imagem num novo disco, terá de aumentar a partição (de acordo com o novo tamanho do disco). No entanto qualquer programa que reduz a partição (ate o Ghost) está dependente do ultimo ficheiro no disco. O mais chato é os ficheiros do MBR, são muito difíceis de mover.

    Outra desvantagens, com o GHost podem abrir a imagem diretamente como se fosse um ZIP (com o Ghost Explorer). No Clonezilla terá de passar um processo de conversão para o tornar numa verdadeira imagem e este processo pode demorar horas, só para o abrir e tirar um ficheiro.

    De resto é um tank de guerra 🙂

  13. Avatar de Rui Oliveira
    Rui Oliveira

    Falta o simples DD (linux users know what I’m talkin’ about)

  14. Avatar de João Silva
    João Silva

    Eu ao nível doméstico uso a versão gratuita do Macrium Reflect (para ter acesso à versão gratuita é necessário pesquisar por Macrium Reflect Free, caso contrário “nicles”).

    Agora para um nível empresarial, a elite das elites é o Shadow Protect. É caro, mas vale o preço. Imaginem um servidor cuja placa-mãe avaria e não há hardware semelhante para subtituir. Não há problema, se se tiver uma cópia integral do sistema efetuada com o Shadow Protect, esta pode ser instalada em hardware diferente. Já tive oportunidade de testar e evita muitas dores de cabeça.

  15. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    Atenção que alguns softwares não suportam o sistema de ficheiros ext4… Para isso pode-se e deve-se usar o Ghost4Linux!

    Já agora, uso do Symanthec Ghost com o Hiren’s boot 9.6 quando ainda era gratuito 🙂

  16. Avatar de NT
    NT

    Boas,

    Já agora alguma solução para clonar um disco com o Windows 8 ou 8.1 e da partição OEM? É que gostava de passar de um HDD ‘normal’ para um SSD e ainda não consegui encontrar maneira. O problema é que a partição OEM ou de recuperação não dá para ‘guardar’ e voltar a instalar 🙁

    1. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Pois à marcas mais fáceis que outras. Tive um colega que num Toshiba não conseguiu mas com Samsung foi facil.

      Penso ter haver com o alinhamento das partições que é diferente nos SSDs.

      Com Gparted consegues corrigir isso. Li qualquer coisa que é tipo uma partição de 1mb entre cada partição.

      Veja se isto ajuda
      http://us.hardware.info/reviews/4583/how-to-copy-hdd-to-ssd-with-correct-4k-alignment

      e sobre performance
      http://lifehacker.com/5837769/make-sure-your-partitions-are-correctly-aligned-for-optimal-solid-state-drive-performance

    2. Avatar de Ricardo Silva
      Ricardo Silva

      Aparentemente o AOMEI Backupper consegue fazer isso. Sei que antes era preciso alterar uma propriedade na BIOS a nível do disco para se poder clonar. Não sei seo o AOMEI já tem em conta essa propriedade ou não!

  17. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Pergunta estranha:

    o meu pc tem uma “BIOS” UEFI, já ouvi que parte do software UEFI está no disco duro. É verdade? Ou posso trocar de SSD e apenas clonar as particöes Windows?

  18. Avatar de Andre Ribeiro
    Andre Ribeiro

    Acronis, do melhor!

  19. Avatar de higuita
    higuita

    Geralmente uso o clonezilla, mas quando usava windows, usava o driver snapshot… um dos pontos fortes é poder fazer a imagem com o sistema em funcionamento (usando o shadow copy), poder montar as imagens e aceder a elas sem problemas e finalmente, o backup incremental, onde ele vai copias as alterações que existem desde do ultimo snapshot… o que o torna óptimo para backups e clones rapidos (preparar o clone na vespera, fazer um incremental na altura)

    http://www.drivesnapshot.de/en/

    1. Avatar de higuita
      higuita

      Já agora, o mais próximo que tenho em linux do drive snapshot é o mondo rescue, faz a imagem com o sistema a funcionar (mas db devem estar paradas), pode-se gravar um CD/DVD e depois arrancar com ele para repor o sistema

  20. Avatar de Andreia Santos
    Andreia Santos

    Lancei o windows 8.1 Enterprise dentro duma partição externa de 32gb usando o win to usb,e este teve um desempenho fabuloso.Tudo ficou 5* e a pen funciona com as mesmas estrelas. Instalei os programas que quis + todas as updates. Reiniciei rodando hirens boot cd 15.2.Utilizei o partition magic e copiei a citada partição para uma pen de 64gb. Reiniciei e a pen não rodou a cópia.Apareceu uma mensage do género; “a unidade de recuperação não está presente”. Reiniciei com o disco externo ligado(local onde está o original criado pelo win to sb),seleccionei a pendrive e …pasme-se,esta arrancou sem erros e com tudo o que eu tenho no original.Bom,digam-me p.f o que está errado,pois a cópia só roda se o original estiver ligado ao pc.Seja,existe dependência.Então algo não foi copiado… bootsect,ou..ou… Uma luzinha p.f.,estou mesmo a zeros… Obrigada

    1. Avatar de Andreia Santos
      Andreia Santos

      Em todos os passos que de,e em cima descritos,eu quis LITERALMENTE copiar uma partição inteira,óbvio com o SO incluído,e OBRIGATORIAMENTE com boot nessa partição.O resultado foi este em cima narrado.

  21. Avatar de Andreia Santos
    Andreia Santos

    Quanto mais conheço Windows,mais gosto de Linux.
    Este é o rosto do erro:
    Recuperação
    O PC necessita de ser reparado
    Um dispositivo necessário não está ligado ou está inacessível
    Ao premir F8:
    Não foi possível carregar a aplicação ou sistema operativo,porque falta um ficheiro necessário ou contém erros.
    Ficheiro \windows\sistem32\winload.exe
    Código de erro 0x000000e

    Foi uma cópia imperfeita.Não foi atribuida uma letra de partição no acto.A ferramenta de reparação só reconhece a versão do windows em C,não a Enterprise na pen 64gb.Todavia não vou desistir ainda desta coisa.

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Isso não tem nada haver com o Windows e sim com o programa de clone. Eu já fiz varios clones desde Windows XP e Windows 7 (8.1 ainda não) e quando não funcionava, era sempre devido a erros de clonagem, e quando os settings estavam correctos, funcionava 5 estrelas. NOTA: clonar de HDD para SSD nem sempre dá bons resultados devido ao tipo de formatação de sectores, a aplicação de clonagem tem que ter isso em atenção.

  22. Avatar de Andreia Santos
    Andreia Santos

    Tenho quase a certeza que o 8.1 cria uma partição oculta de aproximadamente 200 Mb.O EaseUS identifica uma assim…
    Já experimentei todos os do Hirens boot 15.2 + todos aqui enunciados + outros não aqui citados.Nenhum funciona.
    “erro por redundãncia ciclíca” / “unable to write data” / etc.
    Falamos de clonar/copiar partição de disco ext para pen usb 64 Gb,e arrancar por esta normalmente.Ou seja,esta tem de ser bootável pois disco ext contém 8.1 Enterprise.
    Bom..eu em ambiente de trabalho ubuntu acedi à cópia e eliminei a pasta Windows.Depois fui ao original e copiei pasta Windows para a cópia.Reiniciei no original,utilizei bootice para o MBR da cópia.Reiniciei pela cópia. O SO agora roda,contudo instável.
    Ainda procuro outras soluções mais lúcidas e estáveis.

  23. Avatar de Pedro Marques
    Pedro Marques

    frog… Dá para criar imagem e posteriormente repor imagem por rede…

  24. Avatar de rsfgouveia
    rsfgouveia

    Bom dia,

    Pretendo fazer o seguinte:
    Clona um disco que está montado numa máquina antiga (Pentium4);
    Esse clone é para montar numa outra máquina mais recente (Core2Duo);
    Os fabricantes das duas máquinas são diferentes;
    Ao fazer boot com o clone na segunda máquina, não terei problemas?

    Obrigado.

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Vais ter problemas com o Windows se clonares a partição de arranque também, já que o hardware não tem nada haver.

  25. Avatar de Hugo Oliveira
    Hugo Oliveira

    Para mim também Acronis!!! Não percebo porqu enão está neste Top.

  26. Avatar de Redin

    Agora que estamos na era do Windows 8 que trouxe para o mundo do Windows o sistema de boot GPT, não me parece que exista para já qualquer tipo de software (que eu conheça, claro) que permita fazer clone aos discos, já que o secureboot marca o seu serial. Se fizerem uma imagem para aproveitar num acidente em que o disco queime ou avarie, nenhuma imagem vai conseguir repor porque para o secureboot não é o mesmo disco.
    Gostaria de ser contrariado porque assim teria uma resposta válida e ficaria mais contente.

  27. Avatar de Marlo sandrei
    Marlo sandrei

    Meu pc tem um HD de 160 Gb e comprei um de 750Gb.
    Como fazer a copia de um para o outro sem alterar nada no meu sistema.
    So pra constar o de 160gb e particionado

    O que fazer para ter uma copia perfeita?

  28. Avatar de Marlo sandrei
    Marlo sandrei

    Tem um outro caso aqui.
    tenho um HD de 250 gb e desejo clonar o sistema dele para um de 160 gb
    o que fazer?
    Qual programa devo usar?

  29. Avatar de Nádia Sofia
    Nádia Sofia

    Olá malta, instalei o trial do EaseUS Todo Backup (era o que tinha o design mais apelativo e pareceu-me fácil de usar). Estou a clonar neste momento o meu disco interno mas não selecionei todas as partições, escolhi apenas a do OS e ficheiros.
    Vou conseguir recuperar o windows só com esta partição, caso não me safe a formatá-lo? E ao fazer o clone para o disco externo apaga os ficheiros que já lá estão ?
    Tenho várias dúvidas pois é a primeira vez que faço algo deste género.
    Aguardo a vossa ajuda 🙂

  30. Avatar de Aleixo
    Aleixo

    Óla bom dia..!
    Pretendo clonar o meu HD onde esta instalado o SO xp qual deles se aconsrlha por favor…

    1. Avatar de Aleixo
      Aleixo

      Dizer que é de um HD antigo para um HD novo…