Aprenda a clonar um disco com o Clonezilla

67 Comentários

Por Tiago Ramalho para o PPLWARE.COM

Se comprou um disco novo (com maior capacidade do que o que tinha) para o PC, mas não quer instalar o sistema operativo de novo (isto para não ter de configurar tudo, instalar drivers, etc), a solução é basicamente clonar o disco original para o novo.
Existem várias aplicações para esta finalidade, mas a minha aplicação de eleição é o Clonezilla que tem a mesma qualidade de aplicações pagas, mas completamente gratuita e open source.

clonezilla_000


Para usarmos o Clonezilla basta fazer o download da ISO na respectiva página (neste caso usei a iso clonezilla-live-20111125-oneiric.iso ) e gravar para um CD por exemplo com o Nero ou InfraRecorder, reiniciar o PC a partir do CD gravado e com os dois discos ligados, visto que vamos clonar um disco directamente para o outro.

Após o boot do CD aparece o menu de arranque e basta clicar em “enter” para iniciarmos com a opção já seleccionada.

clonezilla_01

Nesta fase escolhe-se o idioma mais confortável (inglês no meu caso).

clonezilla_02

Se for preciso pode-se escolher o tipo de teclado que se vai usar (por exemplo o português) de acordo com o teclado que se tem. Eu escolhi “Don’t touch keymap” e usei a configuração americana, que serve perfeitamente.

clonezilla_03

Escolhemos a primeira opção para iniciar o Clonezilla.

clonezilla_04

Aqui, como tinha os dois discos ligados, escolhi a segunda opção para fazer a clonagem.

clonezilla_05

Esta é a fase em que se escolhe a opção “ok, se não sabe bem o que está a fazer escolha esta”. Desta forma o processo é mais simples, mas não tem algumas opções avançadas, tal como ocupar o disco de destino inteiro quando o disco de origem é mais pequeno (dá jeito por exemplo se tivermos um disco de 60GB e queremos cloná-lo num disco de 200GB).

clonezilla_06

Vamos clonar um disco directamente para outro disco.

clonezilla_07

Escolhemos o disco de origem, ou seja o que queremos clonar

clonezilla_08

Escolhemos o disco de destino, ou seja o clone.

clonezilla_09

Nesta versão é ha a possibilidade de corrigir erros no disco de origem antes de iniciar o processo de clonagem.

clonezilla_10

A partir desta fase surgirão várias perguntas para respondermos “sim (y)” ou “não (n)”, normalmente colocamos “y” sim em todas.

A primeira questão é se o utilizador pretende eliminar a informação do disco de origem

clonezilla_12

Em seguida, o utilizador é questionado se pretende colonar o boot loader

clonezilla_14

Inicio do processo de clonagem do disco de origem para o disco de destino

clonezilla_15

Agora basta esperar uns minutos para que a clonagem seja realizada (depende da capacidade do disco).

clonezilla_17

E está feito!

clonezilla_18

Quando o processo de clonagem termina já temos o nosso novo disco clonado e pronto a usar, tudo isto sem termos de instalar o sistema operativo, drivers, programas, etc.
Simples, fácil e até bem rápido!

Licença: GPLv2
Download: amd64 Clonezilla 1.2.12-7
Download: i486 Clonezilla 1.2.12-7
Homepage: Clonezilla

Partilhar:
Tags:

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Erick Hoepfner
    Erick Hoepfner

    Para criar imagens, o processo é semelhante?
    Basta escolher device-image work with disk partitions…”?

    1. Avatar de Tiago Ramalho

      Para criar imagens o processo é semelhante, neste caso apenas temos de escolher uma pasta onde queremos guardar a imagem por exemplo num disco USB ou mesmo uma pasta partilhada na rede.

    2. Avatar de Genesis Nobrega

      Aprendi fazer tudo direitinho, porém na clonagem do windows 7,
      dá que a partição 2 sda2 (disco local), a imagem está corrompida. Não entendo, pois meu windows 7 está sem nenhum problema.

      1. Avatar de Guilherme
        Guilherme

        No caso do windows posteriores ao (maldito) Vista também deve clonar a partição de boot/criptografia

  2. Avatar de FAN-PPW
    FAN-PPW

    Viva:
    Desculpem se é despropositado, mas… dá para fazer isto para um disco externo?

    PC > Disco externo e um dia se houver um acidente: Disco Externo > PC?

    Obrigado

    1. Avatar de elcuco
      elcuco

      Sim dá! Eu fiz isso aí à coisa de 2 ou 3 meses. E o que fiz depois foi trocar os discos, ou seja, tirei o disco do portátil e pus lá dentro o clonado (com maior capacidade) lá dentro!

  3. Avatar de Henrique
    Henrique

    Posso clonar um HD para usar em uma outra maquina?

    1. Avatar de Rui Costa

      Sim, SE a outra máquina tiver o mesmo hardware, se bem que há aplicações que clonam o disco para hardware diferente, mas creio que não é o caso do clonezilla.

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Você poderia me passar o nome de alguma dessas aplicações? o Norton Ghost seria uma delas??

        1. Avatar de malaiko
          malaiko

          Aplicações gratuitas não conheço.
          A pagar tens sempre o ShadowProtect.

      2. Avatar de Filipe
        Filipe

        Clonezilla clona para hardwares diferentes sim, somente terá que instalar os drivers, de resto é tudo perfeito!

  4. Avatar de Pardinha
    Pardinha

    Para usarem uma pen em vez de gravarem a imagem num cd, podem usar o tuxboot como esta indicado no seguinte site: http://clonezilla.org/liveusb.php

  5. Avatar de Baltazar
    Baltazar

    Funciona para Servidores (Windows Server 2003)?

    1. Avatar de Guilherme
      Guilherme

      Funciona, mas neste caso seja cauteloso.

  6. Avatar de Baltazar
    Baltazar

    Funciona para Servidores (Windows Server 2003)?

    (esqueci-me de activar a check-box para receber os comentários seguintes por e-mail) 🙂

    1. Avatar de Campachi

      Features:

      Filesystem supported: (1) ext2, ext3, ext4, reiserfs, reiser4, xfs, jfs of GNU/Linux, (2) FAT, NTFS of MS Windows, (3) HFS+ of Mac OS, (4) UFS of FreeBSD, NetBSD, and OpenBSD, and (5) VMFS3 of VMWare ESX. Therefore you can clone GNU/Linux, MS windows, Intel-based Mac OS, and FreeBSD, NetBSD, and OpenBSD, no matter it’s 32-bit (x86) or 64-bit (x86-64) OS.

      …RTM…

  7. Avatar de gabriel
    gabriel

    Boas, isto também dá para PC, neste caso winXP?

    1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Sim, dá. O windows XP usa o filesystem NTFS. Mas também dá se tiver em FAT.

  8. Avatar de Seemog
    Seemog

    Queria perguntar se alguém, após usar o clonezilla, ficou com problemas no boot.
    Eu aqui há tempos testei-o e correu tudo bem, mas depois ao arrancar com a máquina não tinha boot (MBR ou lá como se diz).

    1. Avatar de bob
      bob

      Activas-te a opção de clonar o MBR?

  9. Avatar de Bruno Jacob
    Bruno Jacob

    Também se consegue clonar ext3 e ext4?

  10. Avatar de Maquiti
    Maquiti

    @Henrique,

    Use o Acronis faz exactamente isso que queres

    Um abraco de Africa,

    Maquiti

    1. Avatar de Joao Campos
      Joao Campos

      O Acronis não é gratuito.

  11. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Pois, isso gostaria de saber tambem!

  12. Avatar de Renato
    Renato

    com o clonezilla você clona qualquer disco independente de sistema operacional, já utilizei com ext3, ext4 ntfs, fat32.

  13. Avatar de Pardinha
    Pardinha

    Conseguem clonar todos os fs, até agora só n testei o fs dos macs…

  14. Avatar de Valter
    Valter

    Ué, só porque não tinha o português de Portugal mas o de português do Brasil, tinha que escolher em inglês?. Olha o preconceito com o idioma amigo do lusitano hein!, além disso, facilitaria e muito para pessoas sem muito conhecimento se fosse apresentado em português uma ferramenta tão útil.

    1. Avatar de Tiago Ramalho

      Não é qualquer tipo de preconceito, já é o hábito no uso do Clonezilla. E houve mesmo uma vez numa das primeiras versões que testei que escolhi idioma português e teclado português e a coisa não correu muito bem, tive de voltar ao inglês…

  15. Avatar de João Simões
    João Simões

    Para quem tem dual boot com Windows e Linux, ao fazer uma reposição é preciso ter cuidado porque, por defeito, o clonezilla reinstala o grub. Para que o restauro corra bem, é necessário retirar a opção “-g auto” no passo
    “advanced extra parameters”, em modo de restauro Expert.

  16. Avatar de João
    João

    Adoro o Acronis True Image. é barato (cerca de 37 euros) e muito fiável. Antes usava o Norton Ghost em discos IDE. Repor a imagem do C: em 12 a 15 minutos. Muitas horas me poupou. Instalar Windows, o office e a tralha toda.

    1. Avatar de Internauta
      Internauta

      É isso João, não sei se entendi bem, mas para fazer um clone total de um disco local para outro disco, tudo ok com o Clonezilla… Mas se eu quiser criar uma imagem apenas de uma partição (a ativa por exemplo) para um disco externo, a coisa ficou confusa para mim se utilizar o Clonezilla mas é de uma facilidade espantosa se utilizar o Acronis. Com o Acronis fazer backup e reatore de uma imagem é um sopro.
      Mas obrigado a quem postou esta ferramenta aqui, aprendemos todos coisas novas!

  17. Avatar de Tiago Miguel
    Tiago Miguel

    @offtopic:
    Alguém sabe de algum programa que faça com o que o hdd recupere os sectores danificados, ou faça com que o sistema passe por cima desses sectores e não instale nada nesses sítios?

    1. Avatar de lcba
      lcba

      Tenta usar o Hiren’s Boot Cd.. Tens lá software para tentar recuperar sectores danificados.. (Ex: HDDRegenerator)

    2. Avatar de Mim
      Mim

      Um óptimo (mas pago) é o SpinRite (http://www.grc.com/sr/spinrite.htm) funciona mesmo.

  18. Avatar de Maquiti
    Maquiti

    @Joao, existe versoes do Acronis free – que ajudão para o chuchu

  19. Avatar de joaocosta
    joaocosta

    boas eu tenho um disco dividido em 2 partiçoes, o c: com 100gb que e o do sistema, se eu clonar este, sempre que precisar recuperar o windows basta restaurar este e o d: fica igual? e que isto dava imenso jeito, pois sempre que formato o pc tenho de voltar a por tudo com os programas que preciso.

    1. Avatar de Tiago Ramalho

      Sim, em vez de escolhermos o disco inteiro podemos escolher somente a partição que queremos clonar.

  20. Avatar de Rene
    Rene

    Nossa o Ghost parece muito mais simples.

    1. Avatar de Samuel Gouveia
      Samuel Gouveia

      Boas. Por acaso quando usas o Ghost, usas um CD Boot Ghost?

  21. Avatar de Rafael
    Rafael

    Já fiz no outro post esta pregunta e ninguem me respondeu, e se tivermos dois disco um com o windows w outro com jogos/programas.
    E queremos apenas clonar o disco do windows. Isso vai fazer com que os jogos/programas do outro disco fiquem com problemas derivados à instalação?

    1. Avatar de Rene
      Rene

      Acho que fica normal Rafael, igual aqui, tenho um HD particionado em 2, um só pro Windows e outro com os programas e jogos instalados. Fiz um clone da partição do WIndows. Ainda não restaurei o clone, vou fazer esse final de semana, lembrando que fiz com o GHOST.

      Vou fazer aqui e ai te aviso, mas q eu saiba deve ficar tudo igual, tudo funcionando perfeito mesmo os programas estarem instalados na outra partição.

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        depois quando testares, e puderes diz me o resultado

  22. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Tenho uma duvida, como se faz para gravar um disco de 500 GB em um de 160 GB,
    obs:o espaço usado é apenas 20 GB.

  23. Avatar de possacos
    possacos

    Ajuda!!! Pouco percebo de clonagem as a necessidade fez-me arregaças as mangas.
    Usei o clonezilla as embora os discos pareçam de facto iguais, o disco novo nao arranca! Alguma ajuda?
    obrigado

  24. Avatar de Sérgio Fonseca
    Sérgio Fonseca

    Olá, fiz o processo todo direitinho e o disco de maior capacidade ficou com o mesmo tamanho do anterior.
    O que será que me falhou?

    1. Avatar de Sérgio Fonseca
      Sérgio Fonseca

      Já sei o que falhou devia ter entrado no expert.
      O tutorial esta bom, mas falha o objectivo de fazer um upgrade ao disco.
      Vou ver se consigo fazer mas esta a ser dificil criar a partição total do disco novo.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        agradecia também, pois fiz tudo direito e o meu hd, ficou com o mesmo tamanho do anterior.

  25. Avatar de Rui
    Rui

    E estou a ter problemas no arranque, fiz o clone do disco rígido local do pc, que possuía o windows 8 para um disco eterno maior. e no arranque do pc, estou a ter problemas, não quer arrancardiz o seguinte: “A tentar implementar as reparações”.

    agradecia ajuda,
    Obrigado

    1. Avatar de André Petinga
      André Petinga

      Por acaso esta semana o meu disco do trabalho foi-se ! Erros nos disco… Com o Disk Copy da Easeus (free!) consegui fazer um clone do meu disco todo!! Tinha 2 partições e, felizmente, os bad sectors são apenas no d:\. Então clonei apenas o c:\ para outro disco e depois aconteceu-me isso de dar erro no Boot do Windows 8. Mas isso para resolver é fácil: colocas o DVD do Windows 8 e ele faz a reparação do boot e, no meu caso, funcionou perfeitamente, fiquei logo com o meu Windows tal como estava no outro disco. No clone do d:\, lá deu vários erros, mas pronto, isso já sabia 🙂

  26. Avatar de André
    André

    Viva,

    Através do clonezilla, segundo percebi, é possível fazer o boot através de PXE de máquinas diskless e instalar o sistema operativo seja ele windows ou linux certo?

    Neste caso é feito “disk-to-local-disk”, no caso de ser máquina diskless que pretendesse ir buscar a imagem a um pxe server teria de escolher a opção “disk-to-remote-disk”?

  27. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas!

    tenho uma duvida que penso não ter sido ainda falada.
    Tenho um disco no PC com 4 partições, agora pretendo colocar outro disco maior. Como é com as partições, tenho que as fazer no novo disco ou coloco o disco sem partições e no processo de clonagem ele cria as partições?

    Obrigado

  28. Avatar de Antonio Turano
    Antonio Turano

    Boas a todos,
    Parabéns pelo tutorial e aos colegas que já perguntaram e responderam as duvidas que eu tinha.
    Muito Obrigado

  29. Avatar de alexandre
    alexandre

    Olá.
    Fiz a clonagem de uma partição para outra, ambas em discos diferentes. Correu tudo certo, mas quando reiniciei o micro, mesmo escolhendo o disco correto na bios para dar boot, não deu certo. Lendo novamente o post vi que no meu caso não apareceu a opção para clonar o boot loader.
    Alguém poderia ajudar?

  30. Avatar de Alex
    Alex

    E possível clonal um sistema Elatix de um IPBX para outro HD para que funcione identicamente como o principal para que seja usado em uma possível substituição de HDs?

  31. Avatar de Joel
    Joel

    Alguém me sabe dizer se é possível editar edito o menu de boot??
    Por exemplo alterar a imagem?

  32. Avatar de Joel
    Joel

    Alguém me sabe dizer se é possível editar edito o menu de boot??
    Por exemplo alterar a imagem?

  33. Avatar de Alex
    Alex

    Boa tarde,

    ao fazer o clone, elimina os dados do disco de origem?

    1. Avatar de Guilherme
      Guilherme

      Apenas se você errar o disco de origem e destino, o processo que é um espelhamento da informação e não sua substituição.

  34. Avatar de jairo
    jairo

    bom tutorial e bom programa,mas ja tenho hábito e segurança em usar o Macrium Reflect,simples e prático.

  35. Avatar de junior silva
    junior silva

    Se meu sistema é 64 bits preciso usar o clonezilla 64bits?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não, também podes usar a versão de 32 bits

  36. Avatar de Luis
    Luis

    Boa tarde,
    ao fazer o clone, elimina os dados do disco de origem?

    1. Avatar de Guilherme
      Guilherme

      Apenas se você errar o disco de origem e destino, o processo que é um espelhamento da informação e não sua substituição.

  37. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Estou tentando clonar um HD de 500GB para um SSD de 480GB e está dando erro.
    Tem algum parâmetro nas opções avançadas que permita fazer isso?

  38. Avatar de Filipe Trindade
    Filipe Trindade

    Bom dia caros Sr.s,
    Tenho um problema que talvez me possam ajudar. Como posso clonar Um sistema Linux num PC windows 7, de 1 ssd para outro ssd? (Ou seja pretendo clonar um disco ssd Linux para outro ssd, usando um PC windows)
    Já tentei com o EaseUS mas não tive socesso. Parece que o windows não copia ou reconhece os files do Linux!