TOP 12 distribuições Linux de 2013 (Parte II)

40 Comentários

Em 2012 o Pplware analisou cerca de 25 distribuições Linux (ver aqui).  Em plena recta final de 2013, fizemos uma retrospectiva de distribuições Linux analisadas e chegamos a um TOP 12.Todas têm características únicas, todas evoluíram e todas podem ser uma excelente alternativa a outros sistemas operativos proprietários.

Depois de apresentarmos a Parte I do nosso TOP, aqui fica a segunda parte.

topLinux


7) CentOS 6.5

Se o objetivo é instalar um sistema operativo Linux estável, então o CentOS é sem duvida uma óptima solução. O CentOS (Community ENTerprise Operating System) é uma distribuição Linux de classe Enterprise, baseada em código fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat Enterprise Linux e mantida pelo projecto CentOS.

centos_04Homepage: CentOS 6.5

8) Linux Mint 16 “Petra”

O Linux Mint 16 “Petra” é baseado no Ubuntu 13.10 Saucy Salamander  e foi o  resultado de alguns meses de árduo trabalho levado a cabo pela equipa de desenvolvimento, sempre com o objectivo de produzir a melhor, mais estável e mais avançada distribuição Linux.

mint16_00

Homepage: Linux Mint 16 “Petra”

9) wattOS R7.5

Uma das questões mais frequentes que chegam ao Pplware é “..sou iniciante no mundo Linux…qual a distribuição que devo instalar..?”. Bem, para esta questão são muitas as distribuições que podem ser sugeridas. No entanto, devido à grande comunidade e ao constante suporte, o Ubuntu é a distribuição que normalmente sugerimos.

No entanto, no caso do utilizador ter uma máquina já antiga e com baixa performance, há outras distribuições como é o caso do Damn Small (um distro com 50 MB) ou o Puppy mas o  WattOS cumpre também tais requisitos.

wattos_00
Homepage: wattOS R7.5

10) MakuluLinux

Makuluinux (pronuncia-se “Ma-Cool-Loo”) palavra zulu para definir enorme ou descomunal,entre outros sinónimos. Jacque Raymer anunciou recentemente o MakuluLinux 4.2 onde se destaca o XfCE como ambiente gráfico de trabalho e o facto de ser uma distribuição baseada no Debian e funcionar em modo LiveCD.

makulu_02

Homepage: MakuluLinux

11) Debian 7

O Debian 7.0 “Wheezy” não é tão user-friendly como qualquer Ubuntu (o que em muitas situações é uma vantagem) e nesse sentido requer mais intervenção por parte do utilizador. O Debian 7.0 “Wheezy” tem suporte para multiarch, ou seja a capacidade de correr aplicações compiladas numa determinada arquitectura em outra, particularmente i386<->amd64, ou seja, pela primeira vez, os utilizadores vão poder instalar software para 32 e 64 bits na mesma máquina, sem problemas relativamente ao suporte e dependências.

debian_01

Homepage: Debian

12) Porteus

O Porteus é uma pequena distribuição Linux, baseada no Slackware e optimizada para correr a parte de um CD/DVD, ou dispositivo USB. Como pontos fortes, esta distribuição tem um arranque super rápido e pode ser personalizada antes do utilizador fazer download da mesma. Na área de download da distribuição, o utilizador pode escolher a arquitectura da sua máquina, qual o ambiente de trabalho que pretente (Razor-qt, Mate, KDE4 ou xFCE)…

Porteus_00

Homepage: Porteus

E foi este o top que preparamos para o final deste ano de 2013. No próximo ano continuaremos a apostar forte neste segmento e teremos muitas novidades. Para quem é utilizador Linux ou para quem pretende entrar neste mundo, não se esqueçam de aderir a nossa Comunidade Linux Pplware.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de grifo74
    grifo74

    É uma pena não ver o PcLinuxos no Top 12.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Esse é bom de facto. Fica para uma próxima 🙂

      1. Avatar de naoliveira

        Como deixei na 1ª parte deste artigo, esta distro é das mais estáveis a nível de actualizações, com a vantagem (para mim) de ser rolling distro, desde 2009 tem sido só fazer actualizações sem precisar de instalar nada de raiz. 😉

    2. Avatar de Osvander
      Osvander

      Realmente é uma pena, o meu sistema principal no meu not é pclinuxos br D +

  2. Avatar de DD
    DD

    E o Debian?

    Algo estranho este TOP.

    1. Avatar de navyseal
      navyseal

      É apenas um reflexo das distros abordadas em 2013 no blog, não é um top10 das mas usadas.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Sim, é isso. Se todas estas são boas, que derivam do Debian…o que dizer mais? 🙂
        Mas já la está o Debian pois tinha trocado com o Manjaro.

  3. Avatar de Gonçalo Oliveira
    Gonçalo Oliveira

    Se não me engano o Manjaro está repetido no top…

    1. Avatar de Faked
      Faked

      Sim, está também no 4º lugar.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, já resolvi. Era o Debian que devia estar a ocupar o lugar.

  4. Avatar de LaciOS
    LaciOS

    A LaciOS ainda vais estar no top!

  5. Avatar de Telmo
    Telmo

    Só falta o Fedora 😉

  6. Avatar de Luis Trindade
    Luis Trindade

    Gostaria de receber sugestões para instalar Linux num portatil antigo que encontrei nas arrumações é um P4 com 512mb RAM e acho que o CD-ROM (Não é
    DVD) ainda funciona

    Que distro recomendam ?

    1. Avatar de LaciOS
      LaciOS

      Exprimenta algo com XFCE

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Eu estou em modo PearOS 🙂 Experimenta.

      1. Avatar de Luis Filipe
        Luis Filipe

        Caro Pedro Pinto!
        Bom começo por desejar Boas Festas!
        Espanta-me que diga ao nosso amigo para experimentar o PEAR.
        Lamento mas o PEAR não vai correr nas caracteristicas que o Luis Trindade mencionou. Se eu tinha dúvidas agora não tenho. O Pedro tem apresentado algumas matérias de qualidade mas se faz pesquisa ou não, enfim não questiono mas ADORAVA saber qual o CRITÉRIO para chegar a uma lista de topo que menciona. Uma coisa é o que os olhos comem, outra é a realidade absoluta. E fico-me pelo Fato do PEAR, sim é bonito tenta chegar ao máximo ao MacOs. Mas não tem segurança nenhuma. pede uma password em modo grafico mas se for por terminnal verificará que a segurança está aberta! Curioso que sendo uma cópia do Elementary e tendo por base UBUNTU com o péssimo Gnome shell. Que é pesado e instável. Ao Luis Trindade recomendo-lhe o SolydX uma distro que bebe Debian Kernel SID o mesmo que o UBUNTU bebe, mas com um trabalho sério e é uma rolling release portanto não precisa de trocar de 6 em 6 meses. Cumprimentos

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Essa distro nem conhecia. Vamos testar

          Feliz Natal 🙂

        2. Avatar de Luis Trindade
          Luis Trindade

          Obrigado a todos pelas simpaticas sugestões, irei sem duvida nenhuma testar o que me sugerem pois se este velhinho laptop ainda após estes anos desligado funciona merece então uma segunda vida e por isso quero voltar a poder contar com ele.
          irei então testar o
          PearOS
          SolydX
          Linux Mint

          E acham que devo também experimentar o Lubuntu e o Xubuntu? foram outras sugestões que me deram.

          1. Avatar de Osvander
            Osvander

            Não se esqueça de experimentar o pclinux br lxde, excelente rolling release, estável rápida a melhor que já usei até hoje e é para máquinas antigas…

          2. Avatar de Pedro Pinto

            Obrigado pela info.

          3. Avatar de Luis Trindade
            Luis Trindade

            Caro Pedro Pinto

            O PearOS não serve para mim pois o meu Portatil tem CDROM e o PearOS é para DVD.

          4. Avatar de Luis Trindade
            Luis Trindade

            Pedro Pinto
            Obrigado pela sugestão no entanto conforme expliquei nas caracteristicas este laptop não arranca por usb na bios apenas tem como opcao de arranque CDROM, HDD Floppy disk e Rede
            pelo que a sugestão apresentada da pen não serve 🙁

      2. Avatar de Vítor Rodrigues
        Vítor Rodrigues

        Instalei o PearOS e funcionou tudo bem até instalar o XBMC.
        A partir dai passou a abrir i a fechar a sessão sempre em XBMC e nuca mais em PearOS.
        Acho muito bonita mas tem ali alguma falha.
        UM Bom Natal para Todos

  7. Avatar de manuel
    manuel

    Tenta o linux mint lmde; funciona bem com hardware antigo e faz update rolling – n tens de instalar distros novas ele vai atualizando tudo… Se com essa n conseguires tenta o bodhi linux

  8. Avatar de Gonçalves
    Gonçalves

    Esperava pelo menos uma dedicatória ao caixa mágica… Já nem falo no top.

    1. Avatar de Arlindo
      Arlindo

      Concordo Gonçalves. Realmente, sendo essa a mais conhecida distro portuguesa, não só deveria de ser falada, como deveria de ser dado algum destaque. Vejo todos os dias o pplware. O que me apercebo é que é dado mais destaque as debian based, nomeadamente o Ubuntu e bem, porque é uma optima distribuição e foi por causa deste pessoal que comecei a dar uns toques no linux. Mas considerando que o pplware não tem uma dristro propria parece-me porreiro ajudarmos a dar destaque a uma distro nacional e isso começa por falarmos nela, por discutir-mos formas de a melhorar para que também quem trabalha nela possa acrescentar algo mais e tornar um produto nacional, no futuro, alvo de destaque.
      cumps, a todos.

      Arlindo

  9. Avatar de Luis Trindade
    Luis Trindade

    Obrigado LaciOS, Pedro Pinto, Manuel pelas sugestões vou experimentar e depois digo qual foi a que optei.

  10. Avatar de CheCosta
    CheCosta

    Pedro Pinto, já exploro o PearOs :), só me falta uma coisinha.. como tenho algo parecido como aerosnap do windows?
    Ah da pra criar um atalho de teclado para o launchpad?

  11. Avatar de João Gabriel
    João Gabriel

    Dessa lista testei o wattOS R7.5 e o Debian 7,ambos funcionam bem :).
    Vou testar o Porteus e Antix futuramente.

  12. Avatar de binho
    binho

    O kubuntu 13.10 está excelente deveria está na lista o OpenMandriva Lx vários bugs trava bastante.

  13. Avatar de binho
    binho

    Nao podemos esquecer do Metamorphose Puma para iniciantes é uma ótimo sistema para trabalhar e brasileiro.

  14. Avatar de Fernando Santos
    Fernando Santos

    No PEAR OS dá para escolher o tipo de sessão que pretendemos não é obrigatorio o XBMC basta clicar na seta por baixo do utilizador.

  15. Avatar de Nomade
    Nomade

    O Ubuntu e derivados também são multiarch, e a muito tempo, não é só o Debian.

  16. Avatar de Arrenka
    Arrenka

    Boa tarde.
    Tenho um Acer aspire one ZG5 – 1Gb Ram, e gostava de saber qual o linux que lhe podia colocar (leve) em que não prenda o flash com facilidade (ex. jogos facebook e youtube), bem como que dê para colocar ficheiros (imagens/dcumentos) no ambiente de trabalho como um windows.
    Desde já agradeço a atenção. Feliz Natal e bom Ano Novo.

    1. Avatar de Márcio Sousa
      Márcio Sousa

      Não digo que seja muito user frendly(mas tbm nao me pareceu nada complicado, exprimenta) mas lá leve é e dá bastante bem para os recursos que mensionaste è o slitaz se não me engano o pplware tem um artigo sobre esta distribuição

  17. Avatar de Nelson
    Nelson

    Qual deles é o mais estável e mais seguro?

  18. Avatar de mario
    mario

    tenho um p4 com 2gb de memoria
    qual o melhor ubuntu ou caixa magica?

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      A cx mágica é baseada no ubuntu, pelo que basicamente é a mesma coisa. Talvez a cx mágica tenha uma melhor tradução. Eu uso o ubuntu e se por acaso algo apareça em inglês a mim não me faz diferença.

      1. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        esqueci-me do pormenor do pc, talvez o xubuntu, pois é mais leve.