Clonezilla 2.0.1-5 – Excelente ferramenta para clonar discos

48 Comentários

Noutro dia, em conversa com um colega, falávamos sobre a “trabalheira” que dava formatar um PC e depois instalar todas as aplicações e drivers que tínhamos anteriormente. Dizia-me ele “…Pedro, era porreiro que o sistema operativo que instalássemos tivesse logo as nossas aplicações, drivers, perfis, etc…” e eu respondi, “porque não instalas tudo direitinho e no final fazes um clone do disco para usar numa próxima vez???”. Ele considerou a ideia fantástica e para proceder a clonagem do disco indiquei-lhe o espetacular Clonezilla.

clonezilla_000

Se comprou um disco novo (com maior capacidade do que o que tinha) para o PC, mas não quer instalar o sistema operativo de novo (isto para não ter de configurar tudo, instalar drivers, etc), a solução é basicamente clonar o disco original para o novo.
Existem várias aplicações para esta finalidade, mas a minha aplicação de eleição é o Clonezilla que tem a mesma qualidade de aplicações pagas, mas completamente gratuita e open source.

Clonezilla Live Testing é uma ferramenta idêntica à popular ferramenta comercial Norton Ghost, que permite aos utilizadores clonarem discos, partições, de modo a serem “reproduzidos” em outros sistemas ou de modo a serem reaproveitados. O resultado da clonagem pode ser guardado numa simples imagem que pode ser armazenada localmente, num servidor SSH, servidor samba ou servidor NFS. O Clonezilla pode ser executado via LiveCD ou através de uma PenUSB. clonezilla_00 Principais características

  • Free (GPL)
  • Sistema de ficheiros suportados: ext2, ext3, ext4, reiserfs, reiser4, xfs, jfs, FAT, NTFS , HFS+ de Mac OS, UFS de FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, e VMFS de VMWare ESX.
  • Suporte para Grub 1 e 2
  • Suporte para LVM2
  • Imagem do disco pode ser guardada no ficheiro local, servidor SSH, servidor Samba ou servidor NFS

clonezilla_01

Clonezilla 2.0.1-5

Esta nova versão, baseada no Debian “sid” (development distribution) de 2012-11-26 inclui algumas novidades e melhorias das quais se destacam a actualização do kernel para a versão 3.2.32, a versão drbl foi actualizada para a versão  2.1.34-drbl e o Clonezilla foi actualizado para a versão 3.1.22. FOi ainda adicionada a opção KMS (Key Management Service) no menu de arranque. O Partclone foi também actualizado para a versão 0.2.56. Conheça todas as alterações aqui

Além do backup da informação, o Clonezilla permite também o seu restauro de uma forma muito simples. Quem pretender usar esta ferramenta, temos aqui disponível um pequeno tutorial que ensina passa a passo o que têm de fazer para colocar um determinado disco.

Licença: GPLv2
Download: amd64 Clonezilla-live-2.0.1-5 [113 MB]
Download: i486 Clonezilla live-2.0.1-5  [111 MB]
Homepage: Clonezilla

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tomé

    Mesmo o que ando á procura. Isso para alem da instalação do SO, drivers e afins, guarda também as configurações feitas no sistema? Tipo, definições de segurança, aparência, etc…

    1. Avatar de Marco Pinheiro
      Marco Pinheiro

      @Tomé, a aplicação clona o disco pelo que vai literalmente TUDO parar ao novo disco (onde se incluem as definições de segurança que perguntavas mas também a título de exemplo, lixo, vírus, worms e tudo o que esteja no disco original :D)

      1. Avatar de Tomé Mendes

        Ah bom! Então não era bem o que procurava… 😀

        Estava mais a pensar em algo que me permitisse por exemplo criar uma ISO do SO com todas as configurações do meu gosto para depois instalar no novo disco.

        Mas já percebi que esta ferramenta é para fazer cópia total de um disco para o outro. Que às vezes também dá jeito 😛

        Obrigado @Marco 😉

        1. Avatar de Pedro Pinto

          @Tomé
          Fazes isso uma vez e depois clonas esse disco e está feito 🙂

          1. Avatar de Tomé Mendes

            @Pedro

            Eu pensei nisso. Mas há possibilidade de fazer isso com o CloneZilla?

            Julgava que esta ferramenta servia apenas para fazer cópias disk-to-disk.

            O quero basicamente é por exemplo:

            1- Formatar PC
            2- Configurar, Instalar Drivers Base, Updates e alguns Programas
            3- Criar ISO (ou semelhante) disto tudo

            4- Sempre que precisar de formatar PC de novo usava a cópia do ponto 3.

            Acho que deu para perceber 😛

          2. Avatar de Pedro Pinto

            Sim sim,

            Essa funcionalidade não dá. Se for para Ubuntu Linux podes usar o Ubuntu Builder
            https://pplware.sitedev.pt/linux/ubuntu-builder-cria-a-tua-propria-distribuicao-ubuntumint/

          3. Avatar de Tomé Mendes

            Para Ubuntu eu sei que há forma de fazer o que quero…

            O problema está mesmo no facto de não ser para Ubuntu 😛

            Mas obrigado na mesma. 😉

            Cumps

        2. Avatar de David Martins
          David Martins

          @Tomé

          Podes sempre fazer o seguinte:

          Preparas a máquina com o OS que queres, com as drivers e programas iniciais e depois guardas a cópia do HDD num disco externo. O Clonezilla suporta vários tipos de compactação por isso o mais provável é que o ficheiro fique perto dos 50% do tamanho ocupado em disco. Lembra-te só do seguinte, o clonezilla é muito sensivel relativo à versão que é utilizada, se efectuares o backup na versão 2.0, só a versão 2.0 é que pode implementar o backup efectuado.

          Eu utilizei bastante este OS para implementar vários sistemas em simultaneo por lan e funcionou bastante bem.

          Uma outra função muita boa do Clonezilla é que permite fazer o backup de um disco e podes depois restaurar o backup num disco de maior capacidade.

          1. Avatar de Tomé Mendes

            @David

            De facto era uma boa ideia.

            Fazia disk-to-external_drive, e depois quando necessitasse de formatar o PC fazia external_drive-to-disk.

            Teoricamente é uma clonagem entre discos. Agora ocupar ~20/25Gb num disco externo, ainda é muita coisa. Para mim cada Mb é essencial 😛

            Obrigado

          2. Avatar de lmx
            lmx

            Tomé,
            terás sempre que enviar a imagem para outro disco/partição!!!
            Não percebi qual a tua duvida?!
            Com qualquer sistema terás sempre que a colocar noutra partição que não a que vais clonar!!!
            É igual para todos…
            Já te imaginas-te a fazer uma imagem de algo e a escrever nesse algo a copia??nunca mais saias de lá!!
            por um lado estarias a copiar info, que estarias a colocar na mesma partição, terias de novo que ir copiar essa info…e irias de novo voltar a coloca-la la,e por ai fora….era um ciclo vicioso sem fim 😀

            cmps

  2. Avatar de Abílio
    Abílio

    É uma excelente ferramenta.

  3. Avatar de Internauta
    Internauta

    Se eu, num computador, criar com este programa uma imagem do disco, logo após por exemplo ter instalado o Windows, o office, um anteviras… Será que posso em qualquer altura transferir esta imagem para um outro computador e um outro disco? A imagem é instalada sem problemas?
    Obrigado pela resposta…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, mesmo com hardware diferente, o windows tem essa capacidade de detectar o novo hardware

      1. Avatar de Internauta
        Internauta

        Ok, Pedro, muito obrigado…

      2. Avatar de Serva
        Serva

        Boa tarde ,

        Pedro com Windows não dá para fazer essa operação que o @Internauta coloca , vai dar ecrãs azuis pela certa , no Linux é que se pode mudar HDDs instalados em outras maquinas para maquinas com hardware completamente distinto .

        Cumprimentos

        1. Avatar de Internauta
          Internauta

          Obrigado, Serva, pela ajuda!!!

    2. Avatar de K
      K

      Vai dar bronca. O único software até à data que vi que da para fazer clones de todas as espécies e reinstala-las mesmo em hardware totalmente diferente e funcionar é o StorageCraft (http://www.storagecraft.com/). É pago, mas para desktops até nem é caro e vale cada cêntimo.
      Depois de fazer a imagem, podes correr uma ferramenta deles que basicamente limpa todos os drivers da tua imagem do disco que tem windows. Ao repor vais ter que voltar a instalar todos os drivers da tua nova máquina, mas funciona. Muito mais prático que uma reinstalação total.

      Também faz muito mais que isso (nunca mais me calava se fosse enumerar). Já usei várias vezes e ta mais que aprovado. Aliás, não uso mais nada para estes serviços.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        realmente muito mais pratico que ima instalação total, mas muito menos pratico do que fazer uma imagem desse SO…
        ó no tempo que vais gastar a instalar todos os drivers…
        o objectivo de clonar é esse mesmo, evitar teres que instalar os drivers…nem é o SO, esse instala rapido, o problema é que para os drivers gastas um montão de tempo e tens que ser tu a faze-lo…

        cmps

        1. Avatar de Internauta
          Internauta

          Mas para instalar os diversidade todos, a coisa não é para mim assim muito complicado… Utilizo muito o Driver genious que detecta e instala tudo com drivers novos… Nunca tive problemas!

          1. Avatar de Internauta
            Internauta

            Peço desculpa, não é diversidade, mas drivers todos… Lapso do meu iPad

  4. Avatar de João
    João

    Bom dia a todos

    Tenho um servidor relativamente antigo com o 2003 Server. Queria fazer um upgrade do disco, board e RAM mas tenho andado a adiar com medo que alguma coisa não corra bem.
    Será que este programa serve? e em relação à mudança da board não vai haver problemas por causa dos drivers?
    Obrigado pelas ajudas

    1. Avatar de K
      K

      Lê o meu post acima do Storagecraft. Permite-te fazer o que tu queres sem qualquer preocupação. É pago, mas depois também ficas com um excelente software de backup.

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    Este não conhecia, mas já tenho usado o PING, que deve ser semelhante.
    http://ping.windowsdream.com/

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Interessante esse Ping. Carlos não queres fazer um artigo sobre essa perola?

    2. Avatar de David Martins
      David Martins

      Também existe o FOG que funciona mais como server para efectuar e implementar backups.

      http://www.fogproject.org/

      Na altura que o utilizei, fiquei desapontado porque tinha velocidades mais rápidas em implementações por unicast em simultaneo do que em multicast para o mesmo número de máquinas.

  6. Avatar de Eduardo Cancela
    Eduardo Cancela

    Alguem sabe se isto consegue clonar o sistema de ficheiros da xbox 360?

    1. Avatar de RaCcOn

      Usualmente sempre que é necessário fazer um upgrade de disco a um cliente e fazer backup de todos os dados, costumamos utilizar o DD.

      Basicamente todas estas ferramentas são baseadas no mesmo, DD, a diferença é que ao utilizar a base temos maior controlo de tudo 😉

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas…
        o DD realmente é Um Swiss Army Knife, para leitura e storage de dados…
        Apesar de eu achar que ele é usado de alguma forma pelo clonezilla…existem alguns aspectos que me levam a pensar que não será na sua totalidade….ou seja como unica ferramenta, por varios motivos…

        uma delas é o tipo de imagem criada, a outra é que com o DD, e usando alguma experteza conseguimos “clonar” uma partição de 100Gb para uma inferior, com o Clonezilla não, pelo menos por enquanto, é isto que me leva a crer que não deve ser apenas o DD a funcionar em background.

        cmps

        1. Avatar de RaCcOn

          A utilização do DD é complicada, aquilo tem centenas de comandos etc etc etc…
          Pode é utilizar de forma diferente, mas creio que seja DD na mesma 🙂

  7. Avatar de Marcos Andrade
    Marcos Andrade

    Boas…Excelente matéria…

    Essa me fez lembrar época que trabalhei numa e sempre tinha de formatar os micros

    Usei durante muito tempo o Northon Ghost….

  8. Avatar de mário
    mário

    Sera que com este programa consigo clonar toda a minha partição C: para um disco SSD e depois passar o ssd a master e manter o disco anterior com as suas 3 partiçoes como slave mantendo a mesma as restantes partiçoes com o que esta la instalado?

    Basicamente seria passa de um c: de 100 GB para um SSD de 256 Gb como disco principal??

    1. Avatar de lmx
      lmx

      concerteza que sim, o processo é o mesmo…
      Agora não te esqueças do que tu queres…

      Estas-te a esquecer da partição para o MBR…446 + 4*16 + 2=512 bytes
      446 -Bootstrap code area
      4*16 -Tabela das 4 partições primarias(Partition table)
      2-Boot signature

      terás que copiar esta também, no entanto, esta tabela vai ter um numero de partições do disco antigo a começarem e a acabarem nos valores do disco antigo…

      ou seja…primeiro salvas o mbr do teu disco, e colocas-o no novo, depois clonas a partição que queres e colocas no novo e depois no novo tens que activar qual o disco que vai arrancar(systema),e talvez fazer um repair ao mbr(visto que as partições não serão quase de certeza iguais, são novas)…

      penso que o clonezila te dá a ipotse de salvar o mbr…

      cmps

      1. Avatar de lmx
        lmx

        claro que primeiro teras que criar a partição no novo disco(será criado um novo MBR…resta saber se terá o codigo de boot correcto)…lol

        depois de copiares a info do outro disco e depois de teres o MBR copiado também…usa o proprio cd do windows, penso que vem la um fixmbr e um fixboot para resolver este problema…

        cmps

        cmps

  9. Avatar de João
    João

    Existe uma maneira muito mais simples e não é preciso nenhum programa, é só fazer como eu:

    1º| Instalar o Windows + drives + Programas + Updates.
    2º| Criar uma partição e nomeá-lá “RECOVERY”.
    3º| Ir a Painel de Controlo » Sistema e Segurança » Cópia de Segurança e Restauro » Criar uma imagem do sistema.
    4º| Guardar essa imagem na partição “RECOVERY”.
    ————————————————————
    Pronto assim sempre que tiverem algum problema não é necessário estar a reinstalar o Windows, nem voltar a instalar programas e updates, basta reiniciar, presionar F8, ir a Reparar o computador e indicar a imagem do sistema.
    Ficam com uma partição de recuperação como vem nos computadores portateis de grandes marcas como HP e TOSHIBA.

    1. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      Não é má ideia e nunca me tinha lembrado disso, mas surgiu-me uma questão, ele clona tudo ou só o sistema com drivers e updates? softwares de aplicação Office etc também guarda?

  10. Avatar de Luís Nabais

    Sou um grande fã dum boot cd chamado Parted Magic, que inclui GParted, Partimage, TestDisk, Truecrypt, Clonezilla, G4L, SuperGrubDisk, ddrescue, etc…

    É OpenSource e para mim não há melhor, além disso, é muito pequeno, nem 300MB tem.

  11. Avatar de Miguel Ribeiro

    Já o uso há uns tempos e é das melhor coisinhas que me podia ter passado pela frente! 🙂

  12. Avatar de Nepper
    Nepper

    Uso e abuso 🙂

  13. Avatar de Marcus
    Marcus

    Gosto de usar o Redobackup.
    Caso vocês não conheçam:

    http://redobackup.org/

  14. Avatar de Leonel
    Leonel

    Faço uma vénia ao Clonezilla! (que uso juntamente com o GParted).
    Trabalho numa instituição que dá suporte a escolas, temos “n” computadores iguais. Criei uma instalação “padrão”, guardeia num disco externo e em 10 minutos tenho a “nova” máquina pronta.
    Uso, abuso e recomendo.

  15. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    Quiz utilizar o Clonezilla para clonar um disco de 500 GB dividido em duas partições, com SO em cada, para um disco SSD de 2565 GB e não foi possível. Ele não permite. Obriga a que o disco destino seja igaul ou maior em termos de capacidade. Usei o EaseUS Todo Backup diretamente no Windows.
    Primeiro arrancando na partição em que tinha o Win 7 Ultimate fiz a clonagem da segunda partição. Depois arranquei no Win 8 e fiz a clonagem da primeira partição.
    Funcionou perfeitamente no EaeUS Todo Backup.

    1. Avatar de António Pereira
      António Pereira

      .. onde está 2565 GB deve ler-se 256 GB.

  16. Avatar de ac
    ac

    uma enorme duvida
    o programa clona tudo? (softwares de aplicação Office etc)
    ou só o sistema com drivers e updates?

    1. Avatar de António Pereira
      António Pereira

      Tudo!

  17. Avatar de XForm
    XForm

    Qual a diferença entre as duas versões apresentadas (i486 e amd64)?

  18. Avatar de José
    José

    Viva!
    Tenho um computador com um disco de 500GB, ao criar a imagem desse disco necessito de um espaço igual ou superior ou o Clonezilla faz só a imagem do espaço/dados efectivamente usado?

    Obrigado

  19. Avatar de Nuno
    Nuno

    Alguém me pode confirmar a seguinte dúvida?:
    – Antes de fazer a clonagem directa (hd – 250GB para hd – 1TB) como instalo os 2 discos no mesmo PC?… o inicial fica com está (master) e coloco o novo como slave?
    Obrigado a quem me desenrascar.