TOP 10 – Distribuições GNU/Linux em 2014 (Parte I)

42 Comentários

Em 2014 o Pplware voltou a ser o principal canal na análise a distribuições GNU/Linux.Em plena recta final de 2014, e depois de apresentamos um TOP 6 – Distribuições Linux Alternativas em 2014, fizemos uma retrospectiva de distribuições Linux analisadas e hoje apresentamos um TOP 10 das mais populares e das que mais nos surpreenderam pela positiva.

Será 2015 o ano do GNU/Linux?

linux


1) Linux Mint 17

O Linux Mint é uma das distribuições Linux preferidas dos utilizadores devido a sua usabilidade e simplicidade uma vez que há muitos pacotes que já vêm instalado por omissão: plugins do browser, codecs e players, entre outros.

mint_00

Homepage: Linux Mint 17

2) Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn

O Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn foi disponibilizado em finais de Outubro. Esta versão do sistema da Cononical tem como foco uma melhor experiência do programador e traz uma séria de novas funcionalidades e também melhorias ao nível da segurança.

O Ubuntu continua a ser intuitivo, sempre de usar e um sistema de confiança.

ub1410_000

Homepage: Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn

3) Centos 7

O CentOS(Community enTerprise Operating System) é uma distribuição Linux de classe Enterprise, baseada em código fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat Enterprise Linux e mantida pelo CentOS Project. Para quem necessita de estabilidade, este é o sistema operativo ideal.

centos7_00

Homepage: Centos 7

4) Fedora 21

Depois de um ano do lançamento do Fedora 20 Heisenbug, a equipa responsável pelo projecto lançou no passado dia 10 de Dezembro o tão esperado Fedora 21. Esta versão do Fedora está disponível nas variantes Cloud, Server e Workstation e traz muitas novidades.

fedora_07

Homepage: Fedora 21

5) Manjaro Linux

O Manjaro Linux é uma das distribuições mais bonitas, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro  e tem total compatibilidade com os repositório do Arch (AUR – Arch User Repository).

manjaro_05

Homepage: Manjaro Linux

No primeiro dia de 2015 iremos apresentar a segunda parte deste TOP distros GNU/Linux. Como sempre, solicitamos aos nossos leitores que nos ajudem a escolher as restantes cinco distribuições. Votos de boas entradas em 2015…com muito Linux à mistura!

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André Almeida
    André Almeida

    Linux mint inside!

  2. Avatar de n1x
    n1x

    E o Debian não consta nos 5 primeiros? Omg!!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Estamos a espera da versão 8 🙂

  3. Avatar de JJ

    Não é por nada… mas sempre que vejo estes artigos sobre distro’s Linux, o que mais gosto são os wallpapers que os printscreen apresentam.

    Deste artigo, gostei especialmente da do Ubuntu…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas JJ,

      Só tens de instalar o Ubuntu, o Wallpaper é nativo 🙂 Mas podes sacar aqui também:
      http://ubuntuportal.com/wp-content/uploads/2014/09/salcantayperu-by-Life-Nomadic.jpg

      PP

  4. Avatar de Dario
    Dario

    Nem de propósito, acabei de instalar o Mint agora mesmo

  5. Avatar de okapi
    okapi

    Esqueceram-se do openSUSE. Bem, eu sei que não é para todos, mas merece o seu lugar, afinal de contas é a das distros que mais contribui ao contrario de outras que estão no top.

    1. Avatar de JJ
      1. Avatar de okapi
        okapi

        Procura na net informação que é coisa que não falat.

      2. Avatar de nibbleShifter
        nibbleShifter

        SUSE Linux.
        O openSuSe está para o SUSE da mesma maneira que o Fedora está para o Red Hat.
        É das melhores distribuições que por aí se encontram e dela saem alguns projectos bastante interessantes que depois são utilizados pelo resto da comunidade GNU/Linux.

        1. Avatar de irlm
          irlm

          concordo
          mas ainda perfiro Fedora em termos de estabilidade, desde que que o opensuse tornou-se Rolling Edge com o Thumbleweed ainda tem uns bugzitos pelo meio.

          Mas são as minhas Distros favoritas, OpenSUSE pelo Yast, e o Fedora pela flexibilidade, ou seja duas Ditros com RPM muito boas.

      3. Avatar de Marco
        Marco

        Para o crescimento do Linux, ja cá andava qd se chamava Suse Linux e era 100% alemã. Vem dos tempos em que só haviam 2 distros a nível empresarial, Red Hat Linux e Suse, vem do tempo em que as escolhas eram Red hat, Suse, Debian, Slackware e Mandrake, ou lfs

  6. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    porteus / slackware inside.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      WOOWWW 😉

      Aqui é Slackware/Debian inside.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        slackware ainda respira? hehehe

        1. Avatar de lmx
          lmx

          Cada vez mais 😉

          É muito usado também em Servidores…
          O Debian está a passar para SystemD, e como tal há muita malta a fugir para Slackware, gentoo,freebsd para puderem continuar a usar o velhinho,super adaptável e simples SysVinit etc.

          1. Avatar de Eduardo Borges de Souza
            Eduardo Borges de Souza

            Eu uso Slackware 14.1 no meu Laptop Dell, funciona muito bem e me dá toda a liberdade que preciso em conjunto com Wine e outros softwares úteis.

  7. Avatar de Bruno Jesus

    Só podem ter se enganado na versão do Ubuntu, a melhor é sem duvida a 14.04, a 14.10 não trouxe novidades significativas e não é LTS.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      So colocamos a 14.10 por ser mais recente. Mas sem duvida que partilho da tua opinião, a ter estabilidade e suporte, apostaria no 14.04 (LTS)

      1. Avatar de nibbleShifter
        nibbleShifter

        E a versão mais recente é necessariamente melhor?

        1. Avatar de Pedro Pinto
  8. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    já tive a oportunidade de experimentar ubuntu e mint e gostei das duas 🙂

  9. Avatar de Rafael
    Rafael

    E o nosso Caixa Mágica?!
    (apesar de moribundo…)

  10. Avatar de ZÉ

    manjaro está muito bom.

  11. Avatar de The boss
    The boss

    Rank Distribution H.P.D*
    1 Mint 2319=
    2 Ubuntu 1841
    4 openSUSE 1370>
    5 Fedora 1303>
    6 CentOS 1173>
    7 Mageia 1168
    9 elementary 915>
    10 Zorin 802<

    1. Avatar de ricardo
      ricardo

      A minha escolha vai para o deepin 2014.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Foste ao distrowatch 🙂

  12. Avatar de FC
    FC

    Acho sempre piada à pergunta “Será 2015 o ano do GNU/Linux?”
    É só mudar o ano e é a mesma há imensos anos…
    A resposta é, provavelmente, nim. Como sistema operativo de pcs não se impõe como sendo a mais usada.
    Mas se olharmos para outras plataformas, tablets e smartphones, aí a situação inverte-se.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      O ano do linux já chegou há muitos anos e muitos ainda não perceberam 🙂
      Não é preciso ter uma grande quota do mercado para ser um sucesso, o linux já é um grande sucesso desde há muitos anos 🙂
      Simplesmente não é pela quota de mercado que podes medir espirito e a filosofia opensource, o poder das comunidades kde, gnome e tantas outras, o poder de ganhares know how vendo e partilhando o código aberto. Para não falar da industria de milhões que gira à volta do linux…

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Este ano será diferente, acredita 😉

  13. Avatar de sakura
    sakura

    Boas entradas para todos.

    uso MS windows mas o gnu/linux tem o meu apoio. hoje a net é linux. suse, red, centos, rosa.ru.

  14. Avatar de Justino Silva
    Justino Silva

    Já experimentei pelo menos Ubuntu, Mint, Elementary, Arch, Arch Bang, Zorin, Bohdi. Na minha opinião são todos muito bons.

    1. Avatar de Kowalski
      Kowalski

      Por que não ficou com nem um deles? O_o

      1. Avatar de Justino Silva
        Justino Silva

        Update: Usava o Mint mas o ecrã do pc ficava branco e então troquei pelo Manjaro e funciona mesmo bem.

        1. Avatar de Justino Silva
          Justino Silva

          Enganei-me. O ecrã ficava preto, não branco.

  15. Avatar de RJCA
    RJCA

    Bom dia e bom 2015 para todos.

    A minha pergunta é a seguinte: Que é que todas estas distros trazem de diferente? Pergunto isto porque há dias testei o Mint Cinnamon, O Mint Xfce, o Zorin 9 Core e o PCLinuxOS Full Monty mais recentes e basicamente não achei grandes diferenças de utilização em traços gerais, claro têm os seus próprios utilitários mas e que mais?

    Bom feriado para todos…

    1. Avatar de Marco
      Marco

      e versões diferente de library’s, umas vem com x.1.3 e y.2.8 e outras vem com x.1.5 e y.3

  16. Avatar de John H
    John H

    Muito dificilmente o CentOS 7 estaria no top 10, a adopção do 7 irá levar *imenso* tempo para quem utilizou CentOS até a versão 6.

    O systemd e o firewalld mudam por completo a forma como a gestão do SO é feita, pelo que uma migração para esta versão é inviável.

    O CentOS 6.X é que é a versão mais utilizada e que merece estar no TOP 10.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      concordo..

      Até o Debian, vai deixar de ser tão usado devido ao systemd…

      Devido ao systemd que vem a caminho do Debian, até ja existe um fork em andamento do sistema operativo que suporta mais de 20 arch’s…Devuan OS.

      Os sysadmin’s andam passados com o debian, e até já há quem faça jogos, em que a ideia é cortas a cabeça ao lennart 🙂

      Muita malta que fez do Debian o maior SO do mundo…saiu, e o Debian está desvirtuado 🙁

  17. Avatar de analfabeto em linux
    analfabeto em linux

    Gostaria de ver comentários analíticos sobre as versões “uberstudent”, “zorin OS” e “netrunner”.
    Estou tentando conhecer e me adaptar ao mundo linux e tateio no escuro, por não ter conhecimento sobre esse universos. Por isso, apenas leio os posts e comentários.
    Mas, gostaria de que dissessem, qual a versão linux mais fácil de entrosamento para um habitual usuário do windows, que deseja migrar de universo virtual?

  18. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Olá. Recomendo o pole position: Linux Mint 🙂